UMA - Thread Oficial

Nos canais sem box, nos HD vais notar bastante melhoria na imagem isso garanto eu.
Se vais investir por causa dos 4k, não vale a pena pois os que existem de livre acesso na NOS são só canais demo.

Eu não entendo muito sobre o assunto mas pelo que já pesquisei um cabo coaxial tem menor resolução do que um cabo HDMI.
E tendo maior resolução, um cabo HDMI transmite com melhor qualidade de imagem. Sendo assim não entendo a melhoria da imagem usando um splitter coaxial, ou a vantagem de usar coaxial em vez de a minha TV estar ligada à box por um cabo HDMI.
 
Eu não entendo muito sobre o assunto mas pelo que já pesquisei um cabo coaxial tem menor resolução do que um cabo HDMI.
E tendo maior resolução, um cabo HDMI transmite com melhor qualidade de imagem. Sendo assim não entendo a melhoria da imagem usando um splitter coaxial, ou a vantagem de usar coaxial em vez de a minha TV estar ligada à box por um cabo HDMI.

Isso é verdade, pois eu tenho uma box satélite para canais de livre acesso e a qualidade é excelente em canais HD e 4k por HDMI.
No entanto a box UMA por limitações de software a qualidade de imagem não é a mesma do que se for de receção direta por cabo coaxial.
Nota-se bem a diferença nos canais HD. A qualidade é boa na box mas sem box é excelente.
Eu só uso a box para os canais premium o resto é pela TV sem box.
 
Eu não entendo muito sobre o assunto mas pelo que já pesquisei um cabo coaxial tem menor resolução do que um cabo HDMI.
E tendo maior resolução, um cabo HDMI transmite com melhor qualidade de imagem. Sendo assim não entendo a melhoria da imagem usando um splitter coaxial, ou a vantagem de usar coaxial em vez de a minha TV estar ligada à box por um cabo HDMI.
não esquecer que é um cabo coaxial que leva o sinal 4k a box UMA e que de seguinte vai para o cabo hdmi, por isso dizer que um cabo coaxial tem menor resolução é errado. ligar um cabo coaxial a tv é sempre melhor do que ter intermediários entre a tv e o sinal de fonte.
 
não esquecer que é um cabo coaxial que leva o sinal 4k a box UMA e que de seguinte vai para o cabo hdmi, por isso dizer que um cabo coaxial tem menor resolução é errado. ligar um cabo coaxial a tv é sempre melhor do que ter intermediários entre a tv e o sinal de fonte.

Mais um exemplo de comparação de cabos e respetivas resoluções
 
Mais um exemplo de comparação de cabos e respetivas resoluções
iss não é bem assim, um cabo coaxial não consegue so SD, se isso fosse verdade eu não conseguia HD nem 4k numa tv sem box.
a box UMA tem que receber o sinal do cabo coaxial em HD ou 4k para o conseguir dar. ela não transforma um sinal SD milagrosamente em HD ou 4k
 
iss não é bem assim, um cabo coaxial não consegue so SD, se isso fosse verdade eu não conseguia HD nem 4k numa tv sem box.
a box UMA tem que receber o sinal do cabo coaxial em HD ou 4k para o conseguir dar. ela não transforma um sinal SD milagrosamente em HD ou 4k
Pois, mas há-de estar aí a faltar uma explicação de teor mais técnico porque em todos os sites que tenho procurado em nenhum o cabo coaxial está ao nível do cabo HDMI, tem resolução inferior. É um facto. Mas mesmo que seja possível a um cabo coaxial transmitir um sinal de alta definição, o cabo HDMI que está ligada à minha TV já está a transmitir em HD.

Falta mesmo uma explicação mais cabal para se perceber o que está aqui em questão. Alguém que perceba mesmo do assunto.
 
Segundo sei, todas as transmissões são 1080i, a diferença está em ser a box ou a TV a fazer a interpolação... ( será que já mudou alguma coisa ? )
 
Pois, mas há-de estar aí a faltar uma explicação de teor mais técnico porque em todos os sites que tenho procurado em nenhum o cabo coaxial está ao nível do cabo HDMI, tem resolução inferior. É um facto. Mas mesmo que seja possível a um cabo coaxial transmitir um sinal de alta definição, o cabo HDMI que está ligada à minha TV já está a transmitir em HD.

Falta mesmo uma explicação mais cabal para se perceber o que está aqui em questão. Alguém que perceba mesmo do assunto.

Que confusão que por aí vai... Não é por teres a TV ligada por HDMI que vais ter uma transmissão HD.

O cabo coaxial consegue transmitir qualquer tipo de resolução. Pois o cabo coaxial só transmite o sinal por frequências depois o recetor é que o descodifica. Seja a box ou tv. O limite de resolução está no recetor não no cabo coaxial.

Já no cabo hdmi há sim limites de resolução. E há normas que definem esses limites. Por isso é que nem todos os cabos hdmi fornecem resoluções 4K.
 
