EGPU Placa Grafica Externa para (Portátil)

Boas! Estou interessado também numa solução eGPU para o meu portátil e apenas necessito que funcione com um monitor externo.
Portátil actual:
Clevo W230SD -> i7-4710MQ; 8GB RAM (faço upgrade para 16 caso esta solução seja viável); NVidia GeForce GTX960M

A situação é a seguinte.. ultimamente tenho jogado pubg mas o meu portátil apenas dá em média 50FPS em 1080p com todas as opções very low. Para tudo o que faço no portátil para além deste jogo, o portátil cumpre todos os requisitos. Assim, acho que é um bocado estúpido da minha parte investir no computador novo, seja desktop ou portátil, apenas para ter melhor performance num jogo. Penso que uma eGPU era uma excelente ideia para o meu problema mas não sei se funciona, gostava que alguém me ajudasse.

Há um post no reddit "DIY eGPU 101" que explica bastante sobre a implementação de uma eGPU e segundo percebi pode ser ligado ao portátil através de thunderbol, expresscard, M.2 e mPCIe.
O meu portátil não suporta thunderbolt, tanto quanto sei, uma vez que é antigo. Para utilizar M.2 ou mPCIe penso que é necessário abrir o PC e talvez ter que o furar para colocar um cabo qualquer. Uma vez que tenho expresscard (penso que é 2.0), esta era a solução que estava mais interessado.

Alguém me sabe dizer se é possível ligar uma egpu? Se sim, posso utilizar uma qualquer que a performance será sempre ~70% comparativamente à mesma gpu num desktop?
 
Boas! Estou interessado também numa solução eGPU para o meu portátil e apenas necessito que funcione com um monitor externo.
Portátil actual:
Clevo W230SD -> i7-4710MQ; 8GB RAM (faço upgrade para 16 caso esta solução seja viável); NVidia GeForce GTX960M

A situação é a seguinte.. ultimamente tenho jogado pubg mas o meu portátil apenas dá em média 50FPS em 1080p com todas as opções very low. Para tudo o que faço no portátil para além deste jogo, o portátil cumpre todos os requisitos. Assim, acho que é um bocado estúpido da minha parte investir no computador novo, seja desktop ou portátil, apenas para ter melhor performance num jogo. Penso que uma eGPU era uma excelente ideia para o meu problema mas não sei se funciona, gostava que alguém me ajudasse.

Há um post no reddit "DIY eGPU 101" que explica bastante sobre a implementação de uma eGPU e segundo percebi pode ser ligado ao portátil através de thunderbol, expresscard, M.2 e mPCIe.
O meu portátil não suporta thunderbolt, tanto quanto sei, uma vez que é antigo. Para utilizar M.2 ou mPCIe penso que é necessário abrir o PC e talvez ter que o furar para colocar um cabo qualquer. Uma vez que tenho expresscard (penso que é 2.0), esta era a solução que estava mais interessado.

Alguém me sabe dizer se é possível ligar uma egpu? Se sim, posso utilizar uma qualquer que a performance será sempre ~70% comparativamente à mesma gpu num desktop?

É possível. Eu tenho um Thinkpad L540 e uma GTX970 ligada por ExpressCard. Tem limitações porque a bandwith da expresscard não é lá grande coisa, mas funciona. O que tens de comprar é isto:

[Expresscard Version] V8.0 EXP GDC
https://www.dx.com/p/exp-expresscar...pci-e-16x-interface-black-412508#.W_VUY-KjfIU

https://www.*****.com/Expresscard-V...-p-1009976.html?rmmds=search&cur_warehouse=CN

e

https://www.*****.com/6-PIN-Graphic...-p-1032795.html?rmmds=search&cur_warehouse=CN
 
Boa noite pessoal.

Tenho lido aqui os vossos posts e tenho algumas dúvidas.

Tenho um portátil Dell Inspiron 17

Basicamente é um processador I7 4510U, tem como memória Ram 8GB, e tem como placa gráfica Nvidia Gforce 840M.

Para o que eu faço este PC, é mais que suficiente para mim, mas também gosto de jogar um bocadinho, jogos como o Fifa...

Nao necessito de jogar nos requisitos máximos, mas como podem ver, nem nos mínimos consigo jogar com esta placa gráfica.

Gostaria que me ajudassem, a dizer qual a melhor gráfica externa que tenho de comprar para o meu pc, e quais sao os equipamentos que também tenho de comprar para poder instalar a gráfica.
 
