Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
Uso bastante o hand off com o safari, da muito jeito.
E por vezes apanho uns sustos quando alguem liga para o telefone e comeca a tocar no PC. :lol:

Tenho apenas pena por o HW apple ser muito caro, nao ser upgradable e algo problematico por vezes no pos venda. Perfeito para o average joe porque dura anos a fim sem grande impacto na performance mas limitado para power users.

Gostava de ver o W10 no mesmo patamar, mas certamente nao será na era Nadella-Ninja kat-feedback-hub.
Por exemplo ainda faz-me imensa confusao como o Safari corre tao bem em hardware modesto e o Edge desenvolvido de raiz em 2015 é mais incompetente.
 
Uso bastante o hand off com o safari, da muito jeito.
E por vezes apanho uns sustos quando alguem liga para o telefone e comeca a tocar no PC. :lol:

Tenho apenas pena por o HW apple ser muito caro, nao ser upgradable e algo problematico por vezes no pos venda. Perfeito para o average joe porque dura anos a fim sem grande impacto na performance mas limitado para power users.

Gostava de ver o W10 no mesmo patamar, mas certamente nao será na era Nadella-Ninja kat-feedback-hub.
Por exemplo ainda faz-me imensa confusao como o Safari corre tao bem em hardware modesto e o Edge desenvolvido de raiz em 2015 é mais incompetente.


Tenho alguma dificuldade em perceber o que é hoje em dia um power user, pese embora seja um termo muito utilizado. Eu tenho múltiplos chapéus na minha vida profissional, o que me toma mais tempo é a arte técnica. Não sei se sou power user, mas preciso quase diariamente ter uma VM windows para desenvolver alguns aspectos daquilo que fazemos + um ambiente kubernetes ou docker a simular um cluster duas dezenas de serviços a funcionar em simultâneo, mais uma instancia de visual studio code compilar, modificar e a servir web apps ... e ao mesmo tempo faço e atendo telefonemas no meu MacBook Pro de 2015 .... portanto ...

Não sei se isto se encaixa numa definição de power user. O que sei no entanto é que hà por aí muito jornalista que se considera power user quando o que faz é tirar e editar uma fotos, fazer uma videos, e escrever umas cenas para um blog. E dizem que precisam de umas máquinas brutais ... enfim (é mesmo à Americana).

Creio no entanto, pelo que li, que há de facto limitações nos Macs para alguns trabalho de natureza técnica. Nomeadamente quem trabalha bastante com Computer Graphics, AI Models, Produção de Cinema ... precisam de Workstation muito, mas muito potentes. E a falta de interesse da Apple ultimamente em actualizar a sua linha profissional tem gerado muito descontentamento! Também tenho informação que há aparelhos que são necessários para algumas profissões que não funcionam com Macs/iOS, só com Windows ...

Portanto não partilho idea de todo que tanto o macOS como o iOS é só para o average Joe. Temos também a história acadêmica diz que não é de todo assim naquilo que tem sido o papel da Apple no meio académico. O macOs que já vem do NeXT têm uma longa historia de serem usados para pesquisa científica pelas investigadores em universidades.... Por exemplo, o primeiro Web Browser do mundo foi feito até num NeXT (o sistema que deu lugar ao macOS).


O que creio é que há muitos mitos no universo Windows sobre tudo o que está fora dessa esfera. Mesmo técnicos / programadores, mas que nasceram a programar no universo Windows por exemplo, pouco sabem para lá do Microsoft.NET em termos tecnológicos, ou aquilo que a MS vá adoptando de outros universos e debitando via a sua academia (MSDN ....) para os devs, sysops ... enfim IT em geral, que vivem exclusivamente nesse e para esse universo. O que é natural, o grande vencedor da década de 80, 90, e primeira década de 2000 sem dúvida foi a Wintel em particular a MS. E como se costuma dizer, a a história é dos vencedores ... mas isto é para o homem que tem mais que fazer do que olhar para história, porque quem se intensa por história vê as coisas de forma diferente.

Bom mas isto já vai muito para lá do WP. Mas talvez explique alguma dificuldade que as pessoas possam ter em perceber as razões pela qual o WP falhou, ou porque o UWP/Responsive UI não ilumina tanta gente quanto alguns poderiam esperar, ou porque muito devs não se metem aos saltos quando vêm o Continuum ... apesar de apreciarem o que vêm.

Abraço
 
Última edição:
Esses "pop-up's" relacionados com o centro de acção e que parecem incomodar-te, podem ser desactivados
y4m3nogQ-1RzpSen2e8huosirWtiCu4-XFl1G7pnyHCfQQazmSb6AQMr_1zmyxxYlBGWOInQPp66SgnmgwEKIphV5hL5oVFAm3XS25am1PAUhOiMyavDTNlISHLExqXp1lNVllzpYBWccii8jGdliWZHVJMoKCG1emmahv68Dx2LxvWnpt4uusDeY5fgPlYq6mbw9HpRO5xgiCQCIGxssLXeQ
 
@Trance

Também sou programador, noutra área noutras linguagens, mas utilizo Windows 10 no meu trabalho porque não existe uma verdadeira ferramenta para MacOS na minha área.
Gostei dos vídeos, peno o movimento excessivo. :hello: tens que arranjar uma câmara à youtuber.

Eu não acho, tenho a certeza que és um poweruser e acima de tudo sabes tirar partido do que as tecnologias oferecem. Eu diria que uma grande parte dos meus colegas de trabalho utilizam Windows desde sempre e nem sequer sabem que o Windows + L serve para bloquear o computador ou que o Windows + Shift + S serve para recortar o ecrã e copiar para a memória, entre outros.

Falaste muito do hardware e da comunicação entre SOs/interfaces diferentes. A minha questão é relativa aos serviços... hoje em dia tudo está ligado aos serviços.
Gostava de saber sendo tu utilizador Apple, utilizas apenas os serviços do iCloud? ou utilizas serviços da Google ou da Microsoft? por exemplo para email ou calendário
 
Neste momento digo que o OS X aplica-se melhor ao average joe do que a Ms. É um OS estável, não sofre do síndrome de update diário, há um maior cuidado com a privacidade (neste sentido o Windows tornou se assustador)

Na minha profissão o OSX é limitado, por não haver as aplicações a de forma nativa. De qualquer das formas reconheço que a tua utilização é de power user, obviamente. Algo infeliz na minha conversa anterior porque por não ter esclarecido que mim dar poder de expansão futura ao utilizador também faz parte deste conceito.
 
Última edição:
E por vezes apanho uns sustos quando alguem liga para o telefone e comeca a tocar no PC. :lol:
Porquê? O telefone n toca?. Em w10 o que faço qd não me "apetece" atender é rejeitar a chamada com a opção de resposta pré configurada de que vou responder por sms. E a partir uso o tal pop-up do PC.
 
Esses "pop-up's" relacionados com o centro de acção e que parecem incomodar-te, podem ser desactivados
y4m3nogQ-1RzpSen2e8huosirWtiCu4-XFl1G7pnyHCfQQazmSb6AQMr_1zmyxxYlBGWOInQPp66SgnmgwEKIphV5hL5oVFAm3XS25am1PAUhOiMyavDTNlISHLExqXp1lNVllzpYBWccii8jGdliWZHVJMoKCG1emmahv68Dx2LxvWnpt4uusDeY5fgPlYq6mbw9HpRO5xgiCQCIGxssLXeQ

Sim eu sei. Mas uso pouco para o efeito. No macOS não tenho que desactivar nada. Ele gere bem a coisa sem intervenção.

