Devo mudar de emprego?

xtremix

Membro
Olá pessoal. Estou num grande dilema e venho aqui pedir ajuda porque sei que muitos de vocês trabalham em IT. É o seguinte, terminei o curso este ano mas já trabalhava na área antes. Tenho, neste momento cerca de 9 meses de experiência profissional (projetos em C#, JAVA, Javascript, Android, entre outras coisas). Tal como vocês tenho muito conhecimento a nível técnico e terminei o curso com média de 14,5 pois fui sempre trabalhador-estudante.

Atualmente vejo-me numa indecisão e tenho que decidir rapidamente o que fazer. É o seguinte:

- Estou neste momento a trabalhar numa empresa (não é uma consultora, sou programador numa empresa) e estava a ganhar 970 líquidos. Faço tudo pois sou só eu e mais outro programador que trabalhamos aqui, não há uma equipa.

- Tive recentemente uma oferta por parte de uma consultora para trabalhar nas instalações de um clte deles (uma empresa grande e bem conhecida de todos mas que prefiro não divulgar o nome). Eles fizeram uma oferta de 950 mas brutos e depois mais 200 eur em ajudas de custo e mais subsideo de alimentação pago em cartão... isto udo no fim acho que dá uns 1020 líquidos.

- Entretanto, mostrei vontade de sair da empresa e esta apresentou-me nova proposta de 1050 liquidos (já inclui subsidio de alimentação).



O meu dilema é o seguinte: devo eu mudar tendo em conta que o projeto dessa consultora se prevê para vários anos e tendo em conta que no meu trabalho atual a maioria dos projectos duram semanas ou no máximo meses? Eu sei que vocês não gostam de ajudas de custo, etc. Mas eu procuro alguma estabilidade pois estou cansado de andar sempre a mudar. No meu emprego atual temo que possa ficar sem projetos durante 2 ou 3 meses porque depende muito do trabalho que esta tem em mãos... Claro que há outras funções para eu fazer sem ser programar, mas também acho que quanto mais programar mais aperfeiço-o o que sei e aprndo mais... E, claro, podem sempre mandar-me embora se não houver projetos.



Ajudem-me, por favor, será assim tão penalizante aceitar a proposta da consultora ainda que os valores sejam inferiores (e cheios de ajudas de custo) tendo em conta que em termos de projeto há ainda muito a desenvolver? Será que devo ficar (não estou efetivo)? Estou há pouco tempo neste trabalho (4 meses) com contrato de 9 meses renovável. Quando surgem projetos tenho possibilidade de escolher as tecnologias e linguagens que quero usar, etc. Mas o meu maior receio agora é a instabilidade e está a ser mesmo difícil tomar esta decisão.



Agradeço a vossa ajuda.
 
Mas.. numa ''consultora-talho'', como essa,, a ultima coisa que tens é estabilidade.... (pode acontecer, mas a probabilidade tende mais para não acontecer)...

E dado que é para ganhares mais 20€.. deixa-te estar quieto...
 
Só para avisar que não é raro seres contratado para uma consultora, também num cliente conhecido e projecto longo, e passado um mês, afinal o projecto já não avança. É bom não ter ilusões.
 
Instabilidade por instabilidade Deixa-te estar onde estás.

Agora em termos técnicos, pelo que percebi, onde estás actualmente não aprendes muito e por consequência também não evoluis. E fiquei com a sensação que eles também não valorizam muito o teu empenho e sacrificio académico.

Nas consultoras tens contacto com outro tipo de realidade e dependendo do cliente onde estás muitas das vezes o que aprendes (e os contactos que fazes) compensam a médio prazo a questão da instabilidade.

Portanto se ainda não tens responsabilidades familiares e afins aconselho a dares o salto.
 
agarra a nova proposta da tua actual empresa e deixa-te estar, como já foi disso, não se sabe o dia de amanhã, e nessa sabes por agora com o que contar e na outra podes ficar agarrado ao final do um mês, estamos numa altura em que não existe garantias absolutas...
 
Opinar sobre a vida dos outros é sempre uma faca de dois legumes como dizia o outro....mas para a diferença de 30 euros mensais eu ficaria quieto.

