Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
então achas q um hp envy x2 é marketing? e aquilo na verdade é o quê? um intel? :p

Esquece. Espero que tenhas aprendido um pouco o que podes esperar do tal One Core e que tens exemplos disso fora da MS. Quanto ao resto ... boa sorte.

Mas é de facto lamentável que comeces por afirmar que os outros são mais adaptáveiis e têm menos problemas por serem mais novos para desculpar os problemas do W10, Mas entretanto também o WP 10 a tenra idade aí já não é vantagem para desculpar problemas ou dificuldades. Depois quando afinal não são tão novos assim no seu core como te explicaram é porque o One Core é que a última tech, mas afinal One Cores hà muitos e depois termines desta forma.

Se alguém perceber isto que explique porque não encontro explicação racional.
 
Última edição:
https://www.windowscentral.com/microsoft-starts-testing-ads-windows-10-mail-app

Estavam a falar da Google e dos seus anúncios? Foi acidental, mas quem sabe não passará pelo futuro da Microsoft. Espero bem que tenha sido só um teste e que desistam da ideia, pois estar a pagar por um sistema que vem com programas com anuncios

Acidental? A MS sempre sonhou com um modelo desses. Pagas a licença do OS, das apps, levas com anúncios e ainda partilhas dados pessoais. Qualquer dia ainda tem isso no file explorer ...

Vai tentando meter a colher para ver como reagem. Que está preparada para carregar no botão está.
 
Última edição:
Para já não passou de um erro:
Updated November 16, 2018:It looks like the rollout of ads in Mail was an accident and they're now being turned off. Microsoft communications lead Frank Shaw stated on Twitter: "This was an experimental feature that was never intended to be tested broadly and it is being turned off."
 
Parece-me mais um teste de mercado à reacção do consumidor, tipo a campanha do regresso do Jesus ao SLB a ver como os adeptos reagem com a hipótese. :D

Acidente é ter um tipo como o Nutella à frente de uma empresa com a dimensão da Microsoft... :-D
 
Para já não passou de um erro:

Se colocaram antes do tempo ou não, pouco interessa, a intenção está a descoberto (se é que houvesse dúvidas).

Duvido é que tenha é aínda contexto global (as pessoas a jeito) para isso pese embora tenha já pessoas não se importariam (caso contrário nem já teriam a coisa implementada)

O consumidor está preso entre uma empresa que joga preços contra ele, outra que quer saber fudo sobre ele a troco de nada, e uma outra que quer as duas coisas e mais um par de botas mas passa a vida a tropeçar nos seus próprios pés.

Mas estas empresas ao pé da Amazon são uns meninos :)
 
Última edição:
O antigo Windows Live Mail tinha publicidade, qual o espanto? Lembro-me também que aqui à uns anos atrás, só era possível trabalhar com contas Hotmail, Live, Outlook, etc em IMAP unicamente com o Windows Live Mail.
 
Nos tempos atuais em que a privacidade é posta em causa constantemente. Grandes empresas como a Apple já perceberam que a protecção da privacidade é bastante valorizada pelos utilizadores e inclusive usada como motivo de marketing da plataforma, bem como arma de provocacao entre empresas.

A MS caminha na direção oposta, com um OS cada vez mais obstrutivo e que depende de mecanismos de feedback automatico com fundações em abuso das EULA que permite acesso directo a keystrokes, audio, acesso a todos os dados do PC sem qualquer autorização do utilizador.
Estas histórias da publicidade no email são apenas mais um pequeno passo na direção desta utopia que vai na cabeça do Nadella.

Tudo muito bonito a nivel teorico e em linguagem máquina, mas negligência novamente do factor humano e as suas necessidades em prol de um bem maior de interesse para a MS.

https://thenextweb.com/microsoft/20...ducts-covertly-gather-personal-data-on-users/
 
Última edição:
Incrível como um dev comete um pequeno deslize, pedem desculpa e afirmam que foi engano e são logo criticados por isso como se fosse algo tão garantido como a morte! Quantas vezes não me aconteceu já deixar escapar algo q n era suposto um cliente ver e q n passou de um teste ou uma curiosidade? Só quem não programa é que nunca passou por isso.
De resto, podem condenar a MS pela invasão de privacidade de quem anda no insider, quando ela própria pede para aderirem apenas em máquinas secundárias. Já a google colecta tudo e mais alguma coisa sem qualquer tipo de violação mesmo sem precisar de programas insider.
A última que me chocou foi ter acabado de sair de um centro de saúde e ela me ter perguntado o que é que eu lá fui fazer. Levar-me a perguntar: mas será que isto só acontece comigo? Se calhar só eu é que acho que eles andam seriamente a passar dos limites...
Btw, tive mesmo para dizer q fui tratar da minha disfunção eréctil mas tive medo que não percebessem a ironia e que começasse a receber publicidade de medicamentos no Gmail. Havia de ser giro alguém estar a espreitar e a pensar: "hummmm, este gajo anda a pesquisar disto...."