O sinal tem de ser descodificado, desentrelaçado e redimensionado.
Ligar o coaxial à box ou ao televisor apenas altera qual dos aparelhos é que faz estas operações. Dependendo do algoritmos, um poderá ser melhor em algumas coisas, outro noutras. É por isso que a qualidade de imagem varia.
 
Que confusão que por aí vai... Não é por teres a TV ligada por HDMI que vais ter uma transmissão HD.

O cabo coaxial consegue transmitir qualquer tipo de resolução. Pois o cabo coaxial só transmite o sinal por frequências depois o recetor é que o descodifica. Seja a box ou tv. O limite de resolução está no recetor não no cabo coaxial.

Já no cabo hdmi há sim limites de resolução. E há normas que definem esses limites. Por isso é que nem todos os cabos hdmi fornecem resoluções 4K.

Vamos lá então tentar desfazer a minha confusão de uma vez por todas. Neste momento tenho a UMA ligada por cabo coaxial que vai da tomada da parede à UMA é um cabo HDMI que vai da UMA à TV, que está a transmitir na resolução máxima da UMA, 4K 50Hz.

Se eu lhe meter um Splitter coaxial e o sinal vindo da tomada da parede distribuir-se pela UMA e pela TV irei ter algum ganho em termos de qualidade dos canais HD, por exemplo, ou nem por isso? E a minha intenção é usar a UMA, não é ver canais sem usar a box. Obrigado pelos esclarecimentos.
 
se vais usar apenas box não interessa nada o splitter. isso é apenas para ver canais que estão no RF na TV sem passar pela box.

na 4k nunca experimentei, mas íris já testei e os canais são diferentes, não digo que é resolução mas acho que saturação de cor.

nagra tinha imagem muito mais natural.

isto é como as marcas TVs/LCDs , cada uma tem sua gama, saturação cor. mesma imagem varia de marca para marca, pois tem sintonizadores diferentes
 
Última edição:
Obrigada pela vossa ajuda.
E agora algo completamente diferente em relação ao “Explorar” da UMA. Inicialmente nas “Recomendações”, em “Para todas as ocasiões” ou “Para todos os gostos” apareciam-me filmes dos canais do meu pacote de TV (e eu tb tenho os TV Cines). Agora só me aparecem filmes do Videoclube (para alugar ou comprar). Acho estranho. E que eu tenha dado conta não mexi em nenhuma das configurações.
 
Obrigada pela vossa ajuda.
E agora algo completamente diferente em relação ao “Explorar” da UMA. Inicialmente nas “Recomendações”, em “Para todas as ocasiões” ou “Para todos os gostos” apareciam-me filmes dos canais do meu pacote de TV (e eu tb tenho os TV Cines). Agora só me aparecem filmes do Videoclube (para alugar ou comprar). Acho estranho. E que eu tenha dado conta não mexi em nenhuma das configurações.

Não sei como é feita a seleção dos programas na UMA, mas supostamente será de acordo com os canais e temáticas de programas que vais vendo.
Na minha aparecem programas de vários canais, alem dos filmes do videoclube.
 
Acabaram ontem por substituir a minha nova box Uma. Agora já a posso por em stand bye e quando quiser voltar a ligar e ela começat logo a trabalhar. Com a anterior tinha de o ecrã da TV em branco, depois desligava da corrente e voltava a ligar e lá tinha a box a funcionar. Espero agora que esta funcione bem daqui para a frente.
 
A minha aventura com a uma durou 1 semana.

Tive 1 durante 1 semana e depois disso só alguns canais em algumas frequências é que funcionam, os outros ficam a preto.
Trocaram 3 boxs, cabo etc e alegam que o problema é a minha TV ser incompatível com a box... Funcionou 1 semana e depois metade dos canais a box nem recebe sinal, como não sabem mais é a TV, porque supostamente existem umas que dão problemas. Até mudaram as versões de software na box...

Palhaçada...sai da Vodafone para isto e estou muito insatisfeito.... E com uma box mais antiga funciona, dando a solução que não posso ter uma, só íris...

Liguei para a rescisão, estou a espera de um valor mais baixo para a íris. Ainda estou nos primeiros 15 dias.

Mais alguém teve destes palhaçadas?

Quando não se sabe mais apontam para a TV.
 
A minha aventura com a uma durou 1 semana.

Tive 1 durante 1 semana e depois disso só alguns canais em algumas frequências é que funcionam, os outros ficam a preto.
Trocaram 3 boxs, cabo etc e alegam que o problema é a minha TV ser incompatível com a box... Funcionou 1 semana e depois metade dos canais a box nem recebe sinal, como não sabem mais é a TV, porque supostamente existem umas que dão problemas. Até mudaram as versões de software na box...

Palhaçada...sai da Vodafone para isto e estou muito insatisfeito.... E com uma box mais antiga funciona, dando a solução que não posso ter uma, só íris...

Liguei para a rescisão, estou a espera de um valor mais baixo para a íris. Ainda estou nos primeiros 15 dias.

Mais alguém teve destes palhaçadas?

Quando não se sabe mais apontam para a TV.

Se estavas na VDF porque mudaste? Quem me dera ter VDF Fibra aqui.
 
Back
Topo