Tablet Microsoft Surface Go

Depois de algumas semanas com ele (128GB 8GB) a única coisa que acho que podiam melhorar é a bateria ou pelo menos a gestão da mesma para render um pouco mais (mesmo em modo de poupança de bateria), tenho também um iPad 2017 128GB e o iPad muito devido a não ter multitask a sério e ter uma melhor gestão da bateria dura-me mais o que compreendo perfeitamente.
 
Depois de algumas semanas com ele (128GB 8GB) a única coisa que acho que podiam melhorar é a bateria ou pelo menos a gestão da mesma para render um pouco mais (mesmo em modo de poupança de bateria), tenho também um iPad 2017 128GB e o iPad muito devido a não ter multitask a sério e ter uma melhor gestão da bateria dura-me mais o que compreendo perfeitamente.
Quanto tempo é que te tem durado +/- ?
 
Por volta das 5/6 horas em média com a minha utilização (browser, torrents, edição de imagem leve, jogos leves) e o ecrã a 50% de luminosidade fixa.

Está em linha com o que tenho obtido no meu. Com utilizações mais leves consigo ultrapassar facilmente as 7H de screen on time, com um maior número de tarefas e adaptive brightness tipicamente >50% desce para as 6/5H.

Algumas dicas que sugeria de modo a optimizares a autonomia em bateria:
  • optar pelo refresh de 48Hz no painel LCD ao invés dos 60Hz;
  • desligar o on the fly device encryption se não lidas com nada muito sensível;
  • desligar o swap de modo a usar unicamente a RAM e evitar escritas desnecessárias para o SSD(em escrita este pode consumir picos de 2A);
  • reduzir 90mV no VCore do CPU/iGPU.
 
A esposa anda desesperada para comprar um portátil e neste momento apesar de ser só para navegar na net é ver uns vídeos vai também ser preciso transportar para o trabalho que basicamente vai ser só para criar fórmulas em Excel e analisar relatórios.

Hoje pensei neste pela vantagem de poder transportar mas quando a esposa for ver vai achar muito dinheiro pelo "tamanho". Aquela mania quando mais caro tem de ser maior.
A pequena ca em casa assim podia utilzar como tablet e iniciar na informática visto que na pré ja tem iniciação, e estava a pensar que nas ferias podia levar para descarregar uns videos e fotos e para ver uns videos no aviao para a pequena. O que pergunto é se vale os 687€ já com teclado?

Uma duvida talvez um pouco basica mas como é a primeira vez que estou a pensar num surface aqui vai.

Ele funciona com as chamadas aplicações da store como um tablet ou com programas que instalamos num pc normal? Posso facilmente editar umas fotos mas algo basico e editar uns videos das ferias que gravo em 4k?
Obrigado
 
Última edição:
@Survivor para o tipo de utilização que expões, sugeria outro equipamento como por exemplo um iPad. Na minha óptica, o Surface Go é talhado para outro tipo de utilização que necessite obrigatoriamente de aplicações exclusivas ao Windows(store e fora desta) num contexto de mobilidade regular.
 
Está em linha com o que tenho obtido no meu. Com utilizações mais leves consigo ultrapassar facilmente as 7H de screen on time, com um maior número de tarefas e adaptive brightness tipicamente >50% desce para as 6/5H.

Algumas dicas que sugeria de modo a optimizares a autonomia em bateria:
  • optar pelo refresh de 48Hz no painel LCD ao invés dos 60Hz;
  • desligar o on the fly device encryption se não lidas com nada muito sensível;
  • desligar o swap de modo a usar unicamente a RAM e evitar escritas desnecessárias para o SSD(em escrita este pode consumir picos de 2A);
  • reduzir 90mV no VCore do CPU/iGPU.

Já desisti e devolvi, é uma boa maquina para multitasking mas para a minha utilização prefiro ficar só com o iPad. Torna-se algo lento para quem está habituado a um tablet que faz tudo rápido ainda que uma coisa de cada vez e nunca me tenho que preocupar com a bateria.
 
Se não se adequava ao teu tipo de utilização fizeste muito bem @HaKaRo. Não há nada pior do que ficar com algo que não nos satisfaz.

Entretanto parece que o update de Outubro para o W10 irá trazer indicadores de consumo de energia processo a processo, um pouco na onda do que já foi feito anteriormente no macOS. Apesar de não apresentar os valores de uma forma quantitativa, é bem vindo na mesma.

pTUMSFC.png
 
Consumer Report (US) não recomenda o Surface Go.

