[HDTV] A "Qualidade" das TVs Atuais: 8K/4K-UHD,OLED,HDR10+,Dolby Vision,HLG,HFR,HDMI 2.1, Quantumdots, etc.

Queres artigos a explicar o que é fps, refresh rate e motion interpolation? Tenho todo o gosto em colocar os links.
Não preciso, obrigado.
Tens que começar por perceber que a PS4, por exemplo, não varia a frequência do conjunto de frames que está a enviar para o televisor, em função dos frames por segundo que o jogo está a conseguir desenhar (sejam 24fps ou 120 fps, estão sempre a chegar ao televisor 60 frames por segundo), uns repetidos, outros incompletos com tearing, dependendo das definições gráficas do jogo.

Para o televisor interpolar de 30 para 60 frames, tinha que receber 30 frames. Da PS4, a jogar, não recebe.
 
Não preciso, obrigado.
Tens que começar por perceber que a PS4, por exemplo, não varia a frequência do conjunto de frames que está a enviar para o televisor, em função dos frames por segundo que o jogo está a conseguir desenhar (sejam 24fps ou 120 fps, estão sempre a chegar ao televisor 60 frames por segundo), uns repetidos, outros incompletos com tearing, dependendo das definições gráficas do jogo.

Pois eu sei....quando se tem dificuldade em perceber a relação ente fps e hertz! Fica assim então.
 
Eu não sei nada, por isso se explicares tecnicamente como é que isto acontece eu agradecia
Em primeiro lugar, não me parece que um vídeo Youtube de uma gravação com uma câmera a apontar para um ecrã seja a melhor forma de analisar os efeitos do setting utilizado.

Mas, tendo em conta as especificações do televisor, suponho que o que estará a acontecer é que o televisor pega num conjunto de imagens que recebe a 60hz, e melhora o motion associado ao painel através de Black Frame Insertion / scanning backlight.
Isto porque apesar de não conseguir mostrar 120 imagens por segundo, consegue ligar e desligar o backlight 120 vezes por segundo.
 
Em primeiro lugar, não me parece que um vídeo Youtube de uma gravação com uma câmera a apontar para um ecrã seja a melhor forma de analisar os efeitos do setting utilizado.

Mas, tendo em conta as especificações do televisor, suponho que o que estará a acontecer é que o televisor pega num conjunto de imagens que recebe a 60hz, e melhora o motion associado ao painel através de Black Frame Insertion / scanning backlight.
Isto porque apesar de não conseguir mostrar 120 imagens por segundo, consegue ligar e desligar o backlight 120 vezes por segundo.

É notável a diferença no video. o BFI que referes diminuia logo muito o brilho do ecrã.
O que referes é o led clear motion nas samsung
 
Para quem quer saber o que é o game motion plus (interpolação de movimento com baixo input lag) da samsung 2018.
Também podem ler os comentários.
Para mim é algum de muito valor no gamming. Transforma certos jogos.

 
Última edição:
@Rafx

Peço desculpa pela resposta tardia mas com tanta treta um gajo até se perde. :D

Podes ter a certeza que mesmo com um OLED 77C8 quase por esses 5000 paus ainda haverá quem consiga arranjar uma treta qualquer para ver o LED 8K 65'' Samsung como melhor opção e não tenhas duvidas que daqui a uns meses a lenga lenga sofre "um upgrade" para o upscale para 8K da Samsung que faz milagres e é como se estivessemos a ver SD em 4K nativo... :-D

Mas no final a verdade é que isto só compra quem quer, tanto as tretas como as TVs.
 
Realidade:

input lag with 4k interpolation:
Q6FN - 21 ms
NU8005- 23.8 ms
Q9FN - 20.9 ms
LG B8 - 91.9 ms
LG C8 - 100 ms

tretas á venda...:-D

"Bom input lag de 16ms ou 21ms é o que qualquer marca decente entrega em modo jogo mas tendo ouvido por aí maravilhas sobre o motion/interpolação dos LED Samsung em gaming, pensei que tivessem "reinventado a roda", afinal parece que não..."
 
É notável a diferença no video. o BFI que referes diminuia logo muito o brilho do ecrã.
O que referes é o led clear motion nas samsung
Então está a receber 60 imagens da consola (sim, porque como referi esta não envia 30 imagens por segundo) e a deitar fora metade delas, que substitui por frames interpolados?
Talvez, assim de facto é possível um jogo de 30fps parecer mais fluído mesmo num televisor com 60hz, mas sinceramente tenho dúvidas do resultado final em termos de qualidade de imagem (não, um vídeo do youtube comprimido, gravado daquela foram, não chega).
 
A realidade (de quem tem noção) é que OLED entrega qualidade qualidade de imagem superior até a FALD quanto mais um Edge LED seja em SDR ou HDR, é factual.

A realidade de outros (além de quererem tornar à força uma KS7000 aquilo que ela não é) é agarrar-se aos peanuts que conseguem arranjar para tentar justificar a sua opinião de que um Edge LED de gama média é melhor para gaming do que OLED (que como comecei por dizer é discutível) quando o primeiro não entrega melhor SDR/HDR do que OLED por mais baixo que no LED seja o input lag com ou sem interpolação ou que o freesync seja suportado, é factual também.

Mas isto quando além de discutir pontos de vista diferentes ainda tem de se andar a explicar a interpretação da língua portuguesa e o que está em discussão nem vale apena perder mais tempo.

:facepalm:

(fim do tempo de antena)
 
Eu por acaso também acho que a Xbox One entrega às Tv's 60fps seja o jogo a 30 ou 60 fps.
Aliás nem é preciso estar num jogo... basta estar na dashboard e ver a info do input na tv e lá aparecem 60hz...

