Canon M50, 800D ou outra?

Marcelocardoso

Power Member
  1. O QUE: DSLR ou Mirrorless(M50)
  2. POR QUANTO: 800€ não mais que isso
  3. PARA FAZER O QUE: Fotografia de rua, viagem, versátil.
  4. PARA USAR ONDE: Maioritariamente de dia em ambiente exterior.
  5. COMO ÉS: Nível intermédio, tenho curso profissional de fotografia, percebo bastante, mas actualmente fotografo quase somente nas viagens que faço, 2 ou 3 vezes ao ano.
  6. JÁ TENS: Tinha uma 600D que entretanto vendi.
  7. COMO É A TUA "REDE": A minha namorada utiliza uma 1300D.
  8. ONDE COMPRAR: Loja física ou online, desde que a assistência seja boa, não interessa onde.
Pelo que já pesquisei, e digam-me se estiver errado, estou apenas indeciso entre a M50 por ser compacta e ter DIGIC 8 e a 800D pelo seu feedback entre a comunidade.

Tenho alguns meses para comprar.
 
Bom, nesse caso não penso que a EOS M vá ser a melhor opção, porque só te dá partilha de lentes numa direcção.

Eu diria 800D ou até a 200D, que também tem o mesmo sensor, ecrã de ângulo variável, dual pixel, etc.

Se achares que o uso se vai tornar mesmo regular, então eu diria a 800D, sim.

Se achares que o uso vai continuar a ser ocasional, talvez não valha a pena gastar o extra na 800D...
 
Bom, nesse caso não penso que a EOS M vá ser a melhor opção, porque só te dá partilha de lentes numa direcção.

Eu diria 800D ou até a 200D, que também tem o mesmo sensor, ecrã de ângulo variável, dual pixel, etc.

Se achares que o uso se vai tornar mesmo regular, então eu diria a 800D, sim.

Se achares que o uso vai continuar a ser ocasional, talvez não valha a pena gastar o extra na 800D...
Obrigado pela opinião, a 200D esta fora das opções, embora seja pequena, o que me agrada, tem coisas inferiores às outras duas, como os pontos de foco por exemplo. Em relação às outras e como já tinha referido, agrada-me muito o facto de a M50 ser pequena, para viagens é ótimo, e pensei em utilizar com adaptador. A minha dúvida é mais pela máquina em si, a sua "potência", e não tanto pelo preço. Eu fotografo sempre em RAW + JPG, uma para se quiser posteriormente editar e outra para colocar direto nas redes sociais, e sendo que a M50 vem com um sistema mais avançado (DIGIC8) não sei se não teria mais qualidade em JPG, porque a 800D pode ser minimamente mais cara, mas o investimento na M50+adaptador seria maior.

O sensor das duas parecem-me iguais, mesmo a densidade de pixeis, mas posso estar enganado porque não sou muito entendido nessa parte, desconheço muito o potencial das mirrorless em relação às dslr.
 
Os sensores são os mesmos entre 200D, 800D, 77D, 80D, M50...não se aplica qualquer questão de “potência”. Quanto muito, as gamas superiores podem ter buffer maior e mais fps, mas isso só é relevante se contares disparar em burst (pelo que dizes, parece-me pouco provável).

A questão da M50 é que só te dá partilha de lentes numa direcção. Tu poderás usar as lentes da tua namorada com recurso ao adaptador, mas ela não poderá adaptar na dela as lentes que arranjares para a tua.

Quanto à questão do processador, as diferenças são mínimas, nem precisas de pensar nisso.
Acho que a M50 aí poderia ser interessante era se quisesses mesmo o 4K, que é a novidade que o Digic 8 trouxe, mas sinceramente também há melhores opções para 4K do que Canon.
 
Mas existem mais coisas para além do sensor, como a focagem. Mesmo sem conhecer nada da máquina, por ser mirrorless, a M50 deve ter um sistema de foco inferior (sem falar de autonomia).
 
Mas existem mais coisas para além do sensor, como a focagem. Mesmo sem conhecer nada da máquina, por ser mirrorless, a M50 deve ter um sistema de foco inferior (sem falar de autonomia).
Exactamente, era mais por aí que eu queria saber qual vale mais a pena, em todas em reviews e comparações que vi falam mais sobre as especificações do que a utilização das cameras. Mas não esquecer que a M50 tem entre 99 e 143 pontos de focagem.
 
Última edição:
As Mirrorless, tirando os topos de gama, têm sistemas de focagem que falham muito mais que as dSLR, com pouca luz então é o desastre. As mirrorless são más a encontrar o ponto de foco certo, mas se gostares de trabalhar com um ponto central de focagem e apontar ao que queres focar (com coisas em movimento não resulta muito bem), a coisa até funciona bem.

A autonomia, na maior parte dos casos também é notoriamente superior numa dSLR, no entanto, utilizando baterias compatíveis de qualidade (é preciso ver se as há para a M50), por mim ultrapassa-se também a questão da autonomia (eu tenho 3 baterias para a minha mirrorless e 2 para a dSLR e sobrevivia bem com 2 para a mirrorless e uma para a dSLR). Por vezes compram-se baterias extra, por exemplo da Patona, por 13 a 15 €. Mas eu sou o tipo que nunca usaria um grip para meter uma bateria extra, eu simplesmente tenho de ter uma bateria extra para trocar e pronto.

As lentes para dSLR Canon ou Nikon são muito mais baratas que para qualquer mirrorless do mercado e isso pesa bastante a médio prazo para quem quiser ter um bom set de lentes.

Isto são observações genéricas dos tipos de equipamento, não necessariamente para as máquinas que indicas. No entanto a autonomia da M50 ser francamente baixa. De resto é... pequena e isso pode ou não fazer uma grande diferença, dependendo da pessoa! Este é um dos principais motivos pelo qual se escolhe uma mirrorless nestas gamas, porque em geral, são sempre mais caras que o equivalente dSLR.
 
Se interessa algo leve e portátil 1. DSLR fica em desvantagem 2. Sistema mirrorless com adaptadores e lentes adaptadas fica, quase sempre, também em desvantagem.
 
Mas existem mais coisas para além do sensor, como a focagem. Mesmo sem conhecer nada da máquina, por ser mirrorless, a M50 deve ter um sistema de foco inferior (sem falar de autonomia).
Sim, a M50 tem um sistema de foco simpático...mas a 800D tem melhor. O da 800D é exactamente o mesmo da 80D (45 pontos cruzados, sensibilidade a EV-3 no ponto central, etc).
Entre as duas, acho a 800D uma câmara mais completa.

Não acho a M50 a melhor opção nem como mirrorless nem como sistema, apesar de eu até gostar da câmara (e andar indeciso entre comprar uma para 2º corpo ou outra coisa).

As lentes que o utilizador tem para reflex são apenas duas da gama de kit. Não considero que "prendam" uma pessoa ao sistema.
A partilha de lentes não funciona para os dois lados, só para a M50.
E depois, há mirrorless melhores, e com sistemas já mais elaborados do que o EF-M.

Se estivéssemos a falar de um caso em que o utilizador tinha 1000 ou 2000 euros (ou mais) em lentes para reflex Canon é que acho que podíamos considerar que se estava "agarrado" ao sistema (que é como eu estou), mas assim...acho que está tudo em aberto.

Sony, Nikon, Olympus, Panasonic...acho que vale a pena olhar para todas.
 
Obrigado pelas vossas opiniões, apenas uma última questão, sabem, mais ou menos, os valores do tamanho dos RAW entre cada câmera?

Faço essa pergunta porque li algures que com DIGIC 8 os RAW seriam 30% mais pequenos, mas não sei quanto terá um RAW da 800D. Na minha 600D era quase 30MB.
 
Na minha 80D (é de esperar que seja igual à 800D) costumam andar pelos 28 a 35MB em ISO’s baixos

Em ISO’s altos sobe facilmente para os 40 a 45MB
 
Sinceramente, ao preço que está o armazenamento hoje, não vejo como os raws terem mais 10 ou menos 10 mb, pode fazer alguma diferença. Um disco de 1TB, com fotos de 50 mb, dará para 20.000 fotos! Tiras assim tantas fotos?
 
Pah, por 100€ compras um disco de 3 ou 4TB...

Se gastares 100€ em 2 discos de 1TB até já ficas com um para 2º backup, por exemplo.

Isso hoje em dia é fácil de gerir ;)
 
Ou vocês saem pouco para fotografar ou fotografam tipo filme.

Se há problema que estou a ter é com armazenamento.

Os raws da Fuji são enormes e, culpa própria também, não faço uma boa gestão das fotografias.

Seja como for, já tive de comprar um ssd externo para lá colocar os catálogos no LR e já ando de olho em mais um...

Desculpem o off-topic.
 
Back
Topo