Antes de instalar o novo SSD no meu Portátil

DiazDB

Membro
Boa noite a todos!

Tenho um portátil - ASUS FZ50VW - estou a pensar comprar uma memória e um SDD M.2 visto ter espaço para o upgrade.

A minha questão é a seguinte:

Tenho um HDD normal onde tenho o Windows 10 e tudo o resto, jogos etc etc. Vou querer passar o Windows para o SSD e usar o HDD para o resto e estar mais à vontade.
Como faço para fazer essa modificação?

Estou a pensar formatar o HDD e ficar logo limpo antes de colocar o SDD. Ou acham que basta colocar o SDD e quando for formatar vou puder escolher onde instalar o Windows?
 
Queres fazer clone?

Por minha experiência pessoal, a melhor coisa é: arranjar uma caixa externa para discos .

Colocas no SSD no portátil e instalas o SO. Metes o HDD na caixa e vais lá buscar tudo o que pretenderes..
 
Eu penso que a ideia seja deixar os dois discos dentro do PC, o que eu também acho mais pratico.

sim podes formatar antes ou depois da instalação do SSD, mas penso que seja melhor formatares depois da instalação do SSD para depois passares para la as coisas antes de o formatares.

Ao instalar o Windows podes sempre escolher em que disco o queres instalar, no então penso que na maior parte dos casos as boards assumem sempre o M.2 como primeiro disco.
 
Queres fazer clone?

Por minha experiência pessoal, a melhor coisa é: arranjar uma caixa externa para discos .

Colocas no SSD no portátil e instalas o SO. Metes o HDD na caixa e vais lá buscar tudo o que pretenderes..

Pretendo mesmo deixar os dois. Apenas quero o SSd só para instalação do Windows e deixar vago o HDD para todas as outras instalações.
 
Eu penso que a ideia seja deixar os dois discos dentro do PC, o que eu também acho mais pratico.

sim podes formatar antes ou depois da instalação do SSD, mas penso que seja melhor formatares depois da instalação do SSD para depois passares para la as coisas antes de o formatares.

Ao instalar o Windows podes sempre escolher em que disco o queres instalar, no então penso que na maior parte dos casos as boards assumem sempre o M.2 como primeiro disco.

Pois era o que eu achava mas como nunca o fiz decidi perguntar pois podia ter de mexer na BIOS e é aí que preciso de ajuda, caso tenha de ir lá. Mas sinceramente com o Windows 10 acho que não é preciso.

Do HDD vou fazer primeiro Backup para um externo que eu tenho e depois então posso formatar já com o SSD instalado certo? E quando for à opção de repôr o windows de fábrica possivelmente aparece onde o quero instalar, é isso?


Obrigado desde já.
 
Quando estiveres para instalar o sistema operativo no SSD formatas os dois. (SSD caso necessário e depois HDD). Selecionas o SSD para instalar o Windows. E ficas com tudo limpo. Pegas no externo e copias todas as informações que achas relevantes :)
 
Quando estiveres para instalar o sistema operativo no SSD formatas os dois. (SSD caso necessário e depois HDD). Selecionas o SSD para instalar o Windows. E ficas com tudo limpo. Pegas no externo e copias todas as informações que achas relevantes :)

Isto sem ser preciso ir à BIOS certo? É que o 'ir à BIOS' é que é a minha dúvida porque não tenho muita experiência a configura-la, é mais por aí a minha questão.
 
Última edição:
Update: coloquei o SSD M.2 e deixei à mesma o HDD também. Quando formatei, achei que iria aparecer alguma opção acerca de onde iria querer instalar o Windows visto ter dois discos no portátil. Acontece que instalou automaticamente no HDD. Falamos de Windows 10.

Alguma solução? Pois quero instalar o Windows no SSD e de preferencia sem usar programas para tal.

Aguardo respostas,
Obrigado.
 
O instalador do Windows pergunta qual é a unidade e partição onde queres instalar. Não existe isso do automático

Por lapso posso ter passado essa parte mas o que é certo é que eu não reparei e não sou pessoa de clicar “seguinte” em tudo o que instalo, neste caso na parte de formatar.

O que fiz foi basicamente nas definições do Windows 10 há uma opção de repôr o windows de “fábrica” e até antes de ele reiniciar para começar a repôr o Windows, não me foi perguntado em que disco queria. Estou a fazer algo de errado?

Obrigado.
 
[RESOLVIDO]

Passo a explicar:

  • Para o caso de se querer acrescentar outro disco ao PC/Portátil, neste caso um SSD e se quisermos formatar para instalar o SO(Sistema Operativo) no SSD, temos que ir ao site da Windows fazer o download do SO para colocar num CD ou PEN com 8GB no mínimo e selecionar na BIOS na parte do BOOT a Pen ou CD em primeiro lugar para dar inicio ao Boot e só por aí dá para escolher onde se quer instalar o SO.
PS.: No site eles explicam como se deve proceder. Mas aconselho usar um Pen Drive, é muito mais fácil e rápido.

Também existem programas para fazer isso mas prefiro fazer de 'origem'.

Deixo isto para outro pessoal com a mesma dúvida.


Obrigado a todos.

[RESOLVIDO]
 
Aproveitando este tópico...
Vou trocar de SSD, que tem o W10; a minha ideia é utilizar a MediaCreationTool nesse PC para fazer a pen bootável, e depois alterar na Bios o Boot para a pen, fazendo então a instalação no SSD novo.

Estou a pensar bem, correcto?

Obg
 
Back
Topo