MSI GE73 vs GE75 (GTX 1070 vs RTX 2070)

Bem já ando há dias a pesquisar a diferença entre a nova geração e a antiga e existem dois ou três jogos em que a diferença é notável mas ainda existe muitos poucos benchmarks e sendo que a geração antiga ainda é cara fica aqui a diferença de desempenho que encontrei num fórum do seguinte portátil:

MSI GE73 8RF Raider RGB vs GE75 8SE Raider RGB.
Ambos de 17,3" e ambos com painel de FullHD mas a diferença fundamental é que o novo GE75 tem painel IPS e o GE73 não. Diferença de preço ronda os 500€ da GE73 ou seja GTX 1070 para o GE75 (RTX 2070).

Em ambos é usado configuração dual channel de memória DDR4 a 2666MHz CL16 com o i7 8750H e em ambos discos SSD de 512GB com 1TB de 7200RPM

MSI GE73 8RF Raider RGB (GTX 1070) = 1755€
MSI GE75 8SE Raider RGB (RTX 2070) = 2319€

Modelos com dual channel (2x 16GB), pasta térmica é uma Artic Silver 5 de acordo com o fórum.

cHwjgIt.jpg


Se vale a diferença? Não sei. Drivers podem vir a optimizar mas claro que existe aqui uma média ainda grande de FPS em alguns jogos, embora não seja justificativa para os 500€ de diferença.
 
Eu estava a espera que os portáteis com a antiga geração GTX 10xx fossem baixar de preço, mas nao tenho visto isso, modelos por ex com a GTX 1070 estão ao mesmo preço das rtx 2060 ou 2070 em alguns casos.
 
Eu estava a espera que os portáteis com a antiga geração GTX 10xx fossem baixar de preço, mas nao tenho visto isso, modelos por ex com a GTX 1070 estão ao mesmo preço das rtx 2060 ou 2070 em alguns casos.

É um facto.
Um colega meu do serviço comprou o MSI GP73 por 1600€ e se formos a ver ainda está ao mesmo preço de há 8 meses atrás.
Tive a ver e a analisar o histórico e a gama alta nunca baixa muito, por exemplo na época da GTX 970M elas nunca baixavam dos 1400€.

O mesmo sucede com estas GTX 1070, mais depressa são retiradas do mercado do que vendidas abaixo de 1500€. Honestamente a RTX 2060 chega a ser mais barata mas também é inferior a GTX 1070 portanto faz sentido.

Eles estão a baixar o valor das premium (GE e GS e GT) das GTX 1070 e 1080 para os valores que deviam ter desde que saíram.

Esperar acho que já nem adianta, já ando nisto há 3 meses! A RTX está super cara e ou se quer a 1070 ou a 2070 que dizem que são ambas as melhores performers pelo valor.

Vi um youtuber que disse que actualmente a GTX 1070 continua a ser o melhor /preço/desempenho.
Eu questionei o face aos valores que são de diferença dos MSI´s e ele disse que 500€ não se justifica de desempenho/ ecrã sendo que no desempenho a diferença é em alguns casos mínima ou nula!

O dilema é que a RTX 1xxx são já antigas e as RTX 2xxx algo novo, a tentação de se querer algo novo é sempre maior mas lá está, não significa que vamos ter o salto que tivemos da 9xx para a 1xxx como temos da 1xxx para a 2xxx. Não sou da área mas analiso tanto as coisas que chego a conclusão que as RTXs não fazem muito sentido!

Dá que pensar...
 
É um facto.
Um colega meu do serviço comprou o MSI GP73 por 1600€ e se formos a ver ainda está ao mesmo preço de há 8 meses atrás.
Tive a ver e a analisar o histórico e a gama alta nunca baixa muito, por exemplo na época da GTX 970M elas nunca baixavam dos 1400€.

O mesmo sucede com estas GTX 1070, mais depressa são retiradas do mercado do que vendidas abaixo de 1500€. Honestamente a RTX 2060 chega a ser mais barata mas também é inferior a GTX 1070 portanto faz sentido.

Eles estão a baixar o valor das premium (GE e GS e GT) das GTX 1070 e 1080 para os valores que deviam ter desde que saíram.

Esperar acho que já nem adianta, já ando nisto há 3 meses! A RTX está super cara e ou se quer a 1070 ou a 2070 que dizem que são ambas as melhores performers pelo valor.

Vi um youtuber que disse que actualmente a GTX 1070 continua a ser o melhor /preço/desempenho.
Eu questionei o face aos valores que são de diferença dos MSI´s e ele disse que 500€ não se justifica de desempenho/ ecrã sendo que no desempenho a diferença é em alguns casos mínima ou nula!

O dilema é que a RTX 1xxx são já antigas e as RTX 2xxx algo novo, a tentação de se querer algo novo é sempre maior mas lá está, não significa que vamos ter o salto que tivemos da 9xx para a 1xxx como temos da 1xxx para a 2xxx. Não sou da área mas analiso tanto as coisas que chego a conclusão que as RTXs não fazem muito sentido!

Dá que pensar...


Não concordo quando dizes que a rtx 2060 é inferior a gtx 1070, não é o que tenho visto, a rtx 2060 está sim ao nivel da 1070ti, em alguns casos até ganha.
 
Não concordo quando dizes que a rtx 2060 é inferior a gtx 1070, não é o que tenho visto, a rtx 2060 está sim ao nivel da 1070ti, em alguns casos até ganha.

Estamos a falar de LAPTOP e não Desktop.
Mundos diferentes, confundem as coisas!

Nem uma RTX 2070 Laptop consegue superar a GTX 1070Ti (Desktop).
 
A RTX 2060 em Portatil é praticamente equivalente e até superior em algumas situações à anterior gtx 1070 de Portatil.

Correto, a rtx 2060 laptop é muito parecida com a desktop, na teorica tem
Velocidade do núcleo 960 - 1200 (Boost) MHz mas ela consegue mais que isso, dependendo da maquina onde está instalada... já vi uns videos que chegava quase aos 1500 MHz.
 
Como só compara RTX´s deve ser com Ray tracing ligado ...

Possivelmente também pensei nisso!
Vai mais ou menos de acordo com a tabela acima do user que fez os benchs.

Basicamente podemos alegar que os jogos RTX 2060 < RTX 2070MQ < GTX 1070 < RTX 2070 = GTX 1080MQ

Podemos então dizer que a RTX 2070 é superior de 10 a 25 FPS nos jogos face a GTX 1070. Se as drivers irão otimizar com o tempo ainda mais não sei, lembro me que com as GTX 1xxx e até a 9xx levou uns largos meses a ter o desempenho em condições. Raytrace ainda é algo a anos de estar plenamente a funcionar. Agora, vale a pena os preços tão exagerados?

De facto a gama igual na 1xxx eram mais baratos que esta gama e tendo em conta o desempenho destes eram +/- o mesmo para a época, acho mesmo que há pouca evolução tirando 3 jogos em que denotas mesmo muito mais desempenho que é o BF series, Hitman 2... ai tens mesmo uma margem grande até a RTX 2060 consegue melhor desempenho!

Gostei da sinceridade deste reviewer.

Recomendo a verem.
 
Possivelmente também pensei nisso!
Vai mais ou menos de acordo com a tabela acima do user que fez os benchs.

Basicamente podemos alegar que os jogos RTX 2060 < RTX 2070MQ < GTX 1070 < RTX 2070 = GTX 1080MQ

Podemos então dizer que a RTX 2070 é superior de 10 a 25 FPS nos jogos face a GTX 1070. Se as drivers irão otimizar com o tempo ainda mais não sei, lembro me que com as GTX 1xxx e até a 9xx levou uns largos meses a ter o desempenho em condições. Raytrace ainda é algo a anos de estar plenamente a funcionar. Agora, vale a pena os preços tão exagerados?

De facto a gama igual na 1xxx eram mais baratos que esta gama e tendo em conta o desempenho destes eram +/- o mesmo para a época, acho mesmo que há pouca evolução tirando 3 jogos em que denotas mesmo muito mais desempenho que é o BF series, Hitman 2... ai tens mesmo uma margem grande até a RTX 2060 consegue melhor desempenho!

Gostei da sinceridade deste reviewer.

Recomendo a verem.


Esse gajo é fundamentalista e para argumentar a sua opinião leva logo o pior exemplo possível,com um portátil de +3000$, dando a entender que todos os portáteis com RTX são um desperdício de $$.Outra coisa que não concordo nem percebo é com a obsessão com os écrans 4k , em portáteis ???? FHD em 17" é perfeito . O 4k é bom mas para monitores acima das 30" , não estou a ver portáteis com écrans de 30" a não ser que sejam desdobráveis….como o novo telemóvel da Samsung. :)
Em relação ao que ele diz da tecnologia e a adoção dos programadores à tecnologia de Ray tracing, quando os oculos de RV saíram também dizia-se que ia demorar algum tempo a ter conteúdos preparados para a tecnologia no entanto no lançamento já havia + de 30 títulos disponíveis.
Existem opções mais em conta no mercado e não e preciso procurar muito.
Se já tens um portátil com Ram DDR4 e SSD , que possas aproveitar , a loja que patrocina o fórum tem um portátil 17" com a RtX 2070 em que podes comprar só a base com teclado e wifi por ~1650€ com desconto para membros do fórum .
Se quiseres ver testes podes ver aqui: https://forum.zwame.pt/threads/****...k7cp7s-review-opinioes.1028786/#post-15737891
 
Esse gajo é fundamentalista e para argumentar a sua opinião leva logo o pior exemplo possível,com um portátil de +3000$, dando a entender que todos os portáteis com RTX são um desperdício de $$.Outra coisa que não concordo nem percebo é com a obsessão com os écrans 4k , em portáteis ???? FHD em 17" é perfeito . O 4k é bom mas para monitores acima das 30" , não estou a ver portáteis com écrans de 30" a não ser que sejam desdobráveis….como o novo telemóvel da Samsung. :)
Em relação ao que ele diz da tecnologia e a adoção dos programadores à tecnologia de Ray tracing, quando os oculos de RV saíram também dizia-se que ia demorar algum tempo a ter conteúdos preparados para a tecnologia no entanto no lançamento já havia + de 30 títulos disponíveis.
Existem opções mais em conta no mercado e não e preciso procurar muito.
Se já tens um portátil com Ram DDR4 e SSD , que possas aproveitar , a loja que patrocina o fórum tem um portátil 17" com a RtX 2070 em que podes comprar só a base com teclado e wifi por ~1650€ com desconto para membros do fórum .
Se quiseres ver testes podes ver aqui: https://forum.zwame.pt/threads/****...k7cp7s-review-opinioes.1028786/#post-15737891

É um facto, 4K em 17,3" é uma maravilha para os olhos mas ai o @Vidaporvida_ que é Médico sabe melhor que eu.
Agora sim os portáteis estão caros demais, sobrevalorizados. A loja que tanto falam é boa mas não os barbones não são os melhores e aquecem tanto quando os outros, agora em termos de preço é ela por ela, eu escolhia no lugar dele uma RTX 2070 ainda que estejam a 2100€.

Uma coisa o reviewer tem razão, os portáteis estão mais caros da mesma gama do que há uns anos atrás e isso é puro facto mas acho que exagerou e como dizes e bem em alguns pontos!

Pessoalmente Raytracing acho tangas, pelo menos isso a mim nunca me iria motivar a comprar algo, pelo que decidi comprar a RTX 2070 porque tem um excelente arrefecimento após reaplicar a massa térmica nos MSI GE75 e recomendo, são dos melhores com o i7 8750H agora quem procura um CPU melhor recomendo vivamente os Clevo ou TongFong ou como lá o chamam. Um colega meu comprou um Schenker com o i9, claro que aquece até dizer chega mas prontos tem um excelente desempenho que tira aproveito da RTX 2070 a pontos de pessoalmente achar que vale a pena face a GTX 1070 que é ultrapassado. Nem sei quantos anos já terá a GTX 10xx... mas penso que anda nos 2 não?

Eu fugia era dos ASUS, torram tudo, a gama SCAR II então, os HPs andam com algum problema pelo que ouvi, Lenovo e MSI e claro Clevo são as melhores opções do que tenho visto e ouvido.

Um pequeno pormenor que poucos sabem, os novos GE´s trazem o powerbrick de 280W em vez de 230W o que dá potencial de OC para a GPU!

Eu vou buscar o meu 2F, vi um review que me pareceu bastante em conta face ao preço, Clevos custam o mesmo com as mesmas specs, vai do gosto pessoal de cada um, no meu, pagar antecipadamente e não buscar em mãos impede me de comprar na loja tão aqui falada mas recomendo a na mesma sobretudo que for daquela zona :)


Pode ser mulher mas consegue meter muitos reviewers num canto, este modelo honestamente recomendo ;)
Não tem he a tampa com RGB e afins ;)

Tive foi que comprar um pente adicional de 16GB para fazer dual channel, ela nem isso fez o que leva a querer que ainda mais potencial tem ;)

Mandei vir a Artic Silver 5 e thermal pads da Artic para trocar os que vem de origem, ao fim disso e um ligeiro undervoltage e limitar o turbo talvez 3.8Ghz vai fazer o sistema estável!

Só gostava de saber porque pedem 150€ mais só porque traz o OS quando este custa 10€ (Key only) ...?!
 
@Peles75

Tens razão, é meio estranho a dar o parecer dele embora seja em alguns pontos bastante concreto!
UHD num ecrã pequeno dispenso, criar miopia dispenso. Isso só vai puxar demasiado pelos jogos.

RTX acho que ainda está no seu inicio e o potencial ainda falta algum tempo até se ver onde ele pode chegar.
Eu arrisco me se calhar pela RTX depois de ver o outro review do masterdarkside mas honestamente 500€ continua a ser caro face a GTX 1070. O que vale é que o painel que traz no MSI é dos melhores e a bateria é bem superior à do que mencionas.

Na loja particionada custa o mesmo modelo que o MSI (mesma configuração) exactamente o mesmo.
Breve pesquisa que fiz o arrefecimento vai dar ao mesmo o que leva tudo a questão de gostos.

Não acho que haja marca que seja "melhor", cada um tem o seu forte. Clevo e outras marcas assim tem vindo a aumentar muito o preço, lembro me que estes tinha excelentes preços e hoje em dia o mercado ta um pouco acima do que se espera dessa marca e perdeu o que tinha de melhor que era o Cooling, lembro me de ter a HD 7970 com a bios modificada num Clevo, corria que nem uma maravilha! Foi o melhor portátil que tive!

Tenho pena que não exista em Viseu essa tal loja que patrocina o fórum porque sem dúvida iria tentar negociar fisicamente à loja ou até no Porto. Será que eles tem previsão de abrirem loja física noutras zonas do país?!

Obrigado pelo teu feedback!
Bom ver aqueles scores para ter uma noção das coisas.

Na tua opinião
justifica-se dar 2300€ aproximadamente por um 17,3" com um excelente ecrã, bateria razoável mas com NVMe e HDD excelente e com a RTX 2070?! gostava da tua opinião pessoal! Obrigado!



@MasterDarkSide

Oftalmologia não é uma área que domine mas sim pré-Hospitalar e Anestesiologia ;) mas sim resoluções demasiada altas podem causar problemas de visão quando o ecrã é pequeno EMBORA antigamente diziam que os HD´s eram mais do que suficiente para 17,3" o que discordo, FullHD acho a resolução ideal tanto para leitura como para outras tarefas. O dr. Alfaiate, um dos melhor médicos da área confirma te isso se quiseres. É como estar a 2m de uma TV enorme, acho que as pessoas não tem noção do mal que causam ao cerbero e à visão!

Eu o portátil que mencionas sai me a 2345€ com mochila e 32GB de RAM e SSD de 512GB com 1TB de 7200RPM com ecrã IPS de 144Hz correcto?! Aw. Bateria dura umas 3-4h, infelizmente mas tenho um ultrabook para esses efeitos que dura 9h vá!
[/user]
 
@Vidaporvida_ Sim leva um SSD NVMe e um HDD da Seagate Barracuda Pro de 1TB. Ainda ficas com 1 slot livre para um SSD 2280 futuramente. A GPU é fullsize e traz oferta do Jogo BFV. O CPU aquece um pouco até 92ºC mas ao mudares a massa térmica e fazeres 120mV de undervoltage vai para 86ºC o que é mais do que aceitável!

No geral ficas com margem enorme para Overclock no GPU, consegues quase aumentar 1000MHz na memória e 200 na core.
Eu só 2f o vou ter ou 3f, por isso não sei, só experimentando. Eu optei por comprar mais 16GB porque assim fica já dual channel para muitos anos. Eu era para ir para a GTX 1070 mas esta provado que jogos de 2018 adiante na RTX tem desempenho bem superior. Claro que jogos antigos pouca diferença notas. E a bateria dura te 15 min mais, o ecrã é muito superior a gama habitual e tem 330nits de brilho.

A diferença do GE73 para GE75 principal é a ausência do RGB na capa mas também o GE75 é mais fino e leve, até o powerbrick é mais leve e pequeno.

É considerado dos melhores portáteis da gama Entusiasta actualmente batendo o ASUS Scare 2 e mais duas marcas. Só a Alienware e Lenovo esta lhe a fazer frente, a nível de desempenho está espectacular.

Agora depende é do uso que lhe vais dar, se é para o futuro e durar ou se é para curto prazo!
 
Back
Topo