Aplicação em open source - venda e posterior desenvolvimento

madafakapc

Power Member
Não sei se será aqui o local para colocar a seguinte duvida:

- um software desenvolvido numa plataforma (tipo o Django, posteriormente introduzindo outros recursos como rabbit, do mesmo género), considerando ser todos estes "módulos" open source, ao ser vendido como uma aplicação, permite a quem o comprar, caso pretenda, não ficando a pagar mais nada à empresa que desenvolveu essa mesma aplicação, tipo uma avença ou manutençaõ do mesmo por exemplo, poderá continuar o desenvolvimento/manutenção/melhoramento dessa mesma aplicação desde que respeite os autores iniciais, daí em diante sem qualquer problema legal ?


Espero terem entendido a minha dúvida e o contexto da situação.


Obg
 
Boas,

isso depende do tipo de licença que definiu quem desenvolveu esse software.
Não é por utilizar bibliotecas open source que o software é open source.
 
Boas,

isso depende do tipo de licença que definiu quem desenvolveu esse software.
Não é por utilizar bibliotecas open source que o software é open source.




Ok entendo. Mas imaginando que eu compro esse software e nao quero pagar qualquer tipo de avença (nao quero manter o software em constante actualização por opção) e so posso querer alguma intervenção em caso de algum problema, se eu lhe mexer para consumo interno, tenho algum problema? Isto é, desde que eu nao vá vender esse software a terceiros, o que fizer nele, se for para meu usufruto apenas, há algum problema se tiverem feito a licença de alguma forma a não ser o tal open source ??!?
 
Continuam a aplicar-se as regras da licença.
Convém assegurares-te que a licença permite fazer o que pretendes, as coimas são demasiado pesadas para correr riscos.
Agora existe aqui um ponto. Tens atividade aberta e o software é para utilização comercial? Se sim podes ser abordado por uma entidade que fiscalize essas situações e podes ter problemas, se for para fins didáticos não costuma gerar problemas a manipulação, embora tudo dependa um bocado da situação.
 
Continuam a aplicar-se as regras da licença.
Convém assegurares-te que a licença permite fazer o que pretendes, as coimas são demasiado pesadas para correr riscos.
Agora existe aqui um ponto. Tens atividade aberta e o software é para utilização comercial? Se sim podes ser abordado por uma entidade que fiscalize essas situações e podes ter problemas, se for para fins didáticos não costuma gerar problemas a manipulação, embora tudo dependa um bocado da situação.


A aplicação é para utilizar internamente, sem qualquer fim comercial.
A questão de não querer ter manutenção e nem pagar avença, nao sou obrigado, pois nao.
A partir do momento que comprei a aplicação se depois entender fazer o que quiser da mesma, qual é o problema que posso ter, desde que nao tire partido disso comercialmente ???
 
Mais uma vez tudo depende da licença em que a aplicação te seja vendida ou publica. A maior parte das aplicações surge com uma licença em que não é permitido modificar/redistribuir por vários motivos (garantir que existe um contrato de manutenção para atualizações de funcionalidades, de segurança, etc ou até mesmo evitar que o utilizador faça asneira e rebente com a aplicação a fazer alterações e depois querer que seja a empresa que vendeu o software a corrigir a asneirada). Neste sentido tens que ver com qual tipo de licença te é vendido esse software e verificares se podes ou não fazer alterações.

Para além do mais, tens que ter em conta se essa aplicação vai ficar alojada em servidores teus ou em servidores dessa empresa. Se for em servidores dessa empresa possivelmente nem vais ter acesso aos ficheiros. Caso sejas tu a alojar a tua aplicação, ainda tens que ter em consideração se o código está "Open Source" ou se está encriptado, o que vai fazer com que não consigas ler/fazer alterações ao código. (Sim, porque por usar bibliotecas open source não significa que o source code dessa aplicação tenha que ser open source)
 
Mais uma vez tudo depende da licença em que a aplicação te seja vendida ou publica. A maior parte das aplicações surge com uma licença em que não é permitido modificar/redistribuir por vários motivos (garantir que existe um contrato de manutenção para atualizações de funcionalidades, de segurança, etc ou até mesmo evitar que o utilizador faça asneira e rebente com a aplicação a fazer alterações e depois querer que seja a empresa que vendeu o software a corrigir a asneirada). Neste sentido tens que ver com qual tipo de licença te é vendido esse software e verificares se podes ou não fazer alterações.

Para além do mais, tens que ter em conta se essa aplicação vai ficar alojada em servidores teus ou em servidores dessa empresa. Se for em servidores dessa empresa possivelmente nem vais ter acesso aos ficheiros. Caso sejas tu a alojar a tua aplicação, ainda tens que ter em consideração se o código está "Open Source" ou se está encriptado, o que vai fazer com que não consigas ler/fazer alterações ao código. (Sim, porque por usar bibliotecas open source não significa que o source code dessa aplicação tenha que ser open source)


De facto a app fica no meu lado com total acesso aos ficheiros, ao codigo, tudo isso eu já tenho por assumido porque já a vi e sei como será.

A unica coisa que pretendo é apenas uma vez comprada a app, nao ter qualquer obrigatoriedade de manutenção porque nao a quero e nao ter de pagar qualquer tipo de avença.

E podemos considerar que nao pretendo fazer nenhuma alteração na app, logo julgo ser viavel tudo isto que digo, certo

Obg
 
@madafakapc , em principio nesse caso não vai haver stress nenhum, a não ser que a tal empresa só venda a aplicação com manutenção incluída no contrato.

No entanto tens que ter em atenção que provavelmente se venderem a app vais ter que ser tu a instalar e configurar tudo.
 
Back
Topo