Rescisão de Contrato / Fidelização - ISP

O meu post: https://forum.zwame.pt/threads/ajuda-rescindir-contracto-nos.1026341/

Acabei de fazer fazer recalamção no site livro de reclamações sobre NOS.

"Quando me ligaram eu disse que só queria internet, mas como o pacote era mais vantajoso optei por essa opção. Portanto, essa é a única razão que aderi ao pacote. A pessoa disse-me que eu iria ter sinal total, quando eu disse que apanhava cerca de 10 Mbps com ADSL MEO na minha zona de morada, porque a NOS tinha uma tecnologia mais avançada. Não me foi dito que eu teria de pagar seja o que for em caso de rescindir do contrato caso eu não estivesse satisfeito. O técnico quando veio disse que o sinal estava bom, nesse dia liguei-lhe porque pensei que iria apanhar os 40 Mbps totais ou perto disso. Ele disse para ligar à NOS. Nesse dia as velocidades foram desde 10 até 17 Mbps. Nos seguintes dias fiz testes em vários sites, netmede.pt e no site da NOS. As velocidades baixaram bastante, desde 1 até 5 Mbps. Já pedi à NOS para me enviarem a gravação da chamada na qual o contracto foi feito. Na NOS também me disseram que a minha internet está lenta porque foi filtrada devido a política uso responsável. No entanto, há periodos raros em que a velocidade volta mais ou menos aos 15 Mbps, que seria a velocidade suposta normal para o meu serviço. A velocidade normal, i.e. na maioria do tempo, parece ser pelo menos inferior a 7 Mbps, sendo que quando vai para 1 e 2, mal dá para ver vídeos online. Além disso, eu vi que gastei somente cerca de 5,5 GB em cerca de 5 dias, o que não é um valor que me pareça grande, de modo a ser filtrado para uso responsável quando deveria ter internet com tráfego ilimitado, porque se multiplicássemos por um mês, então parece que daria cerca de 30GB mensais e mesmo assim poderia ser penalizado com o filtro de uso responsável. Depois de isto, tudo a operadora NOS quer que eu pague pela instalação, cerca de 340 euros no caso de eu querer rescindir do contracto. Isto parece-me completamente injusto, se não fraudulento."
 
Para responder a isso vou colar aqui o que já escrevi noutro tópico;
Mas se for à loja e pedir pra rescindir e escrever carta a dizer que estou dentro dos 14 dias e que não estou satisfeito com o serviço, deve ssr o suficiente, certo?
Infelizmente não, tens que ir a um centro de mediação na tua zona para resolveres isso rapidamente, porque basicamente não ligam nenhuma ao que escreves/dizes, juram de pés juntos que tens que pagar tudo, e mais alguma coisa.*
E tudo, como assim? Pagar parte? Mais ou menos que valor?
Quando exerces o teu direito de livre resolução, só tens que pagar o que usaste, no entanto, sem descontos nenhuns, ou seja, se te ofereceram a instalação/ativação, descontos na mensalidade, etc, só o fizeram, porque fizeste um contrato com eles com uma fidelização de x tempo, caso contrário pagavas mais.

Por isso as contas são feitas da seguinte forma;

- o valor da instalação é dividido pelo tempo de fidelização, e multiplicado pelo número de dias que usaste efetivamente o serviço;
Exemplo: 150€ de instalação a dividir por 2 anos de fidelização (730 dias) dá 0,205€ por dia.
- se tiveste um desconto na mensalidade, este é dividido pelos dias do mês, e multiplicado pelo número de dias que usaste efetivamente o serviço;
Exemplo: 30€ de desconto por mês a dividir por 30 dias 1€ por dia.
- se tiveste mais alguma vantagem, que já tenhas usufruído, processa-se de modo semelhante;
Exemplo: 150€ de oferta para gastares na compra de um equipamento, se já gastaste vais ter que devolver.
- tudo isto é adicionado ao que ias pagar com descontos, mas contas feitas, não vai ser nenhuma exorbitância;
Exemplo: 30€ a pagar no final do mês (com descontos) a dividir por 30 dias 1€ por dia.

Mesmo usando o serviço por quatorze (14) dias**, contas feitas dá 30,87€ (sem contar com os 150€ de oferta do meu exemplo).

Há ainda outra ressalva, se exerceste o teu direito de livre resolução por incumprimento contratual por parte deles, não tens que pagar nada, por isso o melhor mesmo, é contactares um centro de mediação.

*Se, e quando pedires a livre resolução, faz por escrito, e dentro do prazo, e se houver algum problema com o serviço, menciona-o.

**Prazo legal para exercer o direito à livre resolução.

O prazo inicia-se quando recebeste toda a informação pré contratual exigida por lei e aceitas o contrato.
 
