Problema com agua... Actualizado com Final Feliz :)

Se nem os relogios reparam/trocam devido a defeito das baterias inchadas que acabam por estalar o vidro do visor...

Confiança em marcas não existe, vai se usando até perder se a paciencia.
 
@Haunter Não é irrelevante pq é lindo uma marca ter um produto certificado IP67 que não pode apanhar água. Eu cá adoro, quem não gosta; ou não compra ou vai para tribunal se afectado por isso.

Até já disse aqui que a mim já me repararam um com danos de água e que ele devia enviar para garantia, ou é aqui no fórum que vai ter garantia? Livro de Reclamações, advogado, julgados de paz...

Posts é que não fazem nada, vá a uma loja e não saia de lá até falar com alguém que lhe resolva isso, ou é só para responder a mim que IP67 pode e deve apanhar água, dá um apoio e vai com ele, qts mais melhor.
 
@Haunter Não é irrelevante pq é lindo uma marca ter um produto certificado IP67 que não pode apanhar água. Eu cá adoro, quem não gosta; ou não compra ou vai para tribunal se afectado por isso.

Não deixando de ser insólito este tipo de prática não é exclusiva à Apple. As garantias da Samsung e da Sony, por exemplo, também não cobrem dados causados por água, independentemente dos telefones serem ou não IP67 (ou 68).
 
Não deixando de ser insólito este tipo de prática não é exclusiva à Apple. As garantias da Samsung e da Sony, por exemplo, também não cobrem dados causados por água, independentemente dos telefones serem ou não IP67 (ou 68).

A posição das marcas é que não sabem se a água entrou em utilização dentro dos limites do IP definido ou não. Pode a pessoa ter metido o telemóvel a 5metros de profundidade durante 24 horas.
No entanto, e isto é que interessa ressalvar, cabe ao vendedor/produtor provar que a água entrou por utilização incompatível com o IP definido para o dispositivo.
Tendo em conta o que diz a lei das garantias (e até há exemplos muito interessantes e adaptáveis nos guias oficiais de consumidor), se estiver especificado nas características um rating IP6x torna inválida qualquer cláusula que tente anular o direito à garantia quando utilizado dentro desse limite. É considerada desconformidade por falta de qualidade do bem.
 
Hoje falei directamente com a Apple Portugal por telefone, serviço brutal, operador com enorme sentido profissional e bom sensibilidade para o tipo de situação como a minha. Não concordamos com a situação que para mim é discutível, ou seja, se a Apple deve continuar a valorizar no seu marketing algo que depois não se pode aferir, e que pela minha situação nem sequer corresponde ao padrão de qualidade do IP67.

Vai entrar em contacto com a PC Clinic onde esta o meu Iphone e analisará todo o estado do IPHONE afim de decidirem se arranjam ou não.

Fica já a indicação que a politica da Apple permite reparar em algumas situações de danos com líquidos. Segundo o operador que me atendeu, abrem uma espécie de "investigação", cruzam os dados do cliente\descrição do cliente e claro o relatório técnico.

Discussão acesa em torno da questão, mas sempre com enorme sentido de ética, cordialidade e acima de tudo de respeito pela minha frustração.

Amanhã dou noticias!

Sobre a versão da Apple em relação ao IP67, a Apple indica essa classificação como aspecto valorizante do Iphone, visto que segundo eles representa a resistência do aparelho novo e testado no limite em laboratório. Resistência essa que diminui com o uso e afins.

Perguntei o que fariam se eu comprasse um IPHONE 7 e à sua frente o colocasse dentro de um balde de agua doce durante 29 minutos, depois o retirasse e secasse e ele deixa-se de funcionar por ter entrado água...

Resposta do operador sem hesitar, reparação imediata dentro da garantia.

Resumindo, fico na minha, ou a Apple assegura uma forma objectiva de medir o uso do aparelho nas condições do IP67 ou não o devia utilizar como forma de publicidade, valorização do mesmo. Considero má politica e afasta clientes como eu, críticos e que procuram fiabilidade.
 
