Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Boas pessoal.
Já criei um tópico, mas teve pouco movimento, sem querer ser chato, pergunto aqui de novo [emoji23][emoji6]

Monitor 4k de 28'' atée 300€, para usar na Xbox One X. Já vi muitos, mas percebo pouco da coisa, por isso peço uns conselhos [emoji2]

Obrigado.
 
Ontem ajudei um amigo meu a montar um sistema novo, sistema esse com um monitor Acer TN 27' 1080 144hz que arranjou barato na Black Friday, sim, notava-se tão bem que era TN devido aos ângulos de visão, não tinha nenhum ajuste de altura, nem de ângulo de visão tinha... mas aquele painel TN que estava montado num chassis tão simples e rudimentar... luminosidade completamente uniforme, nenhuma falha de luz em lado nenhum, imagem completamente suave, painel extremamente brilhante e cores vivas, eu compreendo que, lado a lado com um IPS possa notar-se imensas diferenças na cor, talvez até certos detalhes se percam devido a tal, mas, caramba... como a imagem era suave e as cores agressivas, será que isto chegou a um ponto de dizer que os IPS são melhores só porque um colorímetro algures diz que sim? que estamos a recomendar painéis IPS mais caros mas mais lentos e com menor brilho e imensas falhas de iluminação só porque o azul é deles mais azul que o azul do outro painel?

Cada vez mais começo a achar que, basicamente para quem não usa literalmente o monitor para trabalhar em imagem, isto é, 99,9% do mercado, um TN é uma excelente escolha e um IPS, embora apresente uma melhor reprodução de cores, só é uma opção a considerar para algo maior que 27' e, mesmo ai, um painel VA seja a opção a seguir, ir para IPS parecer ser tanto mais problemático e caro do que simplesmente ir para um TN ou VA.

Olá! O tema IPS vs Restante é tão conflituoso! Costumo abster-me de debater isso, mas uma vez que o fizeste lanço também a minha opinião sobre o assunto! Acho a tecnologia IPS, das tecnologias mais overrated em monitores. Sempre o achei!

Há monitores IPS com uma reprodução de cores fantástica e benéfica para quem trabalha com imagem? Há sim senhor! A tecnologia em si tem muito mais margem e potencial para reproduzir cores correctas, comparativamente a TN, por exemplo. Agora, todos os monitores IPS são melhores ou muito melhroes que TN ou VA? Não! De todo! É essa a questão. Muitas vezes as pessoas compram porque diz IPS, mas depois as cores nem são nada de especial.

Depois a acrescentar a isso temos: Contraste péssimo de IPS, IPS glow e os tempos de resposta miseráveis que até a fazer scroll numa página web eu os noto!

Já tive vários IPS e nunca optei por ficar com um! Certo que não preciso de trabalhar com imagem; é que sem ser esse factor ou factor ter mais do que uma pessoa a olhar para o ecrã (ângulos de visão), não vejo absolutamente nenhuma justificação para se optar por IPS.

Já contraste, ligo bastante, porque é essencial em vários conteúdos. Daí pessoalmente ser fã da tecnologia VA! Acho que tem o equilíbrio perfeito e só lamento haver ainda poucas opções VA face ao que temos a nível de TN e IPS. Isto em monitores! Em Televisores o VA está muito (e bem) instalado. As linhas da Samsung, mesmo as low cost, têm contrastes fantásticos, foi tudo corrido a VA :)
 
É como tudo, quem tem dinheiro, compra um Eizo ColorEdge CG318-4K e um ROG Swift PG27UQ e usa lado a lado conforme se joga ou edita fotos.

Claro que estamos a falar de 7000 euros de monitores :004:
 
Última edição:
É como tudo, quem tem dinheiro, compra um Eizo ColorEdge CG318-4K e um ROG Swift PG27UQ e usa lado a lado conforme se joga ou edita fotos.

Claro que estamos a falar de 7000 euros de monitores :004:

Eu tenho a versão para os pobres, LG24MP68 e um Asus MG248Q e sim é sem duvida o melhor dos dois mundos, esses monitores que mencionaste o Eizo nem conhecia mas que besta.
 
Última edição pelo moderador:
Olá! Para quem estiver à procura de monitores 144hz com orçamento limitado e baixo custo, espreitem a novidade que coloquei no tópico oficial das Novidades -> aqui

Será um excelente ponto de partida para quem aqui vier procurar modelos low budget, mas com qualidade. Cumps!

