Impressora 3D Anet A8

uma Anet A8 e falo como a minha está que ja foi toda modificada com varios upgrades nunca passo de 50 velocidadee para se ter grande qualidade de impressão diria mesmo 40.... embora conforme está a minha da me bons indicadores para imprimir a 60.....
Entao nao percebo como é que os Profiles que estao no github metem speed de 70s. por vezes ate parece metem cenas erradas so para "lixar" os outros...
 
não se esqueçam que essas velocidades depois levam com modificadores em cima!
ate podem meter a 100mm/s.... depois reduzem para 50% nas outer walls, metem a70 % disto nas inner walls, e depois o infill a , digamos 65%....

se for preciso depois ainda imprimem as top e bottom layers a 30% disto.....


assim dizem aos amigos que imprimem a 100, mostram as pics, mas na verdade nem andam perto disso.

Se o objectivo é reduzir os tempos de impressão, primeiro sugiro afinar muito /em para velocidades realistas, e depois avancar para firmware kipler.... se reduzirem os retracts para minimos, ja viram o tempo de 8mpressão que ganham? ( exepcao ao vase mode, mas este é sempre rapido hehehehe )
 
eu não me queixo das velocidades da minha @yougurt e tu ate conheces a minha maquina.... eu sou realista e depois do que passei mentalizei me que 40/50s é bom para esta impressora....com todos upgrades que ela tem direito!!! com frames de acrilico duvido que essas velocidades sejam possiveis com qualidade aceitavel...
 
Ando a ler info sobre esta impressora e de todos os problemas que vi até agora, tirando o de incêndio ;), a frame flexível e até mesmo frágil em alguns aspectos, é um dos principais problemas da Anet A8. Vejo montes de frames em perfis de alumínio à venda, de 50 a 100€ para substituir a frame original de acrílico.

Agora a questão: Porque não é feito em aço? Alguém sabe alguma razão? Tubo de aço é barato, tão resistente quanto se pretenda, a esta escala creio que seja suficientemente rigoroso dimensionalmente, fácil de trabalhar e a meu ver, melhor por ser pesado (mais estabilidade ao conjunto). Então porquê o alumínio?
 
varias razoes.... uma delas, a disponibilidade dos materiais.
estruturalmente, pelo maior peso do conjunto, a tua ideia faz algum sentido.
na prática, o aço necessita de tratamento anticorrosão o que pode encarecer o mesmo ( mas mesmo assim ate acho que ficaria mais barato que aluminio ) mas a sua grande desvantagem é o proprio peso o que encarece tudo o resto. pesa 2x mais que o aluminio e julgo que para estas peças em que shipping e transport fees têm muito impacto no custo final ( maquinas low cost ) este factor é determinante..

extrusoes deste tipo em aco , desconheco, so mesmos as banais, em tubo , ou quadradas, etc.

o que eu tenho pena é a extrusao 3030 em aluminio nao ser mais usada, mas nao é facil de encontrar ou de ver projectos pensados para a mesma ( temos exepções, hehe ) .

3030 resolve o problema da solidez , mantendo o aluminio e mantendo a frame razoavelmente leve, mas como o 2020 esta amplamente disponivel......
abc
 
Isto é tudo teoria da batata/brainstorming, podem até ser ideias disparatas, até porque há milhares de pessoas à muitos meses a pensar nestas questões e podem já ter pensado e testado tudo isto, mas quando tiver a Anet A8 vou ver com cuidado todos os elementos que têm de ser fixos à frame e tentar estudar soluções com perfis de aço que tenham resistências equiparadas, pelo menos, ao 3030. Não tenho presentes a resistências do alumínio, mas tenho ideia que à flexão são substancialmente inferiores ao aço, sendo que as grandes vantagens do alumínio é a relação peso/resistência (e facilidade de modelação de diferentes perfis), não a resistência "per se".

Quanto à protecção anticorrosiva, qualquer spray de zinco, com uma lixagem prévia, resolve o problema (a menos que vivam perto do mar ou tenham a impressora no quintal). Relativamente aos portes, qualquer serralharia pequena tem perfis mais comerciais e vende-os ao peso, quase ao mesmo preço que vende uma viga para um prédio.

Outra coisa que queria perceber é se não dá para "ensanduichar" os elementos da Anet A8, ou seja, não retirar parte dos elementos de acrílico, mas meter-lhe elementos de maior resistência, solidários (parafusos e cola), prensando o acrílico de ambos os lados, fazendo um material compósito mais resistente, sem ser preciso muita furação e pecinhas especificas, porque as ligações dos vários elementos seriam as mesmas. Ou o problema está também nas ligações dos elementos e não apenas na flexibilidade do acrílico?

Obviamente que se um dia quiser mudar a impressora de sitio, vai ser muito mais duro :winknu:
 
@Meje Todas as ideias são boas, no entanto a Anet deve ser a Impressora mais explorada no Mundo, já existem diversas opções no mercado que a transformam numa verdadeira Impressora Low Cost com Impressões fantásticas, por isso a minha pergunta é, Valerá a pena?Justificará a perda de tempo em troca de uma coisa que já existe, só porque o Material é diferente?

Sinceramente, na minha modesta Opinião, Não, os kit's que já existem(de Reforço), são fantásticos e ficas com uma Impressão onde consegues comparar com impressoras topo de gama...


Cumps,

Fiwi.
 
@Meje, atenção, a tua ideia nao é descabida de todo! o aço tem outras caracteristicas que o tornam numa opção apelativa por varias razões.

se um dia decidisse montar algo com 1m cubico de area de impressão, o aço seria sempre a primeira opção em ter em conta. nas areas que habitualmente usamos, o aluminio geralmente é mais que adequado.

eu diria que até 200/250 de caixa, 2020 ou 4020 é suficiente. se for 3030 melhor ainda ! a minha tem 300x300 e com extrusao 3030 aquilo é uma rocha!

gosto sempre de ver novos projectos e iria acompanhar a tua tentativa de reforçar a aço , mas sou franco, fazias anet em estrutura 3030 e ainda aumentavas a cama para 300x200 na conversao e ficavas com bela maquina e ainda low cost

entretanto lembrei-me que ja esteve na moda uma prusa a aço. a Prusa steel! o @FiwiPITO diz-te o mau que aquilo era hehe ( mas nao por causa do aço, mas sim por tudo o resto)


ahh , e sim o acrilico, para alem das vibracoes tem tendencia a quebrar nas zonas dos parafusos. ja vi uma quantas que quebraram na montagem por causa do aperto, inclusive.
ensanduichar.... epah ja comeco a ver muita pecas e componentes a rocar uns nos outros , a impressora quere-se o mais clean possivel para diminuir ao maximo vibracoes e ressonancias.
 
O único objectivo, para além de alimentar o hobbie de montar e desmontar coisas, seria com menos dinheiro (não tem a ver com o material), fazer eu esse reforço, para me justificar a mim próprio não duplicar o valor da impressora low cost, em vez de comprar logo uma com uma estrutura em alumínio por 200 e tal euros (eu também me sinto mais confortável a trabalhar madeira>>>aço>alumínio). Ou seja, eu não acho que as soluções que já existem não sejam excelentes e muito bem aprimoradas, mas o objectivo é não gastar mais 60 a 100 € de caras na impressora e tentar fazer a coisa praí com metade desse valor (as soluções standard envolvem 50 a 60 + portes). Se calhar mesmo que desse, quando se começam a somar as pecinhas, os cortes, etc, pode ir dar ao mesmo.

Também já li e vi vídeos de malta a implementar muitos dos habituais reforços em PLA e a fazer testes a cada novo componente que montam na impressora e muitos deles acrescentam muito pouco à qualidade de impressão quando fazem novas impressões de teste a cada passo (pelo menos quando a impressora é nova e a estrutura não tiver muitas folgas, pode ser que a médio prazo tenham mais influencia). A grande mudança parece ser mesmo quando se mete a impressora numa estrutura mais rígida, daí ter a preocupação de "rigidificar" a estrutura, mas com elementos metálicos baratos. Outra vantagem do aço, é que se pode usar varões roscados a fazer de tirantes (em vez de vigas), para ter uma estrutura mais rígida com menos aço, podendo ser materializada essa rigidez apertando umas porcas nos varões e se necessário, metendo um pingo de solda na porca para não desapertar (não sei se a deformação por fadiga/fluência aqui poderá ser significativa, mas é uma questão de não poupar nos diâmetros. Há um projecto no thingiverse com os apoios para os tirante em PLA, mas acho que isso não fará muito sentido pela muito inferior resistência do PLA.

Mas já percebi o porquê do alumínio (já existem coisas semelhantes, é mais leve e mais durável). Terei mesmo de pensar nisso depois de ter a impressora, fazer uns "projetos" e fazer umas contas ao custo. É que tinha receio que tivesse alguma coisa a ver com condutividade eléctrica do metal, ou coisas que me pudessem estar a escapar.
 
Bem pessoal, já consegui uma fuga de informação do Pai Natal e sei que vou receber uma Anet A8 :D

Antes de me meter em qualquer coisa relacionada com a estabilidade da estrutura, queria tratar da questão da segurança.

Que Mosfet recomendam (um basta certo)?

Gosto de montar e desmontar equipamentos, mas de teoria de electricidade percebo muito pouco, por isso tenho dificuldade em analisar e filtrar a informação que encontro pela net.
 
Existem pelo menos 2 modelos (os mais utilizados).
No site alichinoca tens lá muito por onde escolher.
Também tenho em stock caso precises, basta seguires a minha assinatura.
 
Muito obrigado. Mas existe alguma especificação ou qualquer "coisa" que tenha "mosfet" na descrição serve? Não tem de estar preparado para "x" amperes, ou ter "y" condensadores, ou outra coisa qualquer?
 
Estou para comprar a minha A8, é a primeira vez que me interesso realmente pela área. Pelo que vi, é quase essencial 2 Mosfet certo? + o Sensor de nivelamento. Também vi que upgrade á estrutura é importante e que o Jbaiao vende ou vendia os kits, mas o link deste topico deixou de estar atualizado. Há algo mais que tenha que adquirir para a ter a funcionar minimamente bem além do que falei?
Se alguém me puder indicar quais mosfet e Sensor de nivelamento comprar ficaria agradecido.
 
Olha, o que eu posso dizer é que também tenho uma Anet A8 e tenho apenas um Mosfet para a HotBed. Antes sequer de montar a impressora tinha comprado também um sensor de AutoLevel mas não o meti ainda, pura e simplesmente porque a impressora ficou afinada e a funcionar bem e não quero para já estar a alterar nada e que possa depois desajustar as cenas.

Mas basicamente fiz uns ajustes à estrutura, com upgrades\impressões do Thingiverse, correias novas (reforçadas), o Mosfet para a HotBed, alterei o terminal de ligação à HotBed e fiz depois umas coisinhas:

  • Uma caixa fechada com porta de acrílico com a impressora lá dentro
  • Uma caixa com tampa com o rolo do PLA e sílica lá dentro
  • Fonte de Alimentação diferente, meti uma fonte ATX e com umas ligações 'extra' que fiz (amperímetro, ventoinhas, sensores de temp., etc)
  • Alarme dos chineses para detectar fumo (vale o que vale..)
  • Alarme de temperatura
e não me estou a lembrar de muito mais agora...
 
Bom dia pessoal,

Adquiri a minha Anet A8 em Fevereiro do ano passado e de há 3 meses para cá tem acontecido alguns problemas com a extrusão do filamento.
No início a maquina foi comprada como um hobby e um interesse pela área e imprimi-a extraordinariamente bem as peças mas agora que realmente preciso dela para o trabalho é que me começou a dar este tipo de problemas.

Quando faço a extrusão do filamento por ordem minha, o material é extrudido normalmente, porém, quando estou a imprimir algo (temperatura de 190º/200º) é que se começa a observar este tipo de problemas.


Em baixo, deixo um vídeo que encontrei de um utilizador que parece-me que está na mesma situação


Inicialmente a fazer o Brim ou o Skirt faz normalmente mas depois a fazer o enchimento das Top/Bottom Walls parece que se esquece de extrudir o filamento e o mesmo acontece para as paredes verticais (eixo Z).

Ao observar o motor de alimentação do filamento tudo me parece bem, excepto o facto de o filamento não ser puxado como deveria.

Inicialmente pensei que o bico talvez estivesse entupido, tentei limpá-lo mas como os resultados não me estavam a parecer melhores, acabei por trocar por outro bico e o problema manteve-se.

Depois achei que pudesse ser a roda dentada que estivesse solta ou mesmo os dentes gastos e por essa razão troquei por outra e isso também não resolveu o problema.

Alguém tem alguma sugestão/solução para este tipo de problemas?
 
Deva ter o tubo de teflon estragado... A minha teve esses sintomas e resolvi trocando o tubo.

Obrigado pela resposta :D

Eu tenho cá por casa um tubo de teflon e vou substituir pelo estragado.

Alguma sugestão de passos a seguir para realizar a substituição?

Obrigado :)
 
Última edição:
Tenho a minha Anet A8 a caminho, no próximo fim de semana devo começar a montagem, mas ainda não tenho quaisqueres filamentos ou upgrades (estão alguns a vir da china). Consideram viável imprimir alguns upgrades na própria impressora? (os que estão neste tópico).
Algumas dicas na hora de comprar os filamentos? Ou pode-se ir para os mais baratos?
 
Back
Topo