nl151
Power Member
Olá a todos.
Decidi criar este tópico para uma discussão saudável entre os membros do grupo sobre Evolução Apple.
Quando falo no termo "Evolução", é relativamente a utilizadores que acompanham a marca a algum tempo (seja desde os 1ºs iPhones, Macs, etc.) e como veem a marca actualmente.
A minha sincera opinião: Sou utilizador desde os modelos 4 do iPhone, tendo todos os modelos até ai (menos o Xs, continuo com o X), possuindo também Macbook, iPad, e alguns acessórios inerentes a todo este ecossistema. Consequentemente, sinto-me "preso" neste ecossistema, mas num bom sentido. Em termos de trabalho, para mim é excelente, e dá-me um jeito brutal ter tudo no mesmo sitio, pronto a aceder através de qualquer equipamento, já para não falar da comodidade de ter mais de 10000 fotos no telefone, com uma cópia na nuvem sem ter de fazer "nada".
Acho que a Apple hoje em dia está muito mais forte em termos de estratégias de Marketing, escolhendo bem "pequenas" features que levam os utilizadores a pensar se devem fazer upgrade ao equipamento ou não. E, independentemente do preço ser cada vez mais elevado, e de retirarem peças aos equipamentos (Jack dos Fones, adaptadores lightening para Jack 3.5mm já não vêm incluídos na caixa, Macbooks só com portas Usb-C) a verdade é que continua a vender como pães quentes.
A verdade, é que hoje em dia os iPhones são autênticas máquinas, com processadores fortíssimos, capazes de aguentar anos e anos, desde que tenham updates de software.
Será o preço da tecnologia "overpriced" hoje em dia? Ou os verdadeiros culpados somos nós, consumidores, que permitimos estes aumentos de preços, visto que continuamos a comprar?
Falando também um pouco da fiabilidade/pós-venda, noto que nos equipamentos mais recentes (cerca de 2 anos para cá), já tive que recorrer mais vezes à garantia do que nos restantes anos. iPhone X é o 2º, porque o primeiro aquecia que parecia uma fritadeira e desligava-se. iPhone SE tive 2, um deles o ecrã levantava no canto superior direito. Macbook Air com problemas na bateria e portas USB. No entanto, acho que nenhuma marca trabalha como a Apple e os seus reparadores autorizados, que resolvem as situações muito rápido e (pelo menos comigo) trocando quase sempre os equipamentos.
Deixo aqui também um vídeo muito interessante que encontrei, já do ano passado, mas para quem ainda não viu acho que é bastante interessante, sobre como as coisas funcionaram na Apple:
Decidi criar este tópico para uma discussão saudável entre os membros do grupo sobre Evolução Apple.
Quando falo no termo "Evolução", é relativamente a utilizadores que acompanham a marca a algum tempo (seja desde os 1ºs iPhones, Macs, etc.) e como veem a marca actualmente.
A minha sincera opinião: Sou utilizador desde os modelos 4 do iPhone, tendo todos os modelos até ai (menos o Xs, continuo com o X), possuindo também Macbook, iPad, e alguns acessórios inerentes a todo este ecossistema. Consequentemente, sinto-me "preso" neste ecossistema, mas num bom sentido. Em termos de trabalho, para mim é excelente, e dá-me um jeito brutal ter tudo no mesmo sitio, pronto a aceder através de qualquer equipamento, já para não falar da comodidade de ter mais de 10000 fotos no telefone, com uma cópia na nuvem sem ter de fazer "nada".
Acho que a Apple hoje em dia está muito mais forte em termos de estratégias de Marketing, escolhendo bem "pequenas" features que levam os utilizadores a pensar se devem fazer upgrade ao equipamento ou não. E, independentemente do preço ser cada vez mais elevado, e de retirarem peças aos equipamentos (Jack dos Fones, adaptadores lightening para Jack 3.5mm já não vêm incluídos na caixa, Macbooks só com portas Usb-C) a verdade é que continua a vender como pães quentes.
A verdade, é que hoje em dia os iPhones são autênticas máquinas, com processadores fortíssimos, capazes de aguentar anos e anos, desde que tenham updates de software.
Será o preço da tecnologia "overpriced" hoje em dia? Ou os verdadeiros culpados somos nós, consumidores, que permitimos estes aumentos de preços, visto que continuamos a comprar?
Falando também um pouco da fiabilidade/pós-venda, noto que nos equipamentos mais recentes (cerca de 2 anos para cá), já tive que recorrer mais vezes à garantia do que nos restantes anos. iPhone X é o 2º, porque o primeiro aquecia que parecia uma fritadeira e desligava-se. iPhone SE tive 2, um deles o ecrã levantava no canto superior direito. Macbook Air com problemas na bateria e portas USB. No entanto, acho que nenhuma marca trabalha como a Apple e os seus reparadores autorizados, que resolvem as situações muito rápido e (pelo menos comigo) trocando quase sempre os equipamentos.
Deixo aqui também um vídeo muito interessante que encontrei, já do ano passado, mas para quem ainda não viu acho que é bastante interessante, sobre como as coisas funcionaram na Apple: