Alterar SSD MacBook Air Mid2012

djgigio

Power Member
Boas pessoal pretendo alterar o meu ssd de 64gb por um de maior capacidade mas pelo que ja andei a pesquisar penso que os ssd M.2 não são compatíveis!
Alguém aqui já fez o mesmo e que disco comprou e onde já agora?
Desde já agradeço a vossa ajuda!
Abraços
 
Compras um SSD M.2 SATA ou um SSD mSATA e um adaptador de 15€ e fica-te muito mais barato que os SSDs "oficiais".
Tens que confirmar qual dos conjuntos (ou se ambos) cabem no teu Air por causa do comprimento Adaptador+SSD.
Como os discos mSATA são de 50mm, cabem. Os M.2 é que normalmente são de 80mm e podem não caber com o adaptador.
E tens que ter em atenção que compras um adaptador compatível com o teu Air.

Recentemente fiz um upgrade similar mas num MacBook Pro Retina late-2012.
Os SSDs evoluiram e a diferença de desempenho do SSD original (com mais de 5 anos) para o Samsung 860 Evo que lá meti é grande. Quase dobrou o desempenho de disco.
No caso desse Pro só havia espaço para SSDs M.2 até 60mm (por causa do adaptador) ou SSDs mSATA.
Optei pela versão mSATA de 1TB do Samsung 860 Evo.
Upgrade de 256GB para 1TB.
Comprado pela Amazon alemã com shipping para portugal.
 
Compras um SSD M.2 SATA ou um SSD mSATA e um adaptador de 15€ e fica-te muito mais barato que os SSDs "oficiais".
Tens que confirmar qual dos conjuntos (ou se ambos) cabem no teu Air por causa do comprimento Adaptador+SSD.
Como os discos mSATA são de 50mm, cabem. Os M.2 é que normalmente são de 80mm e podem não caber com o adaptador.
E tens que ter em atenção que compras um adaptador compatível com o teu Air.

Recentemente fiz um upgrade similar mas num MacBook Pro Retina late-2012.
Os SSDs evoluiram e a diferença de desempenho do SSD original (com mais de 5 anos) para o Samsung 860 Evo que lá meti é grande. Quase dobrou o desempenho de disco.
No caso desse Pro só havia espaço para SSDs M.2 até 60mm (por causa do adaptador) ou SSDs mSATA.
Optei pela versão mSATA de 1TB do Samsung 860 Evo.
Upgrade de 256GB para 1TB.
Comprado pela Amazon alemã com shipping para portugal.

Então necessito sempre de um adaptador? Pensava que um M.2 sata desse que fosse do tipo plug and play!!
Tive a ver em lojas de informatica cá tipo pc..ga e pensava que conseguisse sem adaptador!
 
O conector do SSD no teu Air é um formato específico da Apple.
Ah ok!! obrigado pelo esclarecimento!! ja agora consegues me enviar por pm um link de onde posso arranjar o adaptador? É que já andei à procura no eBay e só me aparece adaptadores para ligar o ssd do MacBook Air a um desktop!!
 
Ah ok!! obrigado pelo esclarecimento!! ja agora consegues me enviar por pm um link de onde posso arranjar o adaptador? É que já andei à procura no eBay e só me aparece adaptadores para ligar o ssd do MacBook Air a um desktop!!

O teu Macbook Air é um A1466, certo?

Tens aqui dois exemplos de adaptadores.
https://tropicalprice.com/product/B07HMQ3Z45 para mSATA
https://tropicalprice.com/product/B01G8LYBO0 para M.2 SATA se tiveres espaço para adaptador+disco M.2
 
O meu é o A1465, pois entretanto encontrei o que envias-te no segundo link no eBay e comprei por 3.03€ depois posso instalar este disco por exemplo https://www.samsung.com/pt/memory-storage/860-evo-sata-3-m-2-ssd/MZ-N6E250BW/ ?
Desculpa estar a ser chato!

Sem problema, o pessoal está cá para ajudar!
É assim, eu não tenho aqui um Air de 11" para ir confirmar, mas pela imagem do adaptador e pelas medidas que encontrei online para o tamanho do SSD original do teu, mesmo com o adaptador podes colocar SSDs M.2 de 80mm, pelo que esse 860 Evo deve servir sem problemas.

Temos cá outro Macbook Pro Retina (este é um Early 2013) que tem a mesma limitação física de espaço que o late-2012 e para o qual encomendei outro "kit" igual ao que já tinha encomendado de adaptador + Evo 860 mSATA 1TB. Estou à espera que chegue para fazer o upgrade.

Já agora, antes de fazeres o upgrade, recomendo-te criares um instalador de macOS (com a última versão que seja suportada pelo teu Air) numa pen USB para depois fazeres a instalação no novo disco.
 
No site da crucial.eu eles fazem uma análise ao Mac e mostram os produtos compatíveis com o mesmo.

A Crucial creio não ter discos para Macs com os conectores específicos de SSDs que a Apple começou a usar em 2012. Só têm para os Macs que usam conector "convencional" SATA (hdd/ssd 2.5"/3.5").

Esse é o problema destes conectores "proprietários" que a Apple inventou. Tens duas ou três marcas que fabricam SSDs licenciados e que são caros que dói. Só me estou a lembrar dos OWC e JetDrive.
Felizmente alguém na china se lembrou de fazer estes adaptadores :biglaugh:
 
Vou instalar um ssd no meu iMac mas quero clonar o disco original para o ssd, não quero fazer instalação de raiz. Que ferramentas é que usam para clonar o disco do Mac?
 
Vou instalar um ssd no meu iMac mas quero clonar o disco original para o ssd, não quero fazer instalação de raiz. Que ferramentas é que usam para clonar o disco do Mac?

Simples, fazes Time Machine para um disco externo. Quando estiveres a instalar o OS no disco SSD ele pergunta se queres fazer Time Machine e é só seguir os steps que lá estão ;)

Também há ferramentas de clonagem (mas nunca usei nenhuma, fiz sempre com o Time Machine) mas como não tenho referência não tenho alternativas. Talvez alguém tenha dicas diferentes.

Cumps
 
Última edição:
Back
Topo