Canon 50mm 1.8 II vs Canon 50mm 1.8 STM

fantasma98

Power Member
Viva,

Recentemente deparei-me com um negócio de uma "nifty-fifty" Canon 50mm 1.8 II mais alguns extras (Parasol + filtro UV Hamma 52mm) por 75€.

Será a minha segunda lente (só tenho a kit 18-55 f/4.5.5), sendo que quero usar para fotografar retratos e tentar enveredar e aprender um bocadinho com o tipo de fotografia tirada pelo Brandon Woelfel

Este negócio vale a pena ou aconselham dar um pouquinho mais e ir para uma STM (nova) ? Ou até mesmo uma Youngnuo 1.8, mais barata e por alguns reviews que vejo melhor e mais nitida nos detalhes que a 1.8 II ?

Obigado
 
Última edição:
Tive as duas e sinceramente notei diferenças no motor de foco apenas. Não tanto na rapidez de focagem mas no silencio a focar.

Irás notar diferença em vídeo apenas na minha opinião. Não vi diferenças na nitidez. A qualidade de construção da STM é ligeiramente melhor no mount pois é em metal.
 
Salvo melhor opinião acho que a STM apenas acrescente um mount em metal e um motor de foco mais silencioso. Tive 4 cópias das lentes(2 STM e 2 II) e não vi outras diferenças.
 
Eu também tive as duas...

E o feedback que posso dar é...que prefiro a nova.

As diferenças em termos ópticos são o número de lâminas (fim dos pentágonos) e o revestimento anti flare. As versões antigas eram muito sensíveis, e a STM já se porta como qualquer outra objectiva dos dias de hoje. O vidro em si é o mesmo, mas leva esse revestimento.

Mount em metal (já falado), novo motor silencioso e mais suave. O novo motor é ligeiramente mais lento, mas é uma diferença perfeitamente saudável.

75€ pela antiga parece-me um valor "okay". Não acho um grande negócio, mas também não acho um roubo.

No entanto posso dizer que comprei a minha 50mm f/1.8 II por 65€ nova (artigo de exposição), e depois vendi-a pelo mesmo valor.
E comprei a STM por 110€ e vendi por 90.

Como a diferença é pouca, eu daria preferência à STM, por ser uma lente que dá mais gosto de usar (motor silencioso e suave, foco manual sempre disponível, melhor qualidade de construção).
 
Acabei por comprá-la com base no feedback do Shadow_ e sinceramente, depois de tirar cerca de 100 fotos +/- e brincar com distâncias focais e aberturas (algo que a 18-55 f4 não me dá tanta liberdade) acho que não foi um mau negócio(. Acabou por ficar nos 70€ redondos.) era mesmo isto que queria.

Eventualmente posso vendê-la e comprar uma STM - tive bastante dificuldade em arranjar destas usadas, ou os preços que pediam eram o mesmo que uma nova na Amazon.

Fica aqui uma das fotos que tirei

https://ibb.co/deMHWp
deMHWp
 
O que achas da lente para os portrait? Estou a considerar a lente como uma possibilidade para a minha 800d que vem a caminho, porque gosto mesmo de um bom desfoque do fundo em retratos, e acho que os 1.8 desta lente podem ajudar. Usas a lente para isso? Se sim o que tens a dizer?

EDIT: Se tiveres algum exemplo de retrato que possas postar com essa lente agradecia :D
 
O que achas da lente para os portrait? Estou a considerar a lente como uma possibilidade para a minha 800d que vem a caminho, porque gosto mesmo de um bom desfoque do fundo em retratos, e acho que os 1.8 desta lente podem ajudar. Usas a lente para isso? Se sim o que tens a dizer?

EDIT: Se tiveres algum exemplo de retrato que possas postar com essa lente agradecia :D

Tal como o Shadow_ disse a foto da maçã é um retrato, apesar de ser fruta e não uma pessoa (apesar de haver certas pessoas que são denominadas de fruta :D )

Esta lente já te permite ter algum bokeh interessante. Apenas experimentei com luz natural e gostei do resultado
 
Back
Topo