Compra de telemóvel online

Jnobody

Membro
Boa tarde,

Estou a pensar comprar um telemóvel através do site *****. Para o orçamento que pretendo (200€) após uma pesquisa, os melhores telemóveis parecem ser da marca Xiaomi. No entanto em lojas presenciais esses telemóveis parecem ser muito mais caros do que nesse site.

Nunca comprei telemóveis online, até agora sempre comprei na Vodafone. A minha dúvida prende-se essencialmente com a eventualidade de avaria. Sempre que o meu telemóvel tinha um problema, dirigia-me a uma loja Vodafone e eles davam-me um telemóvel de substituição enquanto o meu estava para reparar de forma a eu nunca ficar sem telemóvel.

Se eu encomendar online, tenho garantia, no entanto pelo que percebi, tenho que enviar o telemóvel para o fabricante na China e esperar que ele venha. A minha questão é: durante esse período que hipóteses tenho para evitar ficar sem telemóvel? A garantia dessa marca costuma cobrir mesmo tudo ou corro o risco de ter que pagar peças? Será que compensa mesmo comprar online?


Já agora, alguém que costume usar esse site, como é que fazem para não pagar impostos na Alfândega?
 
Reza para que nunca avarie, o método mais seguro é o priority line mas eu mesmo assim não andaria descansado ..
Pagar sempre por PayPal no caso de algo correr mal.
Eu prefiro pagar mais uns euros e ter garantia nacional e outro tipo de segurança após venda
 
Sinceramente, acho que pela diferença de valores não vale a pena arriscar... há lojas online portuguesas com preços próximos.
 
Eu prefiro pagar mais uns euros e ter garantia nacional
O que é "garantia nacional"? A garantia é dada pelas fabricantes, nunca pela loja que vende os produtos. Ao que estamos habituados a chamar "extensão de garantia" em lojas nacionais, é na verdade um seguro que se faz para dar mais dinheiro a ganhar. Em caso de avaria, a loja que vendeu o produto apenas o reencaminha para a marca ou agente autorizado dessa marca.

Em relação a uma possível avaria, é uma roleta, como em tudo. Se eventualmente avariar, tem de se mandar por correio novamente para a proveniência e aguardar reparação. Ainda que (felizmente) nunca tenha recorrido a assistência técnica, e já lá vão seis smartphones, tenho a percepção que normalmente cobram o envio (meia dúzia de euros), e a mão de obra para reparação (mais meia dúzia de euros). O tempo de demora é mais ou menos o mesmo de outra loja qualquer, que tenha de enviar para a marca (um mês, um mês e pouco).

Em relação a impostos alfandegários, qualquer produto de valor superior a €22, ou perfumes, tabaco e afins, está sujeito a possibilidade de controle e pagamento de taxas. Calhar ou não a ficar retido é na realidade uma sorte (ou azar). Algumas lojas (***** é um exemplo) dá a possibilidade de adicionar um seguro de valor simbólico ao valor de compra, de modo a que, caso a encomenda fique retida na alfândega, e o comprador pague taxas de desalfadegamento, a loja procede ao ressarcimento do valor pago. Isto funciona. Posso garantir pessoalmente que um dos smartphones que comprei foi taxado, tendo pago cerca de €28 de taxas e despesas administrativas. Bastou-me comunicar isso à ***** (via ticket no site deles), digitalizar e anexar o comprovativo do pagamento, e em 3 dias devolveram-me o dinheiro (que por uma razão que desconheço, até me devolveram €32, uma carrada de pontos para desconto em outros produtos no site, e uma mão cheia de desculpas pela "maçada".

À pergunta se compensa comprar online... na minha opinião continua a compensar, e muito. Já não se justifica a desconfiança e renitência que havia há alguns anos. Pessoalmente, não compro de qualquer loja, como é óbvio. Tenho uma selecção de lojas de onde mandei vir e tenho bom feedback, ou de outras lojas que o amigo ou o primo ou vizinho também mandou vir e também tudo correu bem.

Há algum tempo a comprar online, e decorridas mais de 150 encomendas, apenas registo três situações em que as encomendas não chegaram, no entanto foi-me devolvido o valor pago em cada uma delas.

Em relação ao telemóvel, ainda mantenho a percepção que a Xiaomi domina em valores abaixo dos €200, e a ***** é o sítio onde os encomendar, sem medos.
Boas compras.
 
O que é "garantia nacional"? A garantia é dada pelas fabricantes, nunca pela loja que vende os produtos. Ao que estamos habituados a chamar "extensão de garantia" em lojas nacionais, é na verdade um seguro que se faz para dar mais dinheiro a ganhar. Em caso de avaria, a loja que vendeu o produto apenas o reencaminha para a marca ou agente autorizado dessa marca.

