Evolução Apple

nl151

Power Member
Olá a todos.

Decidi criar este tópico para uma discussão saudável entre os membros do grupo sobre Evolução Apple.

Quando falo no termo "Evolução", é relativamente a utilizadores que acompanham a marca a algum tempo (seja desde os 1ºs iPhones, Macs, etc.) e como veem a marca actualmente.

A minha sincera opinião: Sou utilizador desde os modelos 4 do iPhone, tendo todos os modelos até ai (menos o Xs, continuo com o X), possuindo também Macbook, iPad, e alguns acessórios inerentes a todo este ecossistema. Consequentemente, sinto-me "preso" neste ecossistema, mas num bom sentido. Em termos de trabalho, para mim é excelente, e dá-me um jeito brutal ter tudo no mesmo sitio, pronto a aceder através de qualquer equipamento, já para não falar da comodidade de ter mais de 10000 fotos no telefone, com uma cópia na nuvem sem ter de fazer "nada".

Acho que a Apple hoje em dia está muito mais forte em termos de estratégias de Marketing, escolhendo bem "pequenas" features que levam os utilizadores a pensar se devem fazer upgrade ao equipamento ou não. E, independentemente do preço ser cada vez mais elevado, e de retirarem peças aos equipamentos (Jack dos Fones, adaptadores lightening para Jack 3.5mm já não vêm incluídos na caixa, Macbooks só com portas Usb-C) a verdade é que continua a vender como pães quentes.
A verdade, é que hoje em dia os iPhones são autênticas máquinas, com processadores fortíssimos, capazes de aguentar anos e anos, desde que tenham updates de software.
Será o preço da tecnologia "overpriced" hoje em dia? Ou os verdadeiros culpados somos nós, consumidores, que permitimos estes aumentos de preços, visto que continuamos a comprar?

Falando também um pouco da fiabilidade/pós-venda, noto que nos equipamentos mais recentes (cerca de 2 anos para cá), já tive que recorrer mais vezes à garantia do que nos restantes anos. iPhone X é o 2º, porque o primeiro aquecia que parecia uma fritadeira e desligava-se. iPhone SE tive 2, um deles o ecrã levantava no canto superior direito. Macbook Air com problemas na bateria e portas USB. No entanto, acho que nenhuma marca trabalha como a Apple e os seus reparadores autorizados, que resolvem as situações muito rápido e (pelo menos comigo) trocando quase sempre os equipamentos.

Deixo aqui também um vídeo muito interessante que encontrei, já do ano passado, mas para quem ainda não viu acho que é bastante interessante, sobre como as coisas funcionaram na Apple:

 
Olá,

Ao longo do tempo a história da Apple é para mim um exemplo de sonho, inovação e sobrevivência até chegar ao sucesso. E é interessante, para mim que no geral, o fez sem ir sistematicamente e constantemente atrás do negócio dos developers do seu ecossistema como faz a concorrência. Hoje, claramente uma empresa de sucesso.

Mas com o sucesso é hoje odiada por muitos pelos seus lucros avultados Repare-se que a aversão à empresa chega ao ponto de muita gente na tech argumentar que é uma empresa terrível por simplificar demasiado a utilização da tecnologia, tornando por isso as pessoas mais burras. No entanto até 2007 não passava de uma empresa histórica, que produz coisas inovadoras mas que esteve à beira da banca rota várias vezes.

No fundo é por existir ainda esta forma de pensar que acho que a empresa tem um futuro risonho por principio. No entanto creio que a breve trecho irá enfrentar grandes desafios que advém do poder da integração de múltiplos dispositivos. Pese embora a Apple seja muito forte nisso, a verdade é que essa integração só tem relevância se as pessoas usarem mais que um dispositivo Apple, nomeadamente Macs.

Só que o efeito cascata não se tem verificado. A ajudar à festa as pessoas trocam mais depressa de OS no telemóvel do que o fazem no PC, contexto em que o Windows tem 90% de marketshare.

Ou seja, á medida que a integração Android / Windows se torna cada vez mais uma realidade e melhor, aproximando-se da realidade Apple, há aqui uma probabilidade real do efeito dominó que poderá não conseguir parar. Repare-se que as vendas de iPhones já estão flat.

Para virar isto uma hipótese é conseguir dar o salto expressivo da computação de bolso para a computação handheld + secretária. Nomeadamente através dos iPads.

Repare-se que a Apple é hoje um gigante, mas daqui a 20 anos pode ser uma Nokia. Isso acontece quando os CEOs não fazem o trabalho para o qual foram pagos. Repare-se, um dos papeis do CEO é o de saber onde está o dinheiro daqui a 5 anos, que sabe apanhar ondas. Em boa verdade creio que o Tim Cook ainda não demonstrou que sabe fazer esse exercício. Tem sabido muito bem explorar o filão, de uma mestria impressionante, isso sem duvida.

Vamos ver.
 
Última edição:
Olá também. Uma situação que me preocupa nesta nova apple é a subida do preço dos produtos.

Sei bem que sempre existiu o "apple tax" mas as coisas estão a tomar proporções alarmantes.

Tive todos os modelos de iPad e todos os iPhone desde o 3GS.

Nas keynotes uma constante era, quando lançavam um novo iPhone ou iPad era dizerem - " at the same $599 price" por exemplo. Ou seja, comprava-se o novo produto ao preço do anterior, geralmente acompanhado com a baixa de preço do iproduto do ano anterior.

Agora não é assim. Neste novo iPad Pro, por exemplo, mantiveram o antigo ao mesmo preço e lançaram este a preço superior.

Para além disso pensava-se que o novo macbook air iria ser lançado a $999, preço do anterior, mas claro, foi lançado a $1200.

Finalmente, dado que a apple anunciou que iria deixar de anunciar o número de iPhones, iPads etc vendidos mas apenas o valor total de vendas por produto, basicamente assumindo que o crescimento em unidades está estagnado, indicia que o futuro crescimento da apple advirá do aumento do ARP(average retail price).

Com isto a apple cria estratégias como as atuais de armazenagem (64/256/512) em vez de (128/256/512), ou pura e simplesmente aumenta o preço dos produtos (muito acima da inflação) - Apple watch 20%, iPad 20% etc etc.
 
em poucas palavras é uma empresa que esta a fazer tudo para passar de bestial a besta. andam inflacionar o PVP e a coisa não está a correr nada bem.
 
em poucas palavras é uma empresa que esta a fazer tudo para passar de bestial a besta. andam inflacionar o PVP e a coisa não está a correr nada bem.

Não está a correr nada bem para quem?

Para a Apple claramente está a correr muito bem (https://sixcolors.com/post/2018/11/reminder-apple-financial-results-released-today/). Claro que qualquer pessoa poderá dizer que no futuro vai correr mal mas outra pessoa qualquer poderá dizer o oposto. O que temos são os dados existentes que revelam que claramente "a coisa" está a correr muito bem.
 
Eu concordo com o que o pessoal diz na medida em que a cada telemóvel, tablet e computador que eles fazem o preço devia ser o mesmo do modelo que vêm substituir.
Infelizmente, como em muitos aspectos (principalmente a performance ridiculamente acima da competição nos CPUs de iDevices) a Apple tem uma liderança enorme dão se ao luxo de ir subindo e ver 'no que dá'.

Quando lançaram os Retina Macbook Pro's lá em 2012, acabaram por baixar 200 euros ao preço quando os de 2014 sairam. O mesmo não aconteceu em 2018 face aos Macs de 2016...

Como empresa com investidores acredito que também haja pressão em lucrar mais e mais e mais, ao fim do dia isto não passa de um jogo. Se podem aumentar o preço e o lucro aumenta, why not? Só descem quando isso tiver um efeito negativo.
Há de chegar o dia em que o aumento do custo terá uma redução no lucro. É aí que a brincadeira acaba. Este ano a produção do XS e do XR foi cortada e as ações desceram. Se no próximo ano o iPhone for mais um XS'S' (tipo como o 7 está para o 6S e o 6) acredito que ou desçam o preço ou o lucro caia.
Que tragam os preços de volta para o que custava o 7 e o 7 Plus quando sairam. Que aumentem 50-70 euros tudo muito bem, mas é doloroso um 7 Plus ter custado 920 euros por um modelo base e hoje um XS Max serem 1280.

Pessoalmente, tenho um XS Max de 256GB, e espero que daqui a uns anos quando quiser comprar outro telemóvel, que o iPhone desse momento custe, no pior dos casos, o mesmo. Não mais.
Igual com o meu Mac. E espero que tenham muita calma com os iPads porque quero um eventualmente mas não quero dar tanto por ele como quase o que dei pelo Mac.
 
Não está a correr nada bem para quem?

Para a Apple claramente está a correr muito bem (https://sixcolors.com/post/2018/11/reminder-apple-financial-results-released-today/). Claro que qualquer pessoa poderá dizer que no futuro vai correr mal mas outra pessoa qualquer poderá dizer o oposto. O que temos são os dados existentes que revelam que claramente "a coisa" está a correr muito bem.
Para mim e para quem gosta dos produtos não está a correr bem. E é isso que realmente me interessa a mim e ao resto dos clientes.

Ninguém gosta de aumento de preços. Muito menos nestes moldes.
 
@RaaR mas desde o inicio de novembro as coisas mudaram. cortar até 1/3 da produção no Período pré-natal pode-se concluir que o lançamento foi fraco e que existe unidades produzidas para o Natal. Desvalorização em bolsa perto de 20% desde outubro é sinal de alerta.

https://markets.businessinsider.com...-iphone-models-report-says-2018-11-1027740009

Já viste quanto é que a bolsa americana o geral perdeu em Bolsa? Se fosse só a Apple a perder 20% ainda compreendia a tua preocupação.. Agora toda a bolsa perder em media 15%..
 
Eu já vou vender o meu MacBook Pro. Não consigo justificar pagar 4300€ por um MacBook com 1tb de ssd e gráfica amd Vega 20. Comprei um Msi gs65 com uma GPU com 2x a performance desta Vega 20 por 2400€. E veja-se, decidi juntar um segundo ssd e custou-me 300€ o upgrade (na Apple não há upgrades)...