Sim, desde o update de outono dá para rejeitar chamadas no Windows 10 instalando software da MS no Android , mas não dá para atende-las. Isto aos pouco o w10 vai implementando as coisas, normalmente sem profundidade, como viste por exemplo no video de gestão de SMSs que partilhei, melhor que nada no entanto. Percebo que as pessoas que não têm opção fiquem contentes.

Jé te disse. Gosto muito do conceito da Timeline da MS. Gosto mesmo. É das poucas coisas que gostava mesmo que a Apple copia-se do w10 :). Mas sem aquele bla bla bla todo do Microsoft Graph ... uma cena sem tanto folclore tecnológico e mais directo ao assunto.
 
Última edição:
Já agora que falam na Timeline, https://www.theverge.com/2018/7/16/...-10-timeline-chrome-firefox-support-extension para quem não usar o Edge como main browser.


@Trance

Falaste muito do hardware e da comunicação entre SOs/interfaces diferentes. A minha questão é relativa aos serviços... hoje em dia tudo está ligado aos serviços.
Gostava de saber sendo tu utilizador Apple, utilizas apenas os serviços do iCloud? ou utilizas serviços da Google ou da Microsoft? por exemplo para email ou calendário


(Apesar da pergunta ser para o Trance)
Eu tenho um Mac e iPhone e não uso quase nenhum serviço da Apple.
Uso praticamente só serviços da Google e alguns da Microsoft (como email ).

iOS é o único OS onde consegues ter praticamente todos os serviços existentes a funcionarem.
 
Última edição:
@Trance
Falaste muito do hardware e da comunicação entre SOs/interfaces diferentes. A minha questão é relativa aos serviços... hoje em dia tudo está ligado aos serviços.
Gostava de saber sendo tu utilizador Apple, utilizas apenas os serviços do iCloud? ou utilizas serviços da Google ou da Microsoft? por exemplo para email ou calendário

Eu usos serviços de todos os fornecedores principais, i.e, Google, MS, Amazon e Apple.

Cloud Storage:

Para storage uso Apple como principal. Já usei OneDrive quando usava o SP3, falhou-me diversas vezes pelo que voltei para o Dropbox na altura. O melhor que usei no Windows. Nos dispositivos Apple o iCloud funciona muito bem para mim. Posso dizer por exemplo que tudo o que seja trabalho tenho cópias em 4 sistema (o portátil, Github, iCloud e Time Machine).

Esta questão do Storage é das coisas que critico bastante a MS. Veja-se, a Dropbox, um dev Windows , fornece um serviço muito, muito, muito bom sobre o sistema da MS. O problema não é a MS fornecer também um serviço, mas o ter feito até price dumping tirar clientes à Dropbox, até enganou clientes com promos de storage sem limites e depois de os ter, tirou o tapete aos cientes. O que valeu para mim é que o serviço na altura funcionava tão mal, que não larguei o dropbox e ao fim de um mes deixei de usar o OneDrive a não ser para fotos. Já não tenho nada no OneDrive, na minha conta pessoal. Ainda a semana passada apaguei de lá quase tudo, quando a MS começou a dizer que excedia não sei o quê.

Para Calendários, Contact List:

Uso o iCloud e o Google. iCloud para as coisas pessoais e o Google para a parte empresarial. Está tudo integrado, não tenho que fazer coisa alguma, pois tanto o Calendar como o Mail funcionam com todos os providers de forma integrada.

Já usei MS, e nesta matéria é muito bom também. Mas já alguns anos mudei para o Google, nem foi decisão minha, foi a de um cliente que estava a mudar todo para Google e por ali fiquei.

Repare-se eu tenho contas MS, até pagas por razões diversas. Tenho todos os dispositivos configurados para usar também essas contas. (O Outlook mobile é muito bom). Simplesmente não as uso activamente.

Para Notas:

Uso o iCloud com o Notes. Já usei o OneNote, Evernote, Bear e outros. Talvez pela minha idade, já não tenho paciência para coisas com muito botões de valor marginal. Quanto mais simples melhor para mim hoje em dia. Minimalista.