E ainda dizem que o android é free...
 
Sim. Acidentalmente desenvolveram toda uma parte de anúncios:joker::joker:. Quem me dera acontecer isso nos meus projetos

Nunca te aconteceu?!

Ainda esta semana fui almoçar e quando voltei e desbloqueei o PC eis que o meu Visual Studio tinha criado um novo UserControl com uma UI brutal assente em Fluent Design já devidamente acompanhada com um ViewModel e respectivos Bindings. Fico completamente parvo com o poder da Cloud, este Nadella é um visionário!

----------------------------------------

Já agora, fico com dores de barriga sempre que vejo o pessoal a falar da telemetria do Windows 10. O pessoal entra numa autêntica caça às bruxas enquanto se sente 100% seguro no seu Smartphone. Eu desafio esta gente a fazer capturas de rede do seu Smartphone enquanto usa as 5 Apps mais comuns do seu SO. Se calhar ficará surpreendido por ver listados pedidos para o Google Analytics, FireBase, Crashlytics, etc.

Isto é factual ... por uma questão de coerência o ideal é deixar de usar qualquer Software ou andar sempre em modo Avião.

Não estou a usar a lógica de "os outros também fazem", mas sim a criticar a ausência de clarividência a falar sobre o assunto. Eu dizer que o W10 manda dados para os seus servidores é completamente diferente de eu dizer que o W10 manda especificamente o dado X sobre a zona Y do serviço Z.

Uma pena observar que 99.9% da media que fala sobre isto prefere generalizar com o famoso "ah e tal manda dados pessoais" que especificar do que se trata.

Acidente é ter um tipo como o Nutella à frente de uma empresa com a dimensão da Microsoft... :-D

É ele aí, aquela gaja que passa a vida no Twitter a partilhar m€rd@ à frente dos Insiders, o tempo perdido em Ninja Cats e discussões essenciais para a tecnologia como o número de mulheres na área VS. homens, etc ...
 
Para mim a questão não é se faz telemetria ou não faz, ou se colecta dados ou não. Mas sim a empresa faz aquilo que diz que faz ou não ...

Ora vejamos:

"No content-based targeting: No content-based targeting: We will not use your email, chat, files or other personal content to target ads to you."
https://privacy.microsoft.com/en-us/

Mas ...

.... Microsoft uses the data we collect to provide you with rich, interactive experiences ....
Advertise and market to you, which includes sending promotional communications, targeting advertising, and presenting you with relevant offers ..."
https://privacy.microsoft.com/en-us/privacystatement

Eu não seu porque é que a MS quer estar neste negócio dos anúncios e dos dados e conteúdos pessoais como se tivesse que lá estar. Reparem, a Apple não está e muitas outras empresas de software não estão!!!!!!! A verdade é que a MS está lá porque quer estar, mão porque tem que estar. E essa ideia que tem que estar para conseguir competir com a Google no negócio do software é só balelas!!!!! É um tipo de argumento que serve para tudo. O mesmo serve para justificar estar no negócio das consolas de jogos, no negócio da musica, dos livros .... sei lá mais do quê ... olha tudo o que mexe sobre o Windows de uma forma ou de outra.

Por outro lado não confundir telemetria sobre o estado de um objecto como um sistema operativo, aplicação de email, aplicação word ... telemóveis e outras coisas mais. Importante para detectar problema e bugs. Com telemetria que visa recolher dados sobre uma pessoas, nomeadamente as buscas que faz, emails que envia e tipo, onde se encontra, a que horas se levanta e coisas mais. Este segundo enquadra-se naquilo que se chama vigilância pessoas, seja para que finalidade for ("Survaillance"). Isto é, está a ser vigiado.

E nesse contexto é muito importante que as pessoas possam dar autorização para isso ou não dar!!! Ponto final!!!!!

https://en.wikipedia.org/wiki/Surveillance_capitalism

O argumento é normalmente sempre o mesmo, o AI, a Cloud, antecipar necessidades boa bla bla... Como se fosse necessário enviar dados para sistemas na Cloud para o efeito .... Bom.

Muita das coisas "inteligente" que se fazem na Cloud no Windows podia muito bem serem feita localmente. Só não são porque a MS está interessada que as pessoas tenham lá os dados, recolha da tal "telemetria de vigilância" e coisas mais. Exemplo disso, porque é que o Copy & Paste entre um telemóvel e um PC tem que passar pela cloud? É que não tem de todo. Porque é que para sincronizar SMS entre o telemóvel e o PC tem que passar pela Cloud? É que não tem de todo!!!

Por alguma razão é que empresas como a Apple estão a meter chips com capacidade de "machine learning" local há já alguns anos, análise de dados local. A MS neste aspecto está muda no Windows ... haaa a MS aparece a agora com ... reparem ... o projecto Brainwave e coisas mais (https://azure.microsoft.com/en-us/b...-and-qualcomm-create-vision-ai-developer-kit/).

Tá bem tá bem, mas no Windows o que está a fazer?

A Apple já disse que não está interessada nesse negócio, dos Ads da vigilância. E pode-se verificar que a este nível está interessa em empurra o AI mais possível para o dispositivo do que para a Cloud..

A Google já disse que está interessada. A Amazon já disse que está interessada. A MS dá uma no cravo e outra na ferradura como é da sua praxe. Mas só um cego é que não ver que a MS está interessa em puxar o máximo de AI para a Cloud e para a alimentar precisa de práticas que se enquadram na vigilância, (até para coisas simples como o Copy & Paste o faz) do que empurra a coisa para os dispositivos.

Não estou nada escandalizado com isto. Eu sou da área portanto estou relativamente bem informado. Espanta-me é ver "colegas" que gostam de tapar o sol com a peneira em relação a estas coisas. Não sei o que ganham com isso.

Fiquem bem.
 
Última edição:
.... Microsoft uses the data we collect to provide you with rich, interactive experiences ....
Advertise and market to you, which includes sending promotional communications, targeting advertising, and presenting you with relevant offers ..."
https://privacy.microsoft.com/en-us/privacystatement
Hum:
"...We also use personal information to help us create, develop, operate, deliver, and improve our products, services, content and advertising...
These technologies help us better understand user behavior, tell us which parts of our websites people have visited, and facilitate and measure the effectiveness of advertisements and web searches....
...Knowing someone using your computer or device has shopped for a certain product or used a particular service helps us make our advertising and email communications more relevant to your interests.
...Ads that are delivered by Apple’s advertising platform may appear in Apple News and in the App Store. If you do not wish to receive ads targeted to your interests from Apple's advertising platform, you can choose to enable Limit Ad Tracking..."
https://www.apple.com/legal/privacy/en-ww/

Por alguma razão é que empresas como a Apple estão a meter chips com capacidade de "machine learning" local há já alguns anos, análise de dados local. A MS neste aspecto está muda no Windows ... haaa a MS aparece a agora com ... reparem ... o projecto Brainwave e coisas mais (https://azure.microsoft.com/en-us/b...-and-qualcomm-create-vision-ai-developer-kit/).

Tá bem tá bem, mas no Windows o que está a fazer?
Já que não sabes, ela também anda a fazer algumas coisas com o Windows.

HoloLens 2 will have a custom AI chip designed by Microsoft
https://www.theverge.com/2017/7/24/16018558/microsoft-ai-coprocessor-hololens-hpu

Microsoft is working on AI chips across its different devices, top exec says

https://www.cnbc.com/2017/11/01/mic...s-across-different-devices-top-exec-says.html
Chips within devices allow those gadgets to use "AI on device." This means that the devices don't need to communicate with the cloud to do complex AI tasks, making them more efficient.

Panay said it works with partners and carries out in-house development to bring the chips to market. Microsoft also has a number of hardware partners. (...) Panay said that the company will look to license out its chips to partners.

Deveremos ver isto para o ano, com o lançamento do HoloLens 2.


