Evento Apple 12 Setembro "Gather Round"

Não sei se estás a ser condescendente, sinceramente parece mas não vejo a necessidade disso senão vejamos.

Quem me conhece pessoalmente sabe que não sou de andar com este tipo de observações. Mas quando a coisa me cheira a mostarda, ou não ligo, ou quando ligo sou um tipo fdido.

Esta observação assenta mais numa argumentação de contra-resposta, a outras observações que são feitas nesta zona, algumas bem encapotadas, em que pretendem definir os clientes da Apple de "ceguinhos", "burrinhos", "analfabetos", ou que olha apenas gostam de coisas bonitinha e brilhantes como já li por estas threads a fora. Isto afirmando coisas que não são inteiramente verdade e outras inverdades de todo.

Não estou a dizer que és tu. Mas se calhar está a ouvir esta observação por tabela. Porque tipicamente não vejo nenhum critico da Apple a vir a argumentar o contrário quando este tipo de observações é feita.

Indo ao que verdadeiramente interessa. Pode até não ser por mal mas usar o preço mais caro para justificar o o Xr continua a ser desonesto intelectualmente e repito, parece ser só quando dá jeito.

Quando se pretende avaliar o contexto de qualquer coisa o que interessa é a realidade de uma ponta à outra, não apenas um bocado. No meu caso não é uma questão de usar o preço mais caro ou mais barato, mas de ver o que se passa com os equipamentos comprados com contrato nas telcos, a forma onde a vasta maioria compra os equipamentos. Creio que toda a gente sabe disso.

NOTA: comprar o equipamento com cartão de crédito parece-me ume péssima ideia, com TAEG de 20% e coisas mais, mas cada um ..

Agora se quando dá jeito afinal o produto está desvalorizado em todo o lado (tirando grandes superfícies e operadoras) e depois estar a dizer que é essencialmente na amazon ou em lugares inacessíveis ao grande público é um pouco atirar areia para os olhos apenas para justificar o preço do Xr. Foi essencialmente isto que disso no último post e mantenho.

Na mesma realidade, a comprar fora das operadoras, como já exemplificaste, os equipamentos Android descem rapidamente de preço. E são esses os preços que condicionam o mercado de segunda mão porque nesse mercado se paga a pronto.

Repare-se, parece-me óbvio na generalidade a oferta Android de gama alta é tipicamente mais barata que a oferta da Apple. Mas a diferença nuitas das vezes não é assim tão grande por diversas razões, é preciso ter cuidado. Algumas razões já exemplifiquei.

O que eu critiquei foi a opção deliberada e consciente da Apple em colocar um ecrã com características inferiores aos seus antecessores obrigando a ir para o modelo PRO.

Mas aí está. Como tentei esclarecer, não é inferior.

O antecessor do iPhone Xr (6.1in) é o iPhone 8 (4.7in), modelo de entrada da geração 8. (modelo de entrada com modelo de entrada)

O antecessor do iPhone Xs (5.8in) é o iPhone X (5.8in), modelo de celebração (O X foi um lançamento atípico).

O antecessor do iPhone Xs Max (6.5in)... não tem.

Todos os iPhones da nova geração têm ecrãs maiores que os da geração anterior. Todos.

Como tem dito hábito o modelo de entrada desta nova geração de topos de gama, o iPhone Xr, mantem os mesmos PPIs que o modelo de entrada da geração anterior, mas tem mais resolução, e é maior. E quando as pessoas virem a qualidade do ecrã e o seu tamanho vão adorar.

Aquilo que critico na Apple é que novamente volta a subir os preços usando como alavanca a permanência do modelo anterior. Eles argumentam- "não é alto porque as pessoas estão a valorizar. Se não valorizassem não vendíamos como o caraças". Pois, é difícil criticar este ponto de vista.

Fica a pergunta, o que estão então a valorizar? Depois claro vêm uma série de pessoas tentarem desvalorizar a oferta, argumentando tecnicamente ... mas a verdade é que eles produzem o melhor produto do mercado. Isto não quer dizer que não haja, produtos com determinadas características melhores, que funcionem melhor para quem procura coisas especificas (melhor câmera, ou melhor ecrã, ou mais storage). Mas são produtos na minha experiência funcionalmente desequilibrados em comparação. Que não mantém uma qualidade elevada em toda a superfície tecnológica, uma consistência. O que restringe a usabilidade e novas formas de utilização. E enquanto isto não for quebrado é difícil impedir que eles aumentem os preços.

