iPad iPad Pro 2018

Concordo contigo. Nos iPhones não me faz diferença já que prefiro os Android logo o preço que a Apple acha que deve cobrar por ecrãs oled não me afeta...mas não trocava estes ecrãs por ecrãs oled “normais”, prefiro os 120hz especialmente quando imagino o que a Apple cobraria por eles. Se o que os youtubers disseram sobre o razer phone for verdade a experiência num telemóvel é igualmente fantástica. Penso que quase qualquer pessoa que compre iPhones preferia ter um ecrã 120hz lcd a custarem 850 euros que os oleds a custarem quase 1200 euros e o mesmo acontece nos iPads.

Não sei em que altura a Apple apresenta as betas dos novos IOS, nessa altura já dará para ter um ideia muita boa do que projecta para o futuro imediato dos iPads pros (uns 2/3 anos). Se tivesse de apostar diria que ainda não vai ser desta que irão dar o salto, especialmente porque muitas pessoas devem comprar os novos modelos devido ao hardware renovado logo não irá existir tanta pressão nesse sentido. Oxalá me engane.
Geralmente é no inicio/ meio do mês de Junho
 
Se fizerem força vai dobrar de certeza, os iPads tem um ponto frágil nomeadamente mesmo a meio onde se faz o carregamento da caneta.

Mas tb os temos de fazer mesmo força ou sentar se em cima deles. Coisa que pode acontecer (o sentar em cima) mas pelo que pagamos temos de ter cuidado com este device.
 
Acho que isto é um erro estratégico

Claramente. Depois o pessoal queixa-se que os reviewers é que estão a ser tendenciosos e que as pessoas é que estão a cometer o erro de acharem que isto substituiu o computador quando não é o caso.

Algumas até podem cair nesse erro sim, mas estão a ter uma grande ajuda da própria Apple para o cometer, já que o publicita (e cobra-se) como se de um pc se tratasse. A sensação que ficou da apresentação foi que isto é para ser usado (e foi pensado nesse sentido) com o teclado e a pencil, e se virmos por essa perspectiva a coisa ainda é pior já que encarece ainda mais um produto já de si caro.

Seria mais simples e barato (para nós consumidores) ter existido uma clara diferenciação...poderiam continuar com a linha Air (e ir melhorando a mesma de forma condizente) e ter paralelamente a pro claramente feita para “profissionais do desenho e profissões afins” e até se poderiam cobrar bem por isso já que seria um instrumento de trabalho como é apregoado (continuam a dizer que mesmo assim é mais barato que os da Wacom ou lá como se escreve). Até podiam bloquear a utilização da pencil apenas nos pros.

Claro que isto seria interesssnte para nós mas a Apple não é parva. A quantidade de pessoas disposta a pagar pelo Pro existindo um Air em condições seria ínfima já que ao contrário da imagem que estas empresas tecnológicas tentam passar...a quantidade de pessoas com empregos em que o iPad Pro é realmente uma ferramenta de trabalho útil é residual.

Acaba por não ser um tablet “acessível” (e bom) para ser usado como aparelho secundário, como já o foi no passado, nem um pc que possa ser usado de forma única sem compromissos por uma grande maioria dos utilizadores, como ainda não é. Ficou algures no meio.
 
Este novo iPad despertou em mim muita curiosidade por várias razões:
- Novo design
- Bezeless
- Photoshop CC
- Processamento Killer
- Edição de vídeo fantástica, LumaFusion é muito bom

As outras razões:
- Portabilidade
- Ecrã de 120Hz é qualquer coisa
- Ter um desktop em casa para tarefas mais hardcore.

Com isto, quero dizer que o iPad ainda não substitui o computador em certas tarefas, mas que para mim é normal e justificável não o fazer.
Ou seja, quem quer um iPad tem de entender se ele preenche as vossas necessidades e se o preço justifica esse investimento.

Já estive com o iPad de 11 e o de 12.9 na mão e fiquei apaixonado pelo de 12.9.
Está mais pequeno e sou adepto de ecrãs grandes, como tal, não me importo de andar com ele de uma lado para o outro.

Para mim, e esta é a minha opinião, o novo iPad consegue substituir o portátil devido à minha utillização.
Uso para escrever em wordpress, música, fazer pequenas folhas de cálculo [até uso o numbers], browsing, youtube, netflix, edição de fotografia, edição de vídeo [até agora, algo residual para que quero aumentar]. Tudo isto, faço com o iPad Air 2 da minha namorada mas que já se começa a acusar. Utilizo sempre 2 janelas abertas, por exemplo notas e safari, e escrevo com o Magic Keyboard. Para isto, o Air 2 ainda se aguenta mais um ou dois anos.

Agora o que me leva a pensar no novo Pro?

