Tablet Consideram que os tablets podem estar a cair em popularidade?

Bugu1990

Power Member
Boas,
Hoje estava a pensar nisto.
Quando comprei o meu primeiro iPad, aquilo foi uma revelação!
Adorava o tablet, andava sempre com ele pela casa e muitas vezes levava para fora de casa.

No entanto, recentemente tenho usado cada vez menos o tablet.
Quando quero pesquisar algum artigo ou alguma coisa rápida, acabo sempre por tirar o telemóvel do bolso.
Ja não leio tanto como lia, por isso os meus hábitos também se alteraram.
Mas mesmo assim, já para escrever em forums e ler prefiro o teclado do telemóvel.

Enfim, será que eu sou um reflexo de uma tendência dos tablets começarem a perder popularidade?
Ou eu sou um outlier?

O que pensam disto?
Um abraço
 
Considero que sim, na generalidade dos casos.

No meu caso, ainda uso para ler livros e ver séries/filmes, exclusivamente quando estou fora de casa.
 
de facto tens razão, eu falo por mim, até hoje só comprei 2 tablets e foi engraçado e tal, mas ao fim de algum tempo para o mesmo uso o smartphone ou noutras situações um híbrido com windows ou mesmo um pc, e os tablet's neste momento nem lhes toco, andam os pequenos a brincar com eles, por isso sim acredito que os tablet's venham a ter o mesmo destino que os notebook's tiveram á uma década a atrás...

neste momento é algo que não me vejo a investir mais alguma vez em tablet's sejam eles android\IOS...
 
Pois, isso foi o que pensei.
Ainda tenho um iPad air dos primeiros.
Tem o a7 e 1gb de RAM.

Estava noutro dia a ver o iPad 2018 que vem com o a10 fusion e 2gb de RAM e tem um preço bom.

Mas depois comecei a pensar no uso que faço do tablet e não vale a pena.
Acho que não era hardware melhor que me ia fazer voltar a usar mais o tablet.

A própria Internet e hábitos mudaram.
Quando comprei o meu primeiro tablet, a Internet era muito mais escrita do que é hoje em dia.
Os telefones mais pequenos, os sites menos optimizados para mobile.

Hoje em dia vejo que leio menos reviews escritas e vejo mais vídeo reviews.

Tudo vai mudando e parece que os tablets não vão acompanhar.
 
Não concordo mesmo nada.

Em casa o objeto mais usado são os tablets.
O tamanho do ecrã é o ponto de atração relativamente ao smartphone.

Para produtividade Fora de casa também o mais usalvel é o tablet.Reuniões.
 
Uso muitíssimo para ler notícias e jogar, todos os dias, várias horas por dia. Tenho um ASUS ZenPad 10 há 3 anos (também tenho PC e smartphone) e foi das melhores compras que fiz. Só espero que o novo Pixel Slate venha redinamizar o mercado e que comecem a surgir mais modelos (com Android ou Chrome OS) com mais de 10".
 
Para mim, o tablet mantém-se bastante relevante. O tlm (net) uso quase exclusivamente na rua. Em casa, tablet, portátil e desktop, cada qual o seu uso "específico"...

Penso q na rua é q o tablet se revela muito menos prático q o tlm
 
Última edição:
Eu acho que continua a ser bastante relevante, pelo menos para mim.
É a minha ferramenta de eleição para navegar na internet e para jogar.

Creio é que, com a tendencia dos telemóveis terem ecrãs cada vez maiores, os tablets têm também de se adaptar e perceber que o principal fator que os distinguia dos telemóveis (o tamanho do ecrã) foi muito esbatido e como tal têm que arranjar outros fatores para que sejam escolhidos como uma ferramenta válida.

Sendo os tablets essencialmente utilizados para navegar na internent, jogos e ver conteúdo audiovisual, faz-me confusão continuarem a sair tablets para o mercado com baixa qualidade (resolução de ecrã) e com um som muitas vezes sem ser stereo e com as colunas mal colocadas.

