Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
@yamahia

Tudo o que digo nas minhas crônicas tu disseste. Entretanto nem uma coisa do que dizes nas tuas eu alguma vez disse. Tens que imaginar portanto.

Já reparaste ... para argumentar tens que sempre criar realidades alternativas? Umas em cima das outras?
 
Última edição:
Um W10m com uma conta Outlook sem contactos
Apesar de n ser verdade, há-de servir eternamente para entreter os anti. Não têm mais por onde pegar, percebe-se...
Em que mundo? Deves estar a confundir com outro
um update cumulativo qualquer leva mais de 30 minutos até voltar a ter o smartphone operacional é que é material fiável e com que se pode contar
Mais de 30 minutos? Lá vem o exagero. Não que me fizesse diferença medi estes 2 últimos só para ver até onde poderia chegar o "hate e em qq dos casos não chegou a 15 minutos, quer com net a 4 ou 40Mbps. Surgiu sempre nas quiet hours como programado.
Nunca fiz um hard_reset excepto ao 930 para passar do 8.1 para o w10m, ao contrário da malta do Android que anda sp nisso a ver se funciona melhor eheh
Mas vai ser um ano de 2019 "divertido" na store e para a plataforma onde tudo é perfeito... :rolleyes:
Desde q não saiam de cá as minhas joias da Coroa, tasss bem! Essas e já agora a PAWA para poder cobrir uma ou outra quebra.
Há muito que se sabe, talvez há cerca de 2 anos?, qual seria a data do fim do suporte. Pelo que não se percebe bem qual a razão deste alarido todo agora de repente. Apesar disso muitas mais uwp's apareceram e vão continuar a aparecer. Qq UWP lançada para PC vai dar aqui, mesmo após o término do suporte.
Comunicado do suporte da Microsoft:

O Windows 10 Mobile, versão 1709 (lançado em outubro de 2017) é a última versão do Windows 10 Mobile e a Microsoft encerrará o suporte a 10 de dezembro de 2019. O fim da data de suporte aplica-se a todos os produtos Windows 10 Mobile, incluindo o Windows 10 Mobile e Windows 10 Mobile Enterprise.

Os utilizadores do Windows 10 Mobile não poderão receber novas atualizações de segurança, hotfixes não relacionados à segurança, opções de suporte assistido gratuito ou atualizações de conteúdo técnico on-line da Microsoft gratuitamente.

Para além deste fim, e de forma semelhantemente, também algumas das funcionalidades vão acabar por deixar de ser suportadas. Isto acontecerá no logo após o fim deste sistema. Este passo levará a que os smartphones vão deixar de funcionar de forma correta
Tudo certo atá ao último parágrafo.
Onde é que a Microsoft diz isso? https://support.microsoft.com/pt-br/help/4485197/windows-10-mobile-end-of-support-faq
A Microsoft o que diz é exactamente o contrário:
-"O meu dispositivo ainda funcionará após 10 de dezembro de 2019?
Sim. Seu dispositivo Windows 10 Mobile deve continuar a funcionar após 10 de dezembro de 2019, mas não haverá nenhuma atualização depois dessa data (incluindo atualizações de segurança), e a funcionalidade de backup do dispositivo e outros serviços de back-end serão descontinuados conforme descrito acima."

Conforme já tinha eu já explicado ali para trás. Não estava errado portanto.

Aliás, temos um exemplo , o telefone da minha esposa perdeu o suporte em Junho ou Julho de 2017 e está ali a funcionar uma verdadeira máquina. Só não tira cafés.
A Apple não precisa de fazer nada. A própria Microsoft está a fazer isso sozinha.

Windows Devs - The Purge
A Microsoft não tem o mínimo interesse que a Apple não venha a beneficiar, antes pelo contrário, já que se trata de uma das suas principais OEM's
Entretanto a Apple já começou a baixar preços, por enquanto apenas para as operadoras e no XR
https://www.forbes.com/sites/gordon...ts-cost-sales-upgrade-discounts/#33d8acf86852

@yamahia

Tudo o que digo nas minhas crônicas tu disseste. Entretanto nem uma coisa do que dizes nas tuas eu alguma vez disse. Tens que imaginar portanto.

Já reparaste ... para argumentar tens que sempre criar realidades alternativas? Umas em cima das outras?
Terás apagado mas chegaste a escrever qq coisa como @vegetable. O mesmo é dizer que o sistema está em processo vegetativo, ou seja não faz nada. E isso está longe de ser ainda uma realidade, nem o será tão cedo como muitos desejariam!!!
 
Última edição:
O que escrevi é que estava em manutenção vegetativa. Uma rábula de manutenção corretiva uma vez que não há qualquer hipótese de voltar há manutenção evolutiva.

A máquina já disseram que vai ser desligada ficando a App Store, e avisam que é possivel que logo logo comecem alguns “órgãos” a falhar, e não vão ser bugs (Windows Maps?). Será que ainda vai ser possível comprar Apps?

Apple OEM da MS? Sabes o que esse termo significa? Não haveria mal algum se fosse mas esta mal aplicado. Mais desinformação.

No entanto creio que percebo onde queres chegar. Acontece porém que nem a Apple depende da MS para fazer o seu negócio, como tem lucros que para se comparar aos da MS teria que se somar os lucros da última aos lucros da Alphabet.

A MS decidiu levar o 365 ao iOS e Android porque era a melhor opção para esse serviço da MS, certamente face a métricas que tinham. A opção de exclusividade do WM estava a prejudicar esse negócio. Não estou a fazer juízos de valor disto, é a realidade.

E sendo assim, num contexto do modelo de negócio da Apple, a MS é apenas um developer como é qualquer outro na sua App Store. Imporatante para os seus clientes, a par de outros. Mas nada mais que isso.

Quem diz a Apple, diz a Google parece-me. A Amazon é que parece estar mais disponível para se criar um esquema de developers preferenciais. Aka, developers de primeira e de segunda.

Lá estas mais uma vez a mandar-te contra muros.
 
Última edição:
A Microsoft não tem o mínimo interesse que a Apple não venha a beneficiar, antes pelo contrário, já que se trata de uma das suas principais OEM's
Entretanto a Apple já começou a baixar preços, por enquanto apenas para as operadoras e no XR
https://www.forbes.com/sites/gordon...ts-cost-sales-upgrade-discounts/#33d8acf86852

O problema vai além dos iPhones.
Com o desmame de x86 dos ultimos anos, o UWP apareceu e permitiu solucionar o paradigma Mobile<->PC com apps realmente transvesais em todo o espectro de equipamentos.
A falta de impulso e importancia dada ao sistema W10S em conjunto com a morte da plataforma movel é o prego no caixao das UWPs e da Windows Store...isto aliado ao cada vez mais abandonado x86-legacy faz com o que o MacOS e outros sistemas operativos se tornem alternativas muito apelativas.

Basta Apple conseguir de alguma forma correr as apps de iOS em MacOS (seja por emulacao ou com co-processadores ARM) e a MS e o W10 ficam numa posicao muito debilitada.
Idem para a Google se conseguir acertar no desenvolvimento de um Chromebook.
 
Última edição:
O problema vai além dos iPhones.
Com o desmame de x86 dos ultimos anos, o UWP apareceu e permitiu solucionar o paradigma Mobile<->PC com apps realmente transvesais em todo o espectro de equipamentos.
A falta de impulso e importancia dada ao sistema W10S em conjunto com a morte da plataforma movel é o prego no caixao das UWPs e da Windows Store...isto aliado ao cada vez mais abandonado x86-legacy faz com o que o MacOS e outros sistemas operativos se tornem alternativas muito apelativas.

Algo que qualquer pessoa consegue perceber facilmente. Quando finalmente têm uma Framework verdadeiramente transversal aos diferentes tipos de Devices que corriam W10, c@g@m na mesma e mal tratam os Developers que tinham.

Pior, matam a plataforma que é hoje vital no que toca ao fornecimento de serviços e entrada do Consumer Market.

Aqui falamos do Mobile, mas por exemplo também o W10 iOT Core é um exemplo grotesco da imbecilidade que ali anda. Largaram cá para fora umas 3/4 releases para a Dragon Board e RPi2/3 e depois deixaram morrer naturalmente ... em vez de fazer daquilo um Raspbian wannabe, mas mais simpático e com acesso à MS Store. Um tipo fazia um genero de HomeAssistant em UWP em vez de Web e distribuía pela MS Store permitindo ao Casual Joe fazer o seu Hub SmartHome assente todo ele em Tecs MS onde não têm presença (para variar).

Mais rapidamente um grupo de fans meteram aceleração GPU num W10ARM a correr num 950XL que a MS meteu a mesma aceleração no W10 iOT Core num RPi.

Enfim ...

Diga-se que tudo isto já era algo que o Nadella trazia fisgado, não foi a velha história de "ah e tal falhou", foram dadas as condições para o falhanço acontecer naturalmente (não eram líderes, mas havia espaço para a plataforma, além que a simbiose com o W10 era um dado novo na equação). Tal como a Cortana ... a morte do Mobile ia matar a mesma e eles sabiam disso.
 
O problema vai além dos iPhones.
Com o desmame de x86 dos ultimos anos, o UWP apareceu e permitiu solucionar o paradigma Mobile<->PC com apps realmente transvesais em todo o espectro de equipamentos.
A falta de impulso e importancia dada ao sistema W10S em conjunto com a morte da plataforma movel é o prego no caixao das UWPs e da Windows Store...isto aliado ao cada vez mais abandonado x86-legacy faz com o que o MacOS e outros sistemas operativos se tornem alternativas muito apelativas.

Basta Apple conseguir de alguma forma correr as apps de iOS em MacOS (seja por emulacao ou com co-processadores ARM) e a MS e o W10 ficam numa posicao muito debilitada.
Idem para a Google se conseguir acertar no desenvolvimento de um Chromebook.

A questão das apps transversais em todo o espectro de equipamentos e sistemas operativos, já estava resolvido com tech Web. Quem mais beneficia com esse tipo de tech são Devs que criam LOB apps, forms uns maps aqui e acolá ...

Outro tipo de apps onde a experiência de utilização pode por exemplo deitar por terra todo o negócio, esse tipo de tech não resolve nenhum problema particularmente interessante para os Devs.

Eu não creio que a MS maltratou o Devs dessa forma. Maltrata sim quando vai em busca do negócio dos Devs que apostam na plataforma, o que infelizmente é frequente. Foi com esta abordagem até que a MS cresceu.

Creio ser por isso que não houve muito entusiasmo em torno do WP, havendo até campos de batalha onde nesse aspecto estavam mais bem protegidos ... e que a par do número de utilizadores até nisso fazia mais sentido.
 
Última edição:
@yamahia

Não é verdade? Diz isso ao meu colega com o 640 que ficou sem os contactos, quanto ao mapas/gps e tempos de updates são experiências na primeira pessoa, não é o diz que disse, video na net, algo baseado em 5 minutos de volta de um smartphone num expositor de uma grande superficie comercial ou experiência num Lumia 550. :D

Mas boa sorte para mais 5 ou 10 anos a usar W10m como plataforma mobile, pois se fores minimamente coerente com todas as tangas que aqui escreves ficas entalado com isso até os smartphones morrerem e não vale atirá-los ao chão ou contra a parede para ir comprar um Android ou iPhone a correr... :-D


--- EDIT:


A Cortana é só mais um exemplo de gestão da Microsoft no mobile à deriva e sem foco.
 
Última edição:
Se a Apple voltar a ser mais inteligente do que a busca pelo super retorno imediato, empurra de vez a MS para uma empresa de backend. E depois ...

Basta mexer no pricing e aceitar uma margem mais baixa.
Está tudo bem, desde que a acções da empresa estejam em alta. Quando a nuvem estabilizar e deixar de dar tanto vao ver que se caclhar ja nao tem outros terrenos férteis para "cultivo".
Não ha problema porque o melhor CEO de sempre arranja outro emprego noutra empresa qq...
 
@JXulo , claramente não reparaste neta passagem abaixo. Alguém teve a decência de esclarecer por ti
:lol:

292l65h.jpg
 
Tenho um Lumia 435 com a versão 10.0.14393.2551 que costumo usar só para o Spotify. No outro dia, sempre que eu tentava procurar uma banda ou música, dizia que não conseguia encontrar. Desinstalei e voltei a instalar e nada. Até repus os valores de fábrica e continua na mesma. Não consigo procurar nada.
Alguém tem/teve este problema?
 
Tudo certo atá ao último parágrafo.
Onde é que a Microsoft diz isso? https://support.microsoft.com/pt-br/help/4485197/windows-10-mobile-end-of-support-faq
A Microsoft o que diz é exactamente o contrário:

O que é um dispositivo deixar de funcionar? O que se esperava, um mecanismo de auto desabilitação total embutido em cada dispositivo, como este?


E para ajudar algum bravos aventureiros tenham atenção á Windows Store porque a MS não se compromete com o seu funcionamento no W10m após a data indicada. Nem com nenhuma app sua. Principalmente aqueles que compram apps creio que é importante para o acesso a apps já adquiridas.

Nestes contexto é normal irem se perdendo habilidades com a gradual desabilitação das funcionalidades do produto de software até ao seu inutil funcionamento. Anormal, seria uma abordagem súbita após contagem decrescente conforme ilustrado pelo video.

