SSDs - suporte e dúvidas

Eu ao fazer uptade da bios e ao mudar alguma definiçoes por lá corrompi os ficheiros do ssd, tentei recuperara os dados mas nao estava a conseguir, a unica opção para mim foi mesmo formata-lo atraves da bios(programa da motherboard) e reinstalar o windows. Já esta a bombar xD
 
Boas,
Eu tenho um PC já com quase 7 anos de serviço diário, quando o montei coloquei um ssd, nada de especial, na altura eram mais caros, Ao fim destes anos a única coisa que tenho feito é limpar o pó e ir mudando anualmente a massa térmica do cpu, mas nos últimos tempos tenho andado preocupado com o ssd.

Os testes com crystal disk dão 80%.
teste-ssd.png


Será que isto ainda aguenta uns bons tempos? A questão ´q que só faço backups de 3 em 3 meses e costumo guardar o que estou a trabalhar no ambiente de trabalho. O disco C: dar o berro é mau para mim.,
 
Aos preços que estão os SSDs actuais, podes sempre clonar o teu SSD para outro SSD, caso tenhas mesmo receio que morra... Gastas 39€ num Toshiba tr200 de 240gb, por exemplo, e ficas descansado por mais uns anos e ainda triplicas a tua capacidade de storage, pois podes passar o teu actual SSD para jogos ou outro tipo de informação que não te importes de perder caso o disco de 120 avarie mesmo.
 
Não mantenhas nada no SSD que seja insubstituível e usa até morrer ou até necessitares de mais capacidade.
Não te preocupes muito com isso. Pode morrer de repente, mas é raro.

Já agora, é definitivamente má política só usar um disco e fazer backups a cada 3 meses.
Devias ter no mínimo 2 cópias no pc e várias cá fora.
 
80% ao fim de 7 anos até é bom.
Nenhum SSD com um mínimo de uso se vai manter a 100% para sempre. Essa percentagem está relacionada com a durabilidade da NAND. À medida que vai contabilizando escritas, a percentagem vai diminuindo.
Se chegasse a zero é que era problemático (provavelmente morre de outra causa antes disso).
Encara essa percentagem como a carga de uma bateria.
Esse SSD tem oficialmente uma durabilidade de 64TB escritos (na prática deve ser bem superior a isso). Aí diz que leva 40, dai que 80% até está acima do que seria suposto. ;) Embora na verdade, o valor efectivo escrito para NAND é capaz de ser inferior, que o controlador disso usa compressão.

Posto isto, é boa prática fazer backups frequentes de tudo o que é importante. Além disso, ter a pasta de trabalho a sincronizar com a google drive ou semelhante é fácil, grátis/barato e pode poupar uma enorme dor de cabeça. ;)
 
Boas,

Tenho um portátil HP com um disco HDD e está a ser dificil trabalhar com ele por estar demasiado lento, já formatei, já coloquei o WIndows 10, voltei a formatar e a colocar novamente o Windows 7 mas a lentidão continua, principalmente no arranque.
Já fiz algumas mudanças (através de tutoriais) para o arranque ser mais rápido mas a melhoria foi quase nula.
Resolvi trocar a massa térmica, poderia melhorar mas sinceramente pouco se notou.
Agora tenho lido que ao trocar o disco a diferença é brutal, apenas precisava de um de 120gb, uso pouco o computador, apenas para umas pesquisas e pouco mais.
O disco que vi foi o
6f1d95b4c7096886d877b22dab5af6130629ea8b.jpg

Disco SSD 120GB KINGSTON A400

Acham que vale a pena?

Obrigado
 
Boas,

Tenho um portátil HP com um disco HDD e está a ser dificil trabalhar com ele por estar demasiado lento, já formatei, já coloquei o WIndows 10, voltei a formatar e a colocar novamente o Windows 7 mas a lentidão continua, principalmente no arranque.
Já fiz algumas mudanças (através de tutoriais) para o arranque ser mais rápido mas a melhoria foi quase nula.
Resolvi trocar a massa térmica, poderia melhorar mas sinceramente pouco se notou.
Agora tenho lido que ao trocar o disco a diferença é brutal, apenas precisava de um de 120gb, uso pouco o computador, apenas para umas pesquisas e pouco mais.
O disco que vi foi o
6f1d95b4c7096886d877b22dab5af6130629ea8b.jpg

Disco SSD 120GB KINGSTON A400

Acham que vale a pena?

Obrigado
Se é só para fazer um mini upgrade de disco qualquer SSD barato basta para notar diferença. Se tudo estiver bem notas diferença (mesmo so com o SSD a 50% porque a tua bord poderá não suportar o SSD a 100% (digo 100% é usar em Sata III)
Probabilidade de ser usado em Sata II mas mesmo assim natas diferenca. Quase do dia para a noite. [emoji16][emoji16]
 
Apesar do sata 3 que estás a ver ser a versão suportada pelo disco, pelo resto do sistema dá para dizer que sim, é compatível e terás aquilo que o SSD debitar.
 
A minha Z97 Maximus Hero tem uma porta M.2 PCIe 2x.

Sei (ou tenho entendido que...) existe uma limitação qualquer ao usar uma M.2 em boards Z97. Que limitação é essa exactamente e como afecta o desempenho do sistema?

Valerá mesmo assim a pena investir numa coisa destas?

Neste momento tenho um SSD de 512 para o Windows e alguns jogos, um HDD de 1TB para o simulador de voo e outros jogos, um disco de 1TB para backup e um disco de 250GB que serve de destino para os downloads para não desgastar o SSD (não sei se ainda se justifica mas aí está).
 
A limitação de Z/H97 é que usam apenas duas linha PCIe para o M.2 (na implementação nativa, pelo menos). Além disso, são linhas PCIe2.0. Na prática ficas limitado a ~1GB/s vs. os 4GB/s de uma porta x4 de um sistema moderno.

Podes lá meter um desses NVMe baratuchos de entrada de gama e tirar razoável partido dele, mas qualquer coisa minimamente mais XPTO é total desperdício.

Tem tb em atenção que o uso dessa porta pode desabilitar outras que estejas a usar. Confirma isso no manual da board.
 
Última edição:
O Sdd WD blue 250 Gb por 39 vale a pena comprar ou por esse preço há melhor.
Diria que um Kingston A400 de 480Gb por 62,73€ era mais interessante. Não tanto pela performance pura, pois o WD é melhor em termos de velocidades do que o Kingston, mas pela relação capacidade/performance/preço. Aí o Kingston ganha.
 
A limitação de Z/H97 é que usam apenas duas linha PCIe para o M.2 (na implementação nativa, pelo menos). Além disso, são linhas PCIe2.0. Na prática ficas limitado a ~1GB/s vs. os 4GB/s de uma porta x4 de um sistema moderno.

Podes lá meter um desses NVMe baratuchos de entrada de gama e tirar razoável partido dele, mas qualquer coisa minimamente mais XPTO é total desperdício.

Tem tb em atenção que o uso dessa porta pode desabilitar outras que estejas a usar. Confirma isso no manual da board.
Same here e desabilita 1 ou 2 portas SATA.

Eu ando a pensar em comprar um M.2 SATA mesmo dado esta limitação.
 
Diria que um Kingston A400 de 480Gb por 62,73€ era mais interessante. Não tanto pela performance pura, pois o WD é melhor em termos de velocidades do que o Kingston, mas pela relação capacidade/performance/preço. Aí o Kingston ganha.
Obrigado pelo Conselho, mas comprei o WD 250 gb por 39 € e converti o hdd de 500gb no leitor de dvd. Espero que dure o suficiente, pois é para trabalhar no office, no nitro pdf e internet e nada de jogos.
 
Back
Topo