Performance fraca no Ubuntu 18.04

ferius

Power Member
Boas,
Decidi recentemente migrar de Windows para Linux, e escolhi o recente LTS do Ubuntu. Mas notei que a performance gráfica está muito fraca. Por exemplo o Youtube, seja a 360p ou 1080p, nota-se pequenas paragens, principalmente em ecrã cheio. Outro exemplo, Heaven Benchmark, apesar de estar a monitorizar 35fps, a fluidez do benchmark em si parece muito abaixo, tipo 15-20fps.

Já fiz todos os updates que havia para fazer, fui aos "Drivers Adicionais" e não encontro nada. O OS em si é responsivo mas a performance gráfica parece ser um problema.
 
Boas,
Decidi recentemente migrar de Windows para Linux, e escolhi o recente LTS do Ubuntu. Mas notei que a performance gráfica está muito fraca. Por exemplo o Youtube, seja a 360p ou 1080p, nota-se pequenas paragens, principalmente em ecrã cheio. Outro exemplo, Heaven Benchmark, apesar de estar a monitorizar 35fps, a fluidez do benchmark em si parece muito abaixo, tipo 15-20fps.

Já fiz todos os updates que havia para fazer, fui aos "Drivers Adicionais" e não encontro nada. O OS em si é responsivo mas a performance gráfica parece ser um problema.

O teu pc é o que está na assinatura? Experimenta o LinuxMint, normalmente é o que aconselho. O Ubuntu nos últimos tempos tem alguns bugs, e pelo que tenho lido pela internet, o mesmo tem tido imensos problemas. Alguns relatos como o teu também. Se não quiseres experimentar o LinuxMint, testa o Mate ou Xfce, no Ubuntu também pode ser o ambiente gráfico o gnome é pesado, pode ser por isso.
 
Aparentemente o problema ficou resolvido. Adicionei uma ou duas PPAs, fiz mais uns updates do qual incluia uma libraria de acelaração de hardware (acho que foi do PPA oibaf/graphics-drivers).

Video apesar de ainda não ser perfeito, já se consegue ver bem 720p60 e 1080p60 (ainda se nota pequenos micro-stutters). No que toca ao Unigine Heaven, apesar de ter levado uma pequena melhoria, nota-se ainda instabilidade na imagem (cheio de micro-stutters). Mas jogos não é uma prioridade por isso acho que está aceitável por agora. Vou experiemntar distros que não sejam tão pesados a nivél gráfico. Queria ficar no Ubuntu por ter mais suporte, mas aparenta ser demais para o meu pc.
 
Aparentemente o problema ficou resolvido. Adicionei uma ou duas PPAs, fiz mais uns updates do qual incluia uma libraria de acelaração de hardware (acho que foi do PPA oibaf/graphics-drivers).

Video apesar de ainda não ser perfeito, já se consegue ver bem 720p60 e 1080p60 (ainda se nota pequenos micro-stutters). No que toca ao Unigine Heaven, apesar de ter levado uma pequena melhoria, nota-se ainda instabilidade na imagem (cheio de micro-stutters). Mas jogos não é uma prioridade por isso acho que está aceitável por agora. Vou experiemntar distros que não sejam tão pesados a nivél gráfico. Queria ficar no Ubuntu por ter mais suporte, mas aparenta ser demais para o meu pc.

Penso que o problema é mesmo o gnome. Quanto a suporte, nos dias de hoje existe outras distribuições com suporte idêntico ou até maior, Opensuse, Fedora e LinuxMint. Se queres ficar pela família Ubuntu, podes experimentar Xubuntu, ou então instalas um xfce, mate, etc.

Edit: @ferius qual o kernel que tens instalado?

Deixo aqui uma forma para trocares o kernel, aconselho instalares o lts 4.14.xx


Depois abres um terminal e fazes;

# update-grub

E no inicio escolhes o novo kernel.
 
Última edição:
Segundo o comando " uname -r ", tenho o kernel 4.15.0-32-generic.

Já que usei o Lubuntu 16.04 no passado e tive uma boa experiencia com o LXDE, vou experimentar a versão 18.04 para ver se o problema é mesmo o DE. Se for problema do DE, e o Lubuntu não tiver problemas, tento o MATE do Mint.
 
Experimentei ambos os kernel 4.14.65 e o novo 4.18.3, e não consegui ver diferenças. Mas obrigado na mesma pela dica.

Entretanto fui tentar investigar o porque da performance tão má do Heaven e afinal ele simplesmente não corre muito bem em modo janela, provávelmente por causa do DE estar todo á mostra enquanto roda. Em fullscreen a imagem bate certo com o fps counter.

Agora falta experimentar um DE menos pesado e ver como se compara.
 
Boas,

Aconselho vivamente o Linux Mint XFCE. Estou a escrever numa máquina velhinha - P4300 c/ 3 Gb de Ram e HDD 300Gb - e corre impecável, pelo menos para o uso de dia-a-dia. Email, browser, umas tabelas com o libreoffice... Sempre rápido e muito estável.

1E3_1zXCrNdXC5nFRG12IDa4lfHKrzbjX
 
Já tive a experiementar com o Lubuntu e tive os seguintes resultados:

Sem Oibaf/graphics-drivers:
video de Youtube em full screen a 60fps parece 30fps. Esse problema é eliminado em modo janela. perdas acentuadas de frames a 1080p60 (50/1000)
video 4K30 H264 no Gnome MPV com stutters acentuados. No VLC é muito melhor com apenas pequenas perdas de frames (3/1000).
Unigine Heaven parece correr bem, mas nota-se um pouco de micro-stuttering.

Com Oibaf/graphics-drivers:
video de Youtube full screen a 1080p60 agora parece 60fps e perdas de frames são agora marginais(1/1000)
video 4K30 H264 no Gnome MPV roda sem problemas, até diria melhor que no VLC.
Unigine Heaven apesar de ter o mesmo score, a imagem já não parece ter aquelas micro-paragens.

Não comparei com o Ubuntu porque decidi formatar a partição dele para alojar varias distros para testes e ver qual a que mais me agrada. Mas acho que a performance deve ser similar, pois o problema é mesmo o driver e não o DE.
 
Back
Topo