Boas pessoal tudo bem? estou a pensar em seguir os passos do pessoal e arriscar em fazer um projecto desses pelo que li fiquei com 2 duvidas se ainda houver alguém que me possa ajudar se fizer favor visto que já a alguns anos ninguém fala deste projecto.
O meu pc é Toshiba Qosmio X500-10V (já tem 10 anos)
Processador: Intel core i7-720QM clock speed : 1.60 / 2.80 Turbo GHz
Placa Gráfica: NVIDIA GeForce GTS 250M com suporte de tecnologia CUDA ( meu problema não aguenta actualmente com nada de shader5.1)
Memória Ram: 8,192 MB DDR3 (1,066 MHz)
Windows 10 Pro 64 Bits instalado no pc, só funciona com carregador LOL.
Pelo que tenho visto já percebi que só ligando por express Card é que provavelmente irei melhor o pc no que toca a gráfica, as duvidas são básicas para quem como eu não pesca nada disto e ando a semanas a tentar encontrar solução.
É possível seja monitor interno ou externo não é importante ter uma EGPU externa da Nvidia também ligada ao pc? visto que pelo que li mesma marca apesar de drivers diferentes o mais provável é dar "Bronca" ou seria mais recomendável eu "virar-me" para outras marcas sem ser a Nvidia?
A outra questão é como é que consigo perceber a melhor fonte para ligar a EGPU para não me acontecer o mesmo como já li de não "torrar" a gráfica ou de nem sequer ligar.
Muito agradecido a quem me poder ajudar.
 
Boas pessoal podem me dar uma dica por favor eu vou comprar a Asrock Phantom Gaming D Radeon RX570 8G Suggested PSU: 350 W. TDP: 120 W . para usar como EGPU com exp cdg 8.0 express card interface mas a minha duvida é acerca da fonte de alimentação mais adequada para receber a energia que precisa para não danificar nada pensei nesta Owlotech BPS Fuente Alimentación 600W ATX 12V 2,31 padrão, compatível com Intel e AMD. Tensão de saída: 3.3V: 18A 5V: 25A + 12V1: 20A + 12V2: 20A 12V: 0.3A 5VSB: 2.5A
Potencia máxima combinada: + 5V 3.3V = 130W 12V2 12V1 + + + = 454W 12V + 5VSB = 16W Total poder real: 600W.
alguém que perceba mais disto do que eu pode me dizer que esta é a mais indicada.
Obrigado
 
Isto por aqui anda falecido, em todo o caso, partilho o setup que estou a montar;

Portatil: Clevo w230st, i7 4700MQ, 8gb DDR3 1600, GTX 765m (falecida, RIP), SSD 500gb
eGPU: Sapphire RX 570 Nitro+ 4Gb
Adaptador: EXP GDC v8.4 mPCIe
Fonte: Be quiet! 580w semi-modular
Monitor externo: um LG qq 22" 1080p 60hz

Basicamente tinha o material todo aqui por casa menos o adaptador e a gráfica, o adaptador via ***** stock espanha ficou por 34€ e a gráfica por 90€ usada. Quando me chegar o EXP GDC venho aqui dar mais feedback. Potencialmente no futuro compro uma board b350 e um ryzen 5 para fazer um desktop gaming budget para 1080p a 60fps e aproveitar estes restos de material que aqui tenho.... veremos!
 
Isto por aqui anda falecido, em todo o caso, partilho o setup que estou a montar;

Portatil: Clevo w230st, i7 4700MQ, 8gb DDR3 1600, GTX 765m (falecida, RIP), SSD 500gb
eGPU: Sapphire RX 570 Nitro+ 4Gb
Adaptador: EXP GDC v8.4 mPCIe
Fonte: Be quiet! 580w semi-modular
Monitor externo: um LG qq 22" 1080p 60hz

Basicamente tinha o material todo aqui por casa menos o adaptador e a gráfica, o adaptador via ***** stock espanha ficou por 34€ e a gráfica por 90€ usada. Quando me chegar o EXP GDC venho aqui dar mais feedback. Potencialmente no futuro compro uma board b350 e um ryzen 5 para fazer um desktop gaming budget para 1080p a 60fps e aproveitar estes restos de material que aqui tenho.... veremos!

Um adaptador (ao cabo, não sei) para ligar da gráfica ao thunderbolt 3 no portátil custaria quanto?
 
Última edição:
@Ajuda por favor Para ligar a porta TB3 é necessário uma case externa para a gráfica que custa por volta dos 250-300 euros (o mais barato).
Em alternativa tem-se adaptadores para ligar numa porta extra m.2 se o portátil tiver ou então em ultimo caso na porta do wi-fi (mas com maiores perdas).

Aqui o investimento será muito menor (cerca de 10-50 euros dependendo da solução optada) mas tem o custo de não ser tão flexivel como a porta TB3.

Para mais informações sobre egpu aconselho este site que tem praticamente tudo e várias configs de utilizadores: https://egpu.io/best-egpu-buyers-guide/
 
@Ajuda por favor Para ligar a porta TB3 é necessário uma case externa para a gráfica que custa por volta dos 250-300 euros (o mais barato).
Em alternativa tem-se adaptadores para ligar numa porta extra m.2 se o portátil tiver ou então em ultimo caso na porta do wi-fi (mas com maiores perdas).

Aqui o investimento será muito menor (cerca de 10-50 euros dependendo da solução optada) mas tem o custo de não ser tão flexivel como a porta TB3.

Para mais informações sobre egpu aconselho este site que tem praticamente tudo e várias configs de utilizadores: https://egpu.io/best-egpu-buyers-guide/

Usar a porta m.2 implica abrir a tampa do portátil cada vez que quiser usar a eGPU. Pergunto se é viável ter um portátil para transportar todos os dias (sem egpu) mas com a possibilidade de quando chegar a casa abrir a tampa e ligar a egpu; isto, é, se demora 1 minuto e já está.

O user @maedhros disse-me que poderia utilizar também o mPCI-e (Gen2 ou Gen3), alguma das 2 opções limita uma rx 580/gtx 1660 super?

A minha dúvida é basicamente se é possível ter uma eGPU que dé para ligar e desligar do portátil todos os dias de maneira rápida.
 
Ligar e desligar rapidamente só com thunderbolt 3... De resto só vais ter é que pagar o preço extra de cerca de 300 euros (sem contar com a gráfica) para teres como queres (portátil+ egpu por TB3). Provavelmente com o investimento da gpu externa + case dá para um portátil superior...

Pesquisa para já que portáteis é que têm TB3 (normalmente superior a 1000 euros), se encaixam no teu perfil (ultrabook?) e se têm bom sistema de refrigeração.

De referir também que tem que se usar um monitor externo, se se usar o monitor do portátil perde-se cerca de 20-30% de desempenho.

Um portátil que pode encaixar é o "ACER SF314-57-54A4" por 800 euros... pesa 1.2 kg e tem TB3.
 
Última edição:
Bem, finalmente tenho isto a funcionar, demorou porque me faltava um cabo para alimentar a pcie na fonte que tenho (semi modular) e tive que arranjar um duplo molex para 8 pinos para já e enquanto o que mandei vir não chega...

Em suma, no meu caso com o Clevo W230ST foi plug'n'play basicamente, n fiz update à bios, não andei a instalar softwares pagos para configurações, nada...mas sendo o w230st um barebone imagino que sejam porreiros para estas adaptações manhosas.

O que precisei de fazer;

Desinstalei os drivers nvidia utilizando o DDU, saquei o módulo Wi-fi da porta mPCIe, liguei o EXP GDC com a RX 570 lá metida e ligada à fonte, reiniciei, instalei drivers AMD, (nem sequer andei a procura de quais os mais adequados o que segundo li algures poderia ser necessário, foram os mais recentes e tá feito) e voilá, impecável.

Para já só testei com o Diablo 3 que é a unica coisa que tinha à mão e enquanto a GTX 765m começava a dar artefactos ao fim de um minuto a RX 570 nem sequer liga as ventoinhas o que seria de esperar, irei testar algo mais desafiante em breve, fazer uns benchmarks e havendo tempo no meio da loucura da pandemia cá os irei postar.
 
Corri o Unigine Valley Benchmark,

Score: 2393
FPS: 57.2
1080p, ultra settings, anti-aliasing x2

Portanto, voltar a dar vida ao meu clevo ao fim de 7 anos e meter o catrapaço a correr jogos recentes em 1080p medium/high com material que poderei utilizar para fazer um low budget gaming desktop... Tudo isto por cento e poucos euros, n me parece mau negócio, até ver enche-me as medidas.
 
Corri o Unigine Valley Benchmark,

Score: 2393
FPS: 57.2
1080p, ultra settings, anti-aliasing x2

Portanto, voltar a dar vida ao meu clevo ao fim de 7 anos e meter o catrapaço a correr jogos recentes em 1080p medium/high com material que poderei utilizar para fazer um low budget gaming desktop... Tudo isto por cento e poucos euros, n me parece mau negócio, até ver enche-me as medidas.

tenho um w350ST e estava interessado nisto... podes-me enviar PM pff onde compras-te as coisas?

estás a usar ecrã interno ou externo?
 
Boa noite pessoal,

Vários anos separam os meus posts, ainda perplexo por ver que continuam a haver bastante interesse no tema.

Vou voltar ao ativo no tema afinal estou a tentar novamente fazer a configuração EGPU

Tenho um portátil HP :cwm3: jaxus do ceu
Intel Core i5 4200m
2x4 GB RAM
256GB SSD
EXP EGPU VELHINHA
FONTE (BOMBA) 1Life 600w
GTX1060 que me ofereceram (são doidos)

Creio que não podia ter pior configuração :clap:
De qualquer forma já tentei instalar e como era de esperar HP... nada feito nem com programa setup não consigo fazer compaction

Vou atualizando novidades
 
Já era de esperar estou a ter muita dificuldade em por isto a funcionar, próximo passo fazer DSDT Overdive e Usar o Setup 1.30 para ultrapassar o barramento da whiteList. Mas está difícil...
 
Já era de esperar estou a ter muita dificuldade em por isto a funcionar, próximo passo fazer DSDT Overdive e Usar o Setup 1.30 para ultrapassar o barramento da whiteList. Mas está difícil...
DSDT Overdive feito e confirmo a memória Grande agora falta fazer bypass a whiteList, o windows mostra 2 dispositivos mas quando instalo os drivers nvidea diz que tenho duas gráficas 840m, já tentei desativar a gt840 no Windows mas ao instalar drivers ela reativa
 
Agora é algo que não percebo... No Setup 1.3x a minha gráfica interna aparece como EGPU invés de dGPU e na zona das gráficas aparece dGPU off,

Alguém tem uma ideia?
 
Back
Topo