Se tiveres contrato sem termo se não tiverem trabalho para ti têm de te pagar na mesma e nas horas de ócio ainda podes ou fazer outras coisas que te incumbam ou aperfeiçoares-te em determinadas áreas da programação. Se te mandarem embora terão que te indemnizar e em boa verdade um programador tem bastante procura no mercado.

Mas eu ficaria quieto sobretudo por aquilo que está aqui dito...
Só para avisar que não é raro seres contratado para uma consultora, também num cliente conhecido e projecto longo, e passado um mês, afinal o projecto já não avança. É bom não ter ilusões.
Isto.
 
E ninguem tentava negociar novos valores com a consultora?
pessoalmente eu mandava um valor alto para o ar e a consultora aceitava ou não

na pior das hipoteses ficas ondes estás.
 
Obrigada a todos. Não estava à espera de tantas respostas.
Instabilidade por instabilidade Deixa-te estar onde estás.

Agora em termos técnicos, pelo que percebi, onde estás actualmente não aprendes muito e por consequência também não evoluis. E fiquei com a sensação que eles também não valorizam muito o teu empenho e sacrificio académico.

Nas consultoras tens contacto com outro tipo de realidade e dependendo do cliente onde estás muitas das vezes o que aprendes (e os contactos que fazes) compensam a médio prazo a questão da instabilidade.

Portanto se ainda não tens responsabilidades familiares e afins aconselho a dares o salto.

É disto que estava a falar quando escrevi o tópico. Se calhar não expliquei bem as minhas preocupações. Mas a verdade é que sinto falta disso mesmo: trabalhar no meio de programadores e gestores de projeto (que aqui não tenho). Errar, aprender com os meus erros e evoluir.

O facto de eu achar que esta nova proposta é mais estável tem a ver com o facto de a proposta me ter chegado por meio de pessoas que trabalham neste projeto. Todas elas entraram através de consultoras e todas foram convidadas a ficar pelo cliente e a passar para os quadros. Algumas não aceitaram porque conseguiam receber mais dinheiro através da consultora (há quem não se importe de receber ajudas de custo mas confesso que me faz confusão). Mas o que é indiscutível é que se aprende muito mais lá doque no meu trabalho atual.

Também há outa coisa que me faz confusão: de que me serve rceber um aumento se depois os pagamentos se atrasam sistematicamente? Para mim é uma aflição não rceber a tempo e horas. Ainda para mais quando o nível de exigência com prazos a cumprir é tão alto como aqui.

E ninguem tentava negociar novos valores com a consultora?
pessoalmente eu mandava um valor alto para o ar e a consultora aceitava ou não

na pior das hipoteses ficas ondes estás.
Tentei negociar com a consultora mas sem grande margem dada a forma como me chegou a proposta. Mas como me sinto muito insatisfeito onde estou decidi ponderar a nova proposta por ver a vida dos que conheço e que lá trabalham e vejo que ninguém é tratado como eu sou aqui. Acho que às vezes o dinheiro não é tudo.

Para terem uma ideia do que estou a falar: se um cliente nos pedir uma estimativa de desenvolvimento (tempo) e nós disssermos 1 mês, o cliente quando responder (já tardiamente) vai dar 2 dias para a implementação. Isto já aconteceu há 2 meses e foi extremamente frustrante e desgastante trabalhar nessas condições. Sobretudo porque o que era pedido era uma coisa completamente diferente de qualquer outra coisa feita até ao momento. Como é que isto se resolveu? Não me deixaram sair do trabalho durante 2 dias até ter a entrega pronta. Não sei como o fiz. Mas nessa altura pensei em sair... E entretanto veio falar comigo o chefe do tal amigo meu que trabalha no sítio para o qual penso ir.
Não há gestão de projeto aqui (há aquela que eu faço mas não tenho qualquer hipótese de entrar em contacto com os clientes (a empresa não permite e os comerciais dizem que sim a tudo para vender) e depois quem tem que se desemerdar sou eu, sozinho. Conseguem imaginar o que é trabalhar assim?