Este processo vai este ano sofrer uma aceleração.
 
Última edição:
Tenho um Lumia 435 com a versão 10.0.14393.2551 que costumo usar só para o Spotify. No outro dia, sempre que eu tentava procurar uma banda ou música, dizia que não conseguia encontrar. Desinstalei e voltei a instalar e nada. Até repus os valores de fábrica e continua na mesma. Não consigo procurar nada.
Alguém tem/teve este problema?

Fui ver agora e confirmo. Faço pesquisa e não aparece nada. Mas as playlists funcionam.
 
Para muitos em alguns aspectos a verdade é que "o não funcionar" já acontece desde 2015, portanto também não será nada de novo...Mas podem sempre ler o FAQ todos os dias que pode ser que a Microsoft (como é melhor que tudo o resto junto) altere o suporte até final de 2020 (que sempre é uma data mais redonda e bonita). :D

Ainda bem que o Xiaomizito para a esposa está a chegar, assim evito o stress de ela ir usar o Spotify para descobrir que afinal é só mais uma app capada na plataforma. :neutral:
 
quanto ás UWPs, ao q parece a MS ainda anda a investir nelas, pois cada nova release trás novos APIs.
quando a MS desistir do HoloLens, do onecore, etc tlv aí desistam das UWPs e da loja. até lá tanto podem virar á esquerda como á direita.
a cortana sem móvel n faz grande sentido. obviamente q se n tivessem planos para algo móvel tb já tinham acabado com ela. ao q parece n custa nada. maps idem...
Fácil, garantia
para já n vai á garantia pk ainda n me chateou o suficiente para ficar 2 ou 3 meses sem ele. já estou á espera q fique lá 1 mês de cada vez e q venha igual, até q passe 2 ou 3 vezes e possa pedir o guito de volta. o problema é q enquanto no WM haviam (e existem) 950/XLs e afins sem problemas, no android n vejo que modelo possa dar uma experiência exemplar. n conheço outros 7+ q sejam impecáveis e qualquer outro modelo sem android puro deve ser pior. android é isto, pelo menos pela minha experiencia de vários equipamentos q me têm passado pelas mãos. iphone tá fora de questão e WM tem os dias contados, por isso tou f*d*d*…
claro q se alguém tiver a ver alguma luz ao fundo do túnel, q partilhe aqui a direção (pode ser via google maps :p q n me importo).
Andas há uma década a introduzir pin para desbloquear o telemóvel, agora que tens um com touch id, é que era urgente desbloquear o telemóvel rápido!!
Fica descansado que isso não é nenhum bug. É mesmo assim, de longe a longe tens que usar o pin para desbloquear!
hum? por acaso já deve fazer mais de 10 anos q n uso pin no SIM e no tlm nunca usei. qualquer coisa, por mais insegura q seja acaba por ser mais segura q isso :p
as necessidades fazem-se consoante o q se pode contar, mas plos vistos já vi q n posso contar com desbloqueios rápidos. enfim…
qual seria a desculpa para, de longe em longe, ter de usar pin? se n tocasse nele há mais de x horas, ainda aceitava, agora assim…
há forma de desligar essa "feature"?
O mais rídiculo é que se queixam de falta de segurança, ou da segurança a mais.
Queixavam-se que as apps Android levavam muitos updates, no Windows Phone elas estavam meses sem levar updates mas não era grave.

É o 8 e o 80.
n percebi.
quanto á segurança, ela é q se deve adaptar ás necessidades de cada um e n o contrário.
Dizes tu, isso é a tua opinião não é um facto.
claro. se n for a tua, investiga. pode ser q descubras o poder da dita marca...
Mas porque é que achas que não tinha bateria?
eu nunca disse q n tinha, disse (ou quis dar a entender) q é bastante falível pelo facto de q basta um drain ou um esquecer de carregar e lá vai o alarme.
Quanto a esse problema só te digo uma coisa...se o aparelho não funciona como é suposto mete na garantia! Não é o que dizes sempre dos WM quanto alguém se queixa de problemas? Então aplica o que aconselhas aos outros!
explicado em cima.
 
O desbloqueio mais rápido num smartphone que já vi ainda continua a ser por fingerprint isto claro se tiverem hardware/software decente (e não algo literalmente ali da loja dos chineses ou dos indianos na esquina), claro que aqui como foi algo que a plataforma nunca cheirou sempre foi visto como algo sem interesse e pouco seguro. :rolleyes:
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo