Processador AMD Ryzen / Threadripper

Faz lembrar os problemas das boards da msi quando sairam os primeiros ryzen.
Até essas coisas serem corrigidas não dá para saber aquilo que realmente conseguem fazer.
 
Quando se usam jogos para fazer benchmarks de processadores, deve-se colocar a resolução do jogo o mais baixo possível, para o resultado ter o mínimo de influencia por parte da gráfica que se usa.
Nesta altura do campeonato nem era de se explicar algo tão básico, especialmente nesta secção.
 
Ninguém no seu prefeito juízo compra um processador de 32/64 para jogar, independentemente da arquitectura de memória permitir ou não escalar o desempenho para a totalidade dos núcleos, por isso nem sequer faz grande sentido testar jogos nas reviews...

Embora o 2950x tenha a melhor relação preço-desempenho, há muito boa gente que vai comprar o 2990wx porque lhe vai dar muito dinheiro a ganhar, a um preço incrivelmente mais baixo que as alternativas da Intel...
 
Nesta altura do campeonato nem era de se explicar algo tão básico, especialmente nesta secção.

Explicar não é preciso. A questão é o ridiculo de quem fez isso num processador HEDT de 1800€ cuja a arquitectura assenta fortemente no poder de paralelisação, coisa que os jogos não tiram partido.

Aliás, estes cpus são fortes em tudo que os jogos não usam: paralelisação avançada, largura de banda acima da média, 64 pcie lanes...

Uma pessoa mais rigorosa, podia qualificar isso de "desonestidade intelectual" mas eu não digo isso. É simplesmente comparar maçãs com laranjas...

"Os 720p é para meter a limitação na cpu" O que importa isso, se o cpu não é para isso, nem ninguém com juízo fará isso? Já agora, punham 640x480... não faz sentido. Deviam focar-se nos pontos importantes para quem vai comprar isto.
 
Ninguém no seu prefeito juízo compra um processador de 32/64 para jogar, independentemente da arquitectura de memória permitir ou não escalar o desempenho para a totalidade dos núcleos, por isso nem sequer faz grande sentido testar jogos nas reviews...

Eu acho que faz sentido testar jogos no 2990WX. Repara que este processador tem como mercado alvo, PCs. Seja Workstations ou "Entusiastas". Num PC, normalmente, não o usas só para uma tarefa. Normalmente, ao mesmo tempo ou não, usas um PC para múltiplas tarefas. Alguém que compre um 2990WX pode compra-lo pela velocidade de rendering num certo programa, mas não vai deixar de o usar para navegar na Internet com um Browser, Cliente de Torrents, Skype, etc etc. E porque não o usar também para jogos se o utilizador gostar de jogar? Se for um grande maluco até pode querer usar o Notepad :D.

Alguém também o pode comprar para o colocar num canto a fazer renders ou outras coisas quaisquer 24/7 e depois ter um portátil ou algo do género para usar como PC. Mas nesse caso o computador com o 2990WX é na verdade um Servidor e não um PC.

Testar jogos num Xeon ou num Epyc é que talvez não faça grande sentido. Podes usa-lo como PC. Até há boards desktop para eles, mas o mercado alvo principal deles não é o mundo dos PCs.

Quanto a ninguém no seu perfeito juízo comprar um 2990WX só para jogar, compreendo e muitas vezes também penso assim. Mas ao mesmo tempo, se para alguém, dar 2000€ por um CPU é igual a dar 300€, porque não comprar um 2990WX só para jogos? Desde que saiba o que está a fazer e não seja apenas pelo "hype", não há grande problema. Não é que o 2990WX vá ser lento em jogos. :)

Explicar não é preciso. A questão é o ridiculo de quem fez isso num processador HEDT de 1800€ cuja a arquitectura assenta fortemente no poder de paralelisação, coisa que os jogos não tiram partido.

Aliás, estes cpus são fortes em tudo que os jogos não usam: paralelisação avançada, largura de banda acima da média, 64 pcie lanes...

Uma pessoa mais rigorosa, podia qualificar isso de "desonestidade intelectual" mas eu não digo isso. É simplesmente comparar maçãs com laranjas...

"Os 720p é para meter a limitação na cpu" O que importa isso, se o cpu não é para isso, nem ninguém com juízo fará isso? Já agora, punham 640x480... não faz sentido. Deviam focar-se nos pontos importantes para quem vai comprar isto.

Eu acho que não estás a perceber. A questão aqui não tem qualquer relação com o se ir jogar ou não a 720p com um 2990WX. A questão aqui é escolher a melhor metodologia para se testar um certo componente.
Tu podes usar o mesmo programa para testar componentes diferentes, mas como cada componente tem maior influencia em certas condições, é assim que se o vai testar para ver se é melhor/pior/igual na comparação com a concorrência.

Por exemplo, durante muitos anos testou-se a velocidade das memórias RAM, colocando o Quake à resolução mais baixa, porque ele escalava com a mínima mudança desse componente.
Alguém com DIMMs XPTO3666 vai jogar Quake a 320X240 (ou lá o que era)? Não, é óbvio que não.
 
Última edição:
@Nemesis11 O problema é a contextualização que é dada ás coisas. Faz sentido, se for no âmbito de perceber mecânicas. Não faz sentido, se for para dizer que threadriper são fracos etc...

Faz sentido testar jogos num HEDT? Faz, num enquadramento de que são a parte acessória e não a fundamental independentemente do resultado (são cpus de 1800€+ e para isso tens cpus de 200€ /250€ que no mínimo fazem o mesmo).
 