Ecrã maior e o possível aumento de edição de vídeo, mas que só por si não justifica o investimento.
O Photoshop CC. A Adobe prometeu um full Photoshop mas que no inicio apenas terá algumas das features. Eu actualmento uso o básico do photoshop e algumas actions [dúvido que esteja disponível, e adicionar novas fonts, será que dá?] para criar algumas imagens. Ou seja, com o sistema Cloud, posso mexer no PSD, fazer o que quero no iPad, ir ao desktop e rodo as actions. Guardo e volto a editar no iPad.
Ou seja, o iPad permite-me trabalhar quase todas as imagens onde quiser, restando apenas as actions [rodar no desktop] quando necessário e é isso que me leva a querer comprar o novo iPad.

Em termos de espaço, o de 64Gb chega-me perfeitamente. Tenho a iCloud de 200Gb, onde todas as minhas fotos estão lá e nos iDevices apenas tenho a thumbnail. Quero mexer nelas, download e pronto. Os ficheiros de PNG, TIFF e PSD, meto na iCloud, pois a app ficheiros chega perfeitamente para o meu uso. Tenho a iCloud no Windows, só usar e está feito.

O que ainda não me fez mesmo comprar é saber ainda poucas informações sobre o Photoshop CC mas estou bastante confiante :D
 
Deixo um vídeo bastante esclarecedor quanto ao iPad pro e ao seu posicionamento.

Ele brinca ao princípio um pouco com semânticas (instead vs replaces), ... "splitting hairs" mas depois lá vai aquilo que interessa.

O que eu não vejo ninguém é a fazer uma review naquilo que me parece que para o qual o iPad Pro é feito. "Como algo entre um desktop e um smartphone." Tal como o iPad foi feito como algo entre um laptop e um smartphone.

Isto é. Quem tem e precisa da capacidade de desktop, e tem um smartphone, fica mais bem servido com um iPad Pro ou com um laptop? Esta é que é a questão.

Pessoalmente substitui todos os desktops por laptops para uso pessoal há mais de uma década. Mas sempre achei que andava comprometer a performance e a pagar balúrdios para minimizar esse aspecto, e quando não pagava a experiência em performance é "meh".

Para mim falta ainda o suporte para rato no iPad Pro para dar o salto e voltar a ter um desktop com a performance devida e aí então um iPad Pro para quando estou longe da secretária. Chego à conclusão que não preciso de um portátil para tudo se para isso tiver que pagar com performance e compensar com mais $$$$$$$
 
"Como algo entre um desktop e um smartphone." Tal como o iPad foi feito como algo entre um laptop e um smartphone.
Para mim, é esse o nicho de mercado do iPad.

Performance? Desktop [inclusive, permite upgrades quando certos componentes começam a ficar para trás...]
Portabilidade + Performance [qb]? iPad
Portabilidade? Smartphone

A Apple também não esteve bem em dizer que o iPad é o substituto do portátil pois é muito forte e geral.
Para alguns utilizadores, com necessidades mais softs pode dar, como é o meu caso, mas para outros utilizadores certamente que não.
 
Isto é. Quem tem e precisa da capacidade de desktop, e tem um smartphone, fica mais bem servido com um iPad Pro ou com um laptop? Esta é que é a questão.

O iPad Pro tem uma capacidade de processamento superior a muitos portáteis mas está limitado pelo software. Vejo muitas vezes a questão ser colocada dessa forma mas a resposta é que um não substitui o outro e se puder apenas ter um a escolha tem que ser (no meu caso) o portátil.

Pessoalmente substitui todos os desktops por laptops para uso pessoal há mais de uma década. Mas sempre achei que andava comprometer a performance e a pagar balúrdios para minimizar esse aspecto, e quando não pagava a experiência em performance é "meh".

Em termos de processamento e então no ultimo ano, ano e meio o desktop ficou muito poderoso. Também melhoraram os portáteis mas nem por sombras. Usar o portátil tem de facto a conveniência associada mas não tendo a performance que se consegue, o compromisso é menor para muitas pessoas.

Para mim falta ainda o suporte para rato no iPad Pro para dar o salto e voltar a ter um desktop com a performance devida e aí então um iPad Pro para quando estou longe da secretária. Chego à conclusão que não preciso de um portátil para tudo se para isso tiver que pagar com performance e compensar com mais $$$$$$$

Eu aponto duas coisas simples:
O suporte para o rato sem dúvida.
Ligar a um monitor externo e as aplicações automaticamente extenderem ou fazerem mirror (dependendo da preferência do utilizador) da aplicação. Sem isso é sempre um complemento e eu para consumir media não me faz sentido o preço pedido.
 
Mais uma vez dou o meu exemplo.
Em mais nenhuma maquina tenho a possibilidade de pegar em imagens, ficheiros CAD e desenhar por cima, seja em rigor ou em esboço.
Desenho livre, esboços em fase inicial, sobre fotografias, fundo branco ou mapas do google earth. e alem destas possibilidade consigo-o fazer em qualquer lado.

Claro, que isto só faz sentido com a caneta. Vejam, como o publico alvo deste tipo de Ipad, são profissionais das areas criativas. e estes já se sabe têm sempre para complemento um desktop.
 
Back
Topo