Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Boas,

Pretendo um monitor com:
24" ou mais,
120Hz ou mais,
2560x1440 ou superior

Orçamento a rondar os 600€

Este AOC AG271QG é uma boa escolha?
O que aconselham?

Obrigado
 
@JPgod, há teorias em usar o RivaTuner Statistics Server, usar o teste do Blur Busters para obter o valor exacto do refresh rate do monitor, retirar-lhe 0,01 ao valor e bloquear o GPU nesse valor para conseguires ter algo teoricamente próximo a correr um jogo com algo como freesync (o mesmo não se pode dizer de um monitor a 60hz em que há imensos ganhos em termos de tempo de resposta em ter o jogo a correr a uns 120 frames por segundo num monitor de 60hz, fora os rasgos e afins... já em 144hz / 144 frames por segundo os ganhos em correr o jogo muito acima são mínimos... a não ser que sejam daqueles que joga Counter Strike a 288 frames por segundo num monitor de 144hz).

De resto, sim, é bloquear os restantes jogos que não correm estavelmente acima de 144 a um nivel mais confortavel, felizmente essa opção de bloquer a frame rate a tornar-se norma em vários jogos, para todo o resto há sempre a opção de usar o RivaTuner e bloquear cada jogo individualmente.
 
Agora que vem um monitor freesync 144hz, que configuração usa-se nos jogos? vsync on-off? fps lock a 144? tinha por norma trancar a 60-80 fps, já que acima disso não notava absolutamente nada, alem da gráfica aquecer mais... Não usava vsync que dava efeitos manhosos...

tearing e jelly effect já habituei a isto :neutral:

Morais, devias ter aproveitado a promo das Vega 56 a 350 :hehehmn:

Boas, V-Sync OFF, Freesync ON em relação ao trancar os fps a 143fps sempre poupas consumo, temperatura e a gráfica no geral, mas pessoalmente em jogos fps tipo Overwatch e Rainbow Six Seige não tranco e não tenho tearing acima porque acho que a AMD faz Enhanced Sync quando ultrapassas o refresh rate do monitor, em jogos single player ou jogos mais pesados mesmo que MP sim normalmente tranco a 143fps.

Se o teu monitor tiver LFC então tens um range de 1-144hz ou seja mesmo que os frames dropem para os 10fps nunca vais ter tearing, o meu Asus tem LFC o LG já não tem e é 40-75hz ou algo do género.
 
Huh, estou tão habituado ao pessoal usar nvidia que nem considerei, por momentos, que ele tivesse um GPU AMD..

Pois eu postei a pensar que sim e se calhar eu que estou errado e o JP tem gpu Nvidia, mas pela maneira como ele perguntou fiquei com a impressão que tinha gpu AMD mas posso estar enganado e tu estares correcto.
 
Por acaso não tinha reparado nisso então é mesmo Freesync FTW! já tens o bicho(monitor)?

Só dia 15 vou bater o olho nos novos brinquedos e só em Janeiro vou ligar tudo...

O monitor chegou hoje.

A pergunta se uso na mesma FPS lock de forma a reduzir consumo...

Entretanto meu DELL parece ter uma linha defeituosa... Ainda tem 1 ano de garantia, por isso chegando o Samsung, é tratar do RMA se o problema persistir...
 
Última edição:
@Scantraxzu Olá! Muito sinceramente eu duvido que alguém tenha pior performance de jogo/mira, por jogar em VA 144hz face a TN 144hz. Não há debate sobre o facto de TN ser mais rápido que VA em tempos de resposta de pixels; O input lag é idêntico e fica atenuado de forma negativa em VA porque as transições do ecrã são maiores, principalmente em cores escuras. Mas isso, na minha opinião, não te vai fazer jogar pior ou melhor.

De uma forma geral eu diria que:

- Transitar de 60hz para 144hz = Jogar objectivamente melhor. Mais de metade do input lag, mais do dobro de motion clarity que facilita a visão de inimigos e rotações rápidas, sentimento mais "connected" entre o rato e o monitor melhorando imensamente a mira, ao reduzir o tempo necessário para a ajustar no pixel pretendido e ao mesmo tempo melhorando o tracking (acompanhamento) de targets devido ao movimento suave do cursor.

