Discussão Full-frame Mirrorless

strobe

Moderador
Staff
Com um novo sistema já anunciado oficialmente (Nikon Z) e mais dois a serem anunciados muito em breve (Canon e Panasonic), parece que em menos de um mês iremos passar de apenas um sistema mirrorless full-frame (Sony FE) para quatro.

O objetivo deste tópico é ir sintetizando os prós e os contras de cada sistema, tendo em conta a informação disponível mas sem entrar em clubismos.

Para começar a discussão deixo aqui um artigo bastante equilibrado (embora com um ligeiro bias para o video):
4 way battle – rating the chances of Panasonic vs Canon vs Nikon vs Sony full frame mirrorless systems
 
Vivemos tempos incríveis.

A partir de agora veremos o quão rápido (ou não) será a transição total para as mirrorless.
Uma coisa é certa, concorrência nunca é demais. E outra coisa é também certa...finalmente a Sony tem de dar corda aos sapatos e isso deixa-me com boas expectativas!

A minha próxima FF era de caras uma Olympus...mas os tipos parece que não querem ir por aí! :P
 
A minha próxima FF era de caras uma Olympus...mas os tipos parece que não querem ir por aí!

Bom, nos últimos dois anos a Olympus registou patentes para 7 objetivas FF... De recordar que a Panasonic lançou a sua primeira m43 um ano antes da Olympus. Quem sabe se não se voltam a aliar para FF. Segundo menciona o artigo que citei, esta aliança seria o melhor para os consumidores.


A Sony A7II está com 47% de desconto na Amazon

Não será bem 47% porque há muito tempo que a A7II não é vendida ao MSRP. E provavelmente será por pouco tempo (só para esgotar as últimas unidades em stock da Amazon). Mas não deixa de ser uma queda apreciável:

evolução preço amazon a7mkII.png
 
Finalmente temos ai as MirroLess em força.
Eu nunca me importei muito com a qualidade dos sensores, quando entrei na fotografia já eram muito bons. Depois de comprar a primeira máquina comecei-me a importar muito mais com a ergonomia e focagem automática, dois pontos em que para mim estão longe de ser o forte das mirrorless. Estou curioso para ver o que sai nesta fornada.

Não percebo de coisas muito técnicas, mas acho que a Canon está a ficar com demasiados encaixes, neste momento tem 4(?) e desde o principio que não percebi muito bem o encaixe M, era para fazer as máquinas o mais pequeno possível ? Gostava de saber quantos mm pouparam com ele em relação ao RF.
 
Gostava de saber quantos mm pouparam com ele em relação ao RF.

Da wiki:

Canon RF: 20mm de flange, 54mm diâmetro
Canon EF-M: 18mm de flange, 47mm diâmetro

Para comparação:

Nikon Z: 16mm de flange, 55mm diâmetro
Sony FE: 18mm de flange, 46.1mm diâmetro

Olhando para estes números, se quizessem mesmo, até conseguiam meter FF no EF-M. Mas o vidro disponível para EF-M não justifica e assim ganham mais liberdade em termos de design das objetivas (por causa do diâmetro maior).
 
Neste momento o APS-C mirroless só tem fuji e Sony, certo?
Ainda não se percebe bem o que a Canon quer fazer com o seu EF-M...o sistema ainda só tinha uma lente decente (22mm f/2), e quando pareceu que vinha uma oportunidade de encostarem com ele e passarem tudo para o novo mount, lançam uma 32mm f/1.4 que é melhor do que todas as lentes que alguma vez saíram para as DSLR APS-C. Aliás, já a 22mm f/2 o era. Nunca fizeram uma lente com abertura maior do que f/2.8 para o mount EF-S.

2018 está a ser um ano interessantíssimo...
 
A Canon anda meia perdida, mas pronto...
Esta história do novo mount, sendo que já tinham um mount mirrorless, não dá com nada.
Têm uns quatro adaptadores - começa a ser muito confuso/dispendioso.