De qualquer das formas, desde o April 2018 Update o Windows também já contém algo para correr Machine Learning on chip:
https://docs.microsoft.com/en-us/windows/ai/
Windows ML allows you to use trained machine learning models in your Windows apps (C#, C++, and JavaScript). The Windows ML inference engine evaluates trained models locally on Windows devices, removing concerns of connectivity, bandwidth, and data privacy. Hardware optimizations for CPU and GPU additionally enable high performance for quick evaluation results.

Windows 10’s next major update will include Windows ML, a new AI platform
https://www.theverge.com/2018/3/7/17089860/microsoft-windows-ml-windows-10-ai-platform
 
Última edição:
@Trance, a mim não me choca nada que a sincronização de coisas entre dispositivos tenha que passar pela Cloud, é assim em N coisas e para mim faz todo o sentido para diferentes condições que não se enquadrem nas ideais. O Copy-Paste na Cloud pode ajudar caso queiras ir buscar um Link que copiaste ontem para algo que entretanto foi fechado ou não foi salvo, ou se estiveres a aceder num teu outro Device que não esteve envolvido naquele processo de Cópia.

Concordo que poderá haver um problema de discurso, mas também há certas recolhas que não me chocam (novamente). Uma pessoa que tenha um "perfil" definido ao longo de anos de utilização de um dado equipamento, se perder o mesmo, terá que começar do zero se essa informação estiver guardada localmente e não associada à sua conta. Relativamente a esta gestão local VS. remota, basta ver o que acontece no mundo das consolas onde a Nintendo trabalha acima de tudo num sistema local (com a Switch está a começar a mudar alguma coisa) enquanto que as outras já usam um sistema de dados remotos associados à conta.

Basta ver qual dos sistemas dá/deu mais problemas aos seus utilizadores quando acontece algo anormal (algo simples como ter que ir para a garantia - na Nintendo isto é/era um filme).

Já agora, pergunta sincera e sem nenhuma provocação, na Apple é mesmo tudo local? A Apple Store não constrói remotamente um perfil de utilizador/comprador de cada um dos seus clientes? Se te roubam o iPhone, ao entrares com a Apple Account num novo equipamento tens que começar do zero?

Vou continuar a ser picuinhas, e poderei também estar a ser ingénuo, mas a recolha das pesquisas feitas na Store são algo bem diferente das pesquisas feitas em outro âmbito. Além disso, aquilo que é feito com os dados é algo que não sabemos ... por vezes uma recolha de dados que poderá parecer abusiva é na verdade uma Data Source essencial para aquela Feature especial que adoramos. Não estou numa posição defensiva, simplesmente é uma temática onde assisto a demasiadas teorias da conspiração e pouca coerência (continuo a pedir a quem se revolta para usar um Fiddler/Charles e ver o que acontece enquanto usam o seu Device favorito ou App mais comum).

(e estou a limitar-me ao Frontend, porque com a lógica de Requests é possível construir muita coisa inteiramente no Backend)

Há uma App famosa no nosso país que com o Google Analytics é possível saber em tempo real onde, quando e o quê está a ser feito com a mesma (se cruzar dados é possível também saber quem). A minha maior dúvida é mesmo saber distinguir o que é Telemetria e o que é Survaillance (não sabendo o que é realmente feito com os dados, nem que dependências e algoritmos estão por detrás de diversas Features é algo complicado de se fazer).

Curiosamente há coisa de 1 ano os Serviços pediram-nos para retirar uma lógica da App (que envolvia pedidos remotos) que interferia precisamente com ... um Request pedido pelos mesmos. Aceito que possa estar a ser demasiado ingénuo em algumas coisas, mas há coisas que damos como adquiridas nos nossos Devices que não acontecem por pura e simples magia (principalmente tudo o que envolve personalização).

Cumprimentos.
 
Uma coisa é incluir ads baseados no Bing, outra é usar os e-mails para isso.
Btw, como é que se consegue competir com uma empresa que sobrevive da publicidade para dar algo "free" sem ser com publicidade? Se alguém descobrir que diga á Google para ver se eles abrem os olhos...
Para que serve o copy paste ou SMS sync entre devices sem a cloud? Quem n quiser q não use ou faça via bluetooth.
E realmente sonhar que não se anda a ser "vigiado" sobre a q horas se levanta e ter um despertador/alarme no tlm é ser bastante ingénuo. Por acaso n tenho mas se tivesse n vejo problemas em partilhar essa informação. O problema para mim é se ela for vendida sem autorização.
Isto de ler os EULAs da MS e n ler os da Apple, enfim... Btw, a Apple tb têm serviço de cloud.
 
