Solução Cloud

GTAsky

Power Member
Boa tarde, neste momento aqui na empresa temos um versidor com owncloud, que nos está a dar alguns problemas de momento.

Não fui eu que o instalei e montei, mas a verdade é que acabei por ficar responsável por isso agora que a pessoa que o instalou saiu.

Não o quero estar a chatear e por isso venho pedir ajuda a vocês...

Em primeiro lugar queria saber se existe alguma solução cloud melhor, mesmo que seja paga...

Um NAS faria sentido? a empresa é relativamente pequena, temos acho que 10 pessoas com acesso à rede, um NAS faria sentido aqui? Como lida um NAS com 2 pessoas a potencialmente trabalharem o mesmo ficheiro?


Neste momento a rede está constantemente a desconectar... e confesso que para mim é chinês isto. Só sei apagar manualmente o trashbin de cada conta, e pouco mais...


nem o login pela web consigo fazer, dá o erro do crsf check e não estou a conseguir contornar isso


Peço encarecidamente alguma ajuda... estou às aranhas
 
Acho que se não percebes muito aconselho-te a não mexer e chamar alguém que saiba. O Owncloud está num computador do escritório ou está num datacenter externo?

Soluções pagas tens muitas: dropbox, google drive, box, etc. Investiga.

Um NAS não é um cloud storage (apesar de alguns NAS terem funcionalidades tipo cloud), um NAS é um "disco" que está ligado à rede que tiveres no escritório. Para quem usa no PC é como estivesse no disco local.
Se duas pessoas tentarem modificar o mesmo ficheiro não conseguem porque estáo realmente a usar o mesmo ficheiro.
 
Acho que se não percebes muito aconselho-te a não mexer e chamar alguém que saiba. O Owncloud está num computador do escritório ou está num datacenter externo?

Soluções pagas tens muitas: dropbox, google drive, box, etc. Investiga.

Um NAS não é um cloud storage (apesar de alguns NAS terem funcionalidades tipo cloud), um NAS é um "disco" que está ligado à rede que tiveres no escritório. Para quem usa no PC é como estivesse no disco local.
Se duas pessoas tentarem modificar o mesmo ficheiro não conseguem porque estáo realmente a usar o mesmo ficheiro.


O owncloud está num laptop aqui no escritório.



O NAS serviria para o que nós queremos? Temos de aceder remotamente em casa(o NAS faz isso creio) e basicamente tempos de conseguir aceder aos ficheiros aqui na empresa, em que quando o manel edita uma folha de excell a maria pode lá ir de seguida ver as mudanças e mudar ela por cima se lhe apetecer.


O NAS tinha também a vantagem de armazenar os ficheiros localmente, como a empresa lida com informação confidencial, este é um ponto que acho que o patrão não vai abrir mão, embora não tenha a certeza até que ponto é mesmo mais seguro ter os ficheiros no escritório...
 
Última edição:
O owncloud está num laptop aqui no escritório.

O NAS serviria para o que nós queremos? Temos de aceder remotamente em casa(o NAS faz isso creio) e basicamente tempos de conseguir aceder aos ficheiros aqui na empresa, em que quando o manel edita uma folha de excell a maria pode lá ir de seguida ver as mudanças e mudar ela por cima se lhe apetecer.

O NAS tinha também a vantagem de armazenar os ficheiros localmente, como a empresa lida com informação confidencial, este é um ponto que acho que o patrão não vai abrir mão, embora não tenha a certeza até que ponto é mesmo mais seguro ter os ficheiros no escritório...

Se está num laptop aí como perde rede?! Cheira-me a uma solução pouco segura e fiável para guardar documentos importantes.

O NAS faz isso que tu queres em termos de partilha de ficheiros.

Em termos de segurança, eu acho mais seguro um sistema tipo dropbox ou box, pois além de não te teres de preocupar com: discos avariados, incêndios, roubos, etc também tens nalguns desses serviços versioning, podes is buscar como estava determinado ficheiro num dia x até 1 mês ou 2 para trás.

Eu se tivesse uma empresa preferia pagar para ter um destes serviços em vez de ter o hardware local.

Vê uma review de várias soluções aqui
 
Se está num laptop aí como perde rede?! Cheira-me a uma solução pouco segura e fiável para guardar documentos importantes.

O NAS faz isso que tu queres em termos de partilha de ficheiros.

Em termos de segurança, eu acho mais seguro um sistema tipo dropbox ou box, pois além de não te teres de preocupar com: discos avariados, incêndios, roubos, etc também tens nalguns desses serviços versioning, podes is buscar como estava determinado ficheiro num dia x até 1 mês ou 2 para trás.

Eu se tivesse uma empresa preferia pagar para ter um destes serviços em vez de ter o hardware local.

Vê uma review de várias soluções aqui


Ele não perde rede, tudo funcionou mais ou menos até hoje, mas ele está conectado, porque consigo entrar nele por ssh, no entanto aparece-me esta mensagem no painel do owncloud:


O servidor https://ppa.xxxxxx.pt/owncloud está temporariamente indisponível

Mas não sei o que causa isto... está assim em todos os PC


Pelo que me está a parecer, se ele insistir em manter os ficheiros aqui, se calhar a melhor solução é mesmo um NAS, mas tenho de ver os downsides porque esta não é mesmo a minha praia... nem sei se dá para ligar ao NAS por wireless ou não, uma vez que alguns PCs aqui estão sem cabos de rede e usam wifi
 
E ligas-te por ssh usando o dominio ou o ip? Esse erro parece resolução de dns.

Um NAS liga-se à rede e depois toda os computadores que estiverem nessa rede conseguem lá chegar. Percebes de redes de computadores?
IPs, routing, dhcp, etc?
 
ligo-me por domínio, entretanto dei reboot ao servidor e pelos vistos fiz ainda pior...

de redes de computadores percbo mais seguramente, mas aqui usamos uma rede para cada sala de trabalho, ou seja 2 redes, e precisamos de aceder ambas as salas à rede, por isso um NAS não sei se será a melhor opção
 
Acho que precisas de pagar a alguém para ir ver isso, parece-me um conjunto de problemas, e só vendo como a rede está montada fisicamente e logicamente será possível ir à root cause.

Teres 2 redes não é problema para o NAS. Mas quando falas de 2 redes falas de uma gama de IPs diferente ou apenas uma rede Wifi com um nome diferente? E porquê 2 redes?
 
O owncloud está num laptop aqui no escritório.
...

Só por curiosidade, se o disco desse portátil avariar têm cópias dos ficheiros noutro local/disco?

... de redes de computadores percbo mais seguramente...
... nem sei se dá para ligar ao NAS por wireless ou não, uma vez que alguns PCs aqui estão sem cabos de rede e usam wifi

Com estas duas afirmações, aconselho-te a realmente estudar a situação, porque o facto de uns PCs se ligarem por wifi não implica que o NAS tenha que ter ligação por wireless.

Um NAS é um Network Atached Storage, ou seja, o NAS está ligado á rede, e para os computadores acederem basta estarem ligados á rede. Por cabo ou wireless é indiferente.
 
mas sao 2 redes diferentes, o problema é esse.

de qualquer forma já consegui dar um jeito aqui na owncloud... suei muito mas consegui felizmente


Se o disco avariar do portátil, temos as cópias locais de cada PC conectado
 
Back
Topo