Para comunicação:

Uso iMessage, Facetime, Google Hangouts, Skype, Whatsapp ... enfim aquilo que o cliente usar. Se puder uso o iMessage ou o Facetime, muito robusto. Skype evito. Google Hangouts ok, o Whatsapp é muito bom mas é mais social.

Musica:

Durante anos fui cliente Spotify muito bom. Por melhor integração com o que tenho mudei para o Apple Music (Apple Watch, AirPods e coisas mais). Mas o Spotify é para mim excelente, excelente.

Quando usava WP + SP3 + XBOX One ainda pensei em mudar pra o Groove pela integração apesar de na altura ser o mais caro dos serviços, nem family share tinha, vejam lá a chulice. Mas claro os windows fans, la la la la. Bom, ainda bem que resisti na altura mantendo-me no Spotify, revelou-se um barrete TOTAL até a MS abandonou o serviço!! Note-se que na atura a MS não queria na XBOX One o Spotify, ou obviamente o Spotify não lá queria estar conhecendo como conhece a MS. Agora que a MS abandonou o Groove .. já são todos amiguinhos obviamente.

Mais um exemplo a par do Dropbox, entre muitos que explica porque é que os devs não aderiram com entusiasmo à Windows Store. Se dê-se dinheiro valente, a possibilidade de serem ostracisados pela empresa não é uma miragem. Repare-se aconteceu com uma série de empresas, como a Salesforce e outros. Olha agora o Slack ... Muito gosta a MS de resolver problemas já resolvidos, e inicialmente pelo menos mal (copia mal), em vez de se forcar em problems por resolver, uma táctica de terra queimada a que chama de contributo :)

Quando se mete a resolver problemas novos é o que é ... Hololens, Surface Studio, UMPC etc etc etc, é 3000 euros para cima ....

Conclusão:

A minha politica é quando chega a questões de trabalho é o mais multiplataforma possível. Quanto menos dependente estiver de uma plataforma, maior é a minha mobilidade e isso trás vantagens. Até a escolha da tecnologia é feito com esta premissa (Web tech, Web tech, Web tech). Quando chega ao hardware pessoal e de trabalho, dispositivos e coisas mais, uso aquilo que requer menos babysitting da minha parte. Eu sou pago para resolver problemas do cliente, não problemas dos meus dispositivos ou dos sistemas operativos que uso para desempenhar o meu trabalho. Quanto menos isso tiver no meu caminho, melhor foi o meu investimento nessa matéria.
 
Última edição:
Pois, eu a nível profissional uso Office 365 que é o que a empresa usa.

A nível pessoal uso um misto de Google com Microsoft.

Apesar de no geral gostar dos serviços Microsoft, os serviços Google com AI tem umas coisas interessantes... Mas sou sincero não não gosto de usar vários serviços, como pessoa organizada e minimalist gosto de ter tudo no mesmo "sitio".
 
Pena não ser teu (não faria qualquer sentido tendo em conta tudo o que escreves aqui não é?), senão ainda dava direito aqui a pérolas diárias sobre Android... :-D
 
Aproveita e pede ao dono/dona para experimentares as mesmas coisas que experimentaste naquela unidade de demonstração na loja (o vídeo que meteste no tópico fechado). Assim vês em primeira mão que o vídeo que fizeste antes não tem ponta por onde se pegue.

@Rseven por acaso também não fui muito à bola com este 10 ao contrário do 8/9, até acho o view 10 mais porreiro apesar de ter saído uns meses antes. Pode ser que no 11 voltem mais aos meus gostos que o 8 entretanto deve dar o berro (digo eu).
 
Está ali um envelope da amazon. Será que @yamahia se vendeu finalmente. [emoji23][emoji23][emoji23]

Edit: Já vi que desapareceu desde as 16 e qualquer coisa e não voltou. Estou mesmo assustado[emoji3]
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo