Lenovo Legion y520 Thermal Throttling

Muito bom então. Se isto fizer com que o CPU nao chegue aos 80°, vai me ajudar bastante mesmo, principalmente no verao. Quando chegar a casa exprimento e depois posto aqui os resultados.

Mas isto quer dizer que os processadores são construídos para receber um pouco mais de potência do que o necessário?
 
No meu consegui meter -0,140V (embora tenha usado o Intel Extreme Tuning Utility) e notei melhorias nos jogos e temperaturas.
Fiz apenas por causa do League of Legends, que não conseguia + de 40fps qualquer que fosse as settings que escolhesse (devido a uma má otimização do jogo) e com o undervolt consigo ter 50-60fps.
Nas opções de energia tmb podes meter o processador para trabalhar a 100% (painel de controle -> opções de energia -> alterar configurações do plano -> alterar configurações de energia avançadas -> gerenciamento de energia do processador -> estado de desempenho máximo e alterar os valores para 100%)
 
Muito bom então. Se isto fizer com que o CPU nao chegue aos 80°, vai me ajudar bastante mesmo, principalmente no verao. Quando chegar a casa exprimento e depois posto aqui os resultados.

Mas isto quer dizer que os processadores são construídos para receber um pouco mais de potência do que o necessário?

Sim. Nem todos os chips têm a mesma qualidade de silício, dai ser variável o undervolting que cada chip faz. A Intel mete a voltagem por cima para garantir que todos os chips são estáveis em qualquer situação, mesmo os piorzinhos.
A grande maioria dos chips têm margem para um valor de undervolting aceitável. Especialmente os que não acabam em U no nome.
 
Já fiz o undervolt, com -100mV, não crashou, vou exprimentar agora. Diz-me uma coisa, tu costumas ter o programa sempre aberto, mesmo sem jogar? eu vi um video que o gajo ensina a por para o programa abrir sempre que ligo o pc, minimizado, achas que deva fazer isso?

Outra coisa, depois de fazer o undervolting, notei que mesmo que feche o programa completamente, o undervolt permanece, ou é bug do hwmonitor? como é que faço para se o quiser desativar? só desativa quando encerro o pc?

Edit: Já estive a experimentar, e parece-me que melhorou ainda uns bons graus no CPU. Muito bom. O unico problema que estou a ter é com o speed shift.. tive de desativar, pois quando tenho essa funcionalidade ativa, quando vou jogar, não me está a subir os clocks todos ao máximo do CPU, como é suposto

Novo edit: Não estou mesmo a perceber este portátil.. os clocks continuam a baixar, não sei se é thermal throttling, se é power throttling, já não sei mesmo. Apesar de as temperaturas terem baixado, agora parece que baixa os clocks ainda mais cedo que antes.. vou por aqui uma screenshot, como podem ver a temperatura máxima que ai atingiu diz que foi 74º, e mesmo assim os clocks baixaram.. não sei que faça mais. Nesse programa diz que não houve nem thermal, nem power throttling..

Screenshot_2.png
 
Última edição:
- Eu ligo o meu manualmente, ma acho que há um truque qualquer para ele ligar automaticamente. Depois de ligado é deixar sempre ligado. Praticaemnte não consome recursos, é na boa.
- Para o undervolting desligar tens que desligar mesmo pc e voltar a ligar. O programa inicia o UV assim que é iniciado.
- O Speedshift é para consumir menos e ligar menos a ventoinha, mas se achas que prejudica a velocidade não é necessário.

Acerca de baixas os clocks. Diria que é power throttling então.. É estranho. Não tens nenhuma BIOS nova disponivel? No Throttlstop não dá alarme de limit reasons (prochot)?
 
- Eu ligo o meu manualmente, ma acho que há um truque qualquer para ele ligar automaticamente. Depois de ligado é deixar sempre ligado. Praticaemnte não consome recursos, é na boa.
- Para o undervolting desligar tens que desligar mesmo pc e voltar a ligar. O programa inicia o UV assim que é iniciado.
- O Speedshift é para consumir menos e ligar menos a ventoinha, mas se achas que prejudica a velocidade não é necessário.

Acerca de baixas os clocks. Diria que é power throttling então.. É estranho. Não tens nenhuma BIOS nova disponivel? No Throttlstop não dá alarme de limit reasons (prochot)?

Existe só uma versao da BIOS mais recente, mas ainda não atualizei porque o pessoal diz que está a dar problemas.
Agora não estou em casa, mas tenho de ver isso no ThrottleStop. Tanto o HWInfo como o aida64 dizem que não houve Power nem Thermal throttling, isso é que me está a deixar confuso..
 
Depende. O jogo pode ter alturas em que não necessita que o CPU esteja a 100% e o CPU baixa a frequência para aquecer e consumir menos.
 
Depende. O jogo pode ter alturas em que não necessita que o CPU esteja a 100% e o CPU baixa a frequência para aquecer e consumir menos.
Mas ele ficaria assim a 2.4ghz durante tanto tempo? só passado um bom bocado é que ele volta a 3.1. Quando já está menos quente
 
Ok pessoal, acabei de sacar o prime95, e fiz um teste ao CPU. Esperei até que começa-se a aquecer, estava tudo a correr corretamente, o CPU estava sempre no maximo, com 3.1Ghz de clock, até que chegou aos 80º. Quando chegou aos 80º começou num loop. Fazia downclock para os 2.4Ghz como tinha dito antes, e as temperaturas baixavam para 65º, porem penso que o prime forçava o CPU a voltar ao normal novamente, pois passado uns 3 segundos os clocks iam novamente para os 3.1Ghz e voltava aos 80º, mas novamente, passado uns 2 segundos, voltava a baixar os clocks e as temps.. o que concluio com isto?

Edit: Imagens para verem o sucedido. (Isto tudo sem undervolting)

Screenshot_3.png



Screenshot_4.png
 
Última edição:
é o que estou a testar agora. Mas com undervolting não estou a conseguir por as temperaturas mais alto do que 71º para testar..
 
Ya, o problema é que durante os jogos fica mais alto que isto. Não dá para forçar mais o CPU neste programa?

Edit: Já consegui por outro teste que testa mais as temperaturas. Mas o máximo continua a ser 77 sem undervolt, e não houve baixas de clock até agora
 
Última edição:
O problema é que só estás a testar o CPU, durante os jogos usas o CPU e o GPU. Usa um benchmark para o GPU em simultâneo (Firemark por ex.).

Tenho um Y720, que de origem tinha o mesmo problema. Depois do undervolt (-0.137 core/-0.114 cache) o CPU passou de 94ºC para 88ºC nas temperaturas máximas, mas depois de repaste ainda não passou de 78ºC (sim, bastou olhar para a massa original para perceber que estava uma maravilha, embora a do GPU estivesse bem feita...).
 
descobri uma coisa interessante,
estive a comprimir uns videos em x265 e percebi que ele baixava os clocks passado uns minutos e a performance rapidamente ficava miserável
fiz testes e mais testes e sem grande melhoria, xtu, limites todos no máximo etc etc
não era thermal throttling, pq o cpu não passava dos 71º, no xtu tinha o power limit throtling activo.. ou seja … nos primeiros minutos o tdp subia ate aos 40w mas passado um bocado baixava pros 25w e pronto e isto já com optimizações
no final acabava por ter o cpu a 1,1-1,2ghz...
estou agora no escritório onde tenho uma doca com um carregador de 135w e faz diferença… apesar do tdp se manter nos 25w o cpu mantem-se nos 3ghz...
em casa tenho um de 65w
 
Back
Topo