Sistema Operativo Windows Server e CALs

DiogoLamego

Power Member
Boas pessoal, tenho uma duvida quanto aos licenciamentos para o Windows Server.
Tenho um servidor o qual irei colocar o Windows Server 2016 Std e na rede tenho 52 máquinas e 8 impressoras de rede.
Das 52 máquinas, 48 delas precisam de aceder via Remote Desktop ao servidor.
A minha dúvida é quanto às CAL… preciso adquirir 52 licenças ou apenas 48?
Preciso contar com as impressoras?
Uma vez que tenho 4 máquinas que apenas acedem a 1 pasta do servidor, podem estas ficar fora do licenciamento e usar apenas a partilha da rede?

Cumprimentos
 
as cal user são para os utilizadores que acedem a serviços do servidor (dhcp, dns, partilhas), as cal rds são apenas para rds.

aparentemente as impressoras com rede precisam cal device. no entanto, se os users que imprimem tiverem cal user, já não será necessário o cal device.
impressoras usb/lpt/com sem estar partilhadas não precisam cal
 
As impressoras era outra questão que tinha, mas sendo assim, se optar por CAL Devices para as 48 máquinas (digamos PCs) terei que adquirir CAL Devices para as impressoras? Ou funciona como as CAL Users?

Outra questão, as CAL RDS já vi que tem instalação do serviço e colocação do licenciamento.
Na parte das CAL Users ou Devices, compramos as licenças e guardamos, não existe uma forma de adicionar no próprio sistema?
 
nesse caso tem que ser cal device para as impressoras.

neste cenário continuo a achar q faz mais sentido as cal user, isto mesmo sem saber se cada user não terá também por exemplo um smartphone ou um tablet para além do pc, senão mais sentido faz.

será necessário ter atenção também ao wifi dos visitantes (caso exista), se receberem ip via dhcp do server é necessário cal para cada um deles. recomendava ter uma rede wifi à parte com outro dhcp q não o server e assim evitar cal.
se houver telefones ip será necessário ter atenção tb.

as cal user ou device é um bocado de papel basicamente a dizer a quantidade que licencia e os termos do licenciamento. não se instala como as cal rds. o mais certo é alguem perguntar por elas em caso de auditoria. e facturas de compra tb.
se entretanto precisares sql server que não seja express, é necessário licenciar com cal tb.

assim por alto creio que não foge muito disto, no entanto aconselho sempre expor o caso a algum especialista em licenciamento antes de encomendar seja o que for. de preferência com respostas por escrito...
 
Back
Topo