Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Att, ao mapear a NAS, se houver vírus no comp. vai também apanhar. Aconteceu-me a um portátil que ficou encriptado e, se não desligasse à bruta a NAS que estava mapeada, os ficheiros iam todos à vida.
Cumps
Para isso é que serve os backups.
E só afeta a pasta partilhada, supostamente ninguém deve mapear na raiz...
 
Não sei se será o tópico certo, mas como alguns utilizadores de NAS no fórum costumam passar por aqui, recebi este email por parte da QNAP. Fiz o scan e detetou malware no meu caso.
Parece que é por quem usa o myqnapcloud. E eu que até dizia bem da coisa

http://prntscr.com/laejca
laejca
 
Bom, montei o meu DS218J com 2 WD Red, um de 4 TB novo e um de 3 TB usado...

O de 3 TB crashou por 2x e o NAS reportou bad sectors...

enfim como é possivel se estava a funcionar impecavel no QNAP, tirei ele sempre com cuidado e guardei ele numa drybox.

A garantia é de 3 anos e acaba dia 12 de Dezembro e eu chego a Portugal dia 15...
 
Última edição:
Coincidências...
Eu tenho um WD green e só tinha meia dúzia de bad sectors. Esteve desligado meses e passou agora para centenas [emoji23]
Só o facto de andar a tirar e a por, mexer com ele ou umas pancaditas...
Convém tratar da garantia a tempo [emoji23]

Dessa APP, já a tinha instalada mas corro a manualmente. Mas não recebi e-mail/aviso.
 
Última edição:
Bom, montei o meu DS218J com 2 WD Red, um de 4 TB novo e um de 3 TB usado...

O de 3 TB crashou por 2x e o NAS reportou bad sectors...

enfim como é possivel se estava a funcionar impecavel no QNAP, tirei ele sempre com cuidado e guardei ele numa drybox.

A garantia é de 3 anos e acaba dia 12 de Dezembro e eu chego a Portugal dia 15...

eu também tinha um de 2tb no nas, fiz verificação do S.M.A.R.T. e deu OK, era um disco que estava ligado há uns anos mas sem ser practicamente usado. No dia em que o comecei a passar dados começou a apitar por todos os lados S.M.A.R.T. Fail.
 
Bom, montei o meu DS218J com 2 WD Red, um de 4 TB novo e um de 3 TB usado...

O de 3 TB crashou por 2x e o NAS reportou bad sectors...

enfim como é possivel se estava a funcionar impecavel no QNAP, tirei ele sempre com cuidado e guardei ele numa drybox.

A garantia é de 3 anos e acaba dia 12 de Dezembro e eu chego a Portugal dia 15...

Isso acontece com os discos. Tenho dois de 2TB Wd red, um com anos que nunca me deu problemas o outro não durou um ano e tive de enviar para RMA.
Em relação à garantia inicia o processo no dia 11, por exemplo, e quando cá chegares entregas o disco.
 
Bom, sobre o disco acima, já tenho ca um novo, fiz o RMA directo pelo site da WD e foi impecável. Tive que registrar claro no site deles e atualizar a expiração com a factura.

Não instalei ainda dado que tenho usado um de 500 GB como replacement.

Agora, preciso de uma ajudinha para outro NAS, um QNAP TS231 do escritório que deixou de reconhecer um disco e depois de vários diagnoaticos o problema é no backplane...

Agora, existe alguma chance de comprar isso por aí? andei a pesquisar e nada, o máximo que se encontra é gavetas, parafusos, placas de expansão e fontes...

A garantia já foi dado que no Brasil e apenas 90 dias por lei, quanto muito dão um ano...
 
Boas tardes,

Tenho uma smart TV Samsung ue46es5500 em que para ver filmes, ligo um disco rígido externo à porta usb da referida tv.

Uma vez que a tv tem entrada de rede, será que com uma NAS destas, consigo visualizar filmes na referida tv sem necessitar de mais nenhum aparelho?

Se desse, aproveitava e utilizava para isso e para centralizar todos os documentos e fotos que tenho, obviamente com um backup à altura.

Grato
 
Boas tardes,

Tenho uma smart TV Samsung ue46es5500 em que para ver filmes, ligo um disco rígido externo à porta usb da referida tv.

Uma vez que a tv tem entrada de rede, será que com uma NAS destas, consigo visualizar filmes na referida tv sem necessitar de mais nenhum aparelho?

Se desse, aproveitava e utilizava para isso e para centralizar todos os documentos e fotos que tenho, obviamente com um backup à altura.

Grato

Consegues, é assim que eu uso para ver filmes e séries. Uso é a aplicação Plex quer no servidor quer na tv, que ajuda bastante que na organização de conteúdo, quer na navegação na tv com o comando. Além disso também tenho aquilo configurado para ser possível ver fotos pessoais

Diria para começares por ver se é possível instalar o plex na tua tv, é só depois começares a analisar NAS e ver quais são compatíveis com o plex
 
Aqui com o Syno 916+ tb me aconteceu similar, tinha dois discos WD de 2TB em RAID, sem qq problemas à quase 2 anos. Decido ir fazer um scan mais detalhado aos discos e puff começa a acusar um dos discos. Felizmente tinha garantia da marca e foi de vola... loja tuga so 1 ano (compra em nome empresa)
Eu ca tenho a minha teoria q foi o Syno q "lixou" o disco... mas enfim...
 
