CPU demasiado quente com WC, o que acham?

Tal como tinha dito isso era o delid mal feito, quem selou o ihs novamente deve ter metido uma camada de cola ou silicone demasiado espessa que fez com que o metal liquido fizesse mau contacto entre die e ihs.

Para estabilizares o clock e tensão usa o cinebench15 e vai baixando a tensão em incrementos de 0.05v até falhar um teste, e depois dás um cheiro acima da última tensão estável.
 
Tal como tinha dito isso era o delid mal feito, quem selou o ihs novamente deve ter metido uma camada de cola ou silicone demasiado espessa que fez com que o metal liquido fizesse mau contacto entre die e ihs.

Para estabilizares o clock e tensão usa o cinebench15 e vai baixando a tensão em incrementos de 0.05v até falhar um teste, e depois dás um cheiro acima da última tensão estável.

Eu desta vez nem sequer selei o CPU está directo CPU com cooler sem IHS, ficou excelente a nivel de temps, vou testar da forma que avisaste, achas que é seguro passar os 1.3v? uma vez que com 1.3v tenho temps de 60º em full load, ainda da margem para ir um pouco mais alem
 
Sim com essas temperaturas podes esticar mais um pouco, mas provavelmente nem precisarás para manter um clock de 4.6. Caso precises é seguro ir até 1.35v e com boas temps podes até usar 1.38v se quiseres esticar o clock ao máx. a partir daí começa a entrar em degradação acentuada e temps inconvenientes para o dia a dia.
 
eu a bocado deixei a 1.3v a 4.5ghz e o pc deu reboot passado 2horas em prime95, vou testar ir até aos 1.35v nao quero nada abusado quero isto bem estável para o dia a dia.

Qual de todos os programas prime95, linx, occt, cinebench, intelburn etc... qual é o mais rapido a dar instabilidade ? neste momento ando sempre a testar com prime95 e demora imenso a falhar :/ com intelburn nunca falha sequer
 
No teu caso metia 1.31 ou 1.32 e n m chateava mais com o assunto , só se o PC fosse a baixo . Estás a usar oc com o speedstep certo ? vais meter com offset voltage ? Acho q o Linx era o mais puxado mas provavelmente tb será de mais . Tens outro da Intel , n sei se é XTREME QQ coisa . N te sei dizer ao certo que não estou em casa
 
bem ainda não consegui afinar a 100% esta noite deixei o IBT em maximum a correr testes toda a noite a 1.33v a 4.4Ghz mas agora de manha verifiquei que a meio da noite deu reboot. a nivel de configurações nao estou muito a vontade vou colocar aqui dois prints a ver se ajuda a detetar algo que esteja em falta:

hoje durante a manha vou deixar a correr a 1.33V e baixar para 4.3 a ver se estabiliza o que me parece estranho nesta voltagem devia aguentar um pouco mais :/ as temps nao tao más 10min linx 75º a não ser que estes 1.33V estejam a ser demasiados



@HoT sim tenho o EIST ativado e tambem o C1E este ultimo estou na duvida se convem estar on ou off
 
Última edição:
Desliga os c1e, onde tem oc genie function tens por button muda isso acho que dá para meter outra opção e fazer outras alterações de oc, existe algures uma opção para o long duration power e short duration tens de meter custom mete tipo 180 e 250 respectivamente.
Se tiveres opção spread spectrum desactiva, e não vejo aí o LLC não me lembro se o nome é o mesmo nas msi, tens de meter no máx.
O switching frequency se tiveres mete 2x, e não vejo aí valores de PLL, provavelmente terás de mexer.
 
@godevskii antes de mais obrigado pela ajuda, fiz algumas coisas que disseste, desliguei C1E, alterei esta seguinte opção, e penso que fiz bem alterei o CPU RATIO MODE para dynamic para poder activar o EIST corrige-me se estiver errado, o long duration e short alterei para 180 e 250, o spread spectrum o LLC e o switching frequency não encontrei mas vou ver melhor amanha com mais calma, em PLL não sei bem o que colocar, segue aqui uns prints mais completos obrigado:

 
Dentro do digitALLpower tens lá o cpu phase control isso é o LLC, mete no máx. e o switching frequency também está dentro desse menu.

tens razão distracção minha não reparei no switching foi visto a pressa agora ja estou com mais tempo, o cpu phase so aparece para alterar entrar normal ou optimized suponho que seja optimized certo? e o switching tem varias frequencias coloco o maximo? nunca mexi nessa opção, a questão do cpu ratio mode nao tem problema desta forma?

