Álbum Digital online - Que serviço escolher?

mundano

Power Member
Andei à procura deste assunto e as discussões que encontrei já têm todas mais de 6 anos, entretanto muito mudou, pelo que aqui vai a pergunta outra vez:

Que serviço recomendam para mandar fazer álbuns digitais?


Ando já há algum tempo para fazer uns álbuns, mas por falta de tempo a coisa tem sido adiada, mas vai ter que ser antes que o miúdo vá para a tropa. A minha ideia é essencialmente fazer 2 ou 3 para ter cá em casa com fotografias do miúdo a crescer e 2 para dar aos avós. Pelo que procuro coisas simples e relativamente baratas, não quero nada muito grande. Mas queria que a qualidade da impressão fosse decente, já tive más experiências com impressões online, como fotos em que o céu em vez de azul vinha esverdeado, e queria evitar essa situação.

Do que tenho visto, estou tentado em usar o serviço da Fotosport, a plataforma/serviço é da Dreambooks, os preços são exactamente os mesmos, até replicam as campanhas, mas tem a possibilidade de levantamento gratuito em loja.
 
Nunca usei o Fotosport.

Usei a Hofman, e a Saal Digital. A Hofman não gostei muito da qualidade, nem de ter vindo com um ligeiro cast esverdeado. Reclamei o cast, e mandaram-me outro sem custos (aqui estiveram bem), mas veio igual.

Fiquei bem satisfeito com a qualidade fotográfica da Saal Digital, com a qualidade do álbum, grossura da folha... Enfim, o próximo será lá.

Fazem algumas campanhas, e os preços parecem-me justos. Creio que ficam mais baratos que a Dreambook.

Eu fiz na altura que precisavam de testers, e ficou mesmo baratinho. Eles pediam uma breve review em troca... Podes ver a minha aqui:

https://flic.kr/s/aHsmakGCqS
 
Nunca usei o Fotosport.

Usei a Hofman, e a Saal Digital. A Hofman não gostei muito da qualidade, nem de ter vindo com um ligeiro cast esverdeado. Reclamei o cast, e mandaram-me outro sem custos (aqui estiveram bem), mas veio igual.

Fiquei bem satisfeito com a qualidade fotográfica da Saal Digital, com a qualidade do álbum, grossura da folha... Enfim, o próximo será lá.

Fazem algumas campanhas, e os preços parecem-me justos. Creio que ficam mais baratos que a Dreambook.

Eu fiz na altura que precisavam de testers, e ficou mesmo baratinho. Eles pediam uma breve review em troca... Podes ver a minha aqui:

https://flic.kr/s/aHsmakGCqS


Estive a ver e parece-me muito interessante, tanto os preços, como alguns toques profissionais como fornecerem os perfis para fazer proofing no Lightroom e o software para desenhar os albuns parece também muito bem pensado de forma a permitir despachar aquilo rápido, porque para quem não tem já modelos esquematizados, começar do zero, é trabalho para mais do que um dia. Tempo que não tenho.

A única coisa que me deixou um pouco desiludido é que agora que meti a ideia na cabeça estava a pensar ainda fazer pelo menos 1 para oferecer no Natal, a Dreambooks se encomendado hoje garante a entrega a Saal já só entrega depois do Natal.. Ok, aqui a culpa é minha.


Na App Google Fotos, podes fazer o álbum e eles mandam te para casa impresso. Tens lá os preços e modelos.

Também já pensei nisso, e para projectos sem grande importância, como por para fazer um album das férias poderá ser uma alternativa engraçada, até porque poderei fazer tudo no telefone e aproveitar as sugestões da Google ou usar a procura inteligente do Google Photos, só que aquilo não tem informações nenhumas. Nem que tipo de material é usado, a qualidade, de onde vem... Já vi reviews nos EUA a dizerem bem do serviço, mas na Europa certamente não serão produzidas no mesmo sitio.


Por isso fica a pergunta... Já alguém experimentou? Que tal?
 
Última edição:
Não conheces ninguém que tenha actividade aberta e possa encomendar os albuns na DreamnooksPro ou na Floricolor?

Se quiseres, posso te ajudar a ter uns álbuns de qualidade! ;)
 
Não conheces ninguém que tenha actividade aberta e possa encomendar os albuns na DreamnooksPro ou na Floricolor?

Se quiseres, posso te ajudar a ter uns álbuns de qualidade! ;)

A ideia que tenho é que esses serviços permitem aceder aos álbuns de topo e com materiais distintos, feitos à mão e coisas do género, como os que geralmente se fazem para os casamentos... Agora, mesmo com preços de revenda, devem sair completamente fora do que pretendo gastar por agora.

A minha ideia é mesmo fazer alguns álbuns com os momentos do miúdo, quero algo mais para o divertido e para o barato do que propriamente ter algo sofisticado. Na maioria desses álbuns não queria gastar mais de 25 ou 30€, talvez um pouco mais nos que vou oferecer, até porque como são as fotos dele é natural que o miúdo venha a manuseá-los e ai, quanto mais se investe, mais se perde, porque ele não poupa nada.

Agora, lá porque procuro algo barato, não queria que deixasse de ser profissional. Como disse, já tive experiência de impressões online com casts horríveis e isso é que queria evitar à força toda.


De qualquer forma agradeço a disponibilidade, quando um dia tiver um projecto merecedor de maior investimento, ainda te bato à porta...
 
Percebo.
Então a Saal é aquilo que procuras. Mas já não vais a tempo.
A Saal tem uma excelente qualidade de impressão...e só pecam pela falta de variedade de materiais nos álbuns. Mas como não é o que pretendes, ficas muito bem servido!

De quando em vez mando fazer umas coisas na Saal...e sempre fiquei satisfeito. Claro que não espero qualidade ao nível de uma Floricolor...mas para o preço, são excelentes!
 
Eu já fiz alguns na dreambooks e, se a referência for um qualquer livro de fotografia, a qualidade é péssima.


Refiro à dreambooks para não profissionais.

A minha intenção futura é procurar editoras dedicadas a fotografia, já vi algumas mas ainda não entrei em contacto com nenhuma.
 
Vi alguns reviews no Youtube e os álbuns digitais da Saal parecem ser espectaculares para o preço... Estive um bocado agarrado ao software deles e já encomendei 2 álbuns, aproveitei a promoção e mandei vir dois de tamanho A4 por cerca de 20€ cada, devem chegar na próxima semana.

Depois dou aqui a minha opinião sobre a qualidade, cores, acabamento....
 
Mandei fazer o album do meu filho na Dreambooks, mas a versão premium e gostei bastante do resultado.

O próximo será lá ou na Saal.

Eu também mandei fazer alguns premium e para além do P&B ter um cast manhoso, as fotos têm halos por todo o lado, halos esses que não existem nas versões digitais.

A impressão não é de todo da melhor qualidade.

Se a tua referência for alta, não dá para ficar satisfeito.
 
Eu também mandei fazer alguns premium e para além do P&B ter um cast manhoso, as fotos têm halos por todo o lado, halos esses que não existem nas versões digitais.

A impressão não é de todo da melhor qualidade.

Se a tua referência for alta, não dá para ficar satisfeito.


Pois, é esse tipo de coisas que eu quero evitar.... Não procuro acabamentos de luxo, nem capas em pele, nem papel com toque de seda... Agora, para quem vai percebendo alguma coisa de fotografia e já tem a vista +/- treinada há defeitos que se tornam impossíveis de ignorar e depois por muito boas que sejam as fotos esses defeitos são a única coisa que salta à vista.


Estas coisas fazem-me sempre lembrar uma cena que vivi há uns anos quando nos reunimos um grupo de amigos e um rapaz do grupo tinha comprado há pouco tempo uma super-zoom. Como andava entusiasmado mandou imprimir uma série de fotos e fez uns álbuns que estava todo entusiasmado a mostrar ao pessoal. Agora, o problema é que ele até tinha um certo olho natural para a fotografia, porque tinha algumas com cores e enquadramentos interessantes, mas faltava-lhe a técnica toda. E então, enquanto o pessoal no geral achava as fotos o máximo, eu só conseguia ver purple fringing por todo o lado, fotos com foco no sitio errado, falta de definição, o céu completamente rebentado, etc... etc...

Se me vem um álbum com cast de cores vai ser igual... As pessoas com o olho mais destreinado até podem achar boas, mas para mim vai ser sempre uma desilusão.
 
@mundano que tal avalias a qualidade dos albums da Saal?

Tendo em conta o produto que escolhi, posso dizer que a qualidade foi perfeita... As cores estão como pretendia e os albuns estão perfeitos nos acabamentos, sem qualquer detalhe falhado, o papel apesar de não ter tanta gramagem como já vi em outros albuns acaba por ser bastante resistente e fácil de manusear. Fiz proof a algumas fotos com os perfis de cor que eles fornecem para o Ligtroom \ Photoshop e o resultado em termos de cores são exactamente como eu esperava. Já há algum tempo que não imprimia online precisamente por ter tido más experiências a esse nível, casts de cores e afins, nestes álbuns nada disso foi problema.

Agora, eu escolhi uns álbuns básicos e baratos, escolhi o albuns A4, com as capas normais, não acolchoadas e papel mate, tudo básico. Custaram 20€ cada um porque estavam com 10€ de desconto. Tenho consciência que escolhi o mais básico e estou a avaliar nesse sentido, não sei como são os álbuns com materiais mais premium e se estão ao nível do que fazem outros laboratórios.

Mas agora que experimentei e tendo em conta os resultados já me sinto à vontade para iniciar alguns projectos que tenho há algum tempo em mente e que serão bastante mais caros do que estes foram.
 
Já recebi, mas não gostei do resultado.

As cores e luminosidade parecem fieis. Mas o detalhe/definição metem medo ao susto. Quando vi o quadro até pensei que tinha enviado um jpg de baixa resolução.
Tenho aqui uma tela que fiz na Worten (presumo que seja Dreambooks) e está bem melhor. Tem exactamente o mesmo tamanho.
Atenção que foi daquela tela com relevo. Quero acreditar que nas outras a coisa já não seja não má.
 
Back
Topo