Obrigado
@DacaD , a titulo de curiosidade qual é a percentagem de empregabilidade do pessoal que sai da ODD SCHOOL ?
Depende do que pretendes, queres ca ficar ou ir para fora? Queres ir para jogos ou Filmes/publicidade?
Cá dentro como juniores/estagiarios a concorrencia deles não é muita mas normalmente acabas a trabalhar mais em tv, publicidade, visualização de arquitectura/design, etc o que já é excelente, pois parte do Juris convidados é o pessoal dos estudios e produtoras e normalmente ficam sempre ja com uns quantos. A cena é que mais de 90% do pessoal é para ir para fora, e ai o meu conselho é descansarem umas semanas (a maioria deles abdica das ferias ara acabar o projecto) e perderem umas semanas quando voltam a fazer portefolio usando os melhores trabalhos que tiverem e fazendo mais 2-3 projectos especificos para a àrea que querem (jogos a maioria das vezes...) e começarem por baixo tipo especializarem se em props ou enviroments ou assim, que é onde é mais facil de entrar.
Também tenho pessoal a trabalhar em arqviz por cá, por exemplo mas acho que para o que sabem fazer é um pouco overkill (se consegues fazer monstros, naves espaciais, cidades etc, de certeza que consegues modelar uma casa, sem qualquer menosprezo pelo trabalho) mas é um trabalho mais "right to the point" e mais "relaxado" na medida das cenas técnicas que tens que te focar, mas se curtem deixa estar, pois seja qual a especialização que fores normalmente toda a gente gosta de fazer imagens/modelos para estar nesta área. E o pessoal de arqchviz bom normalmente sao grandes cromos em camaras e luz. Desde que descubras o que curtas ha montes de áreas onde te podes focar em 3D.
A parte mais dificil de entrar continua a ser Concept Art/pintura digital, que é preciso trabalhar se bue e normalmente enquanto o trabalho que queres nao aparece, vais começando por ilustrações para livros, teatros, cartas etc. o que interessa é nao parares de crescer.
Mesmo assim ja temos pessoal la fora em grandes empresas como o Diogo Moniz (character artist - Elite 3D), Hugo Guerra (character artist - Cryteck), Daniel Picanço (Mercury Steam - Concept artist), Ivan Carvalho (3D Artist - Elite 3D). Bruno Henriques (Concept Artist - INglaterra nao me lembro do nome do estudio LOL). e outros tanto ca como la fora.
Mas não te vou mentir, para chegares a um certo nivel tens que trabalhar a serio. A primeira cena que eu digo na primeira aula da Odd é "Isto não é a faculdade!", se o pessoal for com o espirito de achar que isto é na boa lixa-se sempre, aliás a nossa taxa de chumbos continua entre os 40-50%, so por ai vês, e como nos não temos turmas maiores que 10 alunos, os que sobram não sao muitos para arranjarem trabalho...lol
Esta foto foi tirada umas 2 semanas antes da apresentação final já com estes "gajos" completamente de rastos para acabarem o projecto, ja em 2 pcs ao mesmo tempo a saltar entre renders e pos produção, detalhes etc, em pcs da escola entre os 16gb a 32gb de ram com octocores, e mesmo assim com imagens a demorar entre 2-16h ou erros de falta de memoria, e mesmo assim aguentaram se e podes ver em cima o resultado (acho que 2 deles devem começar a trabalhar quando voltarem do Algarve de ferias lol):
Mas hey, sobreviveram e se lhes perguntares se compensou acho que te respondem que sim
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