Engenharia Informática

Uma pergunta para quem já está no mercado de trabalho:

A vossa empresa utiliza algum tipo de metodologias ágeis (SCRUM, etc) / ou das mais tradicionais, ou isso é tudo blabla que é só aplicado no estrangeiro?

Caso sim, o que acham desse ambiente?


Sim, na EDP esse processo já existe há algum tempo em alguns produtos. No entanto, tem vindo a crescer a adesão à metodologia.
Inclusive, criaram uma equipa dedicada a isso: Agile coachs, cuja função é garantir as boas práticas dentro daquilo que é a realidade da empresa vs o que é a necessidade do produto.

Se isto é assim tão linear: Não. Existem sempre arestas a serem limadas. Porém, se tens uma equipa com maturidade para trabalhar assim, então os ganhos são imensos.
 
Sim, na EDP esse processo já existe há algum tempo em alguns produtos. No entanto, tem vindo a crescer a adesão à metodologia.
Inclusive, criaram uma equipa dedicada a isso: Agile coachs, cuja função é garantir as boas práticas dentro daquilo que é a realidade da empresa vs o que é a necessidade do produto.

Se isto é assim tão linear: Não. Existem sempre arestas a serem limadas. Porém, se tens uma equipa com maturidade para trabalhar assim, então os ganhos são imensos.

O problema é que maior parte das empresas em Portugal acha que é Agile e que utiliza SCRUM mas na realidade não o fazem...
Pensam que só porque dão uns story points, têm sprints e uma daily meeting que é isso...alias, maior parte das daily meetings que já assisti noutras empresas são uma porcaria mas isso já não é só culpa da empresa mas sim do pessoal em si.
 
Boas pessoal, gostava de vos fazer umas perguntas sobre a entrada na faculdade e o mundo de trabalho na area a partir de uma certa idade.
Tenho 23 anos (feitos este ano) por isso para o proximo ano posso-me candidatar a faculdade pelos maiores de 23. Pretendo me candidatar no ISEP, mas andei a ver e ha pouca informaçao de como as coisas funcionam e gostaria de saber mais. Depois tambem ha outra questao, o numero de vagas é muito baixo, alguem sabe se costuma haver muitos cadidatos a tentar os maiores 23 ou se é muito dificil conseguir entrar?

A outra parte da pergunta é a idade no mundo de trabalho de programação. Feitas as contas quando entrar na faculdade vou ter 24 anos, se demorar 4 anos a acabar a licenciatura vou acabar com 28 anos. Chegar perto dos 30 anos sem ter curriculo vai me dificultar muito a encontrar emprego na area?
Ja ouvi tambem muita gente que diz que no segundo ano do curso ja começam a trabalhar na area, o que iria fazer com que nao começa-se a trabalhar tao tarde. Alguem sabe se é assim tao facil encontrar emprego ainda a meio do curso?

Desculpem la tantas perguntas,
Desde ja obrigado
 
Boas pessoal, gostava de vos fazer umas perguntas sobre a entrada na faculdade e o mundo de trabalho na area a partir de uma certa idade.
Tenho 23 anos (feitos este ano) por isso para o proximo ano posso-me candidatar a faculdade pelos maiores de 23. Pretendo me candidatar no ISEP, mas andei a ver e ha pouca informaçao de como as coisas funcionam e gostaria de saber mais. Depois tambem ha outra questao, o numero de vagas é muito baixo, alguem sabe se costuma haver muitos cadidatos a tentar os maiores 23 ou se é muito dificil conseguir entrar?

Não te consigo responder mais por mensagem privada por causa da treta do power member.

Em relação ao número de vagas eu creio que continue o mesmo. Tenta tirar a melhor nota possível, mas com 17 pra cima entras de certeza.
Em relação à outra questão não faço ideia... só perguntando lá
 
Não te consigo responder mais por mensagem privada por causa da treta do power member.