E este msi pesa 1,8 kg, tem um teclado normal (não a aberração e problemático butterfly keyboard) e ports para todos os gostos. Windows 10 é uma desvantagem mas já esteve mais longe do Mac OS...

Enfim, vamos ver no futuro como se porta a Apple.
 
Eu já vou vender o meu MacBook Pro. Não consigo justificar pagar 4300€ por um MacBook com 1tb de ssd e gráfica amd Vega 20. Comprei um Msi gs65 com uma GPU com 2x a performance desta Vega 20 por 2400€. E veja-se, decidi juntar um segundo ssd e custou-me 300€ o upgrade (na Apple não há upgrades)...

E este msi pesa 1,8 kg, tem um teclado normal (não a aberração e problemático butterfly keyboard) e ports para todos os gostos. Windows 10 é uma desvantagem mas já esteve mais longe do Mac OS...

Enfim, vamos ver no futuro como se porta a Apple.


O problema é que upgrades nesse MsI tens de desmontar tudo.. Já viste reviews na internet? Eu estava para comprar esse a uns tempos mas ter de desmontar a motherboard para trocar disco e ram..

 
O problema é que upgrades nesse MsI tens de desmontar tudo.. Já viste reviews na internet? Eu estava para comprar esse a uns tempos mas ter de desmontar a motherboard para trocar disco e ram..


Sim. Mas falei com a MSI e deram-me o contacto de 2 empresas de informatica muito conhecidas aqui na zona. - Vou colocar os nomes, não se se isto vai censurar ou não: ***** e *****. Fizeram-me o upgrade por 36€. É melhor do que ser eu a desmontar e ainda estragava alguma coisa. Na apple nem que pagues 500€ fazem upgrades...
 
A reacção dos mercados à Apple não tem a haver com os resultados do Q3. Vamos ver os resultados do Q4 porque é aí que se vai ver o impacto do novo preçários para os iPhonés.
 
Fico feliz de o tópico estar vivo, apesar da pouca adesão inicial!
Concordo que o preço dos produtos estão a ficar estupidamente caros. Fico também preocupado é até quando é que vai ser este aumento...
 
Muitos não concordaram comigo aqui no passado mas parece que o mercado está a concordar. Os consumidores não estão dispostos a dar pequenas fortunas por aparelhos que a própria marca torna cada vez mais descartáveis. Já lá vai o tempo em que comprar um iPhone ou ipad, apesar de ser um pouco mais caro, era garantia de um aparelho sólido para várias anos com um bom valor revenda. Cada vez menos isso é verdade.

Aparelhos muito mais caros que a concorrência (sem qualquer justifição aparente), concorrência muito mais forte que no passado (tanto em hardware como software) e tiros nos próprios pés como a estagnação do IOS e a cada vez maior tentação de fazer produtos que são "apenas" bons o suficientes para ir lançando alguma coisa para o mercado...cocktail que lenta mas seguramente está a afastar consumidores da marca.
 
e por norma estas noticias de cortes nas vendas não são dadas de uma vez para evitar panico. acho que em breve vai existir nova retificação. não é fácil mentalmente justificar dar 1200€ por um telemóvel com um ciclo de 10 meses até ser substituído independentemente do poder de compra que o cliente disponha.
 
Era bom de ver o que ia acontecer. Utilizo Apple desde o iPhone 3G. Tenho neste momento um X, um MacBook Pro e um iPad 2018. A verdade é que, desde o iPhone 6s, os equipamentos móveis são os que menos me enchem as medidas dentro do ecossistema e não devo ser o único.

Os computadores e os tablets (principalmente) são produtos sólidos e competitivos, tendo em conta a concorrência. O iPhone já foi muito mais. Basta comparar a qualidade fotográfica do XS com a do Pixel 2, um modelo com 1 ano. E nem falo na performance em pouca luz.

O XS, tal como o 8 foram quase um insulto à inteligência do consumidor, dados os preços exigidos por modificações mínimas. Pode ser que isto faça com que comecem a dar corda aos sapatos.
 
Boas Malta! E bom tópico!! =)

Como utilizador de vários produtos apple ao longo dos anos (comecei naquele mitico ipod clássico, dado pelo meu primo na altura que tinha feito um upgrade ao dele) e desde então não houve viagem de retorno xD, o mesmo aconteceu no iphone e por ai...

Sinceramente malta, eu acho que o problema da Apple voltou a ser o mesmo problema que tiveram no inicio dos anos 90 (após saìda forçada do steve), penso que estejam a provar do próprio veneno em muitos aspectos, acho que a melhor maneira de exprimir aquilo que sinto face a Apple neste momento é através do vídeo que vos deixo, só para relembrar algumas palavras sábias do nosso amigo Steve, que inflelizmente são o reflexo do que se passa em muitas empresas e afins das quais gostamos de algum / alguns produtos...


O que acham malta ? Na minha opinião penso que seja exactamente isto que esteja a acontecer na apple, o irónico é que foi o próprio steve a prever...
 
Back
Topo