Por outro lado, continuam a ter duas câmera fotográficas, com o sistema idêntico ao dos telemóveis (boa câmera atrás e uma mais fraca à frente), quando, é raro alguém usar a câmera traseira do tablet. Mais valia passarem a ter apenas uma câmera (frontal) com uma qualidade um bocadinho melhor.
 
A queda na popularidade dos tablets tem-se notado já há anos, mas no meu caso continua tão popular como no primeiro dia que o comprei.
Tenho um galaxy tab S 10.5, foi o primeiro e único tablet que tive, e uso-o diariamente em casa para ler noticias, ver filmes/séries, navegar na net, ler ebooks/BDs, e ver vídeos no youtube.
É com ele a ouvir um podcast ou a passar um video do Bob Ross que adormeço todos os dias. :p
Acho que o facto de ser um tablet grande faz muita diferença, se tivesse optado pela versão mais pequena, e tendo em conta o tamanho dos telemóveis de hoje em dia, ia ser mais fácil abandonar o tablet em favor do telemóvel, mas o tamanho e qualidade do ecrã foram (e ainda são) o motivo principal pelo qual opto em usá-lo tanto em casa em detrimento do telemóvel.
 
Alguma gente pelo que postou aqui até pode usar bastante o tablet, mas a verdade é que a nível mundial cada vez se vendem menos tablets e isso já dura à bastante tempo.
É só ver os níveis de vendas aqui: https://tek.sapo.pt/noticias/comput...15a-vez-consecutiva-so-apple-e-huawei-crescem

Mas com um SO diferente tipo Windows e os ipads saírem com mac OS X em vez do IOS certamente que poderia aumentar o interesse.
 
Última edição:
As pessoas não trocam de tablet como tocam de smartphone, logo é normal que as vendas não cresçam. Para mim isso não é sinonimo de falta de interesse mas sim de não precisarem de comprar um tablet novo.
Quando ao facto de trazerem full windows ou mac os, não concordo também. Os tablets são maioritariamente para navegar pela net, jogos, leituras breves e vídeos. Para isso não é necessário full windows nem mac os x.
 
Eu que criei este tópico, venho agora dar uma nova opinião...
Vendi este fim de semana o meu iPad.
Tinha um Air 1 desde o lançamento e já começava a notar as limitações na performance.
Então consegui vender e agora enquanto decido o que comprar para o substituir estou sem tablet.
E devo dizer que sinto muito mais a falta do tablet do que pensei que ia sentir.
Apesar de ter um telefone com ecrã de 6 e muito rápido, simplesmente não é confortável para ler.
Quando quero só fazer uma pesquisa rápida ou encontrar uma informação, o telefone é excelente.

Mas para usar em casa, no sofá, na cama, para ler artigos, reviews, fazer compras online... O tablet é rei!
Sinto mesmo muito a falta dele e tenho de comprar um substituto rapidamente!
 
O tamanho do ecrã de um tablet bate qualquer smartphone relativamente ao conforto visual.
Em casa é o device que mais utilizo.
É mesmo verdade.
Não pensei que fosse sentir tanta falta do Tablet.
Ainda ando a ver o que comprar para substituir o meu ipad.
Gostava de um tablet android porque já há anos que só uso Android em telemóveis.
Mas parece mesmo que a Google não tem interesse no mercado dos tablets.
No tempo do nexus 9 ainda tinham um bom concorrente ao ipad em termos de hardware.
Mas desde aí...
Já a maioria dos fabricantes parece que perderam o interesse no mercado dos tablets.
Além de que por preferir o formato 4:3 porque uso muito o tablet para ler, provavelmente terei de comprar outro ipad.
 
Sem duvida que em casa uso o tablet mais que o telemóvel, que apesar de ser grande, note 9, o tablet tem o tamanho certo para ler e ver netflix em qualquer lado da casa. No meu caso optei pelo Samsung tab s4, mas noto que não ha muito investimento nas apps para tablet, o Tablet é poderoso, com som stereo Atmos e com um ecrã do melhor que há, mas nem todas as apps estão optimizadas para tablet.
 
Sem duvida que em casa uso o tablet mais que o telemóvel, que apesar de ser grande, note 9, o tablet tem o tamanho certo para ler e ver netflix em qualquer lado da casa. No meu caso optei pelo Samsung tab s4, mas noto que não ha muito investimento nas apps para tablet, o Tablet é poderoso, com som stereo Atmos e com um ecrã do melhor que há, mas nem todas as apps estão optimizadas para tablet.
Que achas do ecrã 16:10 para web browsing?
Sobretudo na orientação portrait?
Não é demasiado estreito?
 
Boas,

Andei esta semana para comprar um tablet.
Desde há 4 anos que uso telemóvel android e gosto muito do sistema.
Sou também utilizador de muitos serviços Google e além de gostar do android como sistema operativo, gosto muito da integração dos serviços Google.

Assim sendo, queria comprar um tablet android. O pior é que não vi nenhuma solução verdadeiramente apelativa.

Há uma escassez de modelos e opções.
Contrastando com o mercado de telemóvel onde temos actualmente centenas e centenas de modelos, em tablet há poucos modelos e pouca variedade de hardware.

Houve um tempo em que a Google tinha a linha nexus de tablets, o Android na versão honeycomb tinha o interface específico de tablets, a play store tinha a secção de apps para tablets.
Mas agora, parede que não há nada...

Praticamente todos os tablets Android são 16:10 ou pior ainda 16:9.
Isso faz com que seja horrível usar o tablet para ler em portrait porque parece que estamos a segurar uma tábua e toda a experiência é desiquilibrada.

Depois há o hardware... Não há tablets com socs de grande desempenho.

Há um tablet Samsung que é 4:3 com um espectacular ecrã amoled mas o soc é um 820 e custa 400 euros com android 7 sem mais upgrades.

O melhor tablet android em hardware tem um 835, mas ecrã 16:10 e pedem mais de 600 euros...

Porque é que não há um tablet 4:3, com um soc ao nível do 835 com 6gb de RAM a um preço competitivo?

Fico mesmo frustrado porque queria mesmo um tablet android mas por falta de opção tive de ir comprar outro iPad.

Não percebo porque é que a Google e todos os outros fabricantes de dispositivos Android simplesmente deixaram e deixam a Apple dominar o mercado dos tablets.

É pena mesmo.
 
Boas,

Andei esta semana para comprar um tablet.
Desde há 4 anos que uso telemóvel android e gosto muito do sistema.
Sou também utilizador de muitos serviços Google e além de gostar do android como sistema operativo, gosto muito da integração dos serviços Google.

Assim sendo, queria comprar um tablet android. O pior é que não vi nenhuma solução verdadeiramente apelativa.

Há uma escassez de modelos e opções.
Contrastando com o mercado de telemóvel onde temos actualmente centenas e centenas de modelos, em tablet há poucos modelos e pouca variedade de hardware.

Houve um tempo em que a Google tinha a linha nexus de tablets, o Android na versão honeycomb tinha o interface específico de tablets, a play store tinha a secção de apps para tablets.
Mas agora, parede que não há nada...

Praticamente todos os tablets Android são 16:10 ou pior ainda 16:9.
Isso faz com que seja horrível usar o tablet para ler em portrait porque parece que estamos a segurar uma tábua e toda a experiência é desiquilibrada.

Depois há o hardware... Não há tablets com socs de grande desempenho.

Há um tablet Samsung que é 4:3 com um espectacular ecrã amoled mas o soc é um 820 e custa 400 euros com android 7 sem mais upgrades.

O melhor tablet android em hardware tem um 835, mas ecrã 16:10 e pedem mais de 600 euros...

Porque é que não há um tablet 4:3, com um soc ao nível do 835 com 6gb de RAM a um preço competitivo?

Fico mesmo frustrado porque queria mesmo um tablet android mas por falta de opção tive de ir comprar outro iPad.

Não percebo porque é que a Google e todos os outros fabricantes de dispositivos Android simplesmente deixaram e deixam a Apple dominar o mercado dos tablets.

É pena mesmo.
 
Back
Topo