TEVO Tornado [LER PRIMEIRAS PUBLICAÇÕES]

Sempre tive alguma aversão às placas de adesao especializadas.... é um bocadinho o principio de Occam’s razor aplicado às impressoras... se temos uma solução simples, pratica, barata e eficaz ( e nao esquecer que permite passar de uma print para outra quase instantaneamente, sem arrefecimentos ... basta ter 2 vidros ) para quê ir para solucoes menos vantajosas!

pede para te cortarem dois vidros na loja de molduras do bairro e estas pronto a imprimir outra vez.
abc
 
Estou de volta à base original (a placa mamorubot estava por cima da base original). Aparentemente, está a aderir bem..o problema da base original é que adere bem demais...não sai nem a frio.... :(...

Talvez depois disto experimente os vidros..
 
no pei julgo que limpeza com alcool isopropilitico ( escrevi mal de certeza, alguem que confirme o alcool indicado ) ajuda a novamente ter adesao.

abc

@yougurt para que gastar dinheiro em álcool isopropílico quando se tem em casa algo bem mais eficaz?
As vossas Marias é que podem não gostar... ou até mudarem de ideias e passarem a ser vocês a lavar a loiça... hehehe
Lavem com detergente para a loiça e água morna! Limpa e desengordura... fica como novo.

Estou de volta à base original (a placa mamorubot estava por cima da base original). Aparentemente, está a aderir bem..o problema da base original é que adere bem demais...não sai nem a frio.... :(...

Talvez depois disto experimente os vidros..
O @yougurt aconselhou o vidro... e muito bem!
Desculpem o desabafo mas acho piada que compram uma carrada de tretas (e gastam dinheiro!) quando um simples vidro+laca (ronda tudo cerca de 3€) fazem o que pretendem! Enfim........
Se eu estivesse no vosso caso (iniciante) começava por por em pratica o que quem tem experiência menciona.....
 
Última edição:
Viva:

Apenas para fazer um ponto da situação: com a base original, agarrou sempre bem e completou a impressão sem problemas. Custa a descolar, mesmo fria, mas não tanto como eu estava à espera.

Com o vidro, como fazem? Põe laca, imprimem, tiram a impressão e depois lavam o vidro para tirar a laca ou nem por isso?
 
Boas.... raramente lavo! ( + um plus ) e imprimo bastante !
de 2 em 2 ou 3 em 3 meses, ou se achar que ja esta a deixar marcas na base.

costumo trabalhar com 2 vidros por maquina.
num vidro virgem, aplico uma camada generosa , ate “ sentires “ que o vidro ficou com uma especie de pelicula.
habitualmente meto 65 para pla e flex e 70 para o petg, filamentos que mais uso. ( para filamento madeira é vidro virgem com uma unica passagem, senao parte a peça antes de descolar), mas cada cama é diferente.

quando concluo uma impressão, saco o vidro e deixo arrefecer e com o segundo vidro disponivel é so passar para a seguinte impressão.

entre impressões, limito- me a fazer uma sprayzada rapida apenas na zona onde fiz a ultima impressão e toca a andar.

uso marca É-continente extra forte ( baratissima ) ou a my label extra forte ( tb barata e mais sticky ) e rende bastante tempo.

abc
 
sinceramente, só me apetece desistir desta impressora...Já é para aí a quarta ou quinta vez que tento imprimir uma peça e começa sempre a desalinha no eixo dos y:

image.png


Já estiquei a correia, já re-nivelei a cama, já re-gerei o ficheiro gcode e sai sempre desalinhada :005::005:>(
 
OK..isto é mesmo um fenómeno estranho...

Eis a peça que pretendo imprimir:
image.png


Eis como ela sai:

image.png


Ou seja, o desalinhanmento começa sempre exactamente aos 2.9mm de altura, mantém-se até à camada superior da parte recatngular e depois deixa de existir.... Fiz vários testes, sempre com o mesmo resultado.

Como tira teimas, resolvi imprimir um cubo de teste:
image.png


que saiu perfeito...Ou seja, não é problema de polis, ajustes, etc...

É um problema com a figura a imprimir que faz a impressora ficar doida?? :n1qshok::n1qshok::n1qshok:

Edit: mas esperem, que há mais...Rodei a impressão 90º e já está a sair bem :facepalm:
 
Não terás falta de potencia no motor Y?
O cubo pode não ter problemas porque são movimentos simples, mas na peça que está a ter problemas já começa a existir muito movimento no Y.
Repara que ao colocares a peça a 90º passa a existir menos movimento no eixo Y, ou seja, a parte para comprida da peça passa para o eixo X.
Penso que no outro "cantinho" já existiu um companheiro com problema similar.
 
Não me parece...se assim fosse, porque é que a peça faz bem até aos 2.9mm de altura, começando o descalabro aí e depois volta a ficar bem quando chega à superfície de topo?
 
Ok, foi só uma sugestão.... até porque desconheço o desenho e pode ter algo nessa altura que muda a configuração da mesma, originando este problema.

Edit. Repara que a parte do topo é impressa com os motores do X e Y em constante movimento.
 
bom, a peça ja esta impressa e isso é que importa.
as vezes imprimir tem destes autenticos feiticos.... num slicer pode correr tudo bem, noutro já não.

se rodando a peça , chega ate ao fim, sem desalinhamento, e em todas as outras pecas a coisa corre bem, entao o problema esteve no codigo que foi gerado , com a peca na posicao original.
chegaste a ver o preview do g.code no teu slicer? também fazia aí o desalinhamento?
senão faz novo slice e verifica o preview, se puderes e quiseres.( para tirar as duvidas)
 
Depende dos drivers que usares e não da board. Dá um salto ao ali, e procura pelo driver que usas, que devem indicar o range. Se usares LV8729, 0,55v para X Z e E e 0,65v para Y. Atenção que há 2 versões (ver resistor). Vê e diz algo.
 
Depende dos drivers que usares e não da board. Dá um salto ao ali, e procura pelo driver que usas, que devem indicar o range. Se usares LV8729, 0,55v para X Z e E e 0,65v para Y. Atenção que há 2 versões (ver resistor). Vê e diz algo.

Obrigado amigo pela resposta, já estive a ver e não consegui encontrar o nome do driver em lado nenhum, mas tirei uma foto, consegues identificar??

48381038_275361919793196_1921089707010162688_n.jpg


Já agora, essa board com esses drivers precisam dos TL-Smother para remover o efeito salmon skin?

Edit: pelo que andei a pesquisar, parece ser o A4988, correcto? Encontrei alguma informação mas vários valores diferentes, desde 660 a 950...
 
Última edição:
Sendo assim experimenta XZE 0.95 e 1.1 para Y. Vê se os valores actuais são próximos disso, mas devem ser.
Se tiveres hipótese, compra os que indiquei. Deixa de ser necessário os TL-Smother, são mais precisos e um pouco mais silenciosos. E fica +- pelo preço dos TL (tenho uns por abrir, se quiseres).
 
Back
Topo