"Why did the Surface Go fall short of being recommended? Mainly because its performance falls below what consumers can find in a number of other laptops, which can result in some lag when performing tasks like cycling through different windows. “We weigh processing power heavily when we’re evaluating laptops,” says Maria Rerecich, who oversees all electronics testing for Consumer Reports. “A computer that doesn’t do well in performance testing isn’t likely to get recommended.”

https://www.consumerreports.org/laptop-computers/consumer-reports-recommends-microsoft-surface/

PS: E volta a recomendar a linha Surface Pro e Surface Book (modelos Surface Pro 4 de 2017 e Surface Book 2, respectivamente, não os anteriores) passado um ano de não recomendado! As questões fiabilidade preocupantes que diagnosticou tanto nos seus testes como em reviews com consumidores, já foram levantadas, atingido a MS finalmente este ano a paridade com os restantes fabricantes de PCs em nível de qualidade/fiabilidade efectiva, na prática.
 
@Trance como puramente uma máquina de performance equiparável a um qualquer laptop(cito: its performance falls below what consumers can find in a number of other laptops) não cabe na cabeça de ninguém recomendar o Go. Certamente que um outro qualquer laptop também não tem as mesmas dimensões e peso, mas vá isso também não deve interessar para nada. Curiosamente no mesmo artigo aproveitam para recomendar um modelo da Acer com estas especificações performantes: "Celeron N3350, 4GB DDR3L, 32GB Storage", pujante! Aliás esse Celeron tem cerca de metade da performance do 4415Y do Go, deve ser uma edição especial, certamente.

Sinceramente gostaria de saber quais os parâmetros de utilização real que usaram para atingir as quase 11H de autonomia, é um pouco ridículo se se limitaram a ligar o equipamento e deixa-lo com o ecrã ligado a não fazer nada. Diz muito do realismo e sustentabilidade desses ratings e recomendações(em utilização real é quase metade disso).

Dito isto podiam ter tocado nos pontos onde a MS falha de forma gritante, como por exemplo no suporte deficiente ao equipamento e ainda vai a um mês e pouco da introdução no mercado(e que lesam a experiência e a imagem do modelo de forma irremediável). Mas claro, uma analise pipoca feita por gente que evidencia pouca percepção técnica dá mais page views.
 
@AudigyMaster,

Honestamente não sei porque o Acer passa este não. Nunca experimentei o Acer, apenas o Go. O CR como sabes é uma entidade com uma certa reputação, mesmo técnica. Pelo menos as empresas como a Apple e a MS costumam levar a sério as suas recomendações pelo que tenho observado.

"Infelizmente esses drivers de Fevereiro não só estão pejados de bugs(ghost rendering, base clock lock) como não têm algumas das melhorias e funcionalidades entretanto introduzidas com vista a reduzir o consumo de energia e melhorar a eficiência do iGPU." - AM.

Eu não vejo o descrito como um problema de suporte. Mas um problema de qualidade do produto da MS.

Dito isto para mim nem um nem possivelmente o outro modelo como já deves ter reparado (só experimentei o Surface Go). Para mim para o efeito que estes computadores se destinam na generalidade, o iPad dá um baile a todos os níveis, excepto um ... o suporte de rato, que não tem (não compraria nada disto para programar mas para tudo o resto on the go).

Fica bem.

PS: O que eu acho impressionante, é como uma empresa consegue ainda nos dias de hoje fazer um negócio de bilhões com tantos problemas a longo do tempo nesta linha. Eu sei porque passei por alguns deles. Não passei por mais porque saltei fora à segunda ... se não estava uma terceira com o SP4.

EDIT: O vídeo onde falam um pouco sobre isso. E o Thurrot como deves saber não é um tipo qualquer da MS Press:


E claro quando fala de Integrity e Respectability e tudo o resto é .... bom é o Thurrot. As grandes de empresas sempre foram o abano de familia para muita press. No entanto o Thurrot gosta mesmo da MS ... ou gostava de uma MS que nunca existiu. Gosta de pessoas em concreto.
 
Última edição:
O CR como sabes é uma entidade com uma certa reputação, mesmo técnica.
(...)

Essa reputação que falas, é só exacerbada pela sua numerosa base de leitores pouco versados tecnicamente(é por isso que pagam à CR, para lhes dar pareceres e recomendações). Um pouco como a DECO Pro Teste cá em PT(sem a vertente de protecção ao consumidor). Não quer dizer que os seus métodos de "analise" sejam os mais correctos ou até os mais detalhados, aliás a própria linguagem tem que ser cativante para o tipo de público que tipicamente lê e toma em conta o parecer destas "empresas". Não para o utilizador tech savvy que tipicamente tem outro tipo de fontes.