Sobre a versão da Apple em relação ao IP67, a Apple indica essa classificação como aspecto valorizante do Iphone, visto que segundo eles representa a resistência do aparelho novo e testado no limite em laboratório. Resistência essa que diminui com o uso e afins.

[tl;dr tenho experiências bastante positivas (noutros locais que não a PC Clinic) em termos de assistência oficial Apple. Pode ser - espero que sim - que tenhas uma experiência similar neste caso!]


Aqui (e no caso das outras marcas que anunciam IP67 porque elas também fazem o mesmo) a questão é que se o produto está caracterizado oficialmente para o consumidor como IP67 deixa de ser apenas "valorizante" e passa a ser uma característica "efectiva" do produto.
Se essa característica deixar de se verificar dentro da garantia, então o consumidor tem direito a uma das formas de reposição de conformidade.
A história da resistência diminuir com o tempo e uso, por mais que efectivamente possa acontecer, está salvaguardada em termos de garantia e durante a sua duração se for preciso reparar ou trocar isso está abrangido pela garantia.

Parece a história das baterias em que as marcas mandam lá o papelinho da garantia a dizer que a bateria é um item de desgaste e só tem 6 meses de garantia. Isso são cláusulas leoninas, a garantia da bateria é a mesma do produto em que vem, seja telemóvel, computador portátil ou máquina de barbear.
 
[tl;dr tenho experiências bastante positivas (noutros locais que não a PC Clinic) em termos de assistência oficial Apple. Pode ser - espero que sim - que tenhas uma experiência similar neste caso!]


Aqui (e no caso das outras marcas que anunciam IP67 porque elas também fazem o mesmo) a questão é que se o produto está caracterizado oficialmente para o consumidor como IP67 deixa de ser apenas "valorizante" e passa a ser uma característica "efectiva" do produto.
Se essa característica deixar de se verificar dentro da garantia, então o consumidor tem direito a uma das formas de reposição de conformidade.
A história da resistência diminuir com o tempo e uso, por mais que efectivamente possa acontecer, está salvaguardada em termos de garantia e durante a sua duração se for preciso reparar ou trocar isso está abrangido pela garantia.

Parece a história das baterias em que as marcas mandam lá o papelinho da garantia a dizer que a bateria é um item de desgaste e só tem 6 meses de garantia. Isso são cláusulas leoninas, a garantia da bateria é a mesma do produto em que vem, seja telemóvel, computador portátil ou máquina de barbear.
Admito que ele se sentiu apertado quando lhe falei nessa situação de não conformidade com a característica do produto. Mas nesta fase ainda não quero ir logo contra a Apple, por enquanto vou aguardar pela resposta deles hoje.
 
Admito que ele se sentiu apertado quando lhe falei nessa situação de não conformidade com a característica do produto. Mas nesta fase ainda não quero ir logo contra a Apple, por enquanto vou aguardar pela resposta deles hoje.

Sim, e acho que estás a agir correctamente até porque se ainda não te foi dada uma resposta não há ainda motivo para reclamar.
Depois dá feedback da resposta!
 
Ora update:

Apple entra em contacto com a PC Clinic e pede que envie fotos do interior, depois de ver as fotos o supervisor enviou para o departamento de engenharia da Apple para verificar os estragos provocados por humidade...

Supervisor diz para ter calma que vão tratar do caso com todo o cuidado.

Amanhã ligam com informações!
 
Atenção que em muitos países, como Inglaterra e Brasil por exemplo, tribunais já condenaram a Apple em casos semelhantes ao meu, onde condenaram a Apple a trocar o Iphone 7 e ainda multas acessórias, explicando que o IP67 é publicitado, divulgado e até promovido em publicidade Apple como característica do mesmo.
 
ACTUALIZAÇÃO (importante enquanto memória futura)

Recebi hoje finalmente o telefonema do Suporte Apple (o contacto feito por mim no dia 18 de Setembro) com a decisão da Apple em relação ao meu Iphone Red que entreguei para garantia na PC Clinic de Portimão;

1º A Apple depois dos seus engenheiros analisarem as fotos pedidas à PC Clinic (pediram a meio da semana mais fotos) decidiu abrir uma excepção (dito expressamente pelo operador) e vão substituir o meu Iphone por outro novo, visto que depois de analisarem os danos provocados pela água e de acordo com o meu relato e reclamação entenderam que não utilizei de forma errada\imprudente o Iphone.

2º A justificação para a excepção é segundo eles o facto da Apple levar à máxima consideração a satisfação\fidelidade do cliente.

Agora a minha visão global do processo desde o dia 18 de Setembro e depois de apenas 3 telefonemas.

1º Que seja um alerta para todos (e aqui não me quero meter com ninguém, pelo contrario, é bom para todos) para os que levam as discussões para extremos e por vezes para a ideia generalizada de que quem reclama ou coloca em causa algo o faz porque fez algo de errado e agora quer um Iphone novo, nada disso. A minha critica\reclamação foi de acordo com o bom senso e de acordo com o que me deram a conhecer na legislação e garantia da própria Apple.

2º A PC Clinic de Portimão (não posso generalizar) foi na minha opinião muito pouco profissional ao resumir a minha exposição\entrega do Iphone a 20 minutos de analise técnica e pimba, liga-me a dizer que a reparação\substituição custaria 395 euros.

3º O Suporte Apple para mim foi 100% profissional e sempre com muita atenção pela minha frustração\opinião.

4º Tenho a convicção que o facto da minha reclamação conter suporte de legislação, link com publicidade Apple, casos de tribunais europeus, garantia Apple e o tal IP67 fez toda a diferença no resultado final.

Mal tenha o novo bicho e acesso às fotos do processo meto aqui para ser um suporte em futuros problemas de outros colegas!

Obrigada a todos os que me ajudaram a ter um final feliz...

Repito, não usei mal o meu Iphone... não o coloquei em perigo em momento algum.
 
Bela situação.. com certificado ip67 deviam assumir a garantia mas óbvio que a Apple vai escapar-se (principalmente se for numa operadora).
Eu tenho um Samsung A3 2016 e já foi a todo lado (piscina, praia, chuveiro.. inclusive já fiz chamadas a tomar banho) e nunca tive problemas.. e isto tudo com uma rachadela no ecrã

se tiver agua dentro não vão saber se foi de imersão ou se foi pingas de chuva lol
 
2º A PC Clinic de Portimão (não posso generalizar) foi na minha opinião muito pouco profissional ao resumir a minha exposição\entrega do Iphone a 20 minutos de analise técnica e pimba, liga-me a dizer que a reparação\substituição custaria 395 euros.

A experiência que tenho com a PC Clinic cá no Porto vai na mesma onda. Um dia até lhes queria dar dinheiro a ganhar com um upgrade de disco num iMac mas fui tão bem atendido que ficaram a ver navios...
Quanto à resolução, ainda bem que correu tudo bem. Acredito que tenha ajudado fundamentares legalmente a tua situação. Mas no fim de tudo o importante é mesmo, seja por que motivo for, o suporte por parte da marca ter funcionado!

se tiver agua dentro não vão saber se foi de imersão ou se foi pingas de chuva lol

Sim, mas esse problema não é do consumidor: o vendedor e/ou o produtor é que tem que provar a negligência na utilização. Se não conseguir provar isso, é obrigado a resolver o problema.
 
se tiver agua dentro não vão saber se foi de imersão ou se foi pingas de chuva lol
Muito provavelmente nem deve ser o caso (já que o telefone nem deve ter espaço para isso) mas existem umas jigajogas que quebram/racham a partir de certa pressão (leia-se profundidade). Poderia ser uma maneira de detectar se o telefone sofreu salpicos ou se teve mergulhado a certa profundidade. No entanto como referi, nem deve ser fazível ao nível quase microscópico que seria necessário para implementar no telefone.
 
Bem, fui na sexta levantar o novo Iphone, pelo que percebi da tal cena da Letra é um recondicionado. Tudo perfeito, tudo novinho!!

Muito contente com o final feliz. E restaurar tudo foi super simples!!!
 
Back
Topo