Discussão Full-frame Mirrorless

Não, não é 2.8...mas também não foi feita para ser grande. É uma zoom standard que pesa apenas 130 gramas.
Não vejo muita necessidade de ter uma zoom f/2.8 para um hobby, até porque em APS-C, sinceramente, essa abertura não é nada de especial.

Recorde-se que o EF-M não é full-frame. O tipo de utilizador que compra uma EOS M não tem o mesmo perfil dum que vai atrás da EOS R.

Se acho que realmente eles fizeram os dois mounts com estas distâncias tão próximas para impedir adaptações? Eh...isso era mesmo à la Canon.
 
Pessoal, vi no youtube uns speedboosters em especial para a M50 e faz com q a mesma fique com a distância focal de uma Full Frame, pelas reviews q vi não fica nada mal.
 
É a Panaleigma :D


Image+011.jpg
 
Última edição:
Com as Panasonic S1 e S1R fica composto o ramalhete por enquanto. Falta ver a Sigma L-mount com sensor Foveon, e se a Leica lança alguma coisa nova (nos últimos meses andaram a promover a Leica SL junto de muitos youtubers, como que a preparar o terreno).

Em termos de objetivas/sistema, para já quem ganha o prémio é a Canon. Tem uma objetiva única (a 28-70/2). adaptadores inovadores e únicos (o do anel de controlo e o dos filtros). São o tipo de features que podem "vender o sistema". Por exemplo, a quem tiver uma EF 11-24/L. O resto das objetivas são boas para tapar buracos: prime luminosa, zoom walkaround, macro. Mas é um sistema claramente o vidro EF vai continuar a ter o papel central.

A Nikon ficou muito aquém em termos de objetivas/adaptadores. A única objetiva que oferece algo novo é a 58/0.95 e essa só lá para o ano. O resto das objetivas Z são um tédio.

A Panasonic vai lançar três objetivas "típicas" de FF: 24-100 (f/4?), 70-200 (f/4?) e 50/1.4. Tem a "vantagem" de dispor de umas quantas objetivas Leica. O problema é que são objetivas com preços Leica:

75/2 - $4750
24-90/2.8-4 - $4950
90/2 - $5150
50/1.4 - $5295
16-35/3.5-4.5 - $5495
90-280/2.8-4 - $6395


Depois de ver a 50/1.2 da Canon (950g na RF vs 590g da EF), 50/1.4 da Panasonic (ainda não vi o peso, mas parece gigantesca) e a 24/1.4 da Sony fico com a ideia que só a Sony vai apostar num sistema FF "compacto" e "leve":

Sony 24/1.4 - 445 g
Nikkor 24/1.4- 620 g
Canon 24/1.4- 650 g
Sigma 24/1.4- 665 g


Outra coisa interessante é a Canon dizer que é possível modificar o anel das objetivas RF de clicky para clickless "for a fee" (!), enquanto que na Sony dá para mudar quantas vezes se quiser com um simples interruptor.
 
Eu acho que em termos de objectivas/sistema, a Panasonic é claramente a "vencedora" - vá, a que leva o melhor arranque.

A Canon e a Nikon, apesar de terem lançado algumas/poucas lentes com os corpos novos, são inicialmente orientadas para serem usadas com adaptadores, com as lentes "velhas".

Começam a aparecer mais reviews e eu começo a achar a Nikon Z6 muito apetecível (tenho muito material Nikon).
Tem um sistema de foco muito competente, não tem Eye AF, mas o face detection AF funciona muito bem, tem mais autonomia do que a anunciada (que, bem me parecia, era má demais) e não é assim "muiiito cara"...

Mas lá está, a Nikon não se mexe muito.
Os reviewers já testaram todos a EOS-R, que saiu depois, e muitos ainda não têm as Z6 e Z7 em casa, para testes e conclusões mais sérias...

Tiveram muito bem com os teasers e tal, são os primeiros a lançar e depois vem a Canon e já os ultrapassou à nascença...
Vai ser mais do mesmo, como nas DSLR :)

Cumps
 
em termos de objectivas/sistema, a Panasonic é claramente a "vencedora" - vá, a que leva o melhor arranque

Dizes isto... para logo a seguir contradizeres-te:

A Canon e a Nikon, apesar de terem lançado algumas/poucas lentes com os corpos novos, são inicialmente orientadas para serem usadas com adaptadores, com as lentes "velhas"

O que parece óbvio é que Canon e Nikon, combinando dois dos melhores sistemas de objetivas disponíveis no mercado com adaptadores 1st party, partem totalmente à frente da Panasonic em termos de objetivas.
 
75/2 - $4750
24-90/2.8-4 - $4950
90/2 - $5150
50/1.4 - $5295
16-35/3.5-4.5 - $5495
90-280/2.8-4 - $6395
Geez...

De facto não me parece que este sistema esteja a partir em vantagem. Canon e Nikon sim, pois com um mero adaptador usamos lentes 1st e 3rd party nas câmaras novas.

(Para quem não quer adaptadores)
Para quem não quer adaptadores, parece-me ainda mais evidente que a Canon e Nikon partem à frente. O preço duma objectiva Leica paga duas Canon RF. Não são, de todo, valores acessíveis.
 
Sem adaptador quem ganha neste momento é a Sony, e por larga margem. Ou há alguma dúvida?

E com mais 12 novas lentes a caminho, segundo avançou a Sony ontem.
A Sony parece ter a vantagem que a Canon teve durante anos com a oferta imbatível de lentes EF.

Entretanto a Sony respondeu aos fabricantes que afirmam que a largura do novo mount é decisiva para lentes mais rápidas:

Sony1.jpg

S2.jpg
 
Não tens que comprar objectivas Leica obrigatoriamente (mas podes usá-las, se quis€res :p).

Tens as que foram anunciadas pela Panasonic, tens as Leica e tens todas as lentes Sigma (a sigma foi uma jogada de mestre, sinceramente - eles fazem lentes ao nível do melhor que há). Ainda por cima com acesso total ao mount, podem fazer ainda melhor...

Fico à espera da aliança da Olympus com a Tamron, no lançamento de uma FF com o melhor IBIS do mundo :p
 
Oh, estás a desconversar.
A máquina só vai sair para o ano que vem...
Estamos a falar de promessas ainda.

É a única coisa que temos, até estarem no mercado.
 
Ainda para mais isso... A Panasonic foi só um "paper launch". As Nikons já estão a ser entregues aos compradores e há umas quantas Canons de produção nas mãos de reviewers.

"Para o ano" a Nikon vai ter mais objetivas, a Canon provavelmente terá mais objetivas e quiçá mais um corpo. E a Sony certamente que não irá ficar parada.

Como é que afirmas que a "Panasonic é claramente a vencedora"? E ainda me acusas de estar a desconversar...
 
Back
Topo