Bom fim de semana! :P
 
Então está a receber 60 imagens da consola (sim, porque como referi esta não envia 30 imagens por segundo) e a deitar fora metade delas, que substitui por frames interpolados?
Talvez, assim de facto é possível um jogo de 30fps parecer mais fluído mesmo num televisor com 60hz, mas sinceramente tenho dúvidas do resultado final em termos de qualidade de imagem (não, um vídeo do youtube comprimido, gravado daquela foram, não chega).

Isso é que é imaginação!
Se as coisas funcionassem como dizes, não era necessário o freesync. A consola envia 60 imagens por segundo e uma tv de 60hz atualiza 60 vezes por segundo. Nos de 120hz bastava cortar a taxa para metade e ficava resolvido o tearing e o stuttering.
 
Eu por acaso também acho que a Xbox One entrega às Tv's 60fps seja o jogo a 30 ou 60 fps.
Aliás nem é preciso estar num jogo... basta estar na dashboard e ver a info do input na tv e lá aparecem 60hz...

Bom fim de semana! :P

Exatamente, 60hz e acho que a one x já tem uma opção de 120hz.
Se fosse sempre 60 fps não seria necessário freesync, estava o problema resolvido.
 
Não percebo a tua posição.

Aqui insistes, erradamente, que a consola pode enviar menos que 60 imagens por segundo:
Isso é que é imaginação!
Se as coisas funcionassem como dizes, não era necessário o freesync. A consola envia 60 imagens por segundo e uma tv de 60hz atualiza 60 vezes por segundo. Nos de 120hz bastava cortar a taxa para metade e ficava resolvido o tearing e o stuttering.

E aqui concordas que sim, envia 60 imagens por segundo:
Exatamente, 60hz e acho que a one x já tem uma opção de 120hz.
Se fosse sempre 60 fps não seria necessário freesync, estava o problema resolvido.


Em que ficamos?
 
Não percebo a tua posição.

Aqui insistes, erradamente, que a consola pode enviar menos que 60 imagens por segundo:


E aqui concordas que sim, envia 60 imagens por segundo:



Em que ficamos?

Não insisto nada, apenas explico que se enviasse 60 imagens por segundo não eram necessário terem inventado o freesync. Ela envia 60 fps, mas apens em jogos 60fps, por isso os jogos a 60fps não sofrem de tearing ou stuttering.
Em jogos 30fps envia 30 imagens dentro de um sinal de refrescamento 60hz ( necessário para a compatibilidade). São coisas diferentes. A tv reconhece os frames e sabe que são 30 e tenta inserir frames "ficticios" entre eles. daí conseguires interpolação numa tv 60hz, mas se colocares um jogo de 60fps ela não a faz.
A confusão é que estão a relacionar diretamente os fps com refresh rate no output.

Este video é bom:

 
Não insisto nada, apenas explico que se enviasse 60 imagens por segundo não eram necessário terem inventado o freesync. Ela envia 60 fps, mas apens em jogos 60fps, por isso os jogos a 60fps não sofrem de tearing ou stuttering.
Claro que era. Vão 60 imagens por segundo para o televisor sempre. Podem é ser imagens iguais à anterior (30fps apresentados a 60hz) ou imagens com tearing, dependendo (i) das definições do motor gráfico do jogo (ii) do relação entre os fps e os hz de apresentação de imagens pelo televisor.

1. O motor do jogo gera um frame a uma determinada cadência (fps do jogo), que pode variar infinatamente. Esse frame é enviado para o framebuffer.
2. O televisor vai buscar uma nova imagens a cada 16,67ms (60hz).

Se o motor do jogo produzir perfeitamente 30 imagens diferentes por segundo, o televisor quando vai buscar as imagens, 60 vezes por segundo, vai encontrar 2 imagens iguais, seguida de outras 2 imagens iguais.
Se o motor do jogo produzir 75 imagens por segundo, vais ter imagens com tearing porque quando o televisor vai buscar o frame estará no framebuffer da placa gráfica uma imagem incompleta (parte do frame anterior, parte do frame que a placa gráfica estava agora a desenhar).

Em jogos 30fps envia 30 imagens dentro de um sinal de refrescamento 60hz ( necessário para a compatibilidade). São coisas diferentes. A tv reconhece os frames e sabe que são 30 e tenta inserir frames "ficticios" entre eles.
Nunca li/ouvi tal coisa. Fonte?
 
Claro que era. Vão 60 imagens por segundo para o televisor sempre. Podem é ser imagens iguais à anterior (30fps apresentados a 60hz) ou imagens com tearing, dependendo (i) das definições do motor gráfico do jogo (ii) do relação entre os fps e os hz de apresentação de imagens pelo televisor.

1. O motor do jogo gera um frame a uma determinada cadência (fps do jogo), que pode variar infinatamente. Esse frame é enviado para o framebuffer.
2. O televisor vai buscar uma nova imagens a cada 16,67ms (60hz).

Se o motor do jogo produzir perfeitamente 30 imagens diferentes por segundo, o televisor quando vai buscar as imagens, 60 vezes por segundo, vai encontrar 2 imagens iguais, seguida de outras 2 imagens iguais.
Se o motor do jogo produzir 75 imagens por segundo, vais ter imagens com tearing porque quando o televisor vai buscar o frame estará no framebuffer da placa gráfica uma imagem incompleta (parte do frame anterior, parte do frame que a placa gráfica estava agora a desenhar).

Isto.
 
Back
Topo