Multi Google STADIA - Tópico Oficial - Encerra em 01/2023

existem alternativas gratuitas ao office, mas ninguém as usa, nem é o office 365 que tem acordos com imensas faculdades... como assim ninguem quer saber do hotmail/outlook hoje em dia? se não é pelo email, pelo menos que seja pela agenda que fica toda sincronizada.
retirar importância à ms parece-me demasiado radical.
 
Se isto funcionar como anunciado, tem imenso potencial. Vamos ter mais novidades no Verão.

Vou acompanhar, e considero isto um momento importante no panorama global dos videojogos. Muito interessante, sem dúvida.

Aguardemos mais detalhes e pormenores.

Concordo plenamente, das coisas mais excitantes que vi ultimamente no mundo dos videojogos.

A diferença é que a Google está presente na vida das pessoas, no bolso das pessoas, no Browser das pessoas, nos serviços do Average Joe, etc. A MS é irrelevante para as novas gerações. Com a excepção da Xbox há pouca coisa, e mesmo esta não é líder.

A Google tem uma presença total no Consumer Market, e com esta jogada explora a mesma na totalidade. Genial a ideia de transformar um Tweet, um post no Facebook, um botão num site de um jogo, um vídeo no YouTube, qualquer coisa num Launcher de um jogo.

Isto!

o mais importante no sucesso vai ser o catálogo...
falar em 8k nesta altura do campeonato não faz sentido mas mais uma vez é uma vergonha para o mundo do pc gaming que andamos no 1080p há 10 anos
-------
vi o vídeo da DF por alto... mas li bem? estamos a falar em memórias HBM2? agora sim... o preço mais escalar...

Falar em 8k , faz todo o sentido.
Esta conferência era para desenvolvedores, não faria sentido era não falar num futuro escalável, perante uma mudança tão significativa no mundo dos jogos.

Tablets. Smartphones. Dongles voice activated. É a história da vida deles chegar primeiro e ser enrabus.

Já o Xcloud(e por arrasto a divisão de gaming)no papel deveria estar safo por ser cloud based e o futuro para ele ser "mobile first,cloud first". Dito isso o Windows Phone também era mobile lol

No papel a Google não está tão bem equipada como uma MS/Amazon/Apple no que toca a infraestrutura de cloud, o que até reflecte-se no facto de usarem a infraestrutura do YouTube.

É um serviço e as specs são as dos servidores.

Infelizmente é verdade, ou muito me engano ou com a apresentação de hoje a concepção do xcloud retrocedeu 10 anos.

Quanto à preparação, quer me parecer, pelo contrário, foi que a Google foi a única a preparar-se como deve ser para o futuro.

O hardware adicionado aos data centers foi uma jogada de génio! Aliás nem sei como conseguiram criar esta infraestrutura em segredo!

Eu fiquei rendido, isto é trabalhar como deve de ser!

Penso que a questão aqui é só o timing, que me parece excelente, isto se a Google realmente levar o Stadia a sério com aspiração a sucesso a longo prazo. Todos sabemos que o futuro passa pelo streaming, e faz todo o sentido para a uma empresa como a Google estar uns quantos passos à frente quando esse dia chegar.

Eu acho incrivel, como alguém pode sequer ter um sentimento de negativismo em relação a isto, basta olhar para o que foi feito e vê-se claramente que a google espetou a maior facada do séc. XXI, no mercado gaming.

Não sei o que vão fazer, as empresas de hardware, mas pelo menos para mim, a Google acabou de dar o verdadeiro salto geracional no gaming, o que apresentaram hoje foi basicamente o sonho descrito pela Microsoft, bem planeado e bem executado.

Tempos excitantes, acho que nesta altura o bom do Yoshida e o Satya estão a chorar no ombro um do outro.

Eu choraria!

P.S- O belo do Shuntaro, deve estar numa chamada com a equipa de software para liberar o acesso ao browser na Switch :004:
 
Tempos excitantes, acho que nesta altura o bom do Yoshida e o Satya estão a chorar no ombro um do outro.

Ri-me!

O Satya está a esfregar as mãos de contente com a possibilidade da Xbox cair para terceiro plano. Sempre tem a possibilidade de se livrar de mais uma coisa que não gosta, de diversas folhas salariais e assim agradar os ShareHolders ... podendo no fim ter ainda mais foco na única coisa que interessa para aquela careca: o Azure.

Pelo meio ainda escreve um Hit Refresh 2, e faz mais um discursos cheios de "Empowers" para todos os gostos e feitios.

-------------------------------------

Já agora, tecnicamente nada impede a Xbox/PS4/Switch de correr o Stadia.
 
Ri-me!

O Satya está a esfregar as mãos de contente com a possibilidade da Xbox cair para terceiro plano. Sempre tem a possibilidade de se livrar de mais uma coisa que não gosta, de diversas folhas salariais e assim agradar os ShareHolders ... podendo no fim ter ainda mais foco na única coisa que interessa para aquela careca: o Azure.

Pelo meio ainda escreve um Hit Refresh 2, e faz mais um discursos cheios de "Empowers" para todos os gostos e feitios.

-------------------------------------

Já agora, tecnicamente nada impede a Xbox/PS4/Switch de correr o Stadia.

A app YouTube nas consolas é um aborto e não tens browsers Chrome-based nelas. Só estas duas razões não lixam o esquema?
 
Dizer que a Microsoft é irrelevante.....

Só tem a Xbox, só tem o Windows, só tem o Office, skype, hotmail e minecraft. Super irrelevante.

Ps: tenho Mac, PS4. Só office e hotmail. N sou fanboy Microsoft mas não sou cego.

Só agora reparei neste comentário ...

Só para te dar algum background, sou/era fan da Microsoft e até há pouco tempo atrás era Developer .NET/UWP (durante uns 2/3 anos). Para teres uma ideia, devo ser das últimas pessoas no mundo que ainda usa um Lumia como Smartphone (e uso com gosto).

Eu sou a prova viva que do amor ao ódio o caminho é surpreendentemente curto, por isso isto que aqui estou a dizer poderá e deverá estar com uma carga excessivamente negativa mas mesmo assim acho que conseguirás ver alguma razão no que digo.

Os tempos mudaram completamente. A porta de entrada da computação para o Average Joe é o Smartphone, Smartphone esse que não corre nenhum sistema operativo da Microsoft. O PC já não é o centro da computação, mas sim um objecto de extremos: trabalho ou divertimento mais sério para quem FPS e resolução é tudo (inserir o meme do PC Master Race que tem um fundo de verdade). O meio termo onde se situa o Average Joe não passa pelo PC (poderá passar a espaços e pouco mais que isso), fica-se pelo Android/iOS e chega.

As estatísticas falam por mim, e por algum motivo o PC já foi ultrapassado por este tipo de dispositivos móveis nas métricas de acesso à Internet. Mas isto não é de hoje, já quando escrevi a minha tese (há cerca de 6 anos) o Mobile era a Trend, como hoje continua a ser ... Trend essa em que a Microsoft está 100% ausente por vontade própria (porque diz não precisar da mesma para nada, mas os factos demonstram que não é bem assim). Desde que o Mobile da Microsoft caiu já foram diversas coisas atrás, tais como o Groove, a Cortana, o Health, diversos serviços que se relacionavam com o Consumer Market da MS que é cada vez mais um Zombie que outra coisa. Os próximos a cair serão certamente o Maps, MS Cognitive Services, e eventualmente a Microsoft Store.

Observa alguns adolescentes nos dias de hoje, e irás perceber que muitos deles não necessitam do Windows para nada e conseguem fazer uma grande parte do seu percurso escolar sem sequer olhar uma única vez para o famoso SO da MS. O mesmo se aplica ao Office onde soluções de terceiros, e gratuitas servem cada vez mais os propósitos da esmagadora maioria dos utilizadores. Claro que para certos tipos de trabalhos o Windows continuará a ser uma ferramenta utilizada (pintando um cenário onde tudo continuará igual), mas será e é completamente irrelevante para o Average Joe, para o Consumer Market (aquilo que disse originalmente e com o qual discordaste).

Aquele gozo que se espetava ao IE/Edge, que só servia para fazer download do Installer do Chrome, pode eventualmente ser espetado no Windows que só serve para correr o Chrome, a Aplicação usada pela esmagadora maioria onde fazem tudo. Para te dar outra perspectiva, vai buscar um Roomba, um Hub inteligente ou qualquer outro equipamento para casa e só com um PC a correr o Windows 10 vê o que consegues fazer com ele. Nem actualizar o Firmware consegues, lol. Porquê? Simples, porque toda a camada aplicacional para interacção/utilização do mesmo está existente apenas e só no Android/iOS. Aquela realidade que em tempos existia entre o Windows e um OSX/Distros Linux desta vida existe agora entre o Windows e os SO's móveis da Google e Apple ... e repara, estamos apenas no começo do iOT (a inutilidade do Windows para resolver questões do quotidiano ficará ainda mais vincada ano após ano).

