Construção Aerogerador [Fase 1 - Modificação alternador]

The WolfMan

1st Folding then Sex
Boa noite. Tenho aqui um alternador velho que me deram que resultou de uma tentativa falhada de o transformar num dínamo com ímanes permanentes para a construção de um aerogerador.

Assim gostaria de pegar neste projecto e construir um pequeno aerogerador funcional (:P) para meter a funcionar no meu jardim para talvez fornecer energia à iluminação do meu jardim (uns candeeiros). Claro que não se liga o aerogerador directamente aos candeeiros, aquilo vai para um circuito um bocado complexo (pelo que pesquisei na Internet, falam em inversores, baterias) mas para já o essencial é fazer com que o alternador funcione (coisa que nunca funcionou.

Vamos ao alternador em si. O alternador é um alternador Bosch que do seu passado só sei que veio de um Mercedes qualquer. Numa peça plástica dele (fotos mais à frente) diz assim (o que está legível):

P/N (?) -> 0 123 310 002
14V 70A

Vamos lá ao que interessa, as fotos. Atenção que pretendo refazer tudo de novo visto que o que foi feito, foi tudo mal feito (como um eixo que de eixo não tem nada, está todo perro). Outro exemplo foi para poupar dinheiro, mete-se um rolamento gripado porque esse era de borla. Não sou a perfeição em pessoa, mas pelo menos no projecto que fiz até agora (o robot) nunca tentei aldrabar de modo a ficar com dinheiro de patrocínios para mim (aliás, devido a termos queimado alguns componentes o meu grupo ainda teve de largar algum do bolso).

Aqui está o alternador todo desmanchado:
dsc03304xe.jpg


Aqui está a polie e uma parte do alternador. Aquilo tinha ali o rolamento que não queria sair dali por nada deste mundo. Mas nada que um martelo não resolvesse (e resolveu :004:).
dsc03305g.jpg


Nesta foto vê-se o que sobra do eixo (a outra parte anda algures para a cave com um resto do rolamento já que eu parti o rolamento ao meio :-D), e uns discos de ferro que foram usados para a construção do rotor. Ao lado vê-se os ímanes que são estes -> http://www.supermagnete.de/por/Q-20-10-02-N. Aquilo são dos poucos que sobraram porque os ímanes foram cobertos com araldite e já foi uma sorte enorme conseguir salva-los (ouve uns que estalaram, e outros perderam a protecção).
dsc03306s.jpg


O íman em maior pormenor (eu cá tentei, mas a máquina já não foca bem coisas a pequenas distâncias).
dsc03309h.jpg


Aqui está a bobine (estator). Se juntarmos os dois fios de cobre da direita, os dois fios de cobre do meio e os dois da esquerda e medir-mos com o multimetro, a resistência tendia para 0 ohm, o que me fez pensar que existem 3 bobines. Em todas as outras combinações não existia ligação entre os fios. Será que isto está a funcionar bem? Está um bocado ferrugento, será que foi isto que fez com que não funcionasse?

dsc03310y.jpg


Aqui está o que falta. A outra ponta do alternador, um rectificador de corrente (penso eu) que deverá rectificar a corrente AC em DC, e a tal coisa prete que tinha o P/N, a tensão e a corrente.
dsc03311f.jpg


E aqui está o rectificador em maior pormenor, que eu não faço a mínima ideia de ver se está bom ou não:
dsc03312o.jpg


O que foi feito foi colocar os ímanes que eu meti em cima no rotor sempre alternados (Norte, Sul, Norte, Sul por ai fora), mas sempre que o rotor passava pelo meio das bobines e se rodava, a d.d.p. nos terminais das bobines era 0V.

Um professor que supostamente percebia muito disto disse que o conceito era muito simples e que era das coisas básicas do electromagnetismo. A partir do momento em que se movimenta os ímanes devia-se produzir uma corrente eléctrica nas bobines, mas tal nunca aconteceu.

Esse professor levou um alternador modificado por ele, com as mesmas modificações que este levou, com as seguintes diferenças. A bobine do outro tem 3 ''pernas'' e este tem 6, e ele usou uns ímanes mais fortes (estes -> http://www.supermagnete.de/por/Q-20-10-05-N) e no dele funcionava. Penso que dos ímanes não é porque a diferença de uns para os outros deveria ser apenas a potência total do alternador (digo eu, menor campo magnético = menor campo eléctrico = menor corrente = menor potência ou estou errado)

Alguém sabe identificar o problema para eu começar a meter mãos à obra?
 
caro amigo, eu gostaria de receber se possivel a conclusão deste projeto - a modificação de um alternador para aerogerador. se possivel envie-me por email. desde ja agradeço

pmjcarlos [AT] gmail [DOT] com
 
Última edição pelo moderador:
Só agora é que reparei que alguém escreveu neste tópico :P

De momento isto está tudo parado. Em vez de alguém me dizer como se faz ou fazer-me o projecto, estou à espera de adquirir conhecimentos técnicos para eu o conseguir fazer :D

Se tudo correr bem daqui a uns tempos longos tenho isto a funcionar :D
 
primeiro tens que ver se o estator nao esta a fazer passagem ao cobre,ligas um multimetro a um fio de cobre e tocas no estator(ja nao me lembro em que posicao eu punha o mutimetro,eu ja fiz bobinagens em coisas dessas,inclusive em motores de 10cv,mas se isso nao tiver a fazer passagem e lavares com liquido nao condutor,e fica novo,levares a alguem que lhe ponha de novo a cera no cobre e que o leve a cozer.o resto os rolamentos sao baratos,se souberes as medidas encontras isso na net,o veio e que ja nao sei o que podes fazer...)
 
acho que estás a querer complicar demasiado o projecto. do que sei, os alternadores são trifasicos. 3 bobines com a ponte rectificadora, produzem acima de 12v dependendo das condições e fazem massa pelo corpo.
o circuito simples para o jardim que te aconselho a fazer para te iniciares é o seguinte:

- ligas o fio positivo ao parafuso que tem a porca (na ultima foto) e ao positivo de uma bateria de 12 de um carro/mota
- ligas o fio negativo a um buraco qualquer com um parafuso e porca e ao negativo da bateria
- ligas lampadas de 12v à bateria

as lampadas vão consumindo a bateria e o alternador vai carregando a bateria. é o mesmo funcionamento do que num carro. depois mais tarde podes ir desenvolvendo mais o projecto. usar circuitos para te dar uma tensão constante e estavel para usares leds, protecção para não matar a bateria por excesso de carga ou de uso, etc..
 
Isto foi avante @The WolfMan ?
Já passaram uns aninhos!
Ficou em águas de bacalhau... Falta de tempo, não querer gastar muito dinheiro e ser complicado.

Hoje não percebo porque sugeriram aos meus colegas converter aquilo num dínamo.

Mais valia uma bateria onde o rotor do alternador ia buscar energia para a criação dos pólos no mesmo e depois a ventoinha fazia rodar o alternador onde a tensão alternada sinuisodal era rectificada em DC e mandada para a bateria. Como num carro.

Estava o conceito provado. Com mais algum dinheiro arranja-se um inversor.
 
Back
Topo