Última edição:
Podes sempre ter um cpu destes para correr renders e jogar ao mesmo tempo! :D

Simplesmente acho que são duas coisas que não combinam. O meu cpu tem 8c/16t @ 3.9GHz, custou 270€ na altura, já faz isso a nível domestóco.

Estas a ver uma empresa que investiu em cpus de +1800€ actualmentente, a dizer vamos atrasar o trabalho para jogar? :)
 
Última edição:
Simplesmente acho que são duas coisas que não combinam. O meu cpu tem 8c/16t @ 3.9GHz, custou 270€ na altura, já faz isso a nível domestóco.

Estas a ver uma empresa que investiu em cpus de +1800€ actualmentente, a dizer vamos atrasar o trabalho para jogar? :)

Acho que continuas a limitar a tua opinião à tua experiência e à forma como usas o PC. Acho que continuas a não perceber. :)
De forma muito simples consegues mudar a afinidade de um programa. Se um utilizador colocar um programa de rendering a só usar 28 cores/56 threads e o jogo limitado aos outros 4 cores/8 threads, o programa de rendering vai continuar a ser muito melhor que o teu 8 cores/16 threads e o utilizador vai conseguir jogar bem na mesma.
E não é nada minimamente complicado. Em Windows, basta ir ao Task Manager:

fthHmGg.jpg


Além disso, não são só empresas a comprar este processador e mesmo em empresas, é perfeitamente normal correr múltiplos programas ao mesmo tempo com load, mesmo que não sejam jogos, como é óbvio nesse caso.
 
Eu repeito a tua opinião e a dos outros. Dito isso, não estou a ver alguém gastar +1800€ só no cpu para ficar com 28c/56t para render e depois reservar 4/8 para jogar na mesma máquina. Mas pronto. Entendo que a prioridade aqui é apenas o trabalho. Preferia ter uma workstation e um pc gaming, a este nível.
 
Última edição:
Tal como o nemesis referiu, cada um pode ter a sua opinião, não pode é pensar que aquilo que achamos que é normal para nós seja a realidade para outros.
Posso-te dar centenas e centenas de exemplos da vida e da informatica em particular.

Para mim um dos que define melhor esta percepção, foi quando sairam as primeiras Titan e aqui em PT toda a gente gritou "ai nossa senhora, quem é o idiota que vai pagar mais de 1000€ por uma gráfica para jogar ?". Na altura as topo andavam pelos 600€.
Pois bem, na mesma altura, em foruns no estranjeiro andava malta a fazer SLI de Titan para jogarem a FHD como quem aqui compra um i5 para jogar.


Nós podemos ter a nossa opinião sobre qualquer coisa ( todos temos ), mas outra completamente diferente é o que se passa na realidade.
 
Última edição:
Que seja. Cada um tem direito a ter a sua opinião / convicção. Mas um threadripper hoje já não é uma maravilha em jogos. Não é que seja mau, é apenas bom.

Na próxima gen, vai ficar ainda mais para trás. Como o i9 série 7, que besta, status quo. Na serie 8 já vale menos do que um i5 em gaming. A menos que tenhas dinheiro para comprar cpus de +1800€ todos os anos e não apenas uma vez... caso contrario apostar no mainstream de 2 em 2 anos, é óptimo, ficas melhor servido.

Ainda ontem estava a venda na Amozon o threadripper 1900x a ~250€. O meu 1700x custou 270€ na Black Friday. Foi um negócio porreiro esse 1900x.

Estes cpus são bons para workstations de modelação 3d por exemplo, para trabalhos críticos cujo um erro põe em causa serie de coisas...

Pode ter utilidade noutras coisas mas acho overkill, simplesmente isso.
 
Última edição:
Ainda ontem estava a venda na Amozon o threadripper 1900x a ~250€. O meu 1700x custou 270€ na Black Friday. Foi um negócio porreiro esse 1900x.

// Pela Amazon podes fazer bons negócios, mas quantos anos tens de garantia? E caso tenhas um produto avariado ainda tens que o enviar...
Qualquer das formas o blackfriday para estes novos processadores deve compensar, já que em Portugal não costumam haver descontos em tecnologia (nicho).
 
Como quase tudo há prós e contras. Ainda no outro dia li aqui no forum que a AMAZON é das poucas lojas que devolve os gastos de envio posteriormente, quando se trata de avarias.

Um Threadripper 1900x era / é um cpu muito bom por 250€. 8c/16t, quad channel, 64 lanes, suporte de memória ecc, silício "cherry picked" (faz parte dos 5% dos melhores chips zen produzidos).

Basicamente, é um HEDT de entrada, a "preço de i5" porque deixou de fazer parte dos modelos mais recentes...
 
// Pela Amazon podes fazer bons negócios, mas quantos anos tens de garantia?

Na esmagadora maioria das lojas europeias, incluíndo as amazons, tens os mesmos 2. Só não estou certo em relação ao UK.
Além disso a AMD dá 3 anos de garantia nos seus CPUs. (E a Intel também, btw.)
 

Há qualquer coisa de muito errado no 2990WX a correr em Windows. As diferenças são enormes. Essas diferenças não são nada "normais". Não percebo como a AMD deixa fazer reviews e coloca-lo à venda neste estado em Windows, visto que quase todas as reviews são em Windows e muitos utilizadores vão usar Windows.
Lançamento muito infeliz por parte da AMD. :headsh:
 
Back
Topo