• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[1000-1400€] [14"-15.6"] Portátil para desenvolvimento/trabalho

onearmedscissor

Power Member
Boas malta, segue o questionário preenchido abaixo (mais umas notas imporatantes no final):

1 - O orçamento base é 1000€. Se for uma negócio da China poderei estender no máximo dos máximos até aos 1400€. Não há data definida para a compra, mas dado o valor envolvido é importante que haja alguma opção de compra por mensalidades (embora não seja obrigatório).

2 - Tamanho pretendido: 14"-15.6"

3 - Dado que o objectivo é adquirir um portátil que me dure bastantes anos, a preferência seriam marcas como a Dell (ou linhas como a Thinkpad), mas dado o orçamento disponível e as características pretendidas, tal parece-me impossível. Por isso o objectivo é ir para marcas + comuns (Asus, HP, Lenovo, Acer, MSI, Gigabyte, etc, se tiverem algumas que (des)aconselhem + indiquem).

4 - O portátil destina-se a substituir o meu velhinho Vaio Core 2 Duo (4 GB de RAM) com praticamente 10 anos (e que ainda funciona). À semelhança deste, vai correr Linux (Elementary OS, mas poderá ser outra variante de Ubuntu). O objectivo principal será desenvolvimento web, além da habitual utilização diária (mail / browser / Spotify / etc), e um ou outro jogo volta e meia.

5 - O objectivo será utilizá-lo preferencialmente em casa (com a ajuda de um monitor externo de 23"), o que não quer dizer que não seja transportado volta e meia.

6 - Não tenho bem noção dos valores actuais, especilamente em ambiente Linux. O objectivo será obviamente que dure o mais possível, embora não seja o mais importante.

7 - Jogar será uma possibilidade, embora esteja longe de ser uma prioridade. O meu gosto em relação a jogos é mais old school (clássicos como Another World, FPS em modo single player, jogos de plataformas, simulaçãos de corrida e futebol, etc, recordo que tudo isto em ambiente Linux)

8 - Aqui o objectivo é apenas que suporte Full HD (especialmente se for de 15.6").

9 - Após alguma análise:

- CPU Intel i7 de 8ª geração (pelo menos o 8550U, se bem que pelo que li o 8750H vale bem a pena a diferença de dinheiro, por isso de momento estou mais inclinado para este último, por favor pronunciem-se também sobre esta ideia). Se houver algo semelhante do lado da AMD (ou outro fabricante) é só dizer.
- RAM: 16 GB DDR4
- Disco SSD (minímo 256GB)
- A gráfica é secundária, mas se puder ser algo substancialmente melhor que uma integrada, tanto melhor.
- Monitor Full HD IPS
- Bluetooth (para suporte do rato), pelo menos uma porta USB 3.0

Dúvida importante: no limite estou a considerar comprar um desktop, se o preço compensar. Mas estive a comparar portáteis e desktops com o mesmo tipo de configurações (ver acima) e os preços parecem-me no mínimo iguais (se não for com vantagem para os portáteis). Além de querer que me confirmem ou desmintam isto, outra dúvida importante é se faz sentido comparar directamente por ex. um CPU i7 8550U num portátil e num desktop (o CPU é rigorosamente o mesmo? o desempenho será exactamente o mesmo? Aplica-se o mesmo em relação a outros componentes, por ex. RAM: 16GB DDR4?)

Obrigado, assim que posso coloco em comentário os modelos que me estão a chamar mais a atenção de momento.
 
Já agora, alguém me pode esclarecer a dúvida qeu coloquei no post original? (transcrita abaixo)

Dúvida importante: no limite estou a considerar comprar um desktop, se o preço compensar. Mas estive a comparar portáteis e desktops com o mesmo tipo de configurações (ver acima) e os preços parecem-me no mínimo iguais (se não for com vantagem para os portáteis). Além de querer que me confirmem ou desmintam isto, outra dúvida importante é se faz sentido comparar directamente por ex. um CPU i7 8550U num portátil e num desktop (o CPU é rigorosamente o mesmo? o desempenho será exactamente o mesmo? Aplica-se o mesmo em relação a outros componentes, por ex. RAM: 16GB DDR4?)
 