- Transitar de 144hz para 240hz = Ter uma experiência de jogo objectivamente melhor. A fluidez acrescida que a persistência de 240hz oferece (4ms) faz com que a motion clarity melhore ainda mais em relação a 144hz, tornando o movimento e fluidez similares ao que vemos na vida real. Experiência -> Esticar o braço e mexer a mão devagar, da esquerda para a direita e da direita para a esquerda repetidamente. Pouco blur, fluidez total. Não acho, no entanto, que usar 240hz faça alguém jogar manifestamente melhor do que com 144hz. Provavelmente melhora, mas secalhar já não de uma forma tão radical como de 60hz para 144hz. Isto falando em skill do jogador. Eu pelo menos não melhorei nada, que tenha notado. Ganhei sim uma experiência visual claramente superior!

- 144hz TN para 144hz VA = Perder tempo de resposta, notar mais blur, mas... por outro lado ganhar uma qualidade de imagem manifestamente superior, e secalhar até ficamos mais aware do que se passa à nossa volta do que com painéis TN com contrastes péssimos em que nem detectamos inimigos em certos jogos e em determinadas situações. Input lag similares, motion clarity similares, a diferença de VA para TN não justifica jogar melhor ou pior na minha opinião.

Posto isto, eu ia para o Samsung C24FG73 se não pretendes ligar uma consola ao mesmo, ou ViewSonic VX2458, ambos 144hz VA e dentro dos preços que pedes.

Para TN, se fazes mesmo questão, tens o ViewSonic XG2402 !
 
quando me referia a competição referia-me ao tempo de resposta? ghosting? flicker?

o mais "confortavel" para passar longas sessoes a jogar sem ter dores de cabeça...

e nao queria mesmo passar dos 230€ orçamento... e sempre em loja fisica nacional
 
@JPgod, é contigo, com freesync activo o bloqueio de frame rate irá apenas afectar o consumo do teu GPU, se é daqueles que chia, força, é como tenho com o meu, caso contrário, acima de 144 não se notam rasgos, ou quase que não se notam a titulo pessoal, sim, mantinha o bloqueio para estar 100% dentro do alcance do freesync e não aturar o GPU a chiar que nem uma porca.

Quanto ao mudar para uma Vega 56, primeiro tenho que mudar para um Ryzen 2600x, o meu actual CPU já está a bater nos 100% em vários jogos mais recentes.
 
Pois, eu não quero ter a placa a bufar a toa e dar tipo 200 fps quando não se nota... não irei jogar CS ou afins que quanto mais melhor...
 
Última edição:
@Nukkie bom, ir de 240hz 1080p para 4k 60hz não tem mesmo nada a ver! São 2 produtos completamente diferentes. Cabe a ti perceber se tiras mais partido do uso que dás à PS4 Pro ligada ao monitor 4k ou do PC a 240hz de refresh rate, dependendo do que jogas mais.

Além disso posso desde já adiantar-te que os monitores de 240hz, excepto o Asus XG248Q, sofrem de alto input lag a 60hz. Ou seja ao ligares o XL à PS4 ias notar o lag dos 60hz!
 
Olá! Hoje queria falar dum tema que não está no tópico inicial, mas que acho sensato abordar, e que por ventura pode ser colocado lá. Não com a minha opinião pessoal, claro, porque é bastante subjectivo.

E o tema é sobre monitores:

Planos vs Curvos

Já tive/tenho os dois tipos! Daí que posso dar uma opinião concreta! O Samsung C24FG73 144hz curvo foi o meu Daily Driver e o Asus XG248Q 240hz plano é o meu actual.

A curvatura do meu Samsung era 1800R. Ao início, antes de comprar, estava bastante céptico quanto a monitores/TVs curvas. Sempre que ia a lojas com TVs em exposição achava que a imagem ficava demasiado deformada, mas quando temos as coisas em casa é sempre diferente.

