MacBook Pro para programação

JackFlash

Moderador
Staff
Boas,

Foi-me recomendado mais do que uma vez a aquisição de um MAC para programação.
Aliás, mais de 50% dos programadores/developers que conheco usam MAC.
Sempre tive alguma resistência a hardware Apple, mas do que andei a ler parece que de facto existem algumas vantagens. Até aqui tenho usado sempre sistemas Linux ou Windows.

Ainda não decidi qual será a próxima aquisição, mas não quero gastar um balúrdio num MAC.
Será que me podem dar indicações onde poderei comprar um MAC Pro recondicionado, ou usado, com garantia?

Queria evitar eBay, mas se tiver de ser ...

Obrigado desde já.
 
Alguém?
A Amazon será boa opção para MacBooks usados ou recondicionados?

Estou a viver na Alemanha por isso tenho ainda a hipótese da Apple store para usados e refurbished, mas os descontos/preços não são nada apelativos.
 
Boas,

Depois de alguma pesquisa encontrei algumas opções de compra:
- Amazon da Alemanha
- Apple Store Alemanha para usados e refurbished
- outro site alemão que não sei se posso mencionar, onde supostamente dão 30 meses de garantia.

Agradecia agora que me dessem a vossa opinião, já que sou completamente novo nisto dos MacBooks.

Objectivo:
Programação - Data Analysis, Machine Learning e algum Web Deveolpment
- Python, R, Ruby on Rails, CSS, HTLM, Java Script, SQL server, ...

Orçamento pretendido:
- 1500-1800 € - mais do que isto só se valer mesmo a pena..

Quando: assim que decidir o que comprar.

CPU: Mínimo 4 cores e de preferência a partir da 6ª geração, ou seja, de 2016 para cima.

RAM: 16 GB, - não tenho a certeza se vale a pena. É possível depois fazer upgrade?

Monitor: 13" ou 15.4"

Duração: pelo preço deles espero que dure pelos menos uns 3-4 anos.

Tenho este em vista:

MacBook Pro 2017 15'' (I7-7700HQ 2,80 Ghz), 256 GB SSD, 16 GB RAM - Silver - 1779 €
Condições da loja Alemã:
- Slight signs of wear
- 30 days return policy
- 30 months warranty (tenho de ver melhor o que é proposto)

É maquina que valha a pena gastar 1800 €?

Não ponho de parte monitor de 13" pela portabilidade. Também são mais baratos de uma forma geral, mas com processadores mais fracos e menos RAM.
O tamanho não me incomoda muito, já que costumo trabalhar com segundo monitor e nas viagens dá bastante jeito.

Obrigado desde já.
 
Última edição:
UP

Já tenho opinião da secção da aquisição de portáteis, que me recomendaram abandonar Apple.

Já percebi que esta secção é muito menos activa mas, se possível, agradecia também a opinião de alguém desta secção.
Pretendo aproveitar a black friday para fazer a compra.

Obrigado.
 
Não percebi exactamente qual é a dúvida.
Uso um mac mini como devbox no escritório e só tenho a dizer bem.

Os preços são sempre elevados, é algo que vai depender do budget que tens.
 
Objectivo:
Programação - Data Analysis, Machine Learning e algum Web Deveolpment
- Python, R, Ruby on Rails, CSS, HTLM, Java Script, SQL server, ...

(...)

MacBook Pro 2017 15'' (I7-7700HQ 2,80 Ghz), 256 GB SSD, 16 GB RAM - Silver - 1779 €

Disseste que eras novo nisto dos Macs. Ou seja, não tens necessidade do "ecossistema".
Com 800 e poucos euros já compras um portátil com um i7 8750H (um pedaço melhor que o 7700HQ). Novo.
Entre esse valor e os quase 1800€ pelo MacBook usado tens toda uma panóplia de computadores novos que vão de encontro ao uso que lhes vais dar.
Se já tivesses alguns equipamentos Apple e desses uso ao seu ecossistema se calhar dava-te uma recomendação diferente, assim sendo é esta a minha opinião.

Tal como disseste, vê agora no Black Friday e no Cyber Monday. Ainda apanhas alguma promoção porreira!
 
Acho que é relativamente simples para alguém cujo ecossistema é irrelevante:
Queres fazer apps nativas para iOS/macOS? Se sim -> comprar computador Apple. Se não -> qualquer coisa entre 500 e 750€ serve.
 
Boas,

Foi-me recomendado mais do que uma vez a aquisição de um MAC para programação.
Aliás, mais de 50% dos programadores/developers que conheco usam MAC.
Sempre tive alguma resistência a hardware Apple, mas do que andei a ler parece que de facto existem algumas vantagens. Até aqui tenho usado sempre sistemas Linux ou Windows.

Ainda não decidi qual será a próxima aquisição, mas não quero gastar um balúrdio num MAC.
Será que me podem dar indicações onde poderei comprar um MAC Pro recondicionado, ou usado, com garantia?

Queria evitar eBay, mas se tiver de ser ...

Obrigado desde já.

A razão é simplesmente porque alguém recomendou ou porque os conhecidos têm !?
Não gastar e ter um Mac é algo contraditório (ainda por cima este ano :P )
Há uns anos, ter um Mac era sinónimo de qualidade muito acima da média em relação aos PC's mas isso hoje em dia não é verdade.
Tens PC's com qualidade idêntica (se não superior) aos Macs.
Entretanto com o passar dos anos alguns programadores (e não só) habituaram-se ao sistema macOS (antigo OSX mas é apenas o nome) e ai passou a ser o diferencial (há quem diga que o macOS é como um Linux Premium).
Uma razão forte para se optar por um Mac é necessidade de programar para este ecosistema e publicar na loja da Apple sem ter de andar com a necessidade de truques mas lá está aqui também pode haver uma contrapartida.
Os designers dizem que existem ferramentas específicas para macOS ou em macOS funcionam melhor e aqui também têm uma razão forte.
Se um programador obter rendimento da loja suficiente para pagar um Mac e esse Mac permitir maior produtividade, também é uma razão forte.
 
Obrigado a todos.

A minha razão principal para Apple era de facto ser UNIX e considerado um Linux Premimum, com bastante estabilidade e bem adaptado ao hardware onde corre. Isto daria fiabilidade e rapidez ao sistema.
Criação de aplicações para iOS não está nos meus planos mais próximos.

Tendo em conta as opiniões aqui e na secção de portáteis, acho que neste momento estou mais inclinado para desistir de Apple.
É muito dinheiro para algo que não sei se realmente terei necessidade.

Irei muito provavelmente para alguma máquina mais barata mais com mais capacidade, por ex: i7 8750H, tal como sugerido.
 
Agradeço a sugestão, mas entretanto desisti de comprar um MacBook no seguimento das sugestões aqui e na secção de portáteis.
Acabei por encomendar um portátil com melhores características, i7-8750H, SSD 512 GB, 16 GB RAM ...que será usado maioritariamente com Linux.
 
Back
Topo