Para responder a isso vou colar aqui o que já escrevi noutro tópico;

Infelizmente não, tens que ir a um centro de mediação na tua zona para resolveres isso rapidamente, porque basicamente não ligam nenhuma ao que escreves/dizes, juram de pés juntos que tens que pagar tudo, e mais alguma coisa.*

Mesmo usando o serviço por quatorze (14) dias**, contas feitas dá 30,87€ (sem contar com os 150€ de oferta do meu exemplo).

Há ainda outra ressalva, se exerceste o teu direito de livre resolução por incumprimento contratual por parte deles, não tens que pagar nada, por isso o melhor mesmo, é contactares um centro de mediação.

*Se, e quando pedires a livre resolução, faz por escrito, e dentro do prazo, e se houver algum problema com o serviço, menciona-o.

**Prazo legal para exercer o direito à livre resolução.

O prazo inicia-se quando recebeste toda a informação pré contratual exigida por lei e aceitas o contrato.

Podes responder ao meu caso?
 
Adicionei uma reclamação:

"Como disse na outra reclamação (abaixo referida), foi-me dito pela operadora NOS que uma das razões que a minha internet estava tão lenta era que a minha internet estava a ser filtrada devido a política de uso responsável. Porém, eu fiz testes de internet shapping, p2p e youtube, abaixo anexados, e diz que não há indícios de tal. Parece que realmente me mentiram.
Envio também um teste de velocidade (resulttado 1.1 mbps de download) feito à mesma altura que os testes de internet shapping."
 
Podes responder ao meu caso?
Eu copiei essa minha publicação porque acho que acaba por responder às tuas dúvidas.

Se estiveres à espera que o fornecedor de serviço faça alguma coisa, a única coisa que vai acontecer é passar o prazo para exerceres o teu direito à livre resolução (quatorze dias).

Se não fores a um centro de arbitragem, muito dificilmente ficará resolvida essa situação.

Expliquei o que tens que pagar, e o que não tens que pagar.

A única coisa que não falei foi da velocidade, mas acerca disso existem muitas variáveis, com efeito não posso afirmar, com toda a certeza, que é assim, ou de outra forma, contudo, essa questão terá que estar especificada no contrato, se existe efetivamente incumprimento contratual, por parte do fornecedor de serviços, poderás não ter que pagar nada, pelo menos relativamente ao(s) serviço(s) onde existe esse incumprimento, que neste caso será o serviço de Internet.

Sinceramente não sei o que faltou responder, pensei que tivesse respondido às tuas dúvidas...?!?

... A não ser que queiras continuar com esse serviço, será isso?

Neste caso, se estiveres à espera que seja melhorado o serviço de Internet, pessoalmente duvido que aconteça, mas como disse depende de vários factores.
 
Eu copiei essa minha publicação porque acho que acaba por responder às tuas dúvidas.

Se estiveres à espera que o fornecedor de serviço faça alguma coisa, a única coisa que vai acontecer é passar o prazo para exerceres o teu direito à livre resolução (quatorze dias).

Se não fores a um centro de arbitragem, muito dificilmente ficará resolvida essa situação.

Expliquei o que tens que pagar, e o que não tens que pagar.

A única coisa que não falei foi da velocidade, mas acerca disso existem muitas variáveis, com efeito não posso afirmar, com toda a certeza, que é assim, ou de outra forma, contudo, essa questão terá que estar especificada no contrato, se existe efetivamente incumprimento contratual, por parte do fornecedor de serviços, poderás não ter que pagar nada, pelo menos relativamente ao(s) serviço(s) onde existe esse incumprimento, que neste caso será o serviço de Internet.

Sinceramente não sei o que faltou responder, pensei que tivesse respondido às tuas dúvidas...?!?

... A não ser que queiras continuar com esse serviço, será isso?

Neste caso, se estiveres à espera que seja melhorado o serviço de Internet, pessoalmente duvido que aconteça, mas como disse depende de vários factores.

então mas estás a dizer que vou ter pagar mesmo que vá ao centro de arbitragem? Não interessa toda a informação falsa que me deram?
 
Última edição:
Eu liguei à NOS e pedi para falar com um supervisor para resolver o assunto sem ter de ir ao centro de arbitragem, e ela disse que ia ver internamente o que iriam fazer.
 
então mas estás a dizer que vou ter pagar mesmo que vá ao centro de arbitragem?
Tal como disse, podes não ter que pagar, mas se pagares, não vai ser os 340€ que mencionaram.
Não interessa toda a informação falsa que me deram?
Só aquilo que podes provar, o que está no contrato, o que estiver escrito nos email's, sms, etc., se te facultarem a gravação, também podia ser, mas duvido que o façam.
Eu liguei à NOS e pedi para falar com um supervisor para resolver o assunto sem ter de ir ao centro de arbitragem, e ela disse que ia ver internamente o que iriam fazer.
Ou muito me engano, ou bem podes esperar deitado, que mesmo sentado vais-te cansar, ainda por cima na altura do Natal, e entretanto o período de livre resolução acaba, e terás que pagar bem mais.
 
as chamadas estão gravadas, se é assim só é pior para eles, não?

