Alternativas Objectivas Nikon + Filtro

Sestich

Membro
  1. O QUE: Lente + Filtro
  2. POR QUANTO: 200~300€ (preço da NIKKOR 35mm 1.8 ou 40mm 2.8 micro)
  3. PARA FAZER O QUE: Figuras/Bonecos, Retratos, Foto de rua
  4. PARA USAR ONDE: Interiores, Exteriores de e noite
  5. COMO ÉS: Entusiasta
  6. JÁ TENS: D3300 + NIKKOR 18-55 + 55-200 VR
  7. COMO É A TUA "REDE": Nikon/Não relevante
  8. ONDE COMPRAR: Indiferente

A Nikon não oferece muitas prime DX (só 4 e uma é fish-eye), e não me pareceu compensar andar a gastar o extra em full frames. Como desconheço outras marcas como sigma, ou tamron, etc., não sei se há alternativas interessantes às NIKKOR no que toca a preço/qualidade, se vale a pena estar a "sair da marca". Tentei procurar mas não encontrei muita coisa estritamente APS-C para Nikon nessas marcas, muitas delas eram meramente full frames e igualmente caras...

Queria uma objectiva com uma abertura grande para ter mais luz/menor profundidade de campo, e gostei da NIKKOR 35mm 1.8 quando experimentei uma emprestada, mais para andar pela rua e eventualmente retrato. Ao mesmo tempo, tendo vindo de uma bridge, por vezes sinto falta de macro, e para certas coisas em casa (como figuras) era interessante. Estou de olho nas prime mais por uma questão de qualidade/preço (e peso, mas muito menos relevante), porque as zoom análogas me parecem ser já bem mais caras. Algo com uma abertura abaixo de 3 e com uma distância de focagem mínima menor que as minhas lentes possivelmente seria um compromisso a ponderar.

Para finalizar, em comprando uma lente nova, penso que poderia ser relevante comprar um filtro transparente só para protecção. Como gosto de fazer longas exposições poderia adicionar também um ND alto (não necessariamente para a lente nova mas para as que já tenho). Sugestões?
 
A 35mm 1.8 é mto boa e barata. Usando uma raynox à frente julgo que já consegues umas ampliações razoáveis (tenho esse conjunto, mas meto sempre a raynox com tubos de macro na 70-300).
 
Se gostaste da 35mm f/1.8, pois então é uma óptima ideia.

Para o macro (ou serão close-ups, que queres?), se tiveres a paciência de por e tirar, se calhar uns tubos macro dos baratos já resolviam; isso é coisa para 10€ no ebay.

Para o filtro UV, espreita os Hoya, são sempre porreiros.

Para filtro ND, é 10 stops (1000x). Pode parecer muito, mas não é. Se for para longas exposições durante o dia e a horas menos propícias, muitas vezes nem chega. Hoya, Haida, e mais uma ou duas marcas. Até recomendava acompanhar isso com um kit daqueles ND2 + ND4 + ND8 da Neewer, para dar alguma margem de modificação sem gastar grande coisa.
 
Obrigado pelas dicas. Provavelmente avanço então com a NIKKOR 35mm para já.

Quanto à questão da macro, realmente para o uso que darei justifica-se mais uma solução desse género (atendendo ao preço). Mas o que encontrei macro da raynox é mais pelos 60, alguma outra sugestão? [Referem-se a algo tipo Raynox DCR-250 ou isso dos tubos ainda é para somar a um elemento destes?]

Sim, @m4ndr4ke, a ideia era mesmo essa, não é tanto para "apressar" o pôr-do-sol como é para fazer mesmo exposições mais longas durante o dia, por isso queria algo que me desse (ou tirasse, no caso) uns quantos stops. Vou dar uma olhada a essas três marcas para ND e Hoya para um UV para a lente nova.
 
Se não estou em erro, com a 35mm não consegues meter mtos tubos de macro, porque o que estes fazem é só permitir focar mais perto, por isso é que são mais eficazes com distâncias focais maiores. Na 35mm se meteres um habitual kit de 3 tubos de macro, vais ter o ponto teórico de focagem atrás do vidro da lente. Acho que consegues meter só um tubo de 12mm ou pouco mais e mesmo assim tens muita dificuldade em trabalhar porque ficas com o vidro quase encostado ao objecto.

Com a 35mm a raynox DCR-250 é mais eficaz.

Eu uso tubos de macro mais raynox com uma lente 70-300, normalmente a trabalhar entre os 200 e os 300mm. Consegue-se o que eu acho que já se chama de "extreme macro"
 
@Meje essa adaptação não é limitada à 35mm, a 55-200 tem o mesmo diâmetro, portanto dará para fazer o que indicas. Será é então necessário arranjar a raynox mais os tubos
 
Não percebi exatamente o que querias dizer. O problema dos tubos de macro na 35mm tem a ver com a distância de focagem que já é pequena sem os tubos e por isso se meteres por exemplo 30mm de tubo, já não consegues focar.
 
@Meje acho que a ideia não é fazer macro especificamente com a 35mm, mas sim dar ao kit a possibilidade de fazer macro, seja com a 35mm ou com outra lente.


Eu estava a sugerir só os tubos macro, sem mais nada. Isso é coisa barata e muito básica. Eu comprei para Canon por 10 euritos no eBay, com autofocus. São os mais ranhosos que encontrei, mas funcionam. Como eu não tenho qualquer tipo de interesse por macro e aquilo é só para close-ups de vez em quando, chega-me bem.
Não sou nada conhecedor quanto às Raynox, por isso aí abstenho-me :P

Quanto ao filtro ND, têm havido boas opiniões por aqui também dos Gobe. Sugiro sempre um big stopper (10 stops) + um kit tipo ND2 + ND4 + ND8 + ND16.
 
Back
Topo