FreeNAS acesso remoto???

NSilveira

Power Member
Montei um servidor com FreeNAS e gostaria de ter acesso aos ficheiros apartir de um computador fora da minha rede domestica. já pesquisei mas não encontrei nada que me ajudasse
1- Não tenho acesso ao router
2- Tenho um domínio na Amen caso necessario
3- Não percebo grande coisa disto

Alguém me pode ajudar numa situação destas?
 
Tenho NOZ em casa e afinal ja tenho acesso ao router

Se já tens acesso ao router procura uma secção de port forwarding. Tens de configurar a porta que usas para aceder ao FreeNAS (22 para SSH/SFTP) para ser direcionada para o IP do FreeNAS.

Vê também se o router tem configuração para dyndns. Isso ajudava a teres acesso sempre que quisesses sem te preocupares com mudanças de IP.
 
Se já tens acesso ao router procura uma secção de port forwarding. Tens de configurar a porta que usas para aceder ao FreeNAS (22 para SSH/SFTP) para ser direcionada para o IP do FreeNAS.

Vê também se o router tem configuração para dyndns. Isso ajudava a teres acesso sempre que quisesses sem te preocupares com mudanças de IP.
pensso ja ter aberto a porta ficou assim:

NServidor
NServidor SSH - TCP Qualquer -> 22

E agora o que faço?
 
Não percebi o que é o NServidor e o Qualquer. Tens de direcionar a porta 22 no router para o IP da máquina onde está o FreeNAS. No que puseste aí não estou a ver o IP do FreeNAS. Parece mais uma regra de firewall, com esse Qualquer.

De qualquer maneira, depois de isso estar feito (corretamente) só tens de fazer ssh para o endereço do router, que estará algures no interface de administração, e é como se estivesses a fazer ssh para o FreeNAS.
 
Não percebi o que é o NServidor e o Qualquer. Tens de direcionar a porta 22 no router para o IP da máquina onde está o FreeNAS. No que puseste aí não estou a ver o IP do FreeNAS. Parece mais uma regra de firewall, com esse Qualquer.

De qualquer maneira, depois de isso estar feito (corretamente) só tens de fazer ssh para o endereço do router, que estará algures no interface de administração, e é como se estivesses a fazer ssh para o FreeNAS.
NServidor é o nome do FreeNAS na rede
segui o isto para abrir a porta: https://forum.zwame.pt/threads/port-forwarding-zon-my-hub.603487/
não percebo nada de ssh podes explicar melhor ou dar um exemplo?
 
NServidor é o nome do FreeNAS na rede

Ah, então se calhar já está, era isso que eu não estava a ver onde estava. Eu falei no IP, mas se funciona por nome melhor.

não percebo nada de ssh podes explicar melhor ou dar um exemplo?

Como é que costumas aceder ao FreeNAS e como é que vais querer aceder de fora? Dei o exemplo do ssh porque foi o primeiro que vi numa pesquisa rápida na net (sobre como aceder ao FreeNAS de fora de casa), não sei que outros interfaces estão disponíveis.

De qualquer maneira, para testar se está a funcionar podes usar um programa que suporte sftp (e.g. WinSCP em Windows, ou simplesmente sftp em Linux) e ligar-te ao endereço do teu router. Esse endereço é o IP externo, como o Hugo_Carvalho disse, fornecido pela NOS. Encontra-lo no interface de administração do router, talvez numa secção Status.

Se por algum motivo não funcionar por estares dentro da rede podes ligar-te à Internet por 3/4G e aceder daí, ou então de um computador fora da tua rede.
 
Ah, então se calhar já está, era isso que eu não estava a ver onde estava. Eu falei no IP, mas se funciona por nome melhor.



Como é que costumas aceder ao FreeNAS e como é que vais querer aceder de fora? Dei o exemplo do ssh porque foi o primeiro que vi numa pesquisa rápida na net (sobre como aceder ao FreeNAS de fora de casa), não sei que outros interfaces estão disponíveis.

De qualquer maneira, para testar se está a funcionar podes usar um programa que suporte sftp (e.g. WinSCP em Windows, ou simplesmente sftp em Linux) e ligar-te ao endereço do teu router. Esse endereço é o IP externo, como o Hugo_Carvalho disse, fornecido pela NOS. Encontra-lo no interface de administração do router, talvez numa secção Status.

Se por algum motivo não funcionar por estares dentro da rede podes ligar-te à Internet por 3/4G e aceder daí, ou então de um computador fora da tua rede.
Localmente uso o CIFS e os PCs detetam logo o FreeNAS, o mesmo acontese com os Tablets Android com o Kodi
Para o exterior queria algo semelhante ou que desse pelo navegador de internet
Algum app para isso para Android?
Já encontrei o endereço do router e agora?

desculpem la a trabalheira mas não sei muito de redes
 
O Kodi diz que suporta SFTP, podes experimentar:

http://kodi.wiki/view/SFTP

É fazer SFTP para o endereço do router. Ou procura outras aplicações Android que façam SFTP, eu não uso por isso não te posso recomendar nenhuma.

Também podias fazer port forwarding da porta do SMB, mas aparentemente não é seguro:

http://superuser.com/a/270687/237500
Sim o kodi da esteve a ver agora
Tenho dois campos que não sei como preencher
Endereço do servidor
Caminho remoto

no router vi o endereço de internet que algo do genero: 22.22.22.222
e tenho o ip do servidor 192.168.1.00

como preencher isto?
 
Endereço do servidor é esse 22.22.22.222.

Caminho remoto é a pasta a que te vais ligar. Podes deixar vazio e ver se funciona e abre numa localização razoável. Também é comum pôr um "~" (sem aspas) que significa "home". Se experimentares e conseguires entrar torna-se óbvio que caminho é o mais adequado.
 
Endereço do servidor é esse 22.22.22.222.

Caminho remoto é a pasta a que te vais ligar. Podes deixar vazio e ver se funciona e abre numa localização razoável. Também é comum pôr um "~" (sem aspas) que significa "home". Se experimentares e conseguires entrar torna-se óbvio que caminho é o mais adequado.
Muito obrigado ja consegui acesso
agora gostava de saber como manter o endereço fixo
é possivel?
tenho conta no NO-IP mas não sei como fazer o resto
 
Procura no interface do router se há opções de dynamic DNS. Se houver terás de preencher com os dados da tua conta no-ip.

Se não, o FreeNAS também tem ele próprio dynamic DNS:

https://doc.freenas.org/9.3/freenas_services.html#dynamic-dns

Boas

Podes me explicar como se configura o Dynamic DNS? Ou um link a explicar?

Outra questão, queria apontar um domínio para o nameserver do servidor, alguém sabe configurar isso?

Obrigado
 
Back
Topo