Desculpem o desabafo, mas tenho visto e sentido coisas que me fazem pensar que se calhar o dinheiro não é tudo e sei que sou bom que chegue para ir longe mas não me parece que este seja o sítio que me vai levar longe. De qualquer forma é sempre bom saber de outros na mesma área. E agradeço muito por terem respondido.
 
@xtremix
Com a última razão que deste, então não tenho dúvidas nenhumas: Muda para a consultora.

Numa das empresas em que trabalhei as coisas também eram assim. Os comercias aceitavam tudo e mais alguma coisa com prazos totalmente irrealistas. Eles (os comercias) ficavam sempre com os bónus todos e nós os programadores raramente tinhamos o salário a horas e o subsídio de Natal e Férias nunca era pago a tempo [~2 meses em atraso] (isso nos dois anos que lá estive).
 
Obrigada a todos. Não estava à espera de tantas respostas.


É disto que estava a falar quando escrevi o tópico. Se calhar não expliquei bem as minhas preocupações. Mas a verdade é que sinto falta disso mesmo: trabalhar no meio de programadores e gestores de projeto (que aqui não tenho). Errar, aprender com os meus erros e evoluir.

O facto de eu achar que esta nova proposta é mais estável tem a ver com o facto de a proposta me ter chegado por meio de pessoas que trabalham neste projeto. Todas elas entraram através de consultoras e todas foram convidadas a ficar pelo cliente e a passar para os quadros. Algumas não aceitaram porque conseguiam receber mais dinheiro através da consultora (há quem não se importe de receber ajudas de custo mas confesso que me faz confusão). Mas o que é indiscutível é que se aprende muito mais lá doque no meu trabalho atual.

Também há outa coisa que me faz confusão: de que me serve rceber um aumento se depois os pagamentos se atrasam sistematicamente? Para mim é uma aflição não rceber a tempo e horas. Ainda para mais quando o nível de exigência com prazos a cumprir é tão alto como aqui.


Tentei negociar com a consultora mas sem grande margem dada a forma como me chegou a proposta. Mas como me sinto muito insatisfeito onde estou decidi ponderar a nova proposta por ver a vida dos que conheço e que lá trabalham e vejo que ninguém é tratado como eu sou aqui. Acho que às vezes o dinheiro não é tudo.

Para terem uma ideia do que estou a falar: se um cliente nos pedir uma estimativa de desenvolvimento (tempo) e nós disssermos 1 mês, o cliente quando responder (já tardiamente) vai dar 2 dias para a implementação. Isto já aconteceu há 2 meses e foi extremamente frustrante e desgastante trabalhar nessas condições. Sobretudo porque o que era pedido era uma coisa completamente diferente de qualquer outra coisa feita até ao momento. Como é que isto se resolveu? Não me deixaram sair do trabalho durante 2 dias até ter a entrega pronta. Não sei como o fiz. Mas nessa altura pensei em sair... E entretanto veio falar comigo o chefe do tal amigo meu que trabalha no sítio para o qual penso ir.
Não há gestão de projeto aqui (há aquela que eu faço mas não tenho qualquer hipótese de entrar em contacto com os clientes (a empresa não permite e os comerciais dizem que sim a tudo para vender) e depois quem tem que se desemerdar sou eu, sozinho. Conseguem imaginar o que é trabalhar assim?

Desculpem o desabafo, mas tenho visto e sentido coisas que me fazem pensar que se calhar o dinheiro não é tudo e sei que sou bom que chegue para ir longe mas não me parece que este seja o sítio que me vai levar longe. De qualquer forma é sempre bom saber de outros na mesma área. E agradeço muito por terem respondido.

A área de TI tem dois grandes males. O primeiro é que na troca das regalias de áreas de lazer, sofás, pufs, matrecos, playstations, snakcs e um ou outro fim-de-semana para atividades radicais e de team building julgam-se por um lado os patrões no direito de esperar que o trabalhador faça horas-extra (a ganhar bóóóóla ou perto disso, como diz o outro) quase todos os dias e sobretudo nas deadlines e por outro os pacóvios dos tugas que acham normal trabalhar horas-extra e fazer maratonas para terem tudo pronto a tempo e horas. É simplesmente patético.

O outro grande problema é a calendarização. Não te condenando (e até achando que misturaste aí os conceitos pois falaste em tempo de desenvolvimento 1 mês e de implementação depois 2 dias, o que pode acontecer dependendo do que se trata...portanto só perceberia a relação se fosse 1 mês para desenvolvimento e depois deram-te 2 dias para o mesmo, mas seja como for) a maior parte das equipas de TI protelam .... e protelam....e protelam....e depois em menos uma semana andam a fazer tudo o que não fizeram em três meses. Portanto, ou perspetivam tempo demais ou trabalham (grande parte desse tempo) de menos!
 
Obrigada Ipa? É isso que vou fazer.

John von Neuman,
A área de TI tem dois grandes males. O primeiro é que na troca das regalias de áreas de lazer, sofás, pufs, matrecos, playstations, snakcs e um ou outro fim-de-semana para atividades radicais e de team building julgam-se por um lado os patrões no direito de esperar que o trabalhador faça horas-extra (a ganhar bóóóóla ou perto disso, como diz o outro) quase todos os dias e sobretudo nas deadlines e por outro os pacóvios dos tugas que acham normal trabalhar horas-extra e fazer maratonas para terem tudo pronto a tempo e horas. É simplesmente patético.

O outro grande problema é a calendarização. Não te condenando (e até achando que misturaste aí os conceitos pois falaste em tempo de desenvolvimento 1 mês e de implementação depois 2 dias, o que pode acontecer dependendo do que se trata...portanto só perceberia a relação se fosse 1 mês para desenvolvimento e depois deram-te 2 dias para o mesmo, mas seja como for) a maior parte das equipas de TI protelam .... e protelam....e protelam....e depois em menos uma semana andam a fazer tudo o que não fizeram em três meses. Portanto, ou perspetivam tempo demais ou trabalham (grande parte desse tempo) de menos!

Misturei sim. O que aconteceu foi: pediram para estimar a entrega de um produto ( nem foi o desenvolvimento dosoftware associado pois a minha empresa nao e uma sftware house) mas sim a entrega do produto. Nos demos a estimatuva. Trabalhei noutros projetos igualmente urgentes durabte semanas e qyando chega aprovação de produto/projeto. Sou confrontado com 2 dias para desenvolver uma solução de raíz. Aqui asseguro que nada tive a ver com o erro. Eudisse que aquilo era impossivel e foi. Entreguei um produto cheio de problemas qye acabou por vir para tras N vezes até estar como era suposto. Levou 3 semanas a concertar o estrago. Tivessem dado o mês pedido para desenvolver e tinha sido feito algo em condições e com testes. Enfim. Trabalharcomo programador numa empresa que não é softwarehouse e nada percebe de gestão de projetos informáticos tem muito que se lhe diga. Só quero deixar claro que não sou essa maior parte das equipas de IT. Pelo contrário. Acelero no início porque sei que vai haver problemas para corrigir e quero ter tempo para testar. Protelar é coisa que não consigo fazer.
 
Com tanta oferta que anda por ai não percebo como é que ainda pensam em ir meter-se em consutoras a pagar muito mal.

Mesmo 1050€ liquidos é pouco. Ignora os talhos, vai a umas entrevistas em empresas decentes e para além de conseguires mais €, terás uma vida mais mais tranquila (há que investigar a empresa antes de decidir).

No teu caso eu mudaria imediatamente (se vires que tens margem tentaria dizer que a empresa atual te ofereceu 1100€ a ver se pega) e começaria desde logo a candidatar-me a software houses com boa reputação.
 
Muda-te. Apalpa o terreno e não agarres nada por menos de 1200 líquidos. Sê confiante e assertivo, a oferta há-de aparecer. Os primeiros 2 anos são os mais difíceis, daí para a frente o que não te há-de faltar são ofertas. :coolshad:
 
Consultora? Nunca na vida.

Se mudares, muda para uma empresa que te valoriza (nenhuma consultora faz isso) e que ofereça um salário em condições sem andar com tretas de ajudas de custo brutais. Claro que isto depende onde estiveres, mas tenta puxar para 1150-1200 líquidos se estiveres no Porto.
 
Back
Topo