Em relação a uma possível avaria, é uma roleta, como em tudo. Se eventualmente avariar, tem de se mandar por correio novamente para a proveniência e aguardar reparação. Ainda que (felizmente) nunca tenha recorrido a assistência técnica, e já lá vão seis smartphones, tenho a percepção que normalmente cobram o envio (meia dúzia de euros), e a mão de obra para reparação (mais meia dúzia de euros). O tempo de demora é mais ou menos o mesmo de outra loja qualquer, que tenha de enviar para a marca (um mês, um mês e pouco).

Em relação a impostos alfandegários, qualquer produto de valor superior a €22, ou perfumes, tabaco e afins, está sujeito a possibilidade de controle e pagamento de taxas. Calhar ou não a ficar retido é na realidade uma sorte (ou azar). Algumas lojas (***** é um exemplo) dá a possibilidade de adicionar um seguro de valor simbólico ao valor de compra, de modo a que, caso a encomenda fique retida na alfândega, e o comprador pague taxas de desalfadegamento, a loja procede ao ressarcimento do valor pago. Isto funciona. Posso garantir pessoalmente que um dos smartphones que comprei foi taxado, tendo pago cerca de €28 de taxas e despesas administrativas. Bastou-me comunicar isso à ***** (via ticket no site deles), digitalizar e anexar o comprovativo do pagamento, e em 3 dias devolveram-me o dinheiro (que por uma razão que desconheço, até me devolveram €32, uma carrada de pontos para desconto em outros produtos no site, e uma mão cheia de desculpas pela "maçada".

À pergunta se compensa comprar online... na minha opinião continua a compensar, e muito. Já não se justifica a desconfiança e renitência que havia há alguns anos. Pessoalmente, não compro de qualquer loja, como é óbvio. Tenho uma selecção de lojas de onde mandei vir e tenho bom feedback, ou de outras lojas que o amigo ou o primo ou vizinho também mandou vir e também tudo correu bem.

Há algum tempo a comprar online, e decorridas mais de 150 encomendas, apenas registo três situações em que as encomendas não chegaram, no entanto foi-me devolvido o valor pago em cada uma delas.

Em relação ao telemóvel, ainda mantenho a percepção que a Xiaomi domina em valores abaixo dos €200, e a ***** é o sítio onde os encomendar, sem medos.
Boas compras.
São opções, eu sites desses só para compras de pequeno valor, os tais abaixo dos 22 euros
 
Mas a cena é que esses tais telemoveis abaixo de 200 euros na ***** também já encontras em lojas online portuguesa, por exemplo Mi A2 Lite, que provavelmente serve exatamente para o que pretendes
 
O que é "garantia nacional"? A garantia é dada pelas fabricantes, nunca pela loja que vende os produtos. Ao que estamos habituados a chamar "extensão de garantia" em lojas nacionais, é na verdade um seguro que se faz para dar mais dinheiro a ganhar. Em caso de avaria, a loja que vendeu o produto apenas o reencaminha para a marca ou agente autorizado dessa marca.

Em relação a uma possível avaria, é uma roleta, como em tudo. Se eventualmente avariar, tem de se mandar por correio novamente para a proveniência e aguardar reparação. Ainda que (felizmente) nunca tenha recorrido a assistência técnica, e já lá vão seis smartphones, tenho a percepção que normalmente cobram o envio (meia dúzia de euros), e a mão de obra para reparação (mais meia dúzia de euros). O tempo de demora é mais ou menos o mesmo de outra loja qualquer, que tenha de enviar para a marca (um mês, um mês e pouco).

Em relação a impostos alfandegários, qualquer produto de valor superior a €22, ou perfumes, tabaco e afins, está sujeito a possibilidade de controle e pagamento de taxas. Calhar ou não a ficar retido é na realidade uma sorte (ou azar). Algumas lojas (***** é um exemplo) dá a possibilidade de adicionar um seguro de valor simbólico ao valor de compra, de modo a que, caso a encomenda fique retida na alfândega, e o comprador pague taxas de desalfadegamento, a loja procede ao ressarcimento do valor pago. Isto funciona. Posso garantir pessoalmente que um dos smartphones que comprei foi taxado, tendo pago cerca de €28 de taxas e despesas administrativas. Bastou-me comunicar isso à ***** (via ticket no site deles), digitalizar e anexar o comprovativo do pagamento, e em 3 dias devolveram-me o dinheiro (que por uma razão que desconheço, até me devolveram €32, uma carrada de pontos para desconto em outros produtos no site, e uma mão cheia de desculpas pela "maçada".

À pergunta se compensa comprar online... na minha opinião continua a compensar, e muito. Já não se justifica a desconfiança e renitência que havia há alguns anos. Pessoalmente, não compro de qualquer loja, como é óbvio. Tenho uma selecção de lojas de onde mandei vir e tenho bom feedback, ou de outras lojas que o amigo ou o primo ou vizinho também mandou vir e também tudo correu bem.