Hum:
"...We also use personal information to help us create, develop, operate, deliver, and improve our products, services, content and advertising...
These technologies help us better understand user behavior, tell us which parts of our websites people have visited, and facilitate and measure the effectiveness of advertisements and web searches....
...Knowing someone using your computer or device has shopped for a certain product or used a particular service helps us make our advertising and email communications more relevant to your interests.
...Ads that are delivered by Apple’s advertising platform may appear in Apple News and in the App Store. If you do not wish to receive ads targeted to your interests from Apple's advertising platform, you can choose to enable Limit Ad Tracking..."
https://www.apple.com/legal/privacy/en-ww/

Quem ler os teus recortes não percebe que o documento é muito especifico nos contextos onde a informação é recolhida e para que efeitos. Pensa que é o faroeste. Quando recorto alguma coisa procuro que seja representativo daquilo que está no(s) documento(s), nomeadamente contradições entre documentos.

Se porventura acha que ir a uma loja e apanhar com anúncios e estar a ler um email ou clicar num botão nas taskbar do OS e apanhar com anúncios é a mesma coisa não há nada mais a discutir.

A Apple não está interessada no negócio dos anúncios como tal não mete anuncio em tudo o que é canto como faz a Google e a MS está a experimentar fazer. Aliás nem deixa essa questão aberta no documento! Obviamente, tem a sua loja de apps, de musica, filmes e video, loja de material e serviços, e nesses contexto está interessado recolher informação para os seus anúncios. Creio que vende também um serviço de marketing que funciona apenas no contexto da App Store e do News (bom, mas isto é o que vem no documento).

Hum:
Já que não sabes, ela também anda a fazer algumas coisas com o Windows.

HoloLens 2 will have a custom AI chip designed by Microsoft
https://www.theverge.com/2017/7/24/16018558/microsoft-ai-coprocessor-hololens-hpu

Microsoft is working on AI chips across its different devices, top exec says

https://www.cnbc.com/2017/11/01/mic...s-across-different-devices-top-exec-says.html

Eu sei o que ela anunciou que está a fazer.

Deveremos ver isto para o ano, com o lançamento do HoloLens 2.

A $3000? Ja á nem durmo.

De qualquer das formas, desde o April 2018 Update o Windows também já contém algo para correr Machine Learning on chip:
https://docs.microsoft.com/en-us/windows/ai/

Windows 10’s next major update will include Windows ML, a new AI platform
https://www.theverge.com/2018/3/7/17089860/microsoft-windows-ml-windows-10-ai-platform

Pos, ninguém nota.
 
Quem ler os teus recortes não percebe que o documento é muito especifico nos contextos onde a informação é recolhida e para que efeitos. Pensa que é o faroeste. Quando recorto alguma coisa procuro que seja representativo daquilo que está no(s) documento(s), nomeadamente contradições entre documentos.
Boa, mas tens que entender o que lês. Estás a confundir "Content data" com "Personal Data":

Para mim a questão não é se faz telemetria ou não faz, ou se colecta dados ou não. Mas sim a empresa faz aquilo que diz que faz ou não ...

Ora vejamos:

"No content-based targeting: No content-based targeting: We will not use your email, chat, files or other personal content to target ads to you."
https://privacy.microsoft.com/en-us/

Mas ...

.... Microsoft uses the data we collect to provide you with rich, interactive experiences ....
Advertise and market to you, which includes sending promotional communications, targeting advertising, and presenting you with relevant offers ..."
https://privacy.microsoft.com/en-us/privacystatement
A Microsoft diz no primeiro recorte que tu fizeste que não vai usar o teu "conteúdo pessoal" (documentos, fotos, emails, ficheiros) para fazer "targeted ads".

Mas podes usar Personal Data (nome, nacionalidade, idade, género) para fazê-lo.
Porque a Microsoft tem a sua loja de apps, de musica, filmes e video, loja de material e serviços, e nesses contexto está interessado recolher informação para os seus anúncios. E também tem um serviço de marketing que funciona em alguns serviços como o Bing e a Microsoft News.

Ou seja, é muito igual àquilo que a Apple faz.

Atenção que eu não concordo que a Microsoft ponha anúncios na email app como estaria disposta a fazer. Mas nada indica que os anúncios se baseassem nos teus emails ou conteúdo pessoal (que penso que seja o cerne da polémica).
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo