Vsync, sim ou não?

Ansatsu

Power Member
Costumam suportar bem o tearing ou ligam algum tipo de vsync? Se sim, qual deles? Vsync, Adaptive Vsync, Fast Sync, etc.

Antes deste desktop tinha uma x360 e nem me importava muito com o tearing. Mas agora, a jogar por exemplo o ME: Andromeda, faz-me alguma confusão jogar com aqueles gráficos todos bonitos e ao mesmo tempo ver algum tearing lá pro meio.

Mas o jogo é tão fluido a rodar entre os 90fps e os 144fps num monitor 144hz, que nem sei se devo deixar como está ou ligar o vsync com a consequência dos fps fazerem lock a 72.
Par complicar, ainda existe varios tipos de Vsync.
 
Mas se ligares VSync, acabavas a ficar limitado a 60fps neste momento, o que ia ser completamente contra producente. Notas assim tanto o tearing com uma frequência tão elevada?

A única solução de jeito para isso era ires por um dos syncs mais elaborados: freesync ou gsync (dependendo do teu GPU ser AMD ou Nvidia, respectivamente).
 
Eu nunca liguei o vsync até agora o Dragon Quest XI no monitor, não dá para jogar mesmo. Se jogar na tv da sala, já não noto nada e posso jogar sem.
 
Mas se ligares VSync, acabavas a ficar limitado a 60fps neste momento, o que ia ser completamente contra producente. Notas assim tanto o tearing com uma frequência tão elevada?

A única solução de jeito para isso era ires por um dos syncs mais elaborados: freesync ou gsync (dependendo do teu GPU ser AMD ou Nvidia, respectivamente).

A bem da verdade, o último jogo que joguei na X360, foi o The Witcher 2, e lembro-me que o tearing era bem mais visível. Presumo que os 144hz do monitor ajudem nesse aspecto pois os refresh são mais rapido.

Mesmo assim, é aquele contraste de teres gráficos muito bons e depois notares algum tearing. Mas é verdade que noto o tearing quando ando à procura dele. Se estiver a jogar descontraido, acho que nem noto.
 
Nisso não és muito diferente do resto. Se calhar faz mais sentido procurares jogar mais descontraído por agora, porque resolver correctamente o problema requer que o monitor seja capaz disso. E isso custa dinheiro claro. Tu podes ir por um dos outros Sync's, mas vais certamente sentir o input lag associado a isso, ou seja, parece que vai passar a haver algum delay entre o pressionar de um botão / movimento e a correspondente acção no monitor. E isso tem o seu conjunto de problemas. Depende da tua sensibilidade.
 
Sim, ainda tem esse problema do input lag, embora jogo com o comando da x360 e penso que não é tão sensivel ao input lag como jogar de teclado e rato.

O monitor é Freesync mas a gráfica é uma Gtx 1070 Ti. Também não é solução.

Acho que vou manter o Vsync desligado e tentar não procurar o tearing (embora sabendo que está lá, é mais dificil do que pensava não o procurar).
 
tenho um monitor 60hz e uma 1050TI, tenho que o ligar na maioria dos jogos que jogo a fps mais baixos, se não esquece, faz-me uma confusão do caraças.

Ex:

Fortnite com Vsync OFF a rodar com os FPS abertos até 144, não tenho qualquer tearing, no entanto se continuar com o vS OFF e bloquear os fps a 60, tenho tearing que nunca mais acaba.
A solução é Ligar o VS e sujeitar-me aos 60 FPS na maioria dos jogos que a gráfica aguenta.

Qual é a explicação? Monitor fraco?
 
Se limitares os FPS, mas não sincronizares, a gráfica não faz drop dos pacotes na medida certa, nem espera para os enviar. A parte de sincronismo é que evita o tearing, não é o limite de fps.
 
Então é assim, ontem perdi cerca de 2 horas a fazer testes e mais testes.

O setting que acabei a jogar foi o Adaptive Half refresh Rate Vsync e o Max Pre Rendered Frames a 1 no Nvidia Control Panel.
No RTSS limito os fps a 72.

