Dúvidas Asus RT-AC86U + Intel Gigabit CT

Tecno Nerd

Banido
Para melhorar a qualidade de internet em jogos pergunto qual é vossa opinião sobre:

- Router Asus RT-AC86U (187€);
- Intel Gigabit CT PCI-E Network Adapter;

Tenho o router NOS HUB 4.0. Gostaria de saber, se o bufferbloat vai melhorar, se o setup é compatível ou se um router mais barato faz o mesmo só para uma pessoa, basicamente. Escolhi aquele modelo porque é da gama gaming, e da gama alta, é dos mais populares e é recente. Mas quantas vezes é melhor do que da NOS? Devem ser muitas, mas não sei quantificar...
 
Nada vai melhorar, porque a limitação é sempre da tua ligação, seja ao nivel dos pings seja ao nivel do bufferfloat.

A unica coisa que vai melhorar muitissimo será o wireless, e a estabilidade.

E a possibilidar de ter um servidor de openvpn super rapido.

A placa de rede então é que não vai fazer nada mesmo.
 
@Illusion4u Pois acredito. A minha ligação não é má. Tenho o contratado. Mas o bufferbloat é de classe C. É mais por aí.

O Router 4 da NOS, é um rebrand de que modelo?

A placa de rede que tenho é uma Realtek onboard e os comentários da malta mais entusiasta é de que é fraca.
 
Última edição:
Viva @Tecno Nerd, embora o cenário não seja igual, posso-te dar o feedback que tenho, visto ter um router igual.

Em termos de velocidades de ligação tudo se irá manter , pois irás estar limitado ao contrato do teu pacote.

Em relação a bufferbloat, se fizeres QoS aí sim terás uma prestação melhor que classe C, na minha situação também tinha grande parte das vezes classe C, com QoS tenho sempre classe A.

Também poderás fazer alterações de DNS, servidor de VPN, etc.

Em comparação com o router NOS irás certamente ter uma melhor cobertura Wi-Fi.

No inicio do próximo ano, irei aderir a um pacote NOS na minha segunda habitação e certamente irei adquirir outro router igual, para gerir a internet, pois estou bastante satisfeito com o que tenho.

Contudo um dos meus grandes dilemas vai ser a escolha do pacote de internet, pois na NOS um dos grandes problemas é o congestionamento da rede em horas de ponta e estou indeciso se irei optar pelo pacote de 200 Mbps ou se irei mesmo para o pacote 1 Gbps docsis 3.1 para evitar esses problemas...
 
Viva @Tecno Nerd, embora o cenário não seja igual, posso-te dar o feedback que tenho, visto ter um router igual.

Em termos de velocidades de ligação tudo se irá manter , pois irás estar limitado ao contrato do teu pacote.

Em relação a bufferbloat, se fizeres QoS aí sim terás uma prestação melhor que classe C, na minha situação também tinha grande parte das vezes classe C, com QoS tenho sempre classe A.

Também poderás fazer alterações de DNS, servidor de VPN, etc.

Em comparação com o router NOS irás certamente ter uma melhor cobertura Wi-Fi.

No inicio do próximo ano, irei aderir a um pacote NOS na minha segunda habitação e certamente irei adquirir outro router igual, para gerir a internet, pois estou bastante satisfeito com o que tenho.

Contudo um dos meus grandes dilemas vai ser a escolha do pacote de internet, pois na NOS um dos grandes problemas é o congestionamento da rede em horas de ponta e estou indeciso se irei optar pelo pacote de 200 Mbps ou se irei mesmo para o pacote 1 Gbps docsis 3.1 para evitar esses problemas...

Obrigado pelo feedback. É fácil, activar o QoS? Para ter uma VPN, não é preciso pagar uma mensalidade a uma empresa? Eu tenho uma VPN gratuita com limite de tráfego (10GB). Que uso para entrar em sites bloqueados como o Piratebay.

DNS nem sei o que é, mas um amigo meu tentou mudar e não deu (por causa dos sites bloqueados)...

Com esse router, posso gerir a largura de banda de quem usa a minha net?

Vale o preço? Posso usar em modo bridge com o da NOS sem problema?
 
@Tecno Nerd, tanto QoS, como alteração de DNS para acederes ao sites que "por alguma razão estão bloqueados" é bastante fácil essa configuração.

Também podes limitar a largura de banda a equipamentos específicos (no máximo a 32 dispositivos).

Em relação à VPN, tens duas formas de utilização:
OpenVPN para acederes a qualquer parte do mundo, à tua rede doméstica de forma segura e gratuita; Ou então, a VPN's pagas, que te irão dar outro IP, acederes a sites que estão "geo-bloqueados", etc, etc...

Para a minha utilização, desempenho, estabilidade, cobertura Wi-Fi, vale cada cêntimo (na altura da compra apanhei um super preço e adquiri-o por menos de 150€ já com portes).

Em relação ao modo bridge, embora nunca tenha tido o serviço da NOS, penso que o método de configuração seja idêntico ao da MEO, ou seja, ir ao router do operador, ativar o modo bridge, fazer as ligações conforme os tutoriais disponibilizados na internet, fazer a configuração normal ao router Asus (next, next), dares nomes às redes Wi-Fi e respetivas passwords e depois podes fazer as configurações que bem entenderes.

Deixo aqui prints com algumas configurações feitas no meu router:

DNS
cnTLu7m.jpg


IPv6

fS4tkDW.jpg


QoS

l5h2X8g.jpg
 
@red-machine95, encontrei uns Wall Mount Brackets, portanto sim consegues colocar este router fixado na parede, caso um dia queiras...

Gostava era de encontrá-lo a 150€. Pelo equipamento que é, as funções que tem, era um bom investimento para vários anos.
 
@Tecno Nerd, verdade, quando comprei o meu também andei a ver esses wall mounts, mas como já passou praticamente 1 ano esqueci-me completamente disso, sorry!

Tens na ***** a 165€ + 14€ com portes, foi dessa loja que mandei vir o meu.
 
Entretanto, já consegui alterar o endereço do servidor DNS. Pelo router NOS, não dá. Mas consegue se alterar pelo Windows na Placa de Rede. 8.8.8.8 / 8.8.4.4

Muito melhor o DNS da Google.

O QoS, só com um router melhor. Mesmo o AC58U já é melhor que o do ISP. Mas uma coisa que notei, é que o bufferbloat, está directamente relacionado com a largura de banda. Com mais de metade da velocidade contratada, ~120Mbps consigo rank A. Com 200Mbps rank C ou D.
 
Back
Topo