Templo dos Jogos - SIC

Desterro:

Estive a ver uns videos no YouTube, muita nostalgia.

Num episódio alguem compara o Crash Team Racing ao Gran Turismo (partiu tudo). Opá, para a época 1995 - 2005 era porreiro tirando um ou outro erro no texto, frases cliché do tipo "os cenários são um verdadeiro mel para os olhos", "os gráficos são um estoiro", "uma bomba para 32bits da Sony" e por aí em diante...
 
O jeito pro inglês de alguns apresentadores era... "interessante". Como por exemplo, quando avaliaram o "Tômbe Ráidér". Mas também é verdade que muita gente que conheço também diz o nome assim. :p
 
A piada está aí, hoje dá mo nos conta dessas falhas, mas na década de 90" ficávamos coladões a ver, era tema de conversa ao almoço, ao jantar, na escola, havia um hype a falar das novidades... "Não havia dinheiro", não havia steam, empresta este jogo, eu empresto este, empresta me a tua consola eu empresto a minha. Íamos para a casa do vizinho jogar, ás vezes esse vizinho até só tinha um clone da Nintendo mas juntávamos 3 ou 4 até altas horas.

Tudo era mais simples: Eu dizia que a Mega Drive era a melhor porque "o boneco do Sonic 1 era maior (sprites)". Mas o meu vizinho dizia, não mas o da Master System tinha níveis melhores como o da selva, que era mais divertido encontrar os locais secretos das esmeraldas etc...

A Saturn e mais tarde a PSX eram muito inacessíveis ainda. As 8 e 16bits tinham grande popularidade, mesmo na época do cd-rom, memory cards, jogos poligonais e sequências de FMV nos jogos, coisas que associávamos ao poderio das consolas 32bits em relação ás de 16bits.

Mas eu, ainda hoje gosto de jogos 2d e sprites com boas animações e não é fácil fazer um bom jogo 2d. Curiosamente, já as sequências de FMV que não sejam feitas com motor in-game hoje fica mal. Hoje, não pode haver discrepâncias entre os modelos das personagens no jogo e nas sequências de video. Se uma produtora fizesse isso hoje, chamavam-lhes "aldras" :)
 
Última edição:
O jeito pro inglês de alguns apresentadores era... "interessante". Como por exemplo, quando avaliaram o "Tômbe Ráidér". Mas também é verdade que muita gente que conheço também diz o nome assim. :p
Como eu aprendi é "Tômbe Ráidér" em Português e "Tomb Raider" em Inglês.

Aliás, se fores ao cinema pedir um bilhete para o "Tomb Raider" o gajo da bilheteira fica logo a olhar para ti como quem diz, lá vem mais um cagão cheio de mania, se pedires em Português "Tômbe Ráidér" ele dá-te um menu de pipocas à tua conta, se quiseres.

Existem umas quantas palavras assim penso eu, que o pessoal diz de maneira diferente tantas vezes que ficas com a versão portuguesa e inglesa :p
 
templo dos jogos...grande programa..até punha o video VHS a gravar o programar para depois rever e rever....as cassetes até punha em Long Play para aquilo dobrar o tempo de gravação....
 
Como eu aprendi é "Tômbe Ráidér" em Português e "Tomb Raider" em Inglês.

Aliás, se fores ao cinema pedir um bilhete para o "Tomb Raider" o gajo da bilheteira fica logo a olhar para ti como quem diz, lá vem mais um cagão cheio de mania, se pedires em Português "Tômbe Ráidér" ele dá-te um menu de pipocas à tua conta, se quiseres.

Existem umas quantas palavras assim penso eu, que o pessoal diz de maneira diferente tantas vezes que ficas com a versão portuguesa e inglesa :p
Sou fluente em inglês e digo Tômbe Ráidér. Acho um bocado pretensioso dizer de outra forma:)
 
Nostalgia :)

duas notas, ao verificar este topico (no qual eu ja tinha participado há 16 anos :o) verifiquei que muitos dos "clássicos" zwamers que aqui postaram deixaram entretanto de participar no forum (ou mudaram de nick). outra nota, fui pesquisar pela Rita Mendes, do templo dos jogos, e veriquei que ela inclusivé pousou para a playboy em 2009 (enquadrar-se-ia na perfeição na entretanto extinta secçao "Babes" da Techzone, penso que ainda nao se chamava zwame).
 