Eu ca me contento com IPS e VA low cost aka DELL P2317 + Samsung C24FG73

Quando chegar gostaria de saber as tuas impressões! Apesar de só conseguires 120hz, mas já é um grande boost em relação a 60hz :)
 
VA curvo é algo que gostava de experimentar.

Tens um MG248Q como eu tinha antes de testar VA + curvo + 144hz. Quando o Samsung me chegou a casa, na altura, depos de o utilizar a minha vontade foi "deitar o MG248Q para o lixo", passo a expressão! :D É uma diferença absurda de qualidade de imagem.

Eu pessoalmente sou muito fã de curvaturas 1800R em monitores de secretária. A imersão é maior (para mim), o esforço visual é menor e temos uma awareness fantástica de tudo o que se passa à volta do centro da nossa visão! Quando (e se) houver 240hz em VA + 1800r curvatura, faço "all-in" :)
 
Quando chegar gostaria de saber as tuas impressões! Apesar de só conseguires 120hz, mas já é um grande boost em relação a 60hz :)

120 hz (se der...) é na próxima semana, ligado à um portátil DELL. 144 hz e a despejar frames, só em Janeiro... É que mal chegando da viagem vou passar o fim de ano numa casa de férias á beira mar :cool: Daí que nem sequer deve dar para tirar o monitor da mala!

Belo combo e dois bons monitores o VA curvo é algo que gostava de experimentar.

Se este VA tiver boa qualidade de cores, angulo de visão e afins para as tarefas fotográficas, rifo o DELL e compro um TN baratucho para segundo monitor ou mantenho o L1915S até queimar de vez...

Tenho é pena de praticamente não se fazer mais monitores 4:3... Um monitor 1080p 4:3, com bezels pequenos como secundário era o ideal. A DELL até tem um, mas é bem caro... É que 2 monitores 24" 16:9 lado a lado e bem grande.

Ainda falando em DELL estranho é terem poucos monitores de high hz...
 
Última edição:
Bom dia, precisava aqui de uma ajudinha se fosse possível.

1) Qual o orçamento?

120€-200€

2) Quando vais comprar o material?
Assim que estiver esclarecido

3) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?

All around (50-50)


4) Gráfica actual? Gráfica Planeada?
Msi GeForce gtx 1060 armor 6GB OCV1

5) Tamanho do monitor (polegadas)?
24

6) Resolução pretendida?

1920x1080

7) Que painel preferes?
Não tenho preferência mas gosto da marca samsung portanto talvez PLS ou TN se ficar mais em conta.


8) Opções de monitor pretendidas
Portas HDMI e Portas DisplayPort
 
O que acham dos AOCs? Visto os monitores com G-sync estarem bastante caros não sei bem para onde me virar. Comprar um Freesync não me parece eficiente também.
 
Escolher um monitor com variable refresh rate vai um pouco além de escolher freesync para AMD e gsync para nvidia, não te adianta de muito gastar dinheiro num gsync / freesync 1080p se tens sistema para ir facilmente além dos 144hz em questão, agora vejo que tens uma GTX 1060, por isso vão existir vários jogos em 1080p que não vais conseguir ir além, ou sequer próximo, dos 144 frames por segundo, a titulo pessoal eu daria os 100 / 150 € extra para a versão gsync, é algo que me arrependo profundamente com o meu actual freesync, não se adianta de muito teres um monitor a 144hz se há jogos em que andas a saltar dos 80 a 120 frames por segundo a toda a hora, ou até jogos que não passam dos 120 por bloqueio do motor gráfico e a falta de sincronismo resulta em rasgos irritantes e és forçado a ter que ligar o vsync (Resident Evil: Revelations, grandes jogos, super leves... mas o raio do motor gráfico está bloqueado nos 120).

Se vais para um freesync ou vais porque planeias manter esse monitor por pouco tempo ou o teu próximo GPU a comprar será um AMD, que é o meu caso, ao ir para um freesync acabei por basicamente bloquear-me a, de agora em diante, apenas poder ir para GPUs AMD, o que, de momento, não é lá grande ideia.
 
Fast sync apenas funciona bem, em teoria, quando consegues correr o jogo a 240 frames por segundo, no caso de 120hz, é extremamente agressivo para o GPU, nos restantes casos resulta em imensas micro-quebras, é algo sugerido pela própria nvidia (em suma, é excelente para jogos antigos para se ter uma ideia do que seria jogar com um monitor com gsync, de certa forma) mas no caso do Resident Evil é possível que resulte, o jogo é muito leve, isso e o jogo terá que me deixar alterar o monitor para 120hz, o que, por sua vez, dá cabo da calibração das cores porque, no meu caso, reduzir o refresh rate está associado a um disparo no brilho do monitor mas ao nível da gamma e não só no intensidade do backlight.

No entanto, vou seguir a tua sugestão, é possível que possam ter melhorado a tecnologia e , vou testar por isto em Fast sync e Render frames ahead a 2 e ver como corre, já li que Fast sync tem que operar com o Rende frames ahead a 4 para eliminar qualquer tipo de quebras (tem a sua lógica) mas acho que é demasiado, mas nada como testar em certos jogos.

Uma forma simples de descrever o fast sync é como aquela função do World of Warcraft para renderizar todo o mundo em teu redor, é extremamente agressivo (pois literalmente gera tudo o que está em teu redor e não apenas o que o monitor apresenta) mas, quando suportado, resulta numa suavidade ímpar.
 
Última edição:
@Morais tive a sorte de aterrar agora no tópico e ler essas mensagens.

Eu tenho uma 1070 e estava era a pensar ir para AMD por causa do preço dos monitores. Agora vejo alguém que tendo AMD sente essa vontade e fico a pensar...

De todas formas isto é coisa para avançar lá para meio do ano que vem... ou mais. Quem sabe como teremos o mercado e estes tecnologias até lá.
 
@Morais tinha uma ideia errada do Fast Sync então. Não uso nenhuma tecnologia de sincronização, nunca usei, a 120HZ não noto tearing que me incomode.

@José Alberto tenta experimentar Freesync ou G-Sync com um conhecido ou talvez numa loja. Eu sou-te sincero, já experimentei Freesync e não achei nada revolucionário como mais Hz. No entanto, eu não jogo nada em Ultra, normalmente vou para Medium ou High para andar acima dos 90FPS, esta tecnologia faz mais sentido para framerates mais baixos.
O monitor que testei era de 75Hz e o jogo estava a correr por volta dos 60, ainda não experimentei nenhum de 144 com Freesync, talvez mude de ideias.
 
Última edição:
@José Alberto, o melhor que posso recomendar é chato e moroso mas é a melhor forma, se conheces bem alguém que não se importe de te emprestar um GPU AMD nada como experimentares por ti, infelizmente não há uma resposta certa para te dar como "sim, gasta mais 200 € na versão gsync do monitor e/ou gastar uns 100 € para trocares o teu actual GPU por um equivalente Vega". Teoricamente a tecnologia é perfeita para quem passa a vida irritado com rasgos na imagem (o que é tão o meu caso, passo-me por completo, há jogos que nem tocaria neles devido a isso), é excelente para não teres que nunca mais usar o vsync (vsync este que, por norma, resulta em perca de rendimento e suavidade) e reduz consideravelmente o impacto que flutuações num jogo possam vir a ter, em suma, é óptimo para quem não tem sistema para correr o jogo no máximo do monitor e não quer ter que andar a ajustar o frame rate máximo para não ter que aturar as quebras / rasgos que dai advêm (tinha o Battlefield 4 bloqueado a 80 no meu antigo monitor 120hz devido a isso. não ajudava com os rasgos mas sempre parava com as flutuações).

Não vai curar micro-quebras causadas por um limite no CPU / GPU ou pelo motor gráfico simplesmente ser mau, há relatos de que, sim, ajuda bastante com isso e há quem jure a pés juntos que, mesmo num jogo estável a algo como 100 frames por segundo, sem variações relevantes, que o jogo é muito mais suave com gsync / freesync, eu cá não posso mudar para um gsync porque o gasto seria algo como 500 €, seja a desvalorização do meu monitor, seja a diferença de preço por um gsync, por isso só me resta mudar para AMD, o que, de momento é surreal quando uma GTX 1070 anda por uns 300 € em segunda mão e uma RX Vega 56 por 450 €... por esse preço comprava uma GTX 1080 ou melhor.
 
Última edição:
Agora que vem um monitor freesync 144hz, que configuração usa-se nos jogos? vsync on-off? fps lock a 144? tinha por norma trancar a 60-80 fps, já que acima disso não notava absolutamente nada, alem da gráfica aquecer mais... Não usava vsync que dava efeitos manhosos...

tearing e jelly effect já habituei a isto :neutral:

Morais, devias ter aproveitado a promo das Vega 56 a 350 :hehehmn:
 
Back
Topo