Após muitos testes, posso afirmar com certeza absoluta que sinto o jogo mais fluido do que andar a jogar entre os 90 e os 130fps. E a explicação é muito fácil de dar, o Vsync faz com que o frame pace time seja constante. Basicamente é a mesma coisa que os jogos nas consolas a 30fps serem relativamente fluidos devido a terem o pace time constante.

O Adaptive Half Vsync basicamente faz vsync a metade to refresh do monitor, ou seja os 72 e se por algum motivo baixar dos 72, em vez de dar o pulo para os 48fps, desliga o Vsync. Depois limito no RTSS a 72 e coloco o Max Pre Render Frames a 1 para o input lag ser mínimo. Segundo li, no máximo temos 1 frame de input lag. Sinceramente, não consigo notar absolutamente nada de lag, logo está a funcionar. Ao mesmo tempo, o tearing desapareceu completamente e o Gpu Load anda na casa dos 60%, logo gasta menos energia.

Claro que o ideal era fazer isto a 144fps, mas para isso necessitava de uma RTX 2080 ou então baixar a qualidade gráfica. Mas também para quem está habituado a jogar em consolas, 72fps com pace time constante já é um mundo completamente diferente.
 
Última edição:
Qual é a explicação para bloquear os fps @power1991

Neste caso limito os FPS por dois motivos:

-Tenho um ecrã de 60Hz.
-Posso deixar os FPS abertos até aos 120/144 FPS, o problema é que nem a 120/140 fps ele crava, o problema é da 1050TI, no entanto nunca baixa dos 90/100, mas tem alturas do jogo que vou dos 140/90 fps, e para não ter essa queda abrupta de FPS, dai o deixar a 60 fps com o Vsync.

Posso ate deixar os fps a 144, mas assim que ligo o vS ele leva-me logo aos 60 fps cravados.
 
@power1991 "Fortnite com Vsync OFF a rodar com os FPS abertos até 144, não tenho qualquer tearing, no entanto se continuar com o vS OFF e bloquear os fps a 60, tenho tearing que nunca mais acaba." Ou seja tu és o teu próprio problema e logicamente consegues ver o efeito de usar Vsync, lá porque o monitor tem 60hz não significa de todo que a experiência seja melhor bloqueado a 60 fps
 
@power1991 "Fortnite com Vsync OFF a rodar com os FPS abertos até 144, não tenho qualquer tearing, no entanto se continuar com o vS OFF e bloquear os fps a 60, tenho tearing que nunca mais acaba." Ou seja tu és o teu próprio problema e logicamente consegues ver o efeito de usar Vsync, lá porque o monitor tem 60hz não significa de todo que a experiência seja melhor bloqueado a 60 fps

Neste caso com VS a 60 fps é melhor do que sem VS a 60 fps, pois sem o VS tenho tearing, e com ele ligado não.
simplesmente não o deixo bloqueado a 120/140 com o VS OFF porque vai andar a oscilar , não fica fixo o fps, e tenho situações que noto essa queda de fps. por exemplo a cair do autocarro.

Abc
 
Por acaso é um tema que sempre me fez alguma confusão visto que nunca sofri com esse problema...tenho sempre o vsync off antes tinha um 2 quad core q6600 com uma msi gtx 950 2gb entretanto actualizei a build para um R3 1200 e mantive a 950 há cerca de uns meses troquei a gráfica para uma msi itx 1060 6gb a unica diferença é que em vez de jogar em medium high settings costumo jogar high ultra e nunca tive problemas de tearing...a unica coisa comum que tenho é o monitor/tv que comprei na altura que adquiri a ps4..uma simples tv samsung que não chegou a 200€ 60hz como é óbvio de 24" (1080P)..., o upgrade futuro passará por mudar o processador para um 2600x ou esperar pelo próximo ano e se a board suportar por um equivalente da mesma gama, mais tarde uma gráfica de preferencia amd..pois quero mudar a fasquia para os 144hz freesync.
Dito isto já vi casos de tearing absurdo em supostos monitores um dell se não estou em erro não sei o modelo mas era horrivel a quantidade de tearing, tb não sei o modelo da minha Tv/monitor mas não me posso queixar nada por meia duzia de patacos cores exelentes e nada de stress com tearing ao ponto de até esquecer que existe essa opção.
Mas por curiosidade irei ver o modelo foi coisa que nunca me preocupei até agora simplesmente dada a resolução a que jogo e jogava e prioridades que tenho nunca foi grande preocupação mas no futuro sim quando comprar queria já qqer coisa com algumas features superiores de preferência 2k 144hz mas os preços absurdos ainda não me convidam a tal.
 