Deixo alguns links que não encontro no tópico, para verem:

Jonn yuri | Templo dos Jogos(1ªTemp) | Templo dos Jogos(2ªTemp) | Templo dos Jogos(3ªTemp) | Templo dos Jogos (Cont. 3ªTemp)

Full Metal Archivista @ archive.org

Terei a mesma impressão do Templo que a maioria das pessoas, mas como alguém um pouco mais cínico, acho que o programa foi apanhado pelo seu formato inicial e na abordagens ao espectador-alvo, mas com o passar das temporadas evoluiu mas ficou demasiado preso ao estilo "Jorge Gabriel", mas basta olhar para o passado que os jogos eram mais as cobaias e não era dado o devido tempo para poder "analisar" e "debruçar", perdendo mais tempo a ler os chavões de telepromper por cima dos vídeos.

O TOP+ deste meio. Fez falta um outro formato menos "noticiário" e mais envolvente.

O que ninguém lhe tira:

Produção - Dssde o início literalmente, é o cuidado para criar o estilo visual Hi-tech, muito em voga nos próprios videojogos dos 90s, renderizado no 3D Studio Max e com um ouvido para passar som que é de tirar o chapéu.

Edição/Montagem: O editor merece uma vénia. Andamos 20 anos em conferências atrás de conferencias, e nem uma montagem de jeito e com música de puxar o vómito, e estes tipos era a definição no dicionário para Hype. Presumo que sendo a era nascente do 3D em massa, ajudou que era tudo novo e ficava "um mimo" (não resisto ao chavão).
 
Obrigado pelos links @starfox14now :D Acho que ainda não tinha visto este tópico aqui no fórum, por isso vou ter que ler estas páginas e ver estes vídeos. Na altura em que isto estreou na SIC foi uma loucura (tinha eu uns 10 anos).
 
Templo dos jogos.. Bons velhos tempos.

Mesmo!

Uma das maiores lembranças que isto me traz foi quando fizeram a crítica ao Mario 64 e deram 100% (a primeira vez que deram 100% a um jogo) ... No dia seguinte na escola não se falava de outra coisa. Foi a loucura! Hoje em dia nem consigo olhar para os gráficos desse jogo sem me fazer doer os olhos :-D
 
Mesmo!

Uma das maiores lembranças que isto me traz foi quando fizeram a crítica ao Mario 64 e deram 100% (a primeira vez que deram 100% a um jogo) ... No dia seguinte na escola não se falava de outra coisa. Foi a loucura! Hoje em dia nem consigo olhar para os gráficos desse jogo sem me fazer doer os olhos :-D
Que sacrilégio!
Um jogo que continua com 94 no metacritic.
 
Que sacrilégio!
Um jogo que continua com 94 no metacritic.

O jogo sem dúvida era excecional na altura que saiu, que não haja dúvidas disso, tanto era que só se falava disso até por ter recebido 100%. Agora, os meus olhos é que já estão mais refinados e menos habituados aos polígonos ;)
 
Se já falas assim do Mario 64 o que dirás de algo mais antigo da família da Neo Geo ou Famicom. :P
Porque mesmo esses jogos hoje ainda se jogam mesmo muito bem.
 
Última edição:
Se já falas assim do Mario 64 o que dirás de algo mais antigo da família da Neo Geo ou Famicom. :P
Porque mesmo esses jogos hoje ainda dia ainda se jogam mesmo muito bem.

Eu não falei mal do jogo! Para referência eu sou do tempo do Spectrum. Dificilmente haverá jogos que sejam visualmente mais cansativos para os olhos que esses, talvez só coisas do tempo dos monitores de fósforo verde! Ainda há dias até falei de um num tópico das pérolas, o Manic Miner. Experimente ver no YouTube se for caso de não conhecer.
 
Sim, eu percebi que não estavas a dizer mal. Só que pessoalmente a nível de divertirmente estes jogos mais antigos ainda conseguem proporcionar belas horas de prazer. Aliás, até diria que jogo mais depressa este mais antigos que os recentes.

Conheço sim o Manic Miner. No meu caso a primeira consola que tive foi uma Atari 2600 que ainda foi jogada numa TV a preto e branco. Na altura não havia dinheiro para mais.
 
Back
Topo