Dito isto, a recomendação daquele Acer e as quase 11H de autonomia do Go(nos seus testes) resumem bem o nível de credibilidade que deve ser dado à CR.
 
Estás a dizer que um tipo versado tecnicamente não pode achar a performance deste dispositivo baixa face à concorrência? Isto, é, se achar baixa é porque não é tech savvy? humm.

Epa do que experimentei este dispositivo é claramente lento mesmo para o preço. Isto a somar à reportada baixa autonomia não se pode dizer que seja um bom dispositivo. Pode ser suficiente, para alguns, mas bom não pode ser.

Bons materiais, aparentemente sim, um design é o Surface. Mas o resto ...

Podes elogiar o dispositivo estás no teu direito. Agora eu e muitos que não vemos razões para isso não quer dizer agora que deixamos de ser versados tecnicamente. Há mesmo membros da MS press, conhecidos autores de livros técnicos, que pessoalmente não recomendam a compra do produto. Esses também devem ser pouco versados tecnicamente ....
 
Última edição:
Essas tuas interpretações... ora repete a leitura do que escrevi e vê lá onde disse que quem não acha X é porque é menos versado. Tu afirmaste que "a CR tem uma certa reputação, mesmo técnica" e eu respondi porque acho que existe essa ideia falaciosa. Cito-me "Essa reputação que falas, é só exacerbada pela sua numerosa base de leitores pouco versados tecnicamente(é por isso que pagam à CR, para lhes dar pareceres e recomendações).".

Mas se não fui claro(não sei como) posso reformular, o tipo de subscribers desses serviços são tipicamente pouco versados nestes campos e como tal optam por aceitar o conforto de uma entidade que escolha por eles, que os guie e aconselhe, independentemente da agenda que tais organizações possam ter. No fim estas acabam por adoptar um estilo de analise e discurso mais simplista, tipicamente vago e pouco técnico mas ao mesmo tempo assertivo e em jeito de supra-sumo do conhecimento de modo a satisfazer e a cativar a sua audiência que espera por uma decisão binária(0, 1, ou sim, ou não), dando por fim a ideia falaciosa de que sabem do que falam(o que alimenta essa "reputação").

Tu pelos vistos não concordas com a analise deles que indica quase 11H de autonomia no Go, mas afirmas que "têm uma certa reputação, mesmo técnica". Tu afirmas que na tua experiência com o modelo, achas este lento, quando uma recomendação deles é um Acer com um Celeron com metade da performance do 4415Y do Go, 4GB de RAM e 32GB de eMMC(que deve oferecer uma experiência espectacular, não sei como, mas deve). Coerência meu caro e deixemos-nos de off-topic.
 
A questão não è a credibilidade da CR como um todo. Mas se faz sentido a sua não recomendação tendo como base a baixa performance.

Se fizer sentido a par de outras experiências, a questão da credibilidade nem se coloca. É mais uma a dizer o mesmo.

Se não fizer, pode se colocar ou não

Eu não conheço a fundo a CR. O que sei, é que é uma entidade referenciada pelas empresas quando lhes convém. Quando não lhes convém é contestada.

Eu recordo que há bem pouco tempo, em 2016 os MacBooks Pros não foram recomendados por não terem passado nos testes de autonomia. Eles disponibilizaram a forma como fizeram os testes e coisas mais. Vários fans também contestavam as coisas na base que contestas. Para eles não havia problema algum.

No entanto a Apple trabalhou com eles para perceber os resultados. E de facto havia um problema. Fizeram um fix e passou mais tarde, sendo já recomendado.

Para mim as coisas devem ser feitas desta forma. CR não tem um nome sexy, mas as pessoas que lá trabalham são engenheiros a par de muitos que trabalham em outras empresas pelo mundo fora. Como chegaram a esses resultados de autonomia é outra incógnita.

Não tenho conhecimentos e dados concretos sobre a instituição nesta matéria para passar esse tipo de atestados. Mas talvez a MS possa seguir o exemplo da Apple, e por isso teres um melhor Surface Go do que tens agora. Por exemplo, drivers mais actualizados.
 
Última edição:
boas inicialmente andava à procura de um portaitl leve.
Como os preços sāo muito elevados, virei-me para os tablets, procuro algo para navegar na net, e trabalhar em documentos word e execel.
O essencial seria ter a caneta para poder escrever e desenhar directamente no tablet.
este surface seria o ideal ou por o preço do mesmo arranjo melhor?
 
Back
Topo