Há algum tempo a comprar online, e decorridas mais de 150 encomendas, apenas registo três situações em que as encomendas não chegaram, no entanto foi-me devolvido o valor pago em cada uma delas.

Em relação ao telemóvel, ainda mantenho a percepção que a Xiaomi domina em valores abaixo dos €200, e a ***** é o sítio onde os encomendar, sem medos.
Boas compras.
Isto na teoria é assim, mas na prática quando avaria gastas bem mais que meia dúzia de euros. Primeiro para enviar não são nem de perto "meia dúzia de euros", segundo quando não tem reparação chegam a oferecer coisas como 50 euros de refund por um tablet de 180 euros, caso não compres com o paypal e não os metas ao barulho estás bem tramado. As coisas não são assim um mar de rosas como queres pintar.
Agora se compensa ou não já vai de cada um, eu também já comprei telemóveis na GB e não tive chatices, não estou com isto a dizer para ninguém comprar lá, pelo contrário, tem preços em conta. Agora a nível de assistência e garantia convém ter noção que as coisas podem efetivamente se complicar e sair dispendioso.
 
As coisas não são assim um mar de rosas como queres pintar.

Repara, eu disse que:
Ainda que (felizmente) nunca tenha recorrido a assistência técnica, e já lá vão seis smartphones, tenho a percepção que normalmente cobram o envio (meia dúzia de euros), e a mão de obra para reparação (mais meia dúzia de euros)
, portanto não estou a pintar coisíssima nenhuma. Se tens concretamente uma situação pela qual passaste, ou conhecimento de alguém concreto que passou, chega à frente e partilha aqui, que assim podemos dizer: o @spiny7 , ou o amigo do @spiny7 ou o primo do @spiny7 teve de devolver um produto que comprou ao fabricante; esteve "x" tempo à espera, e teve de pagar "y".
Outra coisa, uma situação pode ser uma situação isolada, ou não. Entre milhares de encomendas, concerteza haverá situações que não serão bem resolvidas. Mas isso acontece ao consumidor que manda um vir um telemóvel da china, bem como ao consumidor que vai comprar um ali ao shopping do lado.
Acho que percebeste mal o teor do meu post anterior. Com ele não quis encorajar nem desencorajar ninguém a comprar online, até porque não ganho nenhuma comissão com isso. Limitei-me a dar a minha opinião. Mas conseguir fazer isso sem vir alguém julgar e criticar era bom demais, até estranhava.
 
Repara, eu disse que:
, portanto não estou a pintar coisíssima nenhuma. Se tens concretamente uma situação pela qual passaste, ou conhecimento de alguém concreto que passou, chega à frente e partilha aqui, que assim podemos dizer: o @spiny7 , ou o amigo do @spiny7 ou o primo do @spiny7 teve de devolver um produto que comprou ao fabricante; esteve "x" tempo à espera, e teve de pagar "y".
Outra coisa, uma situação pode ser uma situação isolada, ou não. Entre milhares de encomendas, concerteza haverá situações que não serão bem resolvidas. Mas isso acontece ao consumidor que manda um vir um telemóvel da china, bem como ao consumidor que vai comprar um ali ao shopping do lado.
Acho que percebeste mal o teor do meu post anterior. Com ele não quis encorajar nem desencorajar ninguém a comprar online, até porque não ganho nenhuma comissão com isso. Limitei-me a dar a minha opinião. Mas conseguir fazer isso sem vir alguém julgar e criticar era bom demais, até estranhava.
Percebeste mal o teor do meu post ( ou não soube explicar-me bem) :)
Não foi uma crítica, apenas um pequeno reparo, referiste e bem que não precisaste de usar a assistência e deste a entender (pelo menos assim o interpretei) é que quando fosse necessário seria algo simples, célere e sem grandes custos, mas na verdade é um processo moroso, que acarreta alguns custos pois para enviar para a China não é muito barato, apenas isso.
Se reparares também não desaconselhei ninguém a comprar ou deixar de comprar, foi mesmo para esclarecer que quando há problemas nem sempre a resolução é a mais simples. Não é necessário referir casos, há um tópico próprio para isso com n exemplos, bons, maus, razoáveis.
Se dei a entender no meu comentário que era uma crítica não era de todo a minha intenção, isto de "ler" com a entoação correta nem sempre corresponde á realidade :)
 
Já tinha feito um post aqui mas só serviu para me confundir ainda mais, pois agora nem sei se devo comprar um telemóvel online ou se devo preferir uma loja presencial por exemplo da Vodafone. Ainda não percebi como funciona se avariar e tiver comprado online.

Quero um telemóvel por esse valor. Não quero ter grandes custos nem chatices caso ele avarie. O mais importante para mim é ser um telemóvel rápido com espaço de armazenamento. Costumo utilizar bastante para ouvir músicas e também gostava que tivesse uma câmara boa.

Qual recomendam e onde comprar?
 
Back
Topo