Em relação ao número de vagas eu creio que continue o mesmo. Tenta tirar a melhor nota possível, mas com 17 pra cima entras de certeza.
Em relação à outra questão não faço ideia... só perguntando lá

Eu sabia que so ias poder responder amanha, mas obrigado por vires aqui
Vou me tentar informar, entretanto vou ver mais opinioes. Muito obrigado pela tua ajuda
 
Boas, não sei se aqui é o melhor local para perguntar isto xD Mas é uma questão ligada a "Engenharia informática" por isso cá vai.
No mundo do trabalho voces acham quando se começa a trabalhar e ganhar experiência numa determina linguagem devemos continuar ou ir ganhando ao longo do anos experencia em linguagens diferentes?
Exemplo: 2 anos em C# devo continuar ou ponderar novas linguagens para ter experiência em coisas diferentes?
 
Boas, não sei se aqui é o melhor local para perguntar isto xD Mas é uma questão ligada a "Engenharia informática" por isso cá vai.
No mundo do trabalho voces acham quando se começa a trabalhar e ganhar experiência numa determina linguagem devemos continuar ou ir ganhando ao longo do anos experencia em linguagens diferentes?
Exemplo: 2 anos em C# devo continuar ou ponderar novas linguagens para ter experiência em coisas diferentes?

Não faz mal nenhum, principalmente se for coisas relacionadas. Agora se estiveres a trabalhar por exemplo em desenvolvimento para Windows em c# e trabalhares em casa a aprender Ruby, é fixe saberes mas não conta como experiência profissional.

Dou-te o meu exemplo, eu tenho experiência em SQL Server e .NET e tb sei bastante de web development em AngularJS, mas como nunca trabalhei com essa tecnologia num âmbito profissional, dificilmente consigo uma posição sénior nessa área/tecnologia.
 
qual é a finalidade?
Para código tens o Atom, o notepad++ ou o Visual Studio Code por exemplo.
É mesmo para código mais precisamente Python JavaScript e HtMl(eu sei que não é uma linguagem de programação)
Só gostava de saber qual é o melhor em termos de futuro pois eu ainda irei apreender outras línguas
 
Uma pergunta para quem já está no mercado de trabalho:

A vossa empresa utiliza algum tipo de metodologias ágeis (SCRUM, etc) / ou das mais tradicionais, ou isso é tudo blabla que é só aplicado no estrangeiro?

Caso sim, o que acham desse ambiente?
Qualquer empresa que queira otimizar o seu trabalho deve utilizar métodos ágeis e é cada vez mais comum, mesmo por cá em Portugal. Eu já trabalhei com scrum e, se as coisas forem levadas de forma rigorosa e séria, ao fim de algumas semanas notas logo enormes vantagens.
 
Boas
Estou no curso de engenharia informática e estou com duvidas em Haskell, alguém que me possa ajudar a tirar umas duvidas, por favor mande msg.
 
Bom dia
Eu estou a estudar Java de forma autodidacta. Já fiz os seguintes cursos da Udemy e da seguinte ordem:
-Java Primeiros passos: Lógica de Programação e Algoritmos. https://www.udemy.com/java-curso-logica-de-programacao/
-Java Completo 2018 Programaçao Orientada a Objectos + Projectos. https://www.udemy.com/java-curso-completo/
-Programe em Java com Prática. https://www.udemy.com/programe-em-java-com-pratica/

Uma das maiores dificuldades que estou a ter ao estudar desta forma é o estruturar das matérias a aprender. Em contraponto com uma universidade onde nos é fornecido um plano de estudos.
E também avaliar o meu nível de conhecimento, já que ao contrario de um curso universitário não tenho colegas de curso com que me comparar.

As minhas duvidas são as seguintes:

Nas publicações de empregos para Java que tenho visto, maioritariamente pedem conhecimentos de Spring Boot e MySQL.

É normal um aluno que saia de um curso de informática domine essas tecnologias todas e de forma aprofundada?
Um programador Back-end utiliza o Spring Boot e MySQL de forma regular?
Nas publicações de emprego Java os anunciantes requerem que se domine tantas tecnologias, que parece-me que se estudar tudo acabo por não dominar nenhuma. Quais são fundamentais e necessário estudar?

Obrigado pelo tempo despendido a responder.
 
Back
Topo