 
Última edição:
Sim mete optimized. O Switching mete a 850. O cpu ratio mete fixed, isso vai fazer que todos os cores corram ao mesmo clock.

Outra coisa, tens uma opção chamada ring ratio isso é tipo o clock da cpu cache, deves meter 2 passos abaixo do clock princiapal (tipo se tiveres 44x no clock principal metes a cache a 42x), depois tens a cpu ring voltage, experimente meter um valor de 1.2v não vás muito acima deste valor.

Edit: se com isto tudo ainda não ficar estável vais a ambos voltage IO e metes um offset de + 0.2
 
Última edição:
Sim mete optimized. O Switching mete a 850. O cpu ratio mete fixed, isso vai fazer que todos os cores corram ao mesmo clock.

Outra coisa, tens uma opção chamada ring ratio isso é tipo o clock da cpu cache, deves meter 2 passos abaixo do clock princiapal (tipo se tiveres 44x no clock principal metes a cache a 42x), depois tens a cpu ring voltage, experimente meter um valor de 1.2v não vás muito acima deste valor.

obrigado, acabei de fazer essas alterações vou deixar a correr um prime95 em small fft's durante a noite e amanha posto o resultado a 4.4 1.33v e com as outras alterações que me disseste.
 
penso que ainda não esta a 100%, o prime95 em smallfft's encerrou, mas o pc nao deu reboot nem nada simplesmente quando foi ao pc passado umas horas tinha o realtemp aberto etc menos o prime95 :/ ja não é a primeira vez que me acontece se calhar vou testar com outro.
75º o core mais quente
 
Última edição:
obrigado, acabei de fazer essas alterações vou deixar a correr um prime95 em small fft's durante a noite e amanha posto o resultado a 4.4 1.33v e com as outras alterações que me disseste.

penso que ainda não esta a 100%, o prime95 em smallfft's encerrou, mas o pc nao deu reboot nem nada simplesmente quando foi ao pc passado umas horas tinha o realtemp aberto etc menos o prime95 :/ ja não é a primeira vez que me acontece se calhar vou testar com outro.
75º o core mais quente

@godevskii deixei durante 16 horas a correr IBT em maximum fez 140 testes com gflops sempre nos 128 e temp max chegou a 75º, com as configurações todas que me disseste, 4.4Ghz a 1.33V, o que achas?
o prime95 andava a fechar a meio agora estou na duvida se será o programa a falhar ou instabilidade
 
Boas, corre meia dúzia de testes de cinebench e faz umas horas de jogos se não crashar à partida está estável. O prime é bom para testar um oc rápido para ver se o cpu se aguenta a uma certa tensão num curto espaço de tempo mas no long run é um bocado overkill.

Só é pena teres tido azar com esse chip, em média nessa geração com essas tensões o pessoal atingia uns 4.6, mas saiu-te um chip fracote e parece que não há muito a fazer para além disto.
 
Boas, corre meia dúzia de testes de cinebench e faz umas horas de jogos se não crashar à partida está estável. O prime é bom para testar um oc rápido para ver se o cpu se aguenta a uma certa tensão num curto espaço de tempo mas no long run é um bocado overkill.

Só é pena teres tido azar com esse chip, em média nessa geração com essas tensões o pessoal atingia uns 4.6, mas saiu-te um chip fracote e parece que não há muito a fazer para além disto.

Logo dou feedback, parece-me estar bem, 4.4 já é muito bom, caso esteja estável assim ainda vou ver se isto vai aos 4.5 pelo menos mas não me parece. Até logo obrigado
 
parece estar porreiro para ja, ja agora podes-me dar um dica nas memorias tenho 16gb (2x 4gb 2400mhz a cl10 e 2x 4gb 2400mhz a cl11) para as meter iguais pelo menos tenho de mexer na voltagem delas?
 
Back
Topo