Não me parece que tenha alguma coisa a ver com a synology, mudei de um ds215j para um ds918+ e foi perfeita a mudança, para além de ter adicionado mais discos.
Por acaso comprei outro WD red 6TB à uns dias e só trabalhou umas horas ... já tive 2 de 3TB que foram de viola à uns anos ... a minha confiança nos WD red tem vindo a baixar bastante. Acho que este foi a última vez que fui para esta marca e só foi este para ter tudo igual no NAS.
 
Será que estes discos cada vez maiores a fiabilidade está ir à vida?

Tenho comprado RED mesmo por serem tecnicamente melhores, bla bla bla.

Espero que os SSDs não fiquem piores a medida que ficam com mais capacidade...
 
Tenho um NAS Synology de quatro discos. Desses quatro, no último mês, os meus dois únicos WD Red 3TB avariaram. E estes já tinham vindo substituir os dois originais que foram para a garantia.
 
Também tive recentemente um WD RED 4TB que entregou a alma ao criador. RMA directo com a WD, recebi o novo... a ver quanto tempo aguenta...a WD já não é o mesmo e o problema é que começam a faltar alternativas....
 
Boas,

Preciso de uma ajuda para escolher que NAS comprar.

Não terá uma utilização exigente, pretendia algo mais rápido, estável e silencioso que o meu atual e ultrapassado Buffalo LS-CHL.
Procuro algo para fazer de backup aos PC's ligados à rede interna (mac e win), gestão de documentos e fotografias dentro e fora da rede, cloud privada e servidor multimedia (não precisa de fazer transcoding). Que seja de fácil configuração e utilização.

Como a utilização não será exigente procuro não gastar com esta solução e mais ou menos dentro do orçamento tenho 4 escolhas:

Synology DS218j - O mais caro, mas do que vi é o que apresenta melhor software e com "garantias" de atualizações, contudo fico preocupado por apenas ter 512Mb de RAM o que pode não ter uma longevidade tão elevada como o que pretendia.

Qnap TS-228 - Preço médio, hardware (1GB RAM), estética e qualidade do software, os contas pelo que tenho ligo será as atualizações e utilização menos user friendly.

WD My Cloud EX2 Ultra - Do que vi agrada-me o preço, o software julgo responder ao que procuro e o hardware (1GB RAM), fico de é atrás com o que tenho lido em relação aos problemas com a segurança e limitação do software para o futuro.

Qnap TS-128A / Synology DS119j - Solução mais económica, mas que partilham os contras das versões 2bays e mais limitados para futuros upgrades. Equaciono ser de 1bay porque pretendo manter backup's regulares para outros discos externos.

Qual destes responde melhor ao que procuro? Se existir outro que não esteja a ver também agradecia.

Obrigado
 
Para mim é complicado recomendar alguma coisa que não seja Synology porque é o que estou familiarizado. Neste momento o software parece datado a nível de funcionalidades, mas a nível de de estabilidade de todo o conjunto é simplesmente perfeito. Tanto no meu DS215j como no DS918+ só reiniciam quando há updates que assim o exigem, mas são poucos minutos sem acesso. Até hoje só tive uma vez sem acesso ao NAS fora da rede de casa, num dos updates desactivou essa opção, erro que considero grave já que um dos meus NAS de backup (DS215j) está a 200km de distância.
Não sei bem para que conta a memória ram na gama "j", não existem assim tantas aplicações que exigem muito dela, para backups e servidor de ficheiros o meu DS215j com 512MB de RAM esgota a velocidade da rede.

Vamos lá ver o que o novo sistema operativo DSM 7 trás.

Edit: alternativas aos WD RED só estou a ver Seagate IronWolf ou Toshiba NAS que até parece que são os mais fiáveis
 
Última edição:
Em relação aos discos os melhores de há uns anos para cá parecem ser os HGST.

A backblaze é uma empresa de armazenamento que decidiu usar discos domésticos em vez de empresariais e todos os 4 meses público os dados relativos aos modelos que tem. Podes ver aqui o último relatório: https://www.backblaze.com/blog/2018-hard-drive-failure-rates/

Em relação à escolha do NAS, para mim, os updates e segurança valem muito e nisso acho que a Synology é imbatível. Os 512M de RAM apesar de curtos para grandes aventuras e navegar na interface são suficientes para a partilha de ficheiros em rede.
 
Muito obrigado pelas opiniões e já me ajudaram a dissipar a dúvida!

O meu único receio com o synology era a pouca ram, mas se para a minha utilização não é muito crítico, prefiro prescindir desse ponto e ter um sistema que garanta atualizações e estabilidade.

Agora é ver se apanho uma boa promoção..

Os discos estava virado para Toshiba, apesar de nunca ter tido problemas com WD os relatos de falhas não me deixam muito confiante. Seagate apenas tive um e por coincidência ou não deu problemas, pode ser que agora sejam melhores... Os HGST parecem ser bastante fiáveis apesar do preço não ser tão competitivo, mas vou estar de olho neles também...
 
Boas,
O que acham deste modelo de NAS DS119j ? Está por volta dos 90€, acho algo melhor ?
Basicamente, quero uma NAS, somente para guardar arquivos, como fotos, ficheiros. Obrigado.
 
Back
Topo