Última edição:
Primeiro que nada, usares pontuação e parágrafos não te fazia mal nenhum.

Sobre o tema.
Dito isto já vi casos de tearing absurdo em supostos monitores um dell se não estou em erro não sei o modelo mas era horrivel a quantidade de tearing
Não é de ser da marca x ou y, ou algum modelo em particular de uma marca, que vais ver mais ou menos tearing. Não falando de adaptive syncs (Free e G), monitores diferentes usados nas mesmas condições (mesma frequência, hardware, definições gráficas) exibem o mesmo resultado.
E depois não é por não repares no tearing que ele não existe. Uns são mais sensíveis do que outros a isso. E muitas vezes nem dás por ele ao estar a jogar, só quando procuras ver se existe ou não é que acabas por ver.
 
Bem, tive de desligar o Adaptive Vsync e ligar o Vsync normal.

Por algum motivo, mesmo sem os fps baixarem dos 72, o vsync de vez em quando estava a desligar, voltando depois a ligar.
O problema é que neste caso consigo notar perfeitamente quando isso acontece, passa de fluido para não tão fluido, pois o pace frame time altera quando o vsync desliga.

Agora com o vsync normal, sem qualquer problema e completamente fluido.
 
Última edição:
Primeiro que nada, usares pontuação e parágrafos não te fazia mal nenhum.

Sobre o tema.

Não é de ser da marca x ou y, ou algum modelo em particular de uma marca, que vais ver mais ou menos tearing. Não falando de adaptive syncs (Free e G), monitores diferentes usados nas mesmas condições (mesma frequência, hardware, definições gráficas) exibem o mesmo resultado.
E depois não é por não repares no tearing que ele não existe. Uns são mais sensíveis do que outros a isso. E muitas vezes nem dás por ele ao estar a jogar, só quando procuras ver se existe ou não é que acabas por ver.

Peço desculpa mas só venho ao forum quando estou no trabalho e é sempre a andar...,
Eu quando falo em tearing absurdo é porque se notava bem ao ponto de cortar a imagem como exemplo extremo é do género pernas para um lado tronco para outro.

Se fosse por sensibilidade notava no meu tb onde quero chegar é que nunca foi preciso tweaks nos settings nesse sentido basta usar as pre definições em medium/high/ultra ás vezes apenas tiro efeitos tipo motion blur etc sempre fiz assim mesmo nos meus antigos sistemas tenho pc,s desde 1998 +- e sempre usei para jogos com crt´s na altura claro sendo que a primeira gráfica mais jeitosa que comprei foi uma nvidia xfx 6600gt que acabou por queimar.
O unico caso que notei algum minimo não me lembro bem se foi no castle wolfeinstein 2 ou no Mass effect andromeda mas nada de especial apenas digo que nunca tive problemas pq 99% dos jogos que joguei se há algum não é perceptivel ao ponto de se notar pq caso acontecesse com certeza iria pesquisar para resolver a situação.
Aliás quando pensar em adquirir um monitor decente vou pesquisar bem talvez até pedir conselhos mas tendo em conta o numero de posts que há sobre o assunto no forúm por exemplo basta ler e ver o que vai assentar melhor na build que irei ter na altura.

https://www.whathifi.com/samsung/t24c300ew/overview

O modelo é este apenas adquiri sem preocupações pq o preço era acessivel e têm desenrascado muito bem.
 
Back
Topo