Controlar LEDs RGB em certas motherboards MSI

ixjf

Power Member
TL;DR Programa para controlar LEDs de algumas motherboards MSI sem as limitações do Mystic Light

Boas!

Comprei há tempos uns LEDs Bitfenix Alchemy a pensar que poderia usar o Mystic Light da MSI para programá-los (tipo, mais de 7 cores pelo menos). Desiludi-me. O programa só suporta as tais 7 cores na minha motherboard (e em tantas outras, ao que parece), e a própria MSI diz que é limitação de hardware. Não é.

Aí decidi criar algo por mim próprio - descobrir como o chip que controla os LEDs funciona, e criar um programa para controlá-lo eu próprio. Com os olhos no Mystic Light e outro no programa https://github.com/nagisa/msi-rgb (para controlar também os LEDs, mas só funciona em Linux), criei uma aplicação de consola para o efeito. Agora, decidi criar uma UI para ele - é mais simples e rápido de usar -, e ao mesmo tempo adicionei suporte para scripts. Os scripts são escritos em Lua e permitem criar outros efeitos senão os pré-programados no chip.

O programa consegue mudar a cor dos LEDs para praticamente qualquer cor que um LED seja capaz de fazer, menos algumas pequenas coisas como brilho que não tenho a certeza se o chip sequer suporta (quero dizer, que exponha essa capabilidade). Permite ainda rapidamente ativar efeitos como 'breathing mode' e 'flashing mode', que são essencialmente iguais à exceção de que o 'breathing mode' desliga/liga os LEDs gradualmente (alterando o brilho).

O programa deve suportar algumas motherboards, que estão listadas no README do link do GitHub que deixo abaixo. Outras poderiam também facilmente ser suportadas, mas não tenho hardware para testar (as listadas são as que funcionam do mesmo modo; há outro grupo que funciona quase igual, mas com algumas alterações/adições, e outro grupo que nem sequer usa os mesmos chips, e portanto requereria reescrever toda a lógica de controlar o chip).

Estou a partilhar na esperança de que alguém faça uso do programa também, e claro, gostaria de ver alguns efeitos feitos com ele!

https://github.com/ixjf/MSIRGB
 
Back
Topo