A não ser que a Samsung em vez de andar com com preços para cima e depois para baixo. Comece logo com preços para baixo. Assim há pouca pressão, uma vez que não está a conseguir fazer pressão suficiente tecnicamente. Pese embora aprecie a sua atitude nesta area e ache que faz propostas muito interessantes mas ...

Eu sou o primeiro a achar que estes tipos, a Apple, estão a abusar. Já acho há muito tempo! Mas quero que isto seja quebrado, com verdade, não com ignorância, não com desinformação, não com clubites e emoções. Porque se for assim, pior a emenda que o Soneto. Diz-me lá vcs querem entrar numa era de Surface Go? Numa era que todo o mundo é vitima das eternas experiências inacabadas da MS e pagar $$$$. Como assim foi até 2007? Ou numa era em que as pessoas não têm alternativa e além de pagarem $$$ têm que deixar as Google's e Amazon's deste mundo colocarem "câmeras de vigilância" em tudo o que é dispositivo? Ou dispositivos de marcas Chinesas que não sabemos bem o que se passa em termos de segurança?

Creio que uma alternativa clara, transparente, sem custos escondidos e que dependa apenas do custo do dispositivo(s) e não de outros modelos de negócio que levam a outras coisas, é muito importante. E não é de todo fácil de implementar.

Repare-se, isto não é só uma corrida tecnológica, é também uma corrida de modelos de negócio. Cada um com as suas coisas boas e coisas más.

Concordo, cada um deverá avaliar o que lhe compensa e o melhor para si, daí eu ter dito que para mim não compensava, noutro contexto fazendo outro tipo de compras ou vivendo noutro local talvez, mas no meu definitivamente não.

Sim. Percebo. E acho que quando se discutem tecnicamente as coisas deve-se olhar unicamente para a parte técnica com verdade e para as vantagens e desvantagens para o utilizador das opções tomadas. Tem que se ter também presente a ideia do todo do produto e não estar fixado apenas numa função, caso contrário perde-se muita informação.

Com isto esclarecido, o preço depende do orçamento de cada um e como cada um valoriza o resultado, que quando bem feito é mais que a soma das partes.
 
Última edição:
Quem me conhece pessoalmente sabe que não sou de andar com este tipo de observações. Mas quando a coisa me cheira a mostarda, ou não ligo, ou quando ligo sou um tipo fdido.

Esta observação assenta mais numa argumentação de contra-resposta, a outras observações que são feitas nesta zona, algumas bem encapotadas, em que pretendem definir os clientes da Apple de "ceguinhos", "burrinhos", "analfabetos", ou que olha apenas gostam de coisas bonitinha e brilhantes como já li por estas threads a fora. Isto afirmando coisas que não são inteiramente verdade e outras inverdades de todo.

Não estou a dizer que és tu. Mas se calhar está a ouvir esta observação por tabela. Porque tipicamente não vejo nenhum critico da Apple a vir a argumentar o contrário quando este tipo de observações é feita.
Compreendo, acredita que sim já que sou igual. Realmente não era o caso como fiz questão de referir mais do que uma vez mas compreendo que possas pensar isso. No entanto nada posso fazer para achares que não estou a mandar indirectas, isso está fora do meu controlo. Terá de ser uma opção tua acreditar ou não, da mesma forma que optei por pensar da forma mais positiva possível em relação ao que escreveste mesmo por vezes dando a sensação do contrário e transmitindo essas mesmas sensações que referes. Lá está, é capaz de ser uma daquelas situações em o veículo de comunicação pode ou não enganar.

Quando se pretende avaliar o contexto de qualquer coisa o que interessa é a realidade de uma ponta à outra, não apenas um bocado. No meu caso não é uma questão de usar o preço mais caro ou mais barato, mas de ver o que se passa com os equipamentos comprados com contrato nas telcos, a forma onde a vasta maioria compra os equipamentos. Creio que toda a gente sabe disso.

NOTA: comprar o equipamento com cartão de crédito parece-me ume péssima ideia, com TAEG de 20% e coisas mais, mas cada um ..
Concordo apenas parcialmente com a primeira frase, tem de ser muito bem doseado, eu tenho esse hábito (péssimo para o objetivo do fórum) e tento auto corrigir-me. Quando se está a criar discussões laterais em que os outros users até têm dificuldade em perceber a relação entre os assuntos começa a ser offtopic e estamos apenas a desviar do essencial da conversa que é o que interessa.

Na segunda frase não creio nada que toda a gente saiba isso. Aliás, não acho que seja de todo verdade que em Portugal se compra essencialmente por contrato em operadora, os preços não são nada atractivos e acho que nunca vi um único user aqui no fórum com um contrato desses em Portugal. Suiça, UK, e USA sim, muitos emigrantes aqui no fórum referem isso mesmo, daí eles trocarem regularmente (anualmente ou de dois em dois anos conforme os contratos), e é também por isso (mas não só) que digo que acho que a maioria troca pelo menos de 2/2 anos em média.

Quanto à "nota" tens de passar no tópico dos cartões bancários ou dos bancos (está num deles) na zona do geral e logo vês do que estou a falar. Não é dessa maneira que estás a pensar embora compreenda que tenhas pensado nisso.

Mas aí está. Como tentei esclarecer, não é inferior.

O antecessor do iPhone Xr (6.1in) é o iPhone 8 (4.7in), modelo de entrada da geração 8. (modelo de entrada com modelo de entrada)

O antecessor do iPhone Xs (5.8in) é o iPhone X (5.8in), modelo de celebração (O X foi um lançamento atípico).

O antecessor do iPhone Xs Max (6.5in)... não tem.

Todos os iPhones da nova geração têm ecrãs maiores que os da geração anterior. Todos.

Como tem dito hábito o modelo de entrada desta nova geração de topos de gama, o iPhone Xr, mantem os mesmos PPIs que o modelo de entrada da geração anterior, mas tem mais resolução, e é maior. E quando as pessoas virem a qualidade do ecrã e o seu tamanho vão adorar.
Tens toda a razão, até já estive a ler para trás para ver porque raio fui achar que tinha características inferiores. Estive a ver melhor e parece-me que tirando a "treta" do touch ID tem tudo igual ou melhor que o o 8. Sendo assim o que escrevi não se aplica no caso do iphone. Olha, é o que dá ler e confiar no que as pessoas escrevem/ dizem em vez de confirmar directamente. Erro meu sem dúvidas.

Sim. Percebo. E acho que quando se discutem tecnicamente as coisas deve-se olhar unicamente para a parte técnica com verdade e para as vantagens e desvantagens para o utilizador das opções tomadas. Tem que se ter também presente a ideia do todo do produto e não estar fixado apenas numa função, caso contrário perde-se muita informação.

Com isto esclarecido, o preço depende do orçamento de cada um e como cada um valoriza o resultado, que quando bem feito é mais que a soma das partes.
Exactamente. Eu percebo a conveniência e/ou desconfiança de certo tipo de pessoas por lojas mais pequenas e/ou online. Entendo bem os motivos pelos quais optam por comprar em grandes superfícies ou em operadoras mas desde há muitos anos que raramente são os locais mais indicados. É que nem para serviços empresariais se têm revelado de boa ajuda e "bom negócio". Poderiam eventualmente distinguir-se na assistência técnica pós-compra para captarem pessoas como eu que não se importariam de dar mais 50/100 euros mas ter ali uma garantia e ajuda conveniente sempre à mão. Mas nem aí se "portam bem" portanto até já desisti.

Curiosamente se há produtos que são bons de se comprarem nas grandes superfícies e operadoras são precisamente os produtos da Apple porque não divergem quase nada de uns locais para os outros, ou quando divergem são valores irrisórios portanto se dão facilidades sem juros a quem pode e/ou precisa é aproveitar já que nada vai poupar em comprar noutro lado. Pessoalmente? A menos que seja alguma promoção maluca prefiro comprar os produtos Apple na mesma na Apple Store ou locais com a amazon que o pós-venda traz menos chatices.
 
Última edição:
Yup, o email que recebi ontem diz que já está "shipped"! Se calhar até o iWatch S4 ia chegar a tempo, mas com prazo de 22-29 não vou arriscar.

Mas isso quando for na loja do Apple Park, compro os acessórios e vejo a disponibilidade.

O chato de pagar no cartão de crédito vs em espécie que fica mais caro.

Vai ser um mês engraçado. Iphone 5S => iPhone 6 (bateria nova) => XS Max => iPhone 7 Plus...

Depois posto uma foto de família.
 
Última edição:
Não vai haver evento este mês para mostrar novos iPads ?
Estava à espera que sai-se alguma coisa, se não tenho que me virar para outro lado
 
Back
Topo