Eles têm, de guardar as gravações por 30 dias. Se for ao centro de arbitragem eles têm de facultar isso.
 
Se o contrato foi feito por telefone são obrigados a guardar a gravação desde a ultima revisão da lei. Mesmo que depois enviem pdf para o email ou sms para confirmação.
 
Os 14 dias para se poder rescindir em contrato feito pelo telefone, são contados desde o momento do telefonema, ou após a instalação do seviço?
Obrigado
 
Vai ser desde o momento em que o consumidor tenha conhecimento de todas as condições contratuais exigidas por lei, e as aceite, ou seja, tanto pode ser num momento, como noutro, ou em nenhum dos dois.

Concluindo, terás sempre que ver quando é que te facultaram essas informações, que mais uma vez, têm que ser todas, e quando é que foram aceites, só a partir deste momento é que conta.
 
Bom dia.

Irei mudar de casa e então liguei para a Vodafone para fazer a alteração e instalação para a nova morada. Infelizmente nessa morada não tenho cobertura da Vodafone.

Neste momento estou fidelizado, devido a ter renegociado à pouco tempo. Visto nao poder usufruir do serviço achei que devia cancelar o contrato. Entao as soluções que me deram devido a estar fidelizado foram:

-Cancelar o contrato e pagar a rescisão (Nao estou interessado)
-Passar o meu contrato para outra pessoa (talvez seja a solução mais viável isto se arranjar alguém)
-Ou fazer um novo contrato por 24 meses de outro serviço deles qual. (por exemplo um red).



Existe alguma forma de contornar esta situação para cancelar o contrato sem eu ser penalizado? Visto que eu nao tenho culpa de nao terem cobertura.


Ps: Sei por fonte segura que existe Vodafone fibra a 500m da minha morada. Entao questionei se nao iam expandir a cobertura da Vodafone para aquela rua também, ou se existia algum departamento na qual eu pode-se pedir para fazerem a instalação da fibra para a minha rua.

Então a sra da Vodafone respondeu que nao me podia ajudar nessa questão e que não há provisões de uma futura expansão de cobertura de fibra por parte deles.


Existe alguma coisa que eu possa fazer para tentar que passem fibra a minha rua? Uma carta por escrito por exemplo...
 
Bom dia.

Irei mudar de casa e então liguei para a Vodafone para fazer a alteração e instalação para a nova morada. Infelizmente nessa morada não tenho cobertura da Vodafone.

Neste momento estou fidelizado, devido a ter renegociado à pouco tempo. Visto nao poder usufruir do serviço achei que devia cancelar o contrato. Entao as soluções que me deram devido a estar fidelizado foram:

-Cancelar o contrato e pagar a rescisão (Nao estou interessado)
-Passar o meu contrato para outra pessoa (talvez seja a solução mais viável isto se arranjar alguém)
-Ou fazer um novo contrato por 24 meses de outro serviço deles qual. (por exemplo um red).



Existe alguma forma de contornar esta situação para cancelar o contrato sem eu ser penalizado? Visto que eu nao tenho culpa de nao terem cobertura.


Ps: Sei por fonte segura que existe Vodafone fibra a 500m da minha morada. Entao questionei se nao iam expandir a cobertura da Vodafone para aquela rua também, ou se existia algum departamento na qual eu pode-se pedir para fazerem a instalação da fibra para a minha rua.

Então a sra da Vodafone respondeu que nao me podia ajudar nessa questão e que não há provisões de uma futura expansão de cobertura de fibra por parte deles.


Existe alguma coisa que eu possa fazer para tentar que passem fibra a minha rua? Uma carta por escrito por exemplo...

Podes rescindir sem penalização, envia um pedido por escrito ou por livro de reclamações ou pelo formulário no site da Vodafone para o Gabinete de Apoio à Qualidade.
 
Atenção a essas afirmações, na notícia mencionada, está explicado como deve ser, a mudança de casa por si só, não é motivo para rescindir sem penalização.

Para além disso, nesta altura, pelo que foi escrito pelo utilizador, não vejo para já fundamento para fazer uso do livro de reclamações.

O que aconselho a fazer, se for mesmo mudar de residência, e caso já saiba a data da mesma, envie uma carta registada (juntamente com a documentação necessária), indicando a data em que pretende terminar o contrato, se houver um motivo para tal, envie prova disso mesmo (tal como é mencionado da notícia).

Independentemente das circunstâncias é preferível pedir ajuda a um centro de arbitragem, caso não cheguem a um acordo.

Quanto à cobertura, por vezes, existe algum atraso na atualização da base de dados do fornecedor de serviços, questione se algum técnico pode verificar fisicamente, se de facto não é possível fazer a instalação na nova morada, tendo em conta que existe uma instalação a poucos metros.

Se não for mesmo possível, só quando é economicamente viável para o fornecedor de serviços, é que aumentam a cobertura, caso exista, por exemplo, um número considerável de potenciais clientes.
 
Back
Topo