2018 está a ser, sem dúvida, muito interessante para as mirrorless FF, mas a Canon, para apanhar o comboio, teve que se marimbar para o mount EF-M e criar um novo (não sei porquê, não entendo muito destas coisas da física dos mounts).
Parece-me que a Nikon criou o Mount mais "future proof", mas só o tempo dirá.

Ainda estou curioso (muito) para ver o que a Panasonic vai fazer.

Cumps
 
O meu palpite em relação à Canon é que eles devem querer continuar a não permitir muitas trocas de lentes entre full-frame e APS-C, e tendo dois mounts diferentes garantem isso mesmo.
O lançamento da 32mm f/1.4 nesta altura é a afirmação de que o EF-M está para ficar.
Os adaptadores achei óptimos, sinceramente. Especialmente aquele com os controlos tácteis.

Parece-me que a Nikon criou o Mount mais "future proof", mas só o tempo dirá.
Dentro do meu pouco conhecimento sobre isso, penso que os dois estão quase ao mesmo nível, mas sim, com vantagem para a Nikon

Eu digo que 2018 está a ser um ano interessante até mesmo duma forma geral em termos de fotografia. No espaço de um mês temos uma autêntica revolução no mercado, com 5 marcas (três em conjunto) a anunciarem novos sistemas. O mercado está ao rubro :biglaugh:
 
teve que se marimbar para o mount EF-M e criar um novo (não sei porquê, não entendo muito destas coisas da física dos mounts).

O que há a perceber é:
  • Quanto menor a distância da flange, melhor (menor tamanho, mais espaço para adaptadores).
  • Quanto maior o diâmetro do mount, melhor (mais espaço para o elemento traseiro de objetivas, logo mais flexibilidade no design de objetivas).
Neste post já sumariei as características destes mounts.

O RF. tem maior (não menor) distância de flange que o EF-M. A única razão que vejo para isto é mesmo impedir que as objetivas EF-M possam ser adaptadas no RF. Infelizmente isto é típico da Canon.

O RF tem maior diâmetro que o EF-M, o que definitivamente é uma vantagem, especialmente considerando que o sensor é maior.

A Sony, numa situação parecida (mas com muito mais vidro disponível) optou por reutilizar em FF o seu mount APS-C.

Porreiro era a Canon ter-se lembrado disto tudo antes de criarem mais um mount APS-C condenado ao abandono (EF-M) e criar um sistema mirrorless a pensar em eventualmente reutilizar em FF.
 
Pois, acho que anda meia perdida em "guerras" com ela mesma :P
É que ainda por cima não tem, nem muitas lentes, nem lentes de jeito (a não ser uma ou outra) para EF-M...

Vai acabar por cair no esquecimento, quase que aposto.
 
Pois, acho que anda meia perdida em "guerras" com ela mesma :P
É que ainda por cima não tem, nem muitas lentes, nem lentes de jeito (a não ser uma ou outra) para EF-M...

Vai acabar por cair no esquecimento, quase que aposto.
Com esta nova 32mm f/1.4, sinceramente, duvido...

I mean...até a mim me dá vontade :biglaugh:


Uma EOS M5 (a irmã da 80D) com adaptador e:
  • uma nativa 11-22mm (eq. 18-35)
  • uma nativa 15-45mm (eq. 24-70)
  • uma nativa 22mm f/2 (eq. 35mm) - pancake
  • uma nativa 32mm f/1.4 (eq. 50mm)
  • uma adaptada 85mm f/1.8 (eq. 135mm)
  • uma teleobjectiva adaptada (fica ao gosto de cada um)

Eu ficava nas nuvens. Só aquelas duas primes nativas sozinhas já fazem crescer água na boca :biglaugh:

Claro que isto não é um kit profissional, mas para hobbie? Acho o material adorável.
 
Back
Topo