Boas @onearmedscissor

A tua dúvida é perfeitamente normal , aliás é dúvida de muita gente.

  1. O cpu Intel I7 8550u só existe para portáteis
  2. Se quiseres comparar com um cpu de Desktop tens de comparar com um I3 8100 mas este i3 aguenta turboboost durante mais tempo.
  3. Os cpu de Desktop tem tudo em + ,+performance ,+ durabilidade, + consumo
  4. A ram de Desktop tem mais variáveis que a ram para portáteis .Pode variar a frequência , timings que nos portáteis está limitada pelo suporte do CPU.
  5. Nas gráficas também existem diferenças ,as gráficas de desktop como não estão restringidas pelo dissipador podem ter mais desempenho num Desktop que no portátil ,apesar de que nos últimos anos com os melhoramentos no processo de fabrico essa diferença diminuiu.Mas mesmo assim os GPU de topo ( 1080 ti, titan ) não estão disponíveis em portáteis devido ao consumo elevado e dissipação de calor .
A grande desvantagem de um Desktop é a portabilidade , mas se procuras uma solução com melhor desempenho por euro o Desktop na minha opinião é melhor.
 
A escolha já está feita, de qualquer das formas aqui fica a dúvida. Na passada Quinta-feira apercebi-me de uma promoção (que acabava nesse dia) de -15% nos 2 portáteis em que estava indeciso de momento. Ou seja, o preço inicial de ambos era 1399€ e por isso com desconto ficavam a 1189€. As características são muito parecidas (que me tenha apercebido muda ligeiramente a gráfica e possivelmente o ecrã), e os modelos em causa são:

Asus N580GD: https://comparador.zwame.pt/produto...-pro-n580gd-78a05cb1-15-6-intel-core-i7-16gb/

Lenovo Legion Y530-631: https://comparador.zwame.pt/produto/portatil-lenovo-legion-y530-15-6-y530-15ich-631/


Dado o contexto, qual é que escolheriam e porquê? Danke!
 
A escolha já está feita, de qualquer das formas aqui fica a dúvida. Na passada Quinta-feira apercebi-me de uma promoção (que acabava nesse dia) de -15% nos 2 portáteis em que estava indeciso de momento. Ou seja, o preço inicial de ambos era 1399€ e por isso com desconto ficavam a 1189€. As características são muito parecidas (que me tenha apercebido muda ligeiramente a gráfica e possivelmente o ecrã), e os modelos em causa são:

Asus N580GD: https://comparador.zwame.pt/produto...-pro-n580gd-78a05cb1-15-6-intel-core-i7-16gb/

Lenovo Legion Y530-631: https://comparador.zwame.pt/produto/portatil-lenovo-legion-y530-15-6-y530-15ich-631/


Dado o contexto, qual é que escolheriam e porquê? Danke!


Boas noite
Tens aqui este :http://www.*****.pt/computadores/developer-n5/

Configurado com i5 da 8ª geração com a mesma gráfica ,memoria, SSD,HDD e Windows 10 -> 1122,90€

Cumps
 
Boas noite
Tens aqui este :http://www.*****.pt/computadores/developer-n5/

Configurado com i5 da 8ª geração com a mesma gráfica ,memoria, SSD,HDD e Windows 10 -> 1122,90€

Cumps


Andei a ver (e a considerar) os *****, mas o aspecto a puxar para o gaming da maioria dos modelos topo de gama afastou-me um bocado. Mas verdade seja dita o Developer N5 tem um ar bastante sóbrio e características muito boas, e a marca tem a vantagem (pelo menos para alguém como eu que em casa mal toca em Windows), de poder poupar uns cobres no sistema operativo.
 
Back
Topo