Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
A 0,16€/kWh:

0,008kW * 24h/dia * 365dias/ano * 0,16€/kWh = 11,22€/ano
0,030kW * 24h/dia * 365dias/ano * 0,16€/kWh = 42,05€/ano

É alguma diferença (considerando os dados) mas também não é abismal. Fixe era alguém fazer um teste real de dois sitemas equivalentes (um comercial e outro DIY) para ver qual a diferença real. Se os componente forem similares (processador, memórias, discos, fonte...), não me parece que haja assim tanta diferença como falas, mas não tenho dados que o sustentem.

Se se colocar o caso de estarmos a construir um de raiz e quisermos pelo mesmo preço comprar uma coisa melhorzita para ficar mais future-proof, é bem possível que os consumos aumentem. Mas assim já não é uma comparação justa.
 
A 0,16€/kWh:

0,008kW * 24h/dia * 365dias/ano * 0,16€/kWh = 11,22€/ano
0,030kW * 24h/dia * 365dias/ano * 0,16€/kWh = 42,05€/ano

É alguma diferença (considerando os dados) mas também não é abismal. Fixe era alguém fazer um teste real de dois sitemas equivalentes (um comercial e outro DIY) para ver qual a diferença real. Se os componente forem similares (processador, memórias, discos, fonte...), não me parece que haja assim tanta diferença como falas, mas não tenho dados que o sustentem.

Se se colocar o caso de estarmos a construir um de raiz e quisermos pelo mesmo preço comprar uma coisa melhorzita para ficar mais future-proof, é bem possível que os consumos aumentem. Mas assim já não é uma comparação justa.

Eheheh...acresce o IVA...a minha solução fica 35€/ano mais em conta...em 3 anos são 100€ em energia poupados que dá por ex. para renovar os discos... ;)

Pode não ser grave consoante a carteira de cada um...
 
Eheheh...acresce o IVA...a minha solução fica 35€/ano mais em conta...em 3 anos são 100€ em energia poupados que dá por ex. para renovar os discos... ;)

Pode não ser grave consoante a carteira de cada um...


a tua solução 8watts/hora "mais em conta" supporta 5 discos, cpus xeons, dual lan, 16gb ram ecc, iscsi com velocidades decentes, corre máquinas virtuais, ... ?

nós sabemos que existem soluções low power performance, mas quem compra um microserver HP quer mais que um simples NAS

porquê comparar batatas com cebolas?
 
Eheheh...acresce o IVA...a minha solução fica 35€/ano mais em conta...em 3 anos são 100€ em energia poupados que dá por ex. para renovar os discos... ;)

Se tiveres um NAS com 1 disco apenas, realmente dá para trocar "os discos"...

porquê comparar batatas com cebolas?

Porque foi alguém que deixou de seguir esta thread durante um mês....

Um Microserver Gen7 consegue ser melhor que um simples NAS ARM e ainda tem consumos semelhantes.
 
Têm razão...para "high-end" NAS esta solução irá sempre ser a melhor...não tem comparação possível com a minha básica NAS de 2ray's...
 
E mesmo para low-end, acho que um NAS já "feito" compensa por isso mesmo, já vem preparado com tudo e não tens que te chatear. É ligar e usar.
De resto, uma solução DIY vai ser muito melhor.
 
Deixei de acompanhar bem esta thread mas cá vai uma opinião:

- a malta que tem NAS geralmente a máquina está ligada 24h/dia...os custos energéticos ainda são elevados se a máquina não tiver muito baixo consumo.

Eu optei por uma NAS nativa com um consumo a rondar os 8watts/hora...qq uma destas opções não acredito que consuma menos de 20-30watts...e 24h/dia ao final do ano é uma boa diferença...pensem nisso.
8w?
Com que discos e quantos ?!
 
Contas mal feitas ... vai estar 24/7 em idle?
Eu se pudesse tb comprava o novo qnap nasbook com 4 SSD... Mas só pelo consumo lol
Fazer contas a preocupar no consumo e não considerar a "amortização do investimento" é non-sense, mas pronto, cada um com a sua ideia.
Só falta comparar soluções Xeon com ARM também.
 
Última edição:
Boas... estou a seguir o tópico e ando interessado em adquirir uma NAS para as seguintes funcionalidades:

- Time Machine;
- Armazenamento de fotos e vídeos;
- Downloads em backgroud;
- LAMP é um must have - deixava cair por terra um servidor que tenho que pago anualmente;
- Streaming de vídeo.

Features interessantes:
- GIT;
- Videovigilância;
- Servidor de email;
- Servidor multimédia - PLEX.
--

Estas funcionalidades são as que vou precisar mesmo e ando a considerar uma NAS da Synology. Mas o preço e o baixo HW deixa-me reticente pelo que comecei a olhar para a GN8 que já não encontrei à venda em lado nenhum (agora entendo o porquê, depois de ler esta thread) e ando de olho na GEN10 que acho que para estas funcionalidades chega e sobra.

A minha dúvida é:
será que para o uso doméstico "comum", uma simples NAS chegará? Ou o GEN10 é boa aposta, dando mais uns trocos?

É que dar 300€ por uma NAS com um processador fraco e 2GB de ram, deixa-me um pouco reticente. Por pouco mais, trago uma coisa decente.
O meu maior receio também passa pelo software a instalar (conheço minimamente o OMV e o FreeNas) mas nunca tive de configurar nenhum, bem como os consumos energéticos deste brinquedo.

Opiniões?

Obrigado.
 
Última edição:
Tens tempo para configurar todos os serviços que precisas?

Se sim, Gen10
Se não, um NAS com um i3/i5 da QNAP/Synology
O tempo arranja-se. Se não for hoje, amanhã, ou depois, ou depois. A "pressa" atual é ter um local onde armazenar a informação que já não tenho mesmo onde fazer. Tenho andado a adiar a compra mas estou no limite e das duas uma, ou compro um disco externo (mais um) ou então migro as coisas e começo a fazer no imediato... o tempo vai-se arranjando. Claro que uma solução "pronta" era melhor, mas o problema é que ficarei limitado, parece-me. Sendo que as necessidades que tenho são as mais "normais". Não pretendo atualmente virtualizar nem utilizar outros recursos que também me veja necessitar de migrar sequer componentes da máquina e afins... mas quem sabe um dia essa necessidade não chegará.

Estou no dilema de comprar uma máquina demasiado potente para o pouco uso ou comprar uma que seja demasiado limitativa. Bem como os consumos que possa fazer. Talvez até mais aqui que propriamente em termos de diferença de preço. Porque quem dá 300€ por uma synology (2 baías) dá 390€ por Gen10 (justifica logo pelo maior número de baías, fora o desempenho). Não tenho experiência alguma com as Synology para saber se o HW que tem chega para o uso "normal" que lhe daria e qual a sua longevidade.

PS: optando por uma solução tipo FreeNas, a configuração será mais ou menos "linear", pelo menos para as features que pretendo, correto? Ou sabem de algumas chatices que o FreeNas possa dar nesses casos?
 
Última edição:
O tempo arranja-se. Se não for hoje, amanhã, ou depois, ou depois. A "pressa" atual é ter um local onde armazenar a informação que já não tenho mesmo onde fazer. Tenho andado a adiar a compra mas estou no limite e das duas uma, ou compro um disco externo (mais um) ou então migro as coisas e começo a fazer no imediato... o tempo vai-se arranjando. Claro que uma solução "pronta" era melhor, mas o problema é que ficarei limitado, parece-me. Sendo que as necessidades que tenho são as mais "normais". Não pretendo atualmente virtualizar nem utilizar outros recursos que também me veja necessitar de migrar sequer componentes da máquina e afins... mas quem sabe um dia essa necessidade não chegará.

Estou no dilema de comprar uma máquina demasiado potente para o pouco uso ou comprar uma que seja demasiado limitativa. Bem como os consumos que possa fazer. Talvez até mais aqui que propriamente em termos de diferença de preço. Porque quem dá 300€ por uma synology (2 baías) dá 390€ por Gen10 (justifica logo pelo maior número de baías, fora o desempenho). Não tenho experiência alguma com as Synology para saber se o HW que tem chega para o uso "normal" que lhe daria e qual a sua longevidade.

PS: optando por uma solução tipo FreeNas, a configuração será mais ou menos "linear", pelo menos para as features que pretendo, correto? Ou sabem de algumas chatices que o FreeNas possa dar nesses casos?
e podes sempre colocar o software da synology num pc, tal como no gen10..
 
O tempo arranja-se. Se não for hoje, amanhã, ou depois, ou depois. A "pressa" atual é ter um local onde armazenar a informação que já não tenho mesmo onde fazer. Tenho andado a adiar a compra mas estou no limite e das duas uma, ou compro um disco externo (mais um) ou então migro as coisas e começo a fazer no imediato... o tempo vai-se arranjando. Claro que uma solução "pronta" era melhor, mas o problema é que ficarei limitado, parece-me. Sendo que as necessidades que tenho são as mais "normais". Não pretendo atualmente virtualizar nem utilizar outros recursos que também me veja necessitar de migrar sequer componentes da máquina e afins... mas quem sabe um dia essa necessidade não chegará.

Estou no dilema de comprar uma máquina demasiado potente para o pouco uso ou comprar uma que seja demasiado limitativa. Bem como os consumos que possa fazer. Talvez até mais aqui que propriamente em termos de diferença de preço. Porque quem dá 300€ por uma synology (2 baías) dá 390€ por Gen10 (justifica logo pelo maior número de baías, fora o desempenho). Não tenho experiência alguma com as Synology para saber se o HW que tem chega para o uso "normal" que lhe daria e qual a sua longevidade.

PS: optando por uma solução tipo FreeNas, a configuração será mais ou menos "linear", pelo menos para as features que pretendo, correto? Ou sabem de algumas chatices que o FreeNas possa dar nesses casos?

Eu vou pegar neste post para fazer papel de advogado do diabo.

Eu acabo por ajudar quando pedem sugestões de NAS acabo por falar do que conheço que é a Synology mas digo sempre que falo sempre limitado pelo conhecimento que tenho. Mas parece-me que sistematicamente há os mesmos problemas:

1- Um NAS apenas tem a informação duplicada em dois discos (estou a falar de NAS com 2 discos que são os mais comuns que pedem). Se um dos discos avaria ficam sem qualquer cópia dos dados. Fica com os dados ponto. Se acontece algo perdem os mesmos.

2- É bom que mesmo com um NAS tenham backups dos dados que têm. Em muitos casos eu não sei se não seria melhor terem discos externos e pagar pelo backblaze: https://www.backblaze.com/backup-pricing.html
Não dá para fazer backups de discos em rede mas de discos USB ou internos dá.

3- Eu adoro os HP Proliant Microserver. Adoro a construção deles mas resolver problemas de configuração de freeNAS se acontecem já não sei se está ao alcance de toda a gente. E nesses casos não sei se vão ter preferido ir para um NAS mesmo.

Apenas alguns pontos para pensarem.
 
Não dá para fazer backups de discos em rede mas de discos USB ou internos dá.

Então não dá. Ok, mas é só o B2 Cloud Storage :P

E nem sei se dá, mas ainda vou experimentar fazer o backup de uma network drive.

EDIT: Não dá e é normal que não dê :P
EDIT2: Mas para backup de um NAS completo, o B2 Cloud até nem fica muito caro.
 
Última edição:
Eu vou pegar neste post para fazer papel de advogado do diabo.

Eu acabo por ajudar quando pedem sugestões de NAS acabo por falar do que conheço que é a Synology mas digo sempre que falo sempre limitado pelo conhecimento que tenho. Mas parece-me que sistematicamente há os mesmos problemas:

1- Um NAS apenas tem a informação duplicada em dois discos (estou a falar de NAS com 2 discos que são os mais comuns que pedem). Se um dos discos avaria ficam sem qualquer cópia dos dados. Fica com os dados ponto. Se acontece algo perdem os mesmos.

2- É bom que mesmo com um NAS tenham backups dos dados que têm. Em muitos casos eu não sei se não seria melhor terem discos externos e pagar pelo backblaze: https://www.backblaze.com/backup-pricing.html
Não dá para fazer backups de discos em rede mas de discos USB ou internos dá.

3- Eu adoro os HP Proliant Microserver. Adoro a construção deles mas resolver problemas de configuração de freeNAS se acontecem já não sei se está ao alcance de toda a gente. E nesses casos não sei se vão ter preferido ir para um NAS mesmo.

Apenas alguns pontos para pensarem.

Não entendi o ponto 1. Um NAS (assumo que seja Synology) de 2 baías tem a informação no disco 1 e disco 2 é isso? Não se consegue mandar fazer um mirror do disco 1 para o disco 2 (raid 1)?

Deixo aqui os custos energéticos do Gen10 a quem interessar:

We used our Extech TrueRMS Power Analyzer 380803 to take measurements at different points of the HPE Microserver Gen10’s use on 120V power in the embedded lab.

  • Power off: 2.1W
  • Idle: 15.2W
  • Average power: 33.8W
  • Max power observed: 50.5W

Fonte


Dúvida:
Acham que o Gen10 stock version com um FreeNas em que tem como serviços será capaz de lidar com isto tudo?

- Time Machine;
- Armazenamento de fotos e vídeos;
- Downloads em backgroud;
- Streaming de vídeo ou PLEX (PLEX pode ser opcional, pois posso colocar um raspberry a tratar do processamento e apenas tenho o streaming no lado do servidor - redução de processamento caso necessário).
- GIT;
- FTP;
- Servidor de email;
- LAMP para dois sites (não sei se há possibilidade de criar diretamente em FreeNas ou se tem de ser virtualizado com um ubuntu server ou centOS, ...);

Parece-me muita fruta, apesar de quem Time Machine, donwload em background, streaming de vídeo ou plex, GIT, são coisas "pontuais" que possivelmente ocorrem 1 vez ao dia (alguns casos, nem isso).
 
Última edição:
e podes sempre colocar o software da synology num pc, tal como no gen10..
Já vi que sim, desconhecia o XPEnology como possibilidade de instalação em qualquer máquina. Pode ser bastante útil também e retirar algumas dores de cabeça vindas de soluções como o FreeNas. Vou analisar.
 
Back
Topo