Repara, nem sequer vou falar do tema da fidelização do cliente que aí então as coisas ainda pioravam. Cada dia que passa, através da utilização e compras de Apps as pessoas cada vez mais ficam fidelizadas a um ecossistema. Não bastará oferecer o mesmo nem um pouco melhor que a concorrência, tem que ser algo tão bom que leve as pessoas a abdicar da biblioteca digital que já possuem num Google Play ou iTunes. Mais rapidamente tens reacções de revolta para com o novo "intruso" que uma adopção (olha para o exemplo do Steam e os novos clientes que vão aparecendo - o primeiro tem um monopólio virtual/psicológico que as pessoas não querem largar).

O Windows já não é hoje o que era em tempos, tanto para o Average Joe como para a própria Microsoft que anda com a cabeça nas nuvens, literalmente, desde que chegou lá o Nutella. O Office é um excelente produto, mas é apenas relevante para um nicho que efectivamente usa todo o potencial das ferramentas em questão. O Skype além de andar bastante instável há anos, já não é a alternativa Cool ao MSN Messenger de outros tempos, agora Cool é o Slack por exemplo. Os Surface são Overpriced e um produto de nichos. A Xbox é o último reduto no que toca a Consumer Products da MS para o tal Average Joe e embora eu achar que a compra de estúdios que têm feito faz adivinhar que não vão a lado nenhum, não posso esquecer todas as tretas e mentiras que o Nutella vomitou antes de ... fazer exactamente o contrário!

A Google em contra-partida tem uma presença tremendamente forte no mercado de consumo e ocupa todos os espectros da mesma em posições que se não são dominantes são pelo menos relevantes. O Android é o SO mais usado no globo, o Chrome é a Internet (tal como a PlayStation significa consola de jogos aqui no tugão), o motor de pesquisa Google é o que sabemos, o Google Play aborda todas as áreas de entretenimento digital (Apps, Jogos, Música, Filmes) e para além do mais tem uma crescente comunidade de Devs e produtores de conteúdos a alimentar a máquina, o YouTube é sinónimo de vídeos, o Google Maps é a referência de serviços de cartografia, etc. A vida das pessoas está de uma forma ou de outra presa à Google, têm as fotos de uns, os segredos de outros, etc.

Poderíamos até tentar desvalorizar tudo isto dizendo que não quer dizer nada, mas a verdade é que "tudo isto" representa os pilares e a base sólida para servir de rampa de lançamento para outras aventuras. Enquanto a Microsoft anda a brincar aos betas e demos no HoloLens já a Google e a Apple têm o ARCore/Kit nas mãos dos Devs, já têm produtores de conteúdos a desenvolver para os mesmos, e acima de tudo, têm um mar de possíveis utilizadores que nunca mais acabam. Saltando o AR/VR, temos a IA onde também a Google vai numa posição que sabemos porque todo o seu algoritmo de Machine Learning vem sendo enriquecido e alimentado pelo conjunto infinito de utilizadores que usam os seus serviços (sim, os mesmos consumidores que a MS entende não necessitar abdicando do mercado). Mesmo que a Trend do Mobile seja substituída por algo, a Google/Apple estarão melhor preparadas para esse algo que a Microsoft.

Posto tudo isto, e se não adormeceste com esta Wall of Text (desculpa por isso), sim, a Microsoft é irrelevante para as novas gerações de Average Joes.

P.S: Já agora, o Windows Core OS que tanto falam vai ter um impacto idêntico ao de um peido. Sem utilizadores/consumidores boa sorte em arranjar Devs para produzir Software para o mesmo (isto para não falar de toda a gente que foi queimada nestes últimos 3 anos que espero sinceramente que não esqueçam).

Tecnicamente é preciso estas duas coisas,e para agora as condições não estão reunidas. Mais depressa temos algo como o ChromeCast ou Google Assistant a ser usados para isso.

Sim, o que eu queria dizer é que não é um problema assim tão difícil de resolver. Além disso, o Edge agora passará a ser baseado no Chromium por isso ...
 
Última edição:
Infelizmente é verdade, ou muito me engano ou com a apresentação de hoje a concepção do xcloud retrocedeu 10 anos.

Quanto à preparação, quer me parecer, pelo contrário, foi que a Google foi a única a preparar-se como deve ser para o futuro.

O hardware adicionado aos data centers foi uma jogada de génio! Aliás nem sei como conseguiram criar esta infraestrutura em segredo!

Eu fiquei rendido, isto é trabalhar como deve de ser!
Tipo isto?


via
 
Infelizmente é verdade, ou muito me engano ou com a apresentação de hoje a concepção do xcloud retrocedeu 10 anos.

Quanto à preparação, quer me parecer, pelo contrário, foi que a Google foi a única a preparar-se como deve ser para o futuro.

O hardware adicionado aos data centers foi uma jogada de génio! Aliás nem sei como conseguiram criar esta infraestrutura em segredo!

Eu fiquei rendido, isto é trabalhar como deve de ser!

Não consegui não rir com isto. O Stadia vai ter tanto sucesso quanto o Google+.
 
Algumas repostas a perguntas
  • What internet speed do you need to run Stadia? “We were able to test a lot of this with our Project Stream test late last year, starting back in October. To get 1080p, 60 frames per second, required approximately 25 megabits per second. In fact, we use less than that, but that’s where we put our recommended limit at. But with innovations that we’ve made on the streamer side and on the compression side since then, when we launch, we will be able to get to 4K but only raise that bandwidth to about 30 megabits per second. So if you have less bandwidth, we’ll give you a lower resolution… We do a lot of that for you in the background, and we will only offer up the appropriate bandwidth for the infrastructure that you have.”
  • What hardware do you need to get Stadia on your TV? “Chromecast is the way that you reach TV at launch.” And, by the way, an Xbox controller won’t do the trick: “In order to reach our Chromecast, you need the Stadia controller.” You can use whatever USB controller you want on PC, though.
  • Is this just another ambitious Google project that will disappear in a few years, like Google Plus? “I understand the concern. But I think that all you have to do is look at the level of investment that we have made and continue to make in Stadia. This is not a trivial project by any means. This is a very, very significant cross-company effort that isn’t just my team, but it’s also across YouTube, it’s across our technical infrastructure and networking team. It represents thousands of people who are working on this business.”
  • What will it cost? “I’m not going to talk about it today… We will talk in great detail about that in the summer.”
  • Is that summer announcement going to be at E3? “In the summer.” Well, okay then!
 
Ri muito com essa, Polarity. Mas repito o que disse no outro tópico. Só vi specs e promessas, não vi jogos efectivos. Não vi o peso no meu bolso. Até ver isso, duvido que hajam muitas expectativas.
 
Muita coisa por provar.
Concordo, sem ver "isto" a correr numa ligação à internet normal (tenham em atenção que no mercado dos USA a qualidade de ligações a internet da pessoa média é bastante inferior à realidade europeia), para mim não passam de promessas.
Depois há a questão do custo, quanto custará uma solução destas?

Se há empresa que tem, teoricamente, capacidade para desenvolver algo que realmente funcione neste mercado, é a Google.

Não percebo é o desdém pela Microsoft. Perdeu o comboio do móvel, os PC's estão a tornar-se cada vez menos mainstream, a empresa está a construir o futuro nos serviços cloud. Absolutamente legítimo.
O que é que deviam fazer? Não fazer nada e ir com o navio (Windows) ao fundo?
Microsoft está a fazer a transição de produtos de massas para consumidor para soluções baseadas em azure com aplicação em muita muita coisa.
 
Enquanto entusiasta de novas tecnologias e tendo já experimentado com sucesso, sem lag e sem problemas de conexão, 2 serviços de streaming de jogos (PS NOW e Geforce Now da Shield), vou ficar expetante e aguardar a concretização deste projeto na vida real (e sabendo que o Projeto Stream já deu muitos bons indícios com o AC Odyssey, pelos states).

O que não faço, por norma e postura pessoal, é vaticinar e condenar ao insucesso algo que, na prática ainda não existe. Portanto, que venha e depois se verá se terá tanto sucesso como o Google+ ou se será algo que deixará um legado mais agradável na história da tecnologia.

Na minha opinião, o Stadia não irá substituir o consumo pelos meios tradicionais, mas poderá ser(funcionando de modo adequado) um complemento interessante para esse usufruto.
 
Sony e Nintendo têm os seus exclusivos que vão ser sempre procurados. Se alguém tem de se preocupar mais é a MS.

Parece-me tudo bem mas não troco a fidelidade de qualidade de imagem e som locais vs streaming, e muito menos a latência em jogos como FPS ou Fighters competitivos.

Já para não falar de que se não houver net não há jogos.
 
Vejo muitos falarem de muita coisa, mas o que ninguém fala e que vai ditar o sucesso do Stadia serão os jogos... E até se saber o verdadeiro apoio das produtoras ao Google, tudo será apenas suposições. Pode até ter preços bons, mas se não tiver grandes jogos, de nada vai valer.

Todas as produtoras sabem que o futuro é o streaming e que mais cedo ou mais tarde vão ter de entrar no mercado, como fornecedor de jogos ou como fornecedor do serviço. Assim como o Steam tem o domínio do mercado e hoje quase toda produtora já está a lançar seu sistema idêntico e tentar sair do Steam. No futuro toda grande (EA, Activision, Ubisoft, Take 2...)produtora de jogos vai querer ter seu próprio serviço de streaming para ganhar mais... Isso tudo para dizer... Será que os grandes produtores vão apoiar o crescimento de uma plataforma que supostamente vai dominar o mercado para depois ficarem refém do serviço e não conseguirem ser independentes quando quiserem dar o salto para o fornecimento do serviço? Assim como vemos muitas produtoras a terem dificuldades de sair do Steam... Será que vão cometer o mesmo erro duas vezes?

É que para o anúncio de um serviço dessa magnitude ter "apenas" a Ubisoft como grande parceiro acho demasiado fraco.

Para finalizar, isso em apresentação é muito bonito e trabalha perfeitamente, mas quando for lançado é que vamos ver como se porta, pois barretes de apresentação a comunidade gamer já está farta de levar e penso que já está "vacinada"... Para já é só mais um serviço.
 
Vejo muitos falarem de muita coisa, mas o que ninguém fala e que vai ditar o sucesso do Stadia serão os jogos... E até se saber o verdadeiro apoio das produtoras ao Google, tudo será apenas suposições. Pode até ter preços bons, mas se não tiver grandes jogos, de nada vai valer.

Todas as produtoras sabem que o futuro é o streaming e que mais cedo ou mais tarde vão ter de entrar no mercado, como fornecedor de jogos ou como fornecedor do serviço. Assim como o Steam tem o domínio do mercado e hoje quase toda produtora já está a lançar seu sistema idêntico e tentar sair do Steam. No futuro toda grande (EA, Activision, Ubisoft, Take 2...)produtora de jogos vai querer ter seu próprio serviço de streaming para ganhar mais... Isso tudo para dizer... Será que os grandes produtores vão apoiar o crescimento de uma plataforma que supostamente vai dominar o mercado para depois ficarem refém do serviço e não conseguirem ser independentes quando quiserem dar o salto para o fornecimento do serviço? Assim como vemos muitas produtoras a terem dificuldades de sair do Steam... Será que vão cometer o mesmo erro duas vezes?

É que para o anúncio de um serviço dessa magnitude ter "apenas" a Ubisoft como grande parceiro acho demasiado fraco.

Para finalizar, isso em apresentação é muito bonito e trabalha perfeitamente, mas quando for lançado é que vamos ver como se porta, pois barretes de apresentação a comunidade gamer já está farta de levar e penso que já está "vacinada"... Para já é só mais um serviço.

Quanto a apoio não deverá ser difícil se calhar ainda roubam uns estúdios à concorrência, eles para quererem entrar neste mundo é porque têm várias coisas na manga! Agora resta saber é se é de qualidade mas sim concordo contigo para além dos serviços o mais importante são os jogos.
 
Que wishful thinking... Este tipo de modelo não funcionou quando se chamava OnLive, não vejo porque funcionaria agora. Já para não falar de que é extremamente tóxico para a indústria dos vídeojogos. Mas se houver quem esteja disposto a abdicar do direito de ser proprietário dos seus jogos para pagar por um serviço de subscrição com streaming com input delay de 166ms...
Já agora ainda há pouco houve um dev a falar no Twitter de como estas companhias querem pagar aos devs não pelo jogo mas pelo tempo que os jogadores passam nos jogos...
Tem tudo para ser um sucesso. Ainda bem que nao faço parte do público alvo.
 
de uma coisa estou certo independentemente de ser um sucesso ou não ; o primeiro passo está dado, isto vai mexer com tudo, associo isto como a chegada da netflix, mas mais avançado, quem quiser competir vai ter que fazer algo ainda melhor; qual o impacto que terá nas novas consolas ? o interesse deles será colocar um sistema em cada casa e tudo interligado.
 
Back
Topo