Lá comprei o Samsung depois de uma promoção excelente e a primeira coisa que reparei ao jogar um dos primeiros jogos que nele testei, Pro Evolution Soccer, foi que estava a reparar muito mais nas movimentações dos meus defesas quando eu não tinha a bola, e muito mais nas movimentações dos meus avançados quando eu tinha a bola. Nos jogos de futebol a camera de jogo acompanha a bola e normalmente ela é o centro do ecrã, excepto quando estamos na grande área.

Ao reparar melhor em pormenores que não estão no centro do ecrã, comecei a adorar e a notar que cobria muito melhor os espaços e fazia passes muito mais acertados; basicamente era um jogador mau e continuei a ser mau :D Mas efectivamente o meu jogo melhorou.

Ao mudar de jogo para shooter, Dirty Bomb e depois Quake, começo a reparar que vejo inimigos na esquina do ecrã com uma tremenda facilidade. É como se de repente os meus olhos tivessem mais informação. Mas o mais engraçado é que eu nem mexia muitos os olhos, simplesmente conseguia apanhar pormenores nas esquinas com tremenda facilidade estando muito mais "aware" do que se passava à minha volta.

Para eliminar o factor placebo voltei a usar um painel plano e joguei os jogos que tinha experimentado. E notei imediatamente a perda de visão periférica! Parecia que faltava qualquer coisa e era como se os meus olhos me dissessem "isto está errado, o que se passa aqui, não consigo ver nada de jeito"; se me entendem!

Queria também falar de outro factor que notei imenso. Eu tenho miopia, até bastante acentuada (-3,25) e utilizo lentes de contacto muitas vezes em casa, em detrimento de óculos. Por vezes tenho dores de cabeça ou sinto cansaço ocular se estiver algumas horas no PC. Por exemplo, não consigo usar monitores com flicker (Asus VG248QE ou qualquer monitor com Strobing), nem monitores com Gsync (que têm um scanout uniforme em todo o painel, criando um efeito idêntico a flickering) e monitores UltraWide muito menos (devido a terem demasiada informação a que os olhos simplesmente não chegam e requerer demasiado esforço). Mas mesmo em monitores sem estas características, por vezes sinto cansaço ocular ao fim de algumas horas.

Mas reparei que com monitor curvo eu não sentia este cansaço! Estava muito mais relaxado mesmo após horas em frente ao monitor! E notei um decréscimo claro no cansaço, devido ao facto de nos monitores curvos os olhos não fazerem tanto esforço; A curva enquadra-se na visão periférica!

curved_vs_flat_monitors_FOV.jpg


Posto isto, notei algumas desvantagens; como em tudo! Para quem trabalhar com softwares que envolvam matemática, nomeadamente rectas, etc, não acho boa ideia ter um ecrã curvo porque há sempre distorção de linhas rectas (ficam mais arredondadas). Penso que poderá ser problemático para quem depende de trabalho de design gráfico também; e claro, até se habituarem, alguns sites podem ficar com um aspecto estranho, até a própria barra do browser ou qualquer janela do windows! :)

Hoje estou com um monitor plano e tenho ainda um curvo (de 60hz como segundo monitor). A razão para ter um monitor plano é o facto de ter 240hz. Não há painéis 240hz curvos (ainda) e preferi a fluidez extrema dessa refresh rate à curvatura com 144hz. Mas é garantido que quando sair alguma coisa 240hz VA curvo entrarei imediatamente na fila de espera!

Resumindo; na minha opinião e experiência pessoal (não me canso de repetir, isto é subjectivo e foi o que eu achei) temos:

Vantagens:
- Imersão
- Menor cansaço ocular
- Melhor visibilidade/Melhor campo de visão/periferia
- Melhor performance em alguns géneros de jogo (Shooters, Desporto)

Desvantagens:
- Distorção de linhas rectas
- Não recomendado para uso profissional relacionado com Arquitectura ou Imagem

Agora gostava de saber as opiniões de quem já testou ou tem monitores curvos, e podiamos adicionar informação no tópico inicial :)

Eu pessoalmente sou fã e espero que nunca deixem de os fazer!
 
Última edição:
Back
Topo