Canon 60D - usada

Aqui não é uma questão de t€mpo, é uma questão de opção. Já tinhas metido na cabeça que querias essa máquina, possivelmente por influência de amigos e/ou conhecidos que são utilizadores totalmente diferentes de ti (profissionais ou entusiastas experientes) e deram-te um conselho que se aplica a eles, mas que possivelmente não se aplica a ti. Nos últimos 2 ou 3 anos pode não ter havido muita evolução no desempenho das máquinas fotográficas, mas em relação à tua escolha, com o mesmo dinheiro arranjarias algo com melhor desempenho e mais adequado.
 
Como vês o número de disparos na 600D, com o ML? Não me lembro de ter essa opção.

Sim usando Magic Lantern, No menu Debug. Está lá diz, Shutter Count ;)
Se precisares coloco print

MylleZ, o AleReauseo queria dizer 1,5 milhões, penso eu.
Ainda assim é muito disparo! :)

Certo... E já vi que incendiei o tópico por isso vou-me retirar dele :P

A 60D é uma máquina muito capaz... mas passar de uma 550D para uma 60D os ganhos efectivamente não é grande espingarda para ir-se loucamente comprar uma. A questão do preço não está fora do contexto, tendo em conta que foi NUMA loja , com Garantia, que já usaste e viste a seriedade do pessoal. Mas pronto se esás feliz com a máquina isso é o que realmente interessa.
 
Boas pessoal ! Vim agora da Canon, o rapaz esteve a fazer vários testes e disse-me q a máquina está impecável, tem de facto os 12.600 disparos (já andei a testar), tinha apenas uma pequena sujidade no sensor e no pentaprisma, deu uma limpeza e está como nova. Perguntei se valia apena a diferença da 60D para a 70D, ele perguntou o q eu fazia, disse-lhe e ele disse q ao fim ao cabo eu não iria notar assim uma diferença abismal, q fico bem servido com a 60D, ele diz q ainda existem mtos fotógrafos profissionais q ainda utilizam estás máquinas.
Era só para "terminar" aqui o tópico, mais uma vez obrigado pelas vossas opiniões pessoal [emoji6]
 
Não me parece...

https://cameradecision.com/compare/Canon-EOS-60D-vs-Canon-EOS-550D

São duas câmaras da mesma geração, e uma está apenas um patamar acima na gama.

É que nem o pentaprisma me parece grande argumento, visto ser de 96% de cobertura (contra 95 na outra).

Para comparação, duvido que apanhes muita gente a trocar uma 750D por uma 70D, ou uma 800D por uma 80D. E mesmo assim...essas duas ao menos têm 98 e 100% de cobertura no pentaprisma, respectivamente.
 
Em termos de especificações técnicas, nada a dizer. Acho que ambas são muito boas, no que toca à componente de imagem.
No resto não tem nada a ver. Basta pegar numa e noutra. Construção, protecção contra poeiras e salpicos, ergonomia, etc. Eu tenho uma 40D, e já tive a D60, 10D, 20D. Para quem não pretende fazer video, não precisa de mais... Quando pego numa 550D ou outra dessa gama, a sensação é pegar no bocado de plástico. Já se passava o mesmo na era do analógico, com a eos 300, 500 etc.
De qualquer modo, tudo depende do gosto de cada um. Todas tiram boas fotos. :)

 
Última edição:
Estás a dizer que uma 60D é uma máquina perfeitamente atual e para fotografias não é preciso mais que ela hoje em dia, é isso? É uma máquina que saiu há 8 anos...

Sempre usaste lentes seladas na 60D? Deixaste-a cair muitas vezes no chão?
 
Estás a dizer que uma 60D é uma máquina perfeitamente atual e para fotografias não é preciso mais que ela hoje em dia, é isso? É uma máquina que saiu há 8 anos...

Sempre usaste lentes seladas na 60D? Deixaste-a cair muitas vezes no chão?

Eu conheço malta profissional q ainda usa a 7D (Mark I) com lentes da gama L e mtos deles dizem q não fazem conta de mudar para uma mais recente, isto pq apesar de ser "velha" dá mto bem conta do recado.
Os pixeis não são tudo, tal como já foi explicado pelo forúm e pela internet fora, já vi trabalhos de profissionais em Canon´s 350D / 400D q tu dizes q foram tiradas com uma 1Ds...mas dps qd ouves eles a dizer com q máquina foi..."cai-te tudo ao chão".

Resumindo, todos nós gostamos de ter material da última geração, mas qd vamos ver de facto vamos aproveitar todas as nova inovações, o q é certo é q mtas das vezes nem vamos utilizar metade. Eu ao fim de 2 semanas (+/-) estou bastante satisfeito com a máquina, excelente qualidade e durabilidade, para não falar da bateria, que comparando com a minha 550D parece q dura uma eternidade lololol

No final do dia, o pessoal tem q respeitar as opniões de todos, cada um tem a sua maneira de ver ;) se fossemos todos iguais, qual seria a "piada" ?
 
Todas as máquinas que existem dão bem conta do recado, dependendo de qual é o "recado". E quem é falou por aqui em pixels? Com um bom sensor e boas lentes, os megapixels podem ser bastante relevantes, mas acho que ninguém aqui estava a falar em megapixels.

E o desempenho com pouca luz dos sensores mais recentes, que é uma das coisas que mais tem evoluído? Com boa luz até um iPhone recente com um sensor minusculo tira excelentes fotos... Não está aqui em causa que é possível tirar excelentes fotos fotos com a 60D, o que te estou a dizer é que aparentemente não experimentaste muitas máquinas mais recentes, por isso, mesmo tendo direito à tua opinião, gostaria de saber no que te baseias para dizer o que dizes. Poderás estar a induzir muita gente menos conhecedora em erro.

Ter uma construção mais robusta e ser weather sealed vale muito pouco para a qualidade das fotos e para dar conta da maioria dos "recados", por isso questiono essa tua opinião comparativa entre a 550D e a 60D, que são máquinas que não conheço minimamente...

Também há muitos excelentes profissionais que não conhecem tão bem a evolução das máquinas nos últimos anos, porque como dizes não sentiram necessidade de mudar e não se interessaram em ver o que há de novo e o que evoluiu. Isso não faz deles maus fotógrafos nem das novas máquinas inúteis.
 
"Ter uma construção mais robusta e ser weather sealed vale muito pouco para a qualidade das fotos e para dar conta da maioria dos "recados", por isso questiono essa tua opinião comparativa entre a 550D e a 60D, que são máquinas que não conheço minimamente..."

Se não as conheces minimamente, basta pegar em cada uma e já vês a diferença.

Que idade tens? És do tempo das analógicas? Aquelas dos anos 80 e para trás? Conheces as LEICA e CONTAX? Conheces as diferenças e as semelhanças básicas estes estas duas marcas? Eu digo-te. Semelhança: qualidade e tecnologia de topo. Diferenças: Uma é o Rolls-Royce das máquinas fotográficas e outra é o Ferrari. Há outras marcas boas? Há. Exclusivas como estas? Não creio.

O que quero dizer com isto é que não é por ter, no papel, especificações da ultima geração, que são melhores que as outras. Ou que façam melhores fotos.

A construção e tecnologia utilizada também tem o seu peso, e não quer dizer que por ser moderna, que tenha melhor tecnologia. Duvido muito que 90% das maquinas fotográficas construídas hoje utilizem materiais e tecnologia de fabrico superior a uma leica, por exemplo.

Falando, por fim, de fotografia, até se pode ganhar um prémio com uma máquina fotográfica descartável. A arte está no fotógrafo, não no equipamento. É ver o equipamento utilizado pelo Sebastião Salgado quando tirava as suas fotos...

http://rostev.blogspot.com/2009/04/leica-sebastiao-salgado.html

Por isso, comparar equipamentos só pelo que está escrito nas especificações técnicas do produto, não é, de todo, a melhor forma de comparação.

E se vamos falar só nas digitais, é obvio que o sensor e as objectivas são a parte critica. No entanto, o tamanho do mesmo faz uma grande diferença. E uma full-frame é logo, à partida, uma vencedora em relação às de formato menor.

Por outro lado, e aí sim, concordo, em situações mais adversas, os novos sensores têm vantagem. Não pelo número de pixels, que isso é quase irrelevante na maior parte dos casos, mas sim a amplitude dinâmica que suportam, bem como outros factores.

Mas uma máquina com 10 anos já é perfeitamente capaz de satisfazer as necessidades da maioria dos fotógrafos amadores. Daí dizer que uma 60D, ou outra da mesma geração, e da mesma gama, como a Nikon D300, são, para mim, preferíveis, às 550D, 600D, Nikon D80, etc, pelos outros factores que enunciei.

Mas volto a repetir, cada um escolhe o que gosta, tendo em conta aquilo que valoriza no equipamento...
 
Última edição:
Acho que a minha dúvida é simples e está bem explícita. Em esclarecimento à minha dúvida, tu só falas de carros e agora falaste de Leicas.... Porque raio é que a Leica é para aqui chamada, já não falo dos Peugeots, minis, R. Royce ou Ferraris.

Consegues explicar porque é que a 60D é assim tão superior à 550D? Dizes qualidade e tecnologia de topo... E uma 7D tem o quê? Tecnologia alienígena? A 60D é mais rápida tem um sistema de focagem teoricamente superior, mas do que vejo não é assim tão superior à uma 550D. É uma gama acima, e é apenas isso, mas não faz da 550D um brinquedo...

A única coisa que concordamos é que não é a máquina que faz as boas fotos, mas eu utilizei esse facto para te dizer porque é que muitos profissionais estão satisfeitos com máquinas mais antigas como a 60D, daí a fizer que é uma máquina que nos dias de hoje dá conta do recado, é algo bastante relativo e foi o argumento para a compra que o OP utilizou para comprar a 60D usada e que muita gente aqui discorda... Não ficaria melhor servido com uma máquina mais recente de uma gama abaixo. Eu e vários outros users acham que sim...
 
Acho que temos ideias diferentes. Mas ambas válidas. É uma questão de gostos. Eu prefiro uma maquina de gama superior com mais 5 anos que uma nova de gama mais baixa, quando a diferença é enorme. Simplesmente não suporto o "feeling" de um corpo de gama "consumo" das maquinas fotográficas.
E acho que nunca escrevi nada no sentido de dizer que a 550D era má. Disse que preferia a 60D, e que esta era muito superior em construção e não só... E é verdade.
 
Disse que preferia a 60D, e que esta era muito superior em construção e não só... E é verdade.
Muito superior e é verdade? Novamente: não, de todo.

Para dar contexto, vou começar por dizer que tenho uma 80D e que vim duma 1200D, portanto eu de facto até tenho uma câmara desta gama, e presentemente até tenho cá em casa uma 600D emprestada, que é bem comparável à 550D aqui referida.

Muito superior em construção? Quê, por ter weather sealing? Para já, existem vários níveis de weather sealing, e câmaras da gama da 60D ou da minha 80D são as que têm o nível mais baixo.


Muito superior nas specs? Também não. O comparativo fala por si, temos:
• um pentaprisma que dá mais 1% de cobertura (96 vs 95%)
• shutter a 1/8000s
• 9 pontos de foco cruzados em vez de um (tenho 45 deles na 80D e ainda continuo a usar só o central, excepto quando preciso do servo AF)
• weather sealing? Ligeiro, né?
• mais bateria? Com certeza que sim, mas com 15€ que gastei em baterias Parona para a 1200D tinha mais autonomia do que na 80D
• 5,3fps vs 3,7fps
• ecrã articulado


Ligeiramente superior? Sim, claro. Mas coisas que de facto façam a diferença? Na minha opinião não.
Não foca muito melhor, não é melhor no ISO nem dynamic range porque tem o mesmo sensor, não tem o dobro das fps ou algo que seja muito diferente a disparar em burst, não tem um pentaprisma com cobertura total para fazer enquadramentos sem erros, não tem um dual pixel AF para poder disparar em live view à vontade (e que diferença que o dual pixel me tem feito nos eventos...pego na 80D, estico os braços por cima das cabeças e disparo rapidamente), não te deixa calibrar o foco em lentes muito luminosas.

Com uma simples 70D o utilizador trazia:
• um novo sensor com mais 1 stop de ISO nativo
• um pentaprisma com 98% de cobertura
• shutter a 1/8000s
• 19 pontos de AF cruzados, e que já nos colocam num patamar interessante para podermos fotografar movimento
• o tal weather sealing ligeiro
• ecrã táctil articulado
• dual pixel AF
• 7fps
• microajustes de autofocus
• ganhava na mesma na bateria

Esta já é uma diferença bem mais palpável, não?

Falas do feeling? Qual feeling? Estamos a falar duma 60D, não duma 7D ou 5D. Tenho aqui a tal 600D e não me cai nada por usá-la. Há um mês atrás levei-a para fotografar um concerto, juntamente com a 80D, e não me deu nojo nenhum. Até me esquecia que não era a minha câmara.

Dizes que preferes comprar uma câmara com 5 anos e de gama acima em vez duma recente de gama abaixo. Ok, se falas em 5 anos então falas duma 70D. E até aí não discordo, a 70D é bem porreira, como vemos acima. Mas e 8 anos? É que a 60D saiu há 8 anos, não saiu há 5.

Duma forma geral, as fotos que a 550D não tira, também não é a 60D que as vai tirar, porque as diferenças de desempenho são entre mínimas e nulas.

Eu não estou a querer dizer que a 60D é um lixo. Não é nada disso. Simplesmente, neste contexto, eu não fazia troca nenhuma, mantinha a mesma 550D.
 
Última edição:
Sabes o que te posso dizer, só para concluir?
Acho ridícula toda esta discussão.
Voces gostam desses corpos, muito bem.
Nunca peguei numa 80D, por isso não sei como evoluiu em termos de construção. A minha 40D tem corpo em alumínio, bayoneta em metal, etc. já peguei e usei as de gama baixa, desde a 450 até estas mais recentes, tipo 700, 1200, etc. saiem tantos modelos que já perdi a conta, e a verdade é que ao pegar numa e noutra não tem nada a ver.

Mas volto a repetir: isso é cagativo. Cada um compra o que achar melhor. Se gostas desses modelos tanto ou mais que a 80D, melhor para ti.

Eu comprei a minha primeira reflex em 1990. Uma Canon T60. Tinha 20 anos. Depois disso tive imensas, desde nikon, minolta, yashica, pentax, etc.

Das digitais idem.

E a ilação que retiro de toda essa experiência, é que a qualidade das fotos não é melhor agora quando comparada com as fotos que tirei há quase 30 anos.

E a nível de fotografia digital, as melhores fotos, em termos de reprodução de cor e definição, foram tiradas com uma bridge, a konica-minolta Z5, que custou muito menos que qualquer reflex que tive.

Por isso, entrar em discussão por este ou aquele pin